terça-feira, 11 de março de 2008

Artigo: Édson Nogueira na Ilha















Foto extraída do Blog do Roberto



Você sabia?

O atual presidente do Santa Cruz já foi ídolo rubro negro.

Pelo menos como preparador físico.

1975. O Sport quebra um jejum de 12 anos em estaduais. Duque é chamado como técnico
rubro negro. Pede pra Jarbas Guimarães a contratação de Edson Nogueira junto ao
Santa Cruz. Edson Nogueira, o popular Edinho. Edinho que havia sido pentacampeão
pelo tricolor do Arruda em 1973.

E Edson Nogueira se sagra campeão com o Sport.

O ano de 1975 trouxe ainda outra alegria para o competente Edinho. Ele foi campeão
brasileiro de volei feminino com a seleção pernambucana. Vencendo São Paulo na final
por 3x0.

Mas inesquecível mesmo foi ser vinte vezes campeão pelo Leão.

Um presidente de clube tão eclético é no mínimo inusitado. Edinho que também já foi
técnico do alvirrubro de Rosa e Silva.

Quem sabe o Santa Cruz não seja apenas um trampolim? Quem sabe Edinho não sonhe
também com a presidência do clube da Praça da Bandeira?

Pois é, quem sabe?

Por Roberto Vieira

Nota do Blog: Roberto Vieira é médico, escritor, colaborador do site Nauticonet e responsável pelo Blog do Roberto

Motivado, atacante Thiago Capixaba se apresenta ao Santa Cruz

Do UOL Esporte
Em Recife


Após ser anunciado na noite da última segunda-feira, o atacante Thiago Capixaba se apresentou ao Santa Cruz cheio de motivação, nesta terça. Artilheiro do Campeonato Paraibano, o jogador de 22 anos chega para suprir a carência de gols no time Tricolor. O histórico recente na Paraíba é um respaldo para dar esperança à torcida coral. Em 11 jogos foram 11 gols vestindo a camisa do Queimadense.

Motivado, Capixaba não escondeu a felicidade em sua chegada ao novo clube. "Vinha fazendo um trabalho bem feito e agora tive a felicidade de vir para o Santa Cruz, que é um clube grande de uma imensa torcida. Agradeço muito ao professor Fito Neves por ter acreditado no meu trabalho", afirmou.

Ainda desconhecido do público pernambucano, ele tratou de se apresentar falando um pouco sobre suas características. "Sou um jogador veloz que procuro sempre estar ali perto do gol. Espero fazer o que vinha fazendo na Paraíba. O Santa tem um nome muito forte e uma torcida muito grande, tenho certeza que não vai ser difícil sair dessa situação", disse. Com a chegada de Capixaba, a contratação de Reinado foi totalmente descartada.

Em relação ao time que enfrenta o Porto, nesta quarta-feira, no Arruda, pela segunda rodada do "hexagonal da morte", o técnico Fito Neves segue quebrando a cabeça. O maior problema continua no setor defensivo. Apesar de contar com a volta de Marcelo Heleno, o treinador perdeu Anderson, suspenso.

Com isso, Leandro Bitom, outro que volta de suspensão, será improvisado ao lado de Heleno no miolo de zaga. O lateral-esquerdo Chiquinho, que jogou improvisado no setor, domingo, contra o Sete de Setembro, fica de fora, também suspenso. Para a partida, Fito ainda espera contar com o lateral direito Rafael Mineiro, que ainda precisa ser regularizado.

Novo contratado tem a maior média de gols do país

Publicado em 10 de março de 2008, às 23:42
Por Redação CoralNET


Para os tricolores que nunca ouviram falar no nome de Thiago Cunha, o novo contratado do Santa Cruz tem um ótimo cartão de visita: gols.

Thiago dos Santos Cunha nasceu em 25/04/1985 (22 anos) em Volta Redonda/RJ. Apesar da pouca idade, o atacante já tem muita bagagem no futebol. Além do Queimadense/PB, onde estava atuando, o jogador já passou pelo Araçatuba/SP, CRB/AL, Guarani/SP e Vitória/ES no Brasil, pelo Wigan da Inglaterra, o Murcia da Espanha e o Spartacus da Hungria.

