sábado, 10 de maio de 2008

Edinho consegue suspender assembléia

Presidente tricolor dá troco na oposição e obtém liminar no TJPE suspendendo encontro que poderia tirá-lo do cargo

Depois de ter o pedido negado em primeira instância, o presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, conseguiu suspender em segundo grau, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, por intermédio de um agravo de instrumento, a Assembléia Geral Extraordinária da próxima terça-feira. O encontro na sede coral, convocado por um grupo de 275 sócios, tinha o objetivo de destituir o mandatário tricolor do cargo.

A antecipação de tutela foi concedida pelo desembargador Silvio de Arruda Beltrão, contrariando decisão do titular da 29ª Vara Cível da Capital, José Júnior Florentino Santos Mendonça. Para decidir favoravelmente a Édson Nogueira, Beltrão alegou equívoco quanto aos prazos estabelecidos nos editais de convocação, desobediência aos processos legais e ausência clara dos responsáveis pelas publicações.

“(...) centrado nesses pontos obscuros e dada à inobservância de regras técnicas imprescindíveis a atribuir força vinculante ao instrumento de convocação, o que demonstra a plausibilidade dos argumentos recursais (“fumus boni iuris”) e, vislumbrando, ainda, o perigo que se avizinha dada à proximidade de realização da famigerada Assembléia, sem a apreciação das razões do recorrente em sede de Primeiro Grau, entendo que a proteção perseguida merece ser agasalhada”, argumenta o desembargador, em despacho.

O advogado de Edinho, Eduardo Lopes, acredita que não há mais tempo hábil para a oposição reverter os efeitos da antecipação de tutela até terça-feira.

A oposição, por outro lado, já iniciou a nova estratégia. “Há tempo hábil porque a Justiça trata com urgência as decisões liminares. O nosso advogado (Icleiber Calife) vai reunir o necessário no final de semana para darmos entrada na segunda-feira, quando teremos mais um ‘round’”, declarou o conselheiro colaborador Fernando Veloso, um dos articuladores da Assembléia Geral Extraordinária, no momento suspensa pelo TJPE.

O movimento tinha até iniciado propaganda nas rádios, principalmente as que mantêm transmissões e resenhas esportivas, convocando os associados a participarem do encontro. “É mais um ato inexplicável de Edinho. Não dá para entender por que se afasta tanto da torcida. Ninguém o quer por lá, mas ele se agarra, se agarra, se agarra”, completou Veloso.

Édson Nogueira foi eleito no final de 2006 e assumiu o posto no dia 9 de dezembro do mesmo ano, sucedendo Romero Jatobá Filho. Seu mandato está previsto para terminar em 31 de dezembro deste ano. Edinho, entretanto, conta com a possibilidade de concorrer à reeleição.

Thiago ganha na Justiça liberação

Se a gestão atual ganhou a batalha no que se refere à suspensão da Assembléia Geral Extraordinária, perdeu em outra frente. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar, ontem, desvinculando o atacante Thiago Capixaba do Santa Cruz. O jogador, uma das revelações do clube na reta final do Campeonato Pernambucano, está livre para negociar com outra equipe.

O departamento jurídico coral, que ainda não foi notificado da liminar, deve recorrer na próxima semana para tentar inverter a decisão. O TRT marcou a primeira audiência para o dia 6 de junho, exatamente um mês antes da rodada de abertura da Série C do Campeonato Brasileiro. Thiago é representado atualmente pelo agente paraibano Carlos Gonzaga.

Alheio às questões judiciais, o técnico do Santa Cruz, Fito Neves, mandou um recado ao atacante Thiago Capixaba, que deveria ter se reapresentado ao clube na última segunda-feira, mas que segue sem aparecer. O treinador, independentemente das decisões do TRT, deixou claro que não vai ficar esperando o retorno e pode até mesmo descartá-lo para a Terceirona.

Em conversas informais com dirigentes e pessoas mais próximas, o jogador prometeu chegar hoje. “Já vi muitos jogadores promissores aparecerem bem quando eram jovens. O mais difícil, porém, é seguir evoluindo e se manter por cima no futebol. Com esse comportamento, no início da carreira, Capixaba não vai a lugar nenhum”, declarou o comandante tricolor.

Santa também perde Capixaba

Mais um atleta tricolor consegue tutela antecipada na Justiça do Trabalho e deixa o clube a ver navios

José Gustavo
Da equipe do Diario


Tudo não passou de um grande blefe do atacante Thiago Capixaba. O jogador sinalizou que poderia se apresentar hoje ou, no máximo, na próxima segunda-feira, no Arruda. Porém, por outro lado, o empresário do atleta se movimentava para ele não mais defender o Santa Cruz e, pelo menos, por enquanto, conseguiu. O advogado Adriano Aquino, que representa Thiago Capixaba, entrou na quinta-feira passada com um pedido de tutela antecipada na Justiça do Trabalho e conseguiu ontem, no início da tarde, a liberação do jogador para negociar com qualquer outro clube brasileiro ou do exterior. Capixaba está fora do Santa Cruz.

