quinta-feira, 10 de abril de 2008

Santa acerta contratação de Gedeil, do Ypiranga

Robert Fabisak/Arquivo Folha
Volante (E) é um dos destaques da Máquina de Costura
GUSTAVO LUCCHESI

Após conseguir se reabilitar no Estadual e espantar qualquer possibilidade de ser rebaixado para a Série A2, o Santa Cruz já começou a pensar no Campeonato Brasileiro da Série C, reforçando-se para a disputa, mesmo a três meses do seu início. Ontem, a diretoria do clube assinou contrato, com duração até o fim do ano, com o volante Gedeil, que vem sendo um dos destaques do Ypiranga neste Pernambucano. O atleta, de 24 anos, com passagens pelo Friburguense e Botafogo, ambos do Rio de Janeiro, inclusive conquistando o acesso para a Série A com o Alvinegro, em 2003, esteve ontem pela manhã nas Repúblicas Independentes do Arruda, onde realizou alguns exames médicos e fechou o acordo com o presidente Édson Nogueira, o Edinho. O valor da multa rescisória não foi revelado.

Apesar da contratação confirmada, o jogador só se apresenta ao treinador coral, Fito Neves, após a participação da Máquina de Costura no Campeonato Pernambucano. “O projeto do Santa Cruz é muito bom e espero poder ajudar o clube a realizá-lo. Vou fazer o possível e o impossível para isso acontecer. Porém, agora minha cabeça está focada em ajudar o Ypiranga a conquistar uma vaga na Série C”, declarou Gedeil. Sobre o novo reforço coral, o treinador Fito Neves foi só elogios. “É um jogador que vi pouco, mas o suficiente para gostar. É um atleta alto, que chega bem à frente e tem um bom chute”, comentou Fito.

Já em relação à equipe que enfrenta o Vera Cruz, domingo, no Arruda, o técnico realizou um treinamento coletivo, ontem, e já começa a desenhar os titulares que terão a missão de manter a confortável marca de cinco jogos sem perder. Sem Jean e Paulo Musse, o jovem goleiro Jaílson, aparentemente recuperado de uma lesão no adutor da coxa direita, deve ser o titular. No sistema defensivo, Fito preferiu continuar com um trio de zagueiros, desta vez, formado por Memo, Marcelo Heleno, retornando de suspensão, e William, lateral-direito que jogará improvisado.

Na ala esquerda, com Chiquinho suspenso, Max continua no setor. Já na armação, Rosembrick venceu o duelo com o prata-da-casa Miller e atuou na equipe titular. Já o companheiro de Thomas Anderson no ataque será Gilberto, substituindo Thiago Capixaba, atual artilheiro tricolor da temporada com seis gols, que tomou o terceiro cartão amarelo.

INGRESSOS
A solicitação para reserva dos bilhetes do Todos Com a Nota para a partida contra o Vera Cruz, domingo, encerra-se hoje, às 12h. Valendo ressaltar que os torcedores interessados devem ligar para o número 2121-8181.

G 17

Grupo de tricolores, que esteve reunido ontem com presidente Edson Nogueira, terá papel consultivo junto à diretoria coral
José Gustavo
Da equipe do Diario


A primeira reunião de trabalho do que se pode chamar de G-17 - o grupo que vai repensar o Santa Cruz - e a atual diretoria do clube, realizada na noite de anteontem, foi um sucesso na avaliação dos participantes. Com presença maciça, o presidente Edson Nogueira fez um verdadeiro raio-x da atual situação do Tricolor. Dissecada a realidade do clube, o grupo irá agora se desdobrar para encontrar soluções a curto, médio e longo prazo para reerguer o Santa Cruz.

O primeiro ponto que foi consensual na reunião foi que esse G-17, pelo menos por enquanto, não irá se juntar à atual diretoria. Pelo contrário. O objetivo do grupo é dar um freio de arrumação na casa. Eles farão um trabalho consultivo à atual direção. "Já começamos a pensar em algumas alternativas para apresentar na próxima reunião que, inclusive, já tem data marcada", disse Tonico Araújo. A data será terça-feira, no restaurante-escola do Sesi.

O Diario escutou alguns tricolores que estiveram presentes na reunião. "A apresentação foi muito bem feita, mas o quadro é muito grave. Este quadro não se reverte com medidas paliativas e sim profundas. Não será fácil fazer as reformas, mas terão que ser feitas. O problema do Santa Cruz é de sustentabilidade. O clube tem menos receita que despesas e, assim, ninguém vai poder administrar em um futuro próximo", avaliou José Nivaldo Júnior, que é uma espécie de porta-voz do G-17.