Esse ano, o novo contratado tricolor chegou à Paraíba como a esperança de gols do Queimadense e rapidamente correspondeu em campo, tendo levado a equipe até às semifinais do Estadual. Durante as dez partidas em que atuou, Thiago balançou as redes onze vezes.

Segundo a imprensa local, o atacante além de marcar belos gols, é veloz e tem muita facilidade em driblar. Sua marca atual é tão significativa que, até o momento no país, apenas Thiago e Geraldo (Náutico/PE) conseguiram marcar tantas vezes. A diferença é que o alvirrubro atuou em treze jogos.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Tricolores Cleiton e Ígor são sondados pelo Santa Cruz

A diretoria do Fortaleza confirmou que vai reduzir o número de atletas do seu elenco, hoje conta com 36. No entanto, a disponibilidade será gradativa e apenas por empréstimo.

“Não vamos fazer uma lista de dispensa. O que nós queremos, e isso foi até um pedido do Heriberto da Cunha, que também foi jogador, é que nós preservássemos os atletas para um possível empréstimo. A nossa intenção é de que seis ou sete jogadores sejam emprestados, mas só vamos confirmar após a negociação ser completamente finalizada”, declarou o coordenador-técnico do Fortaleza, Edson Palomares.

Ainda ontem, surgiu a informação de que o atacante Cleiton e o meio-campista Ígor foram sondados pelo Santa Cruz/PE, mas a diretoria tricolor não confirmou.

Moré é dispensado do Vitória, diz 'não' ao Santa Cruz e fecha com Brasiliense

Enxugando o grupo, o Vitória anunciou a dispensa do atacante cearense Moré, que já atuou pelo Ceará e Ferroviário.

Moré chegou a negociar com o Santa Cruz, mas preferiu fechar contrato até dezembro com o Brasiliense para as disputas da Série B deste ano.

Time Coral não vence há oito jogos

Alexandre Oliveira acredita que ansiedade está atrapalhando o Santa Cruz

GLOBOESPORTE.COM

Recife (PE)


Além do péssimo início no Hexagonal da Morte do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz ainda amarga uma indigésta sequência de maus resultados no Estadual. O time já soma oito partidas sem vencer, já que a última vitória foi apenas no dia 27 de janeiro, na goleada por 4 a 1 sobre o Vera Cruz.

Porém, quem acha que a situação está ruim, pode observar alguma melhora no time de Fito Neves, que também não perde há quatro partidas. De qualquer maneira, o empate diante do Sete de Setembro não foi nada comemorado pelos jogadores. Ainda assim, Alexandre Oliveira fez questão de destacar que a derrota seria ainda pior para o clube.

- Seria uma tragédia perder esse jogo. Tomamos o gol e fomos atrás, dos males o menor - diz

Alexandre Oliveira acredita ainda que os jogadores são muito afetados ao longo da partida, quando as coisas começam a desandar dentro de campo.

- É difícil tomar o primeiro gol, dificulta muito nosso trabalho. A ansiedade acaba prejudicando.

Duelo com Porto é estratégico quanto a queda

Tricolor está cinco pontos à frente do Gavião, o primeiro time na zona de rebaixamento e adversário de amanhã

O que parecia inimaginável no começo da Série A1 do Campeonato Pernambucano, começa a preocupar o Santa Cruz. Até a quinta rodada da primeira fase do primeiro turno da competição, os tricolores estavam na co-liderança da etapa, com 11 pontos, e brigavam pelo título com o Sport. Depois disso, o time conquistou mais cinco pontos em oito jogos e vê a zona de rebaixamento à Série A2 a cinco pontos de distância.