Apesar de ainda caber recurso, a liminar que encerra o compromisso do jogador com o Santa Cruz pegou todos no Arruda de surpresa. Uma reunião de urgência foi chamada com o departamento jurídico do clube. "Ainda não tive condições de pegar o processo nem o clube chegou a ser notificado e, por isso, ninguém aqui no Santa estava sabendo. Só na segunda-feira é que poderei analisar melhor o processo, saber do que estão alegando para poder entrar com o recurso", disse Eduardo Lopes, diretor jurídico do clube.

O processo de número 00645.2008, está registrado na 20ª Vara do Trabalho. Uma audiência inicial de conciliação está marcada para 11 de junho, às 8h40. Em conversa, por telefone, com o Diario, o advogado Adriano Aquino, que representa Thiago Capixaba, adiantou alguns pontos que levou ao pedido de tutela antecipada. "Do ponto de vista trabalhista, o Santa Cruz está totalmente irregular com relação ao atleta. Para se ter uma idéia, a carteira de trabalho dele sequer foi assinada. Além disso, o clube não pagou salários e não recolheu FGTS nem INSS", disse Aquino.

O que chamou atenção na tutela antecipada conquistada por Thiago Capixaba é que a Lei Pelé diz, claramente, que o jogador só tem direito ao seu liberatória quando o clube atrasa salários, FGTS ou INSS por três ou mais meses. Na próxima segunda, o jogador completa dois meses no Santa Cruz. "A CLT é uma lei superior a LeiPelé e ela diz no artigo 483, letra d, que quando o empregador não cumpre as obrigações contratuais, o empregado tem direito de pedir sua rescisão", disse Aquino. Já o advogado tricolor, Eduardo Lopes, pensa diferente. "Os jogadores de futebol tem uma legislação própria que é a Lei Pelé combinada com a CLT".

Edinho consegue vitória na Justiça

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, conseguiu uma importante vitória para impedir a realização da assembléia geral do clube, convocada pela oposição com o objetivo de afastar o mandatário tricolor, e que estava marcada para terça-feira. Ontem, às 18h30, o desembargador do Tribunal de Justiça, Silvio de Arruda Beltrão, cassou a decisão do juiz José Júnior Florentino, da 29ª Vara Cível, que havia negado o pedido tricolor na última quinta-feira. O desembargador deferiu o pedido, alegando que a oposição não obedeceu as regras do estatuto do clube, pois queriam o impeachment de Edinho já na primeira Assembléia.

Douglas é o novo reforço tricolor

O zagueiro Douglas, do Centro Limoeirense, é o novo reforço do Santa Cruz para o Campeonato Brasileiro da Série C. A negociação foi fechada ontem e o jogador já se apresentou no Arruda. Douglas, 26 anos, foi um dos destaques do time de Limoeiro, que acabou sendo rebaixado para a Série AII do Campeonato Pernambucano, em 2009. O jogador, inclusive, atuou na seleção do campeonato que participou de um amistoso com o Sport, na festa de entrega de faixas pele título do Estadual. Com mais esse reforço, o número de novatos chegam a quatro no Arruda. Já treinam no clube: Adeíldo (lateral-esquerdo), Gedeil (volante) e Jorge Henrique (meia).

Capixaba põe clube na Justiça

GUSTAVO LUCCHESI

Quando todos imaginavam que a novela entre o Santa Cruz e Thiago Capixaba estava bem próxima do seu desfecho, o atacante, juntamente com seu empresário, Carlos Gonzaga, parece ter preferido esticar um pouco mais o impasse e escreveu novos capítulos para a história. Um dia após a diretoria informar que o atleta estaria de volta, no máximo, até hoje, o centroavante resolveu dar um dos seus famosos dribles, sendo nos cartolas desta vez.

Com a relação do atleta e do seu procurador com a diretoria do Tricolor totalmente abalada, Capixaba resolveu acionar a Justiça Comum para obter o seu passe, conseguindo êxito na 1ª instância do processo, ontem, como foi divulgado no site da Justiça do Trabalho (www.trt6.gov.com.br). A primeira audiência entre as partes está marcada para o dia 11 do mês que vem.

Apesar de divulgar que Capixaba não tem mais vínculo com o Santa, a Justiça ainda não enviou a notificação ao clube, que, por sua vez, garante recorrer da decisão assim que receber o documento. Os tricolores ainda alegam que sequer foram chamados pelo órgão para saber sobre a situação do atleta. Ontem, Rafael Mineiro foi dispensado, enquanto Douglas, do Centro Limoeirense, foi contratado.