Para ele, inclusive, dar um caráter político hoje a este grupo ou ainda a atual situação do clube é equivocado. "Fiquei bastante surpreso com o espírito desarmado e solidário deste grupo de pessoal. Lá não se discutiu e não será discutido quem é do 'lado a' ou do 'lado b'. Todos irão ajudar o Santa Cruz", completou.

A prioridade ao final do Campeonato Pernambucano será o futebol. Todos os esforços irão girar em torno de formar um time forte e competitivo para disputar a Série C do Brasileiro e tentar voltar a Série B. Para médio e longo prazo está sendo unânime o discurso de repensar o modelo de gestão do Santa Cruz para os próximos anos.

"Espero que este grupo trace um planejamento não só para a Série C, mas, vislumbrando novos horizontes para o clube. Estou bastante feliz pelo andamento e pelo espírito de ajuda que eles estão dando. Vamos encontrar uma saída para o clube", comentou o presidente Edson Nogueira.

Gedeil prefere o Santa Cruz

O primeiro reforço do Santa Cruz para a Série C do Brasileiro foi anunciado ontem, pela manhã, no Arruda. Trata-se do volante Gedeil, 24 anos, do Ypiranga. O jogador vem sendo um dos destaques da Máquina de Costura, no Campeonato Pernambucano, e, inclusive, despertado o interesse do rival Sport. Os tricolores foram mais rápidos e acertaram tudo com o atleta, que compareceu ontem no clube para acertar as bases salariais e assinar um contrato até dezembro deste ano.

"Gosto de desafios e estou disposto a trabalhar para ajudar o Santa Cruz a voltar novamente à Série B do Brasileiro", disse Gedeil, que participou da campanha do Botafogo-RJ, em 2006, que levou o time de volta à primeira divisão nacional. O volante só se apresenta em seu novo clube ao final do Campeonato Pernambucano.

Por falar em Estadual, o técnico Fito Neves, praticamente, definiu seu time no coletivo de ontem. O Santa deve mesmo voltar a atuar com três zagueiros, sendo dois improvisados: Memo (volante) e William (lateral). O treinador confirmoutambém os retornos de Marcelo Heleno à zaga e Rosembrick ao meio-campo na partida contra o Vera Cruz, domingo, no Arruda.

Criada a Série D

A CBF confirmou ontem novo formato da terceirona do Brasileiro e a criação de uma quarta divisão nacional para próximo ano. A exemplo do que acontece na primeira e na segunda divisão do futebol nacional, a Série C será composta por 20 clubes, a partir da próxima temporada, no sistema de pontos corridos. Com isso, participarão da competição os 16 classificados da Série C de 2008 - os quatro primeiros sobem para a segundona - mais os quatro rebaixados da Série B. Já a Série D, que terá início em 2009, contará com 40 equipes vindas dos campeonatos estaduais a partir de critérios técnicos de classificação.

Gedeil é o segundo reforço anunciado

Os rumores do interesse do Santa Cruz no volante do Ypiranga Gedeil para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro foram confirmados na manhã de ontem. As conversas evoluíram rapidamente, e o atleta esteve no Arruda para fechar o acordo com os tricolores. É o segundo reforço anunciado pela diretoria coral para tentar o retorno à Série B. O primeiro foi Jorge Henrique, meia do Guaratinguetá, que disputa as semifinais do Campeonato Paulista – ele assinou um pré-contrato.

Apesar da contratação, Gedeil não se apresenta ao técnico Fito Neves de imediato. O meio-campista pretende honrar o contrato com o Ypiranga até o final do Pernambucano. A última rodada do segundo turno está marcada para o dia 20. Até o fim, a equipe atual do jogador ainda enfrenta o Central, no Otávio Limeira Alves, em Santa Cruz do Capibaribe, o Serrano, também em casa, e o Salgueiro, no Sertão.

A direção do Ypiranga, entretanto, não estava sabendo da decisão e ainda vai definir se recebe o atleta para o final do Estadual. Com três cartões amarelos, Gedeil está suspenso da próxima rodada e ganhou folga ontem. “Achamos estranho, porque temos uma boa possibilidade de jogar a Série C e esperávamos contar com Gedeil. Eu estava viajando, mas meus diretores souberam do acordo pela televisão e me contaram”, declarou o presidente Flávio Pontes.