Os comandados de Fito Neves lideram o hexagonal da morte, com 16 pontos, mas têm um confronto importante diante do Porto, amanhã à noite, no Arruda. O tricolor de Caruaru é justamente a primeira equipe na zona de degola, com 11 pontos. Uma vitória recolocaria os corais a oito de distância da faixa de rebaixamento e bem encaminhados para garantir a permanência na elite estadual.

Caso contrário, a situação pode se complicar. Uma derrota derruba a vantagem em relação ao Porto para dois pontos. O Centro Limoeirense, que está na vice-liderança do hexagonal da morte com 14 pontos, sai para enfrentar o Petrolina, quarto com 13. Já o Vera Cruz, em terceiro com 13, viaja a Garanhuns para pegar o Sete de Setembro, lanterna, com sete. Faltam 27 pontos a serem disputados.

O técnico Fito Neves perdeu o zagueiro Anderson para a próxima rodada. O defensor voltou a sentir uma lesão na coxa direita e foi vetado pelo departamento médico do clube. O lateral-esquerdo Chiquinho, que atuou improvisado na zaga contra o Sete de Setembro, domingo passado, em Garanhuns, levou cartão vermelho e vai cumprir a suspensão automática.

Em compensação, o zagueiro Marcelo Heleno cumpriu a última partida de uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) e está à disposição do treinador. O volante Leandro Biton, que pode ser improvisado atrás, retorna de uma suspensão por três cartões amarelos.

Mais dois jogadores estão aguardando a regularização. O primeiro deles é o lateral-direito Rafael Mineiro, treinando no Arruda desde o início da semana passada. “A competição não acabou. Temos que pensar no hoje e a nossa realidade é tentar fugir do rebaixamento. Seria horrível deixar o time nesta situação”, disse o jogador. O outro é o zagueiro Rogério, que se apresentou na manhã de ontem.

INGRESSOS

O Santa vai manter os preços de ingresso adotados na última rodada do primeiro turno. São 10 mil bilhetes a R$ 10 (sócio, idoso e estudante) e R$ 20 (inteira).

Os outros 10 mil ingressos concedidos pelo Todos com a Nota serão trocados hoje. O processo de conversão do vale-cidadão pelas entradas ocorre das 8h às 13h, no Arruda. A reserva pelo telefone foi feita ontem.

Reinaldo é descartado, e Tiago acerta

A diretoria do Santa Cruz descartou, ontem à tarde, a possibilidade de trazer o atacante Reinaldo, que foi artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro de 2005 e está amargando a reserva do Ceará desde a temporada passada. Os dirigentes, por outro lado, fecharam com o jovem Tiago Capixaba, de 22 anos, uma aposta. Ele é o atual artilheiro do Campeonato Paraibano, com 11 gols, pelo Queimadense.

A contratação do atleta – a 21ª primeira desde o término da Série B do ano passado – veio no apagar das luzes. O encerramento do prazo de inscrição de novos atletas na Série A1 do Campeonato Pernambucano é amanhã. Tiago chega ao Recife ainda hoje, já com a documentação pronta para dar entrada na Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

A intenção é também oferecer ao técnico Fito Neves até amanhã um novo zagueiro. O comandante coral, aliás, participa ativamente do processo de contratação, não somente dando o aval, mas consultando companheiros de profissão e dirigentes conhecidos.

O clube não está pensando apenas para o Estadual. “Além de reforços para terminar a competição local, iniciamos contatos para o futuro, visando à Série C do Brasileiro. Atualmente, temos que brigar para não deixar o time cair no Estadual, a verdade é essa, mas também para deixar a casa arrumada para a Terceira Divisão”, disse o diretor de futebol Constantino Júnior.

Artilheiro paraibano no Arruda

A diretoria do Santa Cruz segue correndo contra o tempo em busca de reforços ainda para o Campeonato Pernambucano. As inscrições encerram-se amanhã. Ontem, o zagueiro Rogério, ex-São Caetano, iniciou os trabalhos físicos no Arruda. À noite, outro reforço foi confirmado: o atacante Tiago Capixaba, 23 anos, artilheiro do campeonato Paraíbano pelo Queimadense - marcou 11 gols em 10 jogos.

