sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Muitos nomes e gols


Ex-Fabinho e Capixaba, o agora Thiago Cunha tem audiência em novembro para tentar conseguir direitos federativos junto ao Santa
Fabinho, Thiago Capixaba e agora Thiago Cunha. Todos são o mesmo jogador. Por sinal, um atacante com faro de gol invejável. Bastante conhecido do torcedor coral, Thiago Capixaba, foi o grande destaque do Santa Cruz no hexagonal da morte do Pernambucano. Com menos de três meses no Tricolor, entrou na Justiça para adquirir seu direito federativo. Está em atividade graças a uma liminar e, desde então, trava uma batalha jurídica com o Santa Cruz. Anteontem, Thiago Cunha, como é chamado no Palmeiras, seu novo clube, marcou dois gols na vitória diante do Vasco (3 x 0) e deu a classificação às oitavas-de-final da Copa Sul-americana ao Porco.

Na briga com o Santa Cruz, as duas partes voltam a mesa de conciliação da Justiça do Trabalho em 3 de novembro. "Nesta audiência irão ser escutadas as partes e também as testemunhas dos dois lados. Entre oito e dez dias o juiz dará a sentença em primeira instância", explicou Eduardo Lopes diretor jurídico coral.

Como o mandato do atual presidente Edson Nogueira encerra-se em 7de outubro - data da posse de Fernando Bezerra Coelho -, teoricamente, o advogado tricolor não estaria na audiência. "Porém, eu também advogado para Edson Nogueira no caso, pois o Thiago também citou o presidente do clube. Portanto, se nada mudar até lá vou estar presente na audiência sim".

Thiago Capixaba, que confessou à imprensa paulista ter usado o registro de nascimento do seu irmão mais novo (Fabinho) para atuar no Guarani-SP, pode se envolver em mais uma polêmica. O Vasco da Gama alega que o atleta jogou irregular na última quarta-feira e quer anular a partida pela Sul-americana.

Reunião

O futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, se reúne hoje com as principais liderança do clube para fechar a chapa do Conselho Deliberativo coral. O encontro será na sede da Votorantim, às 18h, no Recife Antigo. O novo Conselho tricolor terá apenas 250 nomes. Na próxima segunda haverá a divulgação da chapa do executivo do Santa Cruz.

Conselho: dois nomes são mais cotados


Ivve Rodrigues/Arquivo Folha


Encontro de hoje reunirá todos os blocos políticos
GUSTAVO LUCCHESI
Como numa história de suspense, está marcado para acontecer hoje, às 18h, num prédio empresarial, localizado no centro da cidade, o capítulo final da novela sobre a escolha da equipe política que irá comandar o Santa Cruz nos próximos dois anos. Com todas as lideranças do clube já tendo confirmado presença, o futuro mandatário do Mais Querido, Fernando Bezerra Coelho, deverá anunciar - além de todos os 250 conselheiros que irão formar o Conselho Deliberativo, como já era esperado -, a composição completa da sua chapa, tratando-se apenas de uma antecipação, já que o prazo final para a inscrição na eleição coral é até segunda-feira.

Como não poderia ser diferente, as especulações fervem cada vez mais os bastidores políticos da Cobra Coral. Segundo informações de um conselheiro próximo a Bezerra Coelho, que preferiu não ter o seu nome revelado, dois nomes concorrem à presidência do deliberativo: o do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJD-PE), o desembargador Bartolomeu Bueno, e o secretário executivo da Fazenda, Roberto Arraes, com este último sendo apontado como provável escolhido. Já para assumir o posto de vice-presidente do executivo, o atual secretário de Transportes do Governo, Sebastião Oliveira, deve ser indicado. Vale ressaltar que independentemente desses nomes ocuparem um cargo fixo, eles já estão garantidos nos 250 membros do Conselho.

E é justamente esse número de conselheiros, quantidade escolhida por Bezerra Coelho, que promete esquentar a reunião de logo mais. De acordo com as notícias dos bastidores, alguns líderes políticos estão insatisfeitos com essa “enxugada” no Deliberativo, que atualmente conta com mais de 400 nomes. Na divisão combinada, o secretário terá direito a 125 nomes. Como já existem 75 beneméritos (fixos), restam “apenas” 50 para os outros blocos, com a seguinte divisão: Antônio Luiz Neto, Fred Arruda, Fernando Veloso e Romerito Jatobá, com direito a dez nomes cada um, e cinco para Rui Monteiro e Paulo Pereira.

Porém, mesmo declarando não ter tomado conhecimento dessas tais queixas, o futuro presidente do Santa Cruz parece irredutível nesta questão. “Estou aberto à conversa, porém, não precisamos de quantidade, mas sim de um número que nos dê força e nos possibilite tomar decisões de uma maneira rápida e eficaz, isso evita um inchaço desnecessário no quadro, que o torna mais lento e complexo”, comentou Bezerra Coelho, que retornou do Rio ontem.

