terça-feira, 24 de junho de 2008

Santa Cruz enfrenta CSP, da Paraíba, em amistoso nesta quinta

Embora o horário ainda não esteja definido, o time profissional do Santa Cruz vai participar de um jogo amistoso nesta quinta-feira (26), contra o CSP, time da segunda divisão da Paraíba. A partida foi solicitada pelo técnico Fito Neves, que deseja fazer algumas experiências com os novos contratados pelo time do Arruda.

O jogo vai acontecer no estádio do Santa, mas o horário ainda está fechado. É possível que este jogo seja promovido a atração principal de uma rodada dupla, já que o Santa também joga a última partida da segunda fase da Copa Pernambuco, contra o América, no mesmo dia.

O Santa tem vaga garantida na final da competição, por ter conseguido manter os 100% de aproveitamento na segunda fase, com quatro vitórias. Os profissionais, aliás, já vêem atuando na Copa PE com sucesso.

Nesta terça-feira (24), o time que jogou contra o Porto na segunda-feira fez musculação e trabalho de regeneração muscular na psicina. Os juniores e reservas participaram de um coletivo durante a manhã.

Da Redação do pe360graus.com

Santa Cruz na final da Copa Pernambuco

Postado por Marcelo Araújo

Não foi um primor de futebol, porém, o Santa Cruz goleou o Porto nesta Segunda-feira por 5 x 2 e está classificado por antecipação para a final da Copa Pernambuco. O adversário Tricolor somente será conhecido na quinta-feira. Atlético Pernambucano ou Betaniense enfrentará o Mais Querido.

O Torcedor Coral que compareceu em bom número no Arruda, aguarda com ansiedade o início da Série C, para ter uma dimensão do que vem pela frente.

Destacaria o volante Garrinchinha, o meia Juninho, o sempre eficiente Alexandre Oliveira e o Matador Edmundo, que fez três gols , apesar de desperdiçar uma penalidade.

Como plantão esportivo da Rádio Clube tenho acompanhado as movimentações dos adversários do tricolor na primeira fase da competição. Mesmo tendo a consciência de que a equipe não encontrará moleza, O Santa tem tudo para se classificar à segunda fase.

De parabéns mais uma vez, o Torcedor Tricolor que já deu demonstrações claras de que não vai abandonar a Cobra Coral neste momento difícil.

Santa conta com a ajuda de informantes


GUSTAVO LUCCHESI

Para conseguir começar o Campeonato Brasileiro da Série C com o pé direito, diante do Campinense/PB, no dia 6 de julho, em Campina Grande, o Santa Cruz irá contar com a ajuda de alguns “espiões” para passar informações sobre o adversário da estréia. Todos os “informantes” são ex-jogadores do Treze/PB, grande rival da Raposa do Nordeste. Ao total, a equipe é composta por cinco integrantes: o lateral-direito Marcos Vinícius, os volantes Garrinchinha e Reinaldo, o atacante Cléo, além do zagueiro Wescley, que veio do Barbalha/CE, mas defendeu as cores do Galo da Borborema no Campeonato Paraibano. Os agora corais já passaram alguns segredos ao treinador Fito Neves sobre a maneira de atuar do adversário na estréia da Terceirona.

Apesar das informações repassadas, a “equipe de investigações” do Tricolor não guarda boas lembranças do Campinense. No Estadual deste ano, o Treze conquistou o primeiro turno da disputa e era tido como favorito ao título, porém, a Raposa do Nordeste venceu a outra metade da competição e forçou uma final. Na grande decisão, o Rubro-negro paraibano atropelou a equipe formada pelos atualmente atletas corais, e venceu as duas partidas da finalíssima, por 3x0 e 2x0, respectivamente. Com a conquista, o Campinense chegou ao seu 17° estadual, dois a mais que o Galo da Borborema.

Mas apesar da conquista, a diretoria da Raposa não conseguiu segurar alguns atletas importantes da campanha vitoriosa do Paraibano, como o trio de atacantes Marquinhos Marabá, Fábio Júnior e Almir, com este último tendo deixado o clube na semana passada para atuar no futebol coreano. “Os principais atletas, decisivos no Estadual já se foram, no entanto, as peças do sistema defensivo ficaram”, disse o pequenino Cléo, que mede 1,59 metro.

PROCURA

A 12 dias do início da Terceirona, a diretoria coral corre para conseguir contratar o tão sonhado meia armador, pedido do treinador Fito Neves e prioridade dos dirigentes corais. A explicação dos cartolas é que não há peças disponíveis no mercado da bola. Para piorar, sem conseguir contratar, o Tricolor ainda pode perder mais um jogador anunciado como reforço. O goleiro Alexandre Fávaro ainda não recebeu a liberação do presidente do Mirassol/SP, seu atual clube.

Santa vira em cima do Porto e é finalista

Mostrando poder de recuperação e maturidade, a equipe do Santa Cruz conseguiu vencer o Porto, de virada, por 5x2, ontem, no Arruda, pela Copa Pernambuco. Com o resultado, a equipe coral garantiu, de forma antecipada, a presença na final da competição. Na próxima quinta-feira, o Santa Cruz enfrenta o América apenas para cumprir tabela.

O Santa Cruz tomou um grande susto no início do confronto. No primeiro minuto de partida, Pierre aproveitou vacilo da defesa e abriu o placar para o Porto. Aos três, Nixon chutou a bola na trave e, no rebote, Damião ampliou o placar.

Após os gols, a equipe coral colocou os nervos no lugar e acordou para o jogo. Aos 10 minutos, Alexandre lançou Rafael Mineiro, que diminuiu o placar. Aos 25, Edmundo teve a oportunidade de empatar em cobrança de