quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O homem forte do futebol tricolor

Diego Nigro



Antônio Ruas Capella esteve no Arruda ontem para conhecer a estrutura do clube
“A primeira impressão é a que fica, e ela foi muito boa”, declarou o novo diretor de futebol do Santa Cruz
GUSTAVO LUCCHESI

“A primeira impressão é a que fica, e ela foi muito boa”. Com essa declaração, o novo diretor de futebol do Santa Cruz, Antônio Ruas Capella, de 46 anos, ex-Santos, definiu o dia de ontem, tirado para conhecer toda a estrutura do Mais Querido. Mesmo com a ausência do presidente Fernando Bezerra Coelho, que está em viagem pelos Estados Unidos, cumprindo as suas obrigações de secretário do Estado, além do seu vice, Sidnei Aires, que não se fez presente por conta de problemas na agenda, o novo homem forte do futebol coral também causou uma boa impressão à torcida, na sua primeira entrevista coletiva à imprensa pernambucana.

No encontro de ontem à tarde, no auditório do clube, Capella mostrou uma postura bastante serena, preferindo não se aproveitar do entusiasmo de alguns torcedores presentes para fazer promessas, optando pela prudência e mostrando estar ciente da realidade do seu novo local de trabalho, que adotará, de fato, a partir de 1º de novembro, quando seu contrato com os pernambucanos entra em vigência. “Fui no atual CT, vi a estrutura das divisões de base e conheci o Arruda. A estrutura é boa, mas precisa ser melhorada. Precisamos urgente de um campo para treinar. Quando isso aconteceu lá no Santos, tivemos uma evolução considerável. A torcida pode acreditar em títulos sim, porém, eu só posso prometer muito trabalho”, comentou o diretor de futebol.

Vale ressaltar que a Cobra Coral deve fazer toda a sua pré-temporada para o Estadual 2009 no estádio Ademir Cunha, em Paulista.

,Ele aproveitou para confirmar a vinda do treinador Márcio Bittencourt para comandar o Santa Cruz na próxima temporada e os contatos que já vem mantendo com ele. “Tenho mantido contato com o Márcio regularmente e já conversamos sobre alguns possíveis reforços, mas ele está focado em salvar o Ipatinga do rebaixamento e, assim, encerrar seu ciclo por lá. Só não dou certeza absoluta que ele vem porque o contrato ainda não foi assinado, mas ele vem sim”, declarou Capella, que trabalhou apenas com quatro treinadores como profissional, sendo eles: Vanderlei Luxemburgo, Leão, Cuca e Márcio Fernandes.

Em relação a já polêmica possível parceria com a Traffic, que prestaria uma consultoria de atletas para o clube, Capella não fugiu da pergunta e explicou a real situação entre a empresa e o Tricolor, e comentou sobre o seu relacionamento com a Traffic. “Eu tenho vários amigos que trabalham lá e trocamos várias informações sobre atletas, mas estamos conversando com outras empresas e não existe nada de concreto com nenhuma delas. Temos que resolver isso rapidamente”, disse. Sobre os motivos que o fizeram largar o Peixe e vir para o Santa Cruz, Capella foi bastante firme. “Acredito no projeto e nas pessoas que estão à frente dele”, finalizou.

O homem-forte


Novo diretor de futebol tricolor foi apresentado oficialmente ontem no auditório do Arruda
Tudo no Santa Cruz hoje ainda gera uma grande expectativa. Mais ainda se o assunto abordado for o futebol. A apresentação do novo diretor de futebol remunerado do clube, Luis Antônio Ruas Capella, ontem, não poderia ser diferente. Afinal, ele será o homem-forte do Tricolor. Assim, o que era para ser uma coletiva para a imprensa pernambucana acabou virando um grande bate-papo com a presença de diversos torcedores dentro do auditório coral, no final da tarde de ontem.

Veja o vídeo aqui

Mostrando-se bastante atencioso com todos, Capella respondeu perguntas dos jornalistas, radialistas e, inclusive, torcedores. Teve, de cara, uma noção da cobrança que terá pela frente e, assim, da enorme responsabilidade que vai carregar nas costas. Ele será o responsável direto para montagem do novo elenco coral para a próxima temporada. Visivelmente sem querer entrar em detalhes, até porque ainda está tomando pé da atual situação do clube, o novo diretor de futebol tentou ser o mais político possível em suas respostas, mas aliviou um pouco a angustia dos torcedores presentes.

Primeira impressão

"Foi a melhor possível. Tive acesso a boa parte da estrutura do clube e gostei bastante. É claro que em alguns aspectos precisamos melhorar. Visitei o departamento profissional e o departamento amador. Dei uma olhada nas obras do gramado e em algumas recuperações estruturais das arquibancadas. A nova diretoria está trabalhando duro para mudar a cara do Santa Cruz e isso foi o que me seduziu para vir trabalhar aqui. O projeto de recuperação do clube, o planejamento traçado e também as pessoas que estão envolvidas. Com a união de todos e com a força da torcida do Santa Cruz vamos ter sucesso. Quando cheguei no Santos a estrutura era parecida. Depois que conseguimos um centro de treinamento tudo começou a melhorar. Aqui não vai ser diferente".

Montagem da equipe

"O perfil do nosso elenco será de jogadores que querem ser vencedores. Pouco vai importar se o Santa Cruzvai jogar a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª divisão. Quem vier trabalhar aqui terá que ser profissional. Se não tiver esse perfil não merece vestir a camisa do clube. Já conversei com Márcio (Bittencourt, novo técnico que ainda está no Ipatinga) e temos alguns nomes em mente. A nossa idéia é contratar jogadores para o ano inteiro. Porém, o mais difícil será montar inicialmente para o Pernambucano pelo pouco tempo que teremos. Não está descartada a vinda de alguns jogadores do Santos. Conheço bem o elenco lá e sei quem pode ser útil ao Santa Cruz. A prata da casa também será valorizada".

Márcio Bittencourt

"Em uma escala de 0 a 10 poderia dizer que a chance de Márcio Bittencourt vir dirigir o Santa Cruz é 9. O que falta é ele assinar contrato. Como ainda está em atividade no Ipatinga isso não deve acontecer nos próximos dias. Nunca trabalhei com Márcio, mas tenho excelentes recomendações e o seu perfil está dentro do que o Santa Cruz planeja".

Traffic

"Conheço o pessoal da Traffic e tenho contato com alguns. Porém, ainda não há nada de concreto, mas, também, não podemos descartar um acordo".

Cobrança e relacionamento

"Sei que a cobrança aqui será diária. Porém, o torcedor precisa acreditar. Nós não estamos aqui prometendo títulos. O que prometo, junto com toda a nova diretoria, é muito trabalho. Um time forte, competitivo. Vamos fazer o possível para que os resultados cheguem logo no Pernambucano. Gosto muito de escutar idéias e conversar. Vai ser assim não só comigo, mas também com a comissão técnica e o treinador".

Pré-temporada e Conselho Arbitral

"Fomos até a cidade de Paulista e conheci o estádio Ademir Cunha. Devemos fazer nossa pré-temporada lá. O campo tem uma boa estrutura e um bom gramado. Inclusive pretendemos realizar amistosos por lá também. Com relação ao conselho arbitral do Pernambucano 2009 é bem provável que eu já acompanhe a reunião pessoalmente".

Perfil

Nome: Luis Antônio Ruas Capella

Nascimento: 10/09/1962 (46 anos)

Ex-Clube: Santos-SP

Currículo: diretor futebol amador

2004/05 e diretor futebol profissional - 2006/08