EMPRÉSTIMO

Assim como a maioria dos atletas da base coral, o volante Leandro Biton, o lateral Esquerdinha e o volante Allan foram emprestados. O destino é o Botafogo/PB, onde irão disputar a Copa Paraíba, devendo chegar a enfrentar alguns ex-companheiros, como Jaílson, Miller e Max, emprestados ao Nacional de Patos/PB, e Memo, que está no Treze/PB.

Santa ainda espera lucrar com Thiago


Tricolor aguarda audiência no dia 3 de novembro na 20ª Vara do Trabalho para derrubar a liminar que desvinculou atacante do clube, em maio. No Palmeiras, ele estreou com sucesso

Os tricolores que acompanharam a vitória do Palmeiras por 3x0 sobre o Vasco, anteontem, pela Copa Sul-Americana, ou os que viram os gols posteriormente, com certeza se questionaram se o destino do Santa poderia ter sido outro caso o clube tivesse contado com o atacante Thiago Capixaba na campanha da Série C. Agora chamado de Thiago Cunha, o jogador marcou dois gols, o primeiro, por sinal, de voleio. Foi a primeira partida do atleta como titular do Verdão.

Thiago está vestindo a camisa do Palmeiras graças a uma liminar concedida no dia 8 de maio pela juíza da 20ª Vara do Trabalho de Pernambuco, Vanessa Zacche, que desvinculou Thiago do Santa alegando falta de assinatura na carteira de trabalho. Ele se transferiu para o Iraty, mas como o clube paranaense desistiu de disputar a Terceirona, a Traffic (parceira do Palmeiras) o levou para o Palestra Itália. No entanto, o Santa Cruz não deu a causa por perdida e ainda espera lucrar R$ 600 mil no caso Thiago Capixaba. A quarta audiência está marcada para o dia 3 de novembro.

O fato de o jogador está se valorizando com a camisa do Verdão, não altera as ambições financeiras corais. “Solicitamos o ressarcimento da cláusula penal, cujo valor é de R$ 600 mil. Se ele (Thiago) estivesse sem jogar, a cobrança seria a mesma, então, não altera em nada o fato de o atleta estar jogando no Palmeiras”, explicou o advogado tricolor, Eduardo Lopes.

O jurista acredita que o Santa pode inverter a situação e se dar bem, mas explica que o fato de Thiago ter confessado que adulterou seus documentos no passado não influi na decisão. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Quem se sentiu prejudicado que corra atrás, mas no caso do Santa a cobrança é exclusivamente da cláusula penal prevista no contrato”, disse Lopes.

Thiago, hoje com 23 anos, admitiu que usou a identidade de seu irmão mais novo (Fábio) para disputar a Copa São Paulo de Juniores de 2006 pelo Guarani-SP, passando-se por um atleta de 19 anos. Ele disse ter sido ludibriado por um empresário. Depois da passagem de seis meses pelo Bugre, o atacante rodou pelo futebol da Espanha e da Hungria. Sem sucesso, Thiago acertou com o Queimadense-PB. Fez 11 gols pelo time do interior paraibano e chegou ao Arruda no início de março, para a disputa do hexagonal da morte do Campeonato Pernambucano. Das dez rodadas, o jogador participou de seis. Mesmo assim, transformou-se no artilheiro do time com oito gols marcados.

RUMO À PARAÍBA

Mais três jogadores formados nas divisões de base do Santa estão se transferindo para o futebol paraibano. Leandro Biton, Esquerdinha e Allan Reuber acertaram seus empréstimos com o Botafogo-PB até o final do ano.

Presidente nega contato com Petrobras

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, passou dois dias no Rio de Janeiro participando de uma Feira de Petróleo e Gás. Na onda de otimismo que tomou conta dos tricolores com a candidatura do secretário, nos bastidores, começaram a surgir comentários a respeito de uma conversa com a Petrobras sobre um possível patrocínio. Hoje, a Petrobras patrocina o Flamengo e o River Plate-ARG.

“A nossa intenção na Feira foi representar o Porto de Suape, que montou um grande estande. Não tem nenhum encaminhamento nessa área”, declarou Sydney Aires, que está participando da equipe de transição. Em termos de patrocínio, o Santa tem hoje três anunciantes na camisa (Minasgás, Frevo e Shineray), fora os prismas da Master Boi e da Pitú. Todos os contratos se encerram no próximo dia 31 de dezembro.

INSATISFAÇÃO

O ex-presidente Romero Jatobá mostrou-se insatisfeito com a decisão de FBC de enxugar o Conselho Deliberativo de 420 para 250 membros. O grupo de Romerito teve direito a indicar 20 nomes, mas pleiteia mais 30. Mesmo protestando, o ex-mandatário disse que não vai causar problemas, caso Bezerra Coelho feche, na reunião de hoje, o Deliberativo com 250 integrantes.