Do ponto de vista legal, não há problemas no contrato firmado entre o jogador e o Santa Cruz para a Série C. Segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Gedeil tem os direitos federativos presos ao Ypiranga até meados de maio. “Tivemos alguns problemas com outros jogadores. Gedeil veio no meio da competição e entrou rapidamente no time”, disse o dirigente. Mesmo atuando como segundo volante em Santa Cruz do Capibaribe, marcou três gols.

Gedeil tem 24 anos e, antes de desembarcar no interior de Pernambuco, estava cerca de um ano e três meses sem jogar, recuperando-se de uma cirurgia no tornozelo direito. A estréia no Pernambucano ocorreu justamente contra o Santa Cruz, no Arruda, pela segunda fase do primeiro turno. Como acelerou o processo de preparação física, não conseguiu completar os 90 minutos nos três primeiros jogos, sentindo muitas câimbras.

Até a estréia na competição nacional, marcada para o início do mês de julho, o Santa deve trazer mais sete reforços em todos os setores. Após a última rodada do Pernambucano, o técnico Fito Neves segue para São Paulo com representantes da diretoria com o intuito de identificar e ajudar na hora de fechar as contratações. “Temos carência na defesa, sobretudo para jogar no 3-5-2. Estamos usando improvisados no setor”, analisou o diretor de futebol Constantino Júnior.

“Batalhão” de apoio marca novo encontro

O grupo de apoio à diretoria do Santa Cruz volta a se reunir até a próxima semana. Na noite da última segunda-feira, os 11 integrantes do “batalhão coral” estiveram no auditório do clube, na sede do Arruda, para tomar conhecimento da situação. Foi repassado um raio-x dos departamentos Administrativo, de Futebol, Social, Financeiro, Jurídico e de Comunicação. O passo seguinte será identificar onde cada um deles pode ser útil até 31 de dezembro.

O presidente Édson Nogueira comanda a legião que traça o planejamento para os últimos nove meses da sua gestão. As próximas eleições para presidente do Executivo e do Conselho Deliberativo estão marcadas para o dia 12 de dezembro. O mandatário atual, pelo menos por enquanto, ainda não disse se tentará a reeleição.

COLETIVO

Ontem à tarde, o técnico Fito Neves comandou o primeiro coletivo de preparação para enfrentar o Vera Cruz, próximo domingo, no Arruda, pela antepenúltima rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano. O treinador confirmou o retorno entre os titulares do meia Rosembrik, que cumpriu punição de dois jogos imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
Santa pode faturar até R$ 1,6 milhão

A falta de apoio financeiro da CBF para a disputa da Série C era considerado um motivo de preocupação para boa parte dos torcedores do Santa Cruz. No entanto, a situação financeira do clube não é tão desesperadora em relação aos demais clubes que estão na competição.

O programa do governo do Estado, Todos com a Nota, também será colocado em prática nos jogos da Terceirona. Sendo assim, se a fórmula de disputa da competição for igual ao ano passado e o Santa Cruz chegar ao octagonal final, o clube poderá receber uma cota total de R$ 1,6 milhão, caso todos os bilhetes destinados ao programa sejam trocados.

O time coral vai disponibilizar 25 mil ingressos para o programa Todos com a Nota. Cada bilhete terá o valor R$ 3,50. Se chegar às finais, o clube terá realizado 32 partidas no segundo semestre. Dessas, 16 serão realizados em casa. No ano passado, como estava na Série B, o ingresso dos jogos do Santa Cruz custava R$ 5.

“Mantivemos a mesma política de distribuição de ingressos realizada no ano passado. Reduzimos o valor. A cota total do patrocínio será paga em parcelas mensais, de acordo com a quantidade de jogos que o clube realizar no mês”, explicou o assessor do Programa Todos com a Nota, Gustavo Aguiar. Os demais clubes do interior que garantir vaga na competição também será incluído no programa.

SÉRIE A

Assim como no ano passado, Náutico e Sport , que disputam a Série A do Brasileiro, também receberão cotas do Todos com a Nota. O Leão vai disponibilizar 15 mil ingressos, enquanto o Náutico, 10 mil. Cada bilhete custará R$ 9 ao governo do Estado. Assim, o Sport receberá, ao final da temporada, cerca de R$ 2,5 milhões, enquanto o Náutico, R$ 1,7 milhão.