Já a transação com o atacante Reinaldo, do Ceará, estagnou mais uma vez. O mesmo aconteceu com o meia Igor, do Fortaleza. Os dois jogadores pediram salários além do teto coral e estão praticamente descartados. Com a contratação do lateral-direito Rafael Mineiro, do goleiro Jean, do zagueiro Rogério e de Tiago Capixaba, a direção tricolor terá um pouco mais de tempo para buscar reforços. Os próximos atletas que chegarem ao Arruda serão para o Campeonato Brasileiro da Série C.

Paralelo a tudo isso, o técnico Fito Neves, que vem tendo uma participação efetiva nas contratações de jogadores, segue sua preparação visando o jogo como Porto, amanhã, pela segunda rodada do hexagonal da morte. A tendência é que o lateral Rafael Mineiro seja regularizado hoje e, assim, fique à disposição para o confronto com o Gavião. Já o zagueiro Rogério só deve fazer sua estréia no próximo domingo contra o Vera Cruz, em Vitória de Santo Antão. "Eu vinha treinando normalmente estou com a parte física em ordem. O problema é só esperar a documentação para jogar", disse o novo zagueiro.

Fito ganha duas boas opções para o confronto com o Porto. Marcelo Heleno e Leandro Biton cumpriram suspensão e voltam ao time. Por outro lado, o treinador perdeu Anderson, machucado, e Chiquinho, suspenso.

Fito continua quebrando a cabeça no Arruda


Diego Nigro/Arquivo Folha


Técnico ainda não sabe com quem vai entrar em campo
Zagueiro Marcelo Heleno está de volta ao time coral
GUSTAVO LUCCHESI

Após ter dificuldade para armar a equipe titular que estreou empatando em 1x1 no Hexagonal da Morte, no último domingo, diante do Sete de Setembro, o treinador do Santa Cruz, Fito Neves, continua sem ter vida fácil na missão de montar o time que enfrenta o Porto, amanhã, no Arruda, às 20h30. Mesmo com o retornos do zagueiro Marcelo Heleno e do volante Leandro Biton, que vem sendo improvisado na zaga, além do lateral Rafael Mineiro, já regularizado, dois atletas estão fora da partida diante do Gavião. O zagueiro Anderson voltou a sentir uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, na última partida do Tricolor, e foi vetado pelo Departamento Médico do clube. Já o lateral-esquerdo Chiquinho, que atuou improvisado na zaga diante do Alviverde de Garanhuns, foi expulso ainda na metade do primeiro tempo da partida e cumprirá suspensão automática.


Com essas ausências e retornos, Fito poderá voltar a atuar no 4-4-2, com Marcelo Heleno e Leandro Biton formando a dupla de zaga. Nas alas, Alexandre Aguiar permanece na esquerda e Rafael Mineiro disputa com William no lado direito. Outra opção do comandante coral é colocar Mineiro como volante, ao lado de Memo e Alexandre Oliveira, atuando apenas com Rosembrick no setor de armação. No ataque, Thomas Anderson e Rafael Rebelo devem ser mantidos.

Lutando para conseguir montar um elenco razoável de jogadores, já que atualmente só conta com 25 atletas, sendo uma boa parte recém promovidos dos juniores, o zagueiro Rogério, novo reforço coral anunciado no último domingo, já treinou ontem, pela manhã no Arruda. O atleta de 23 anos e 1,90 metro de altura, estava no São Caetano e chegou a atuar nas rodadas iniciais do Paulistão deste ano, porém, acabou não agradando e foi dispensado do Azulão. Ainda no fim da noite de ontem, outro reforço foi anunciado pelos dirigentes corais. Trata-se do atacante Tiago Capixaba, 22 anos, que estava no Queimadense/PB e marcou 11 gols em 10 jogos que disputou este ano. A apresentação do atleta no Arruda está marcada para hoje, às 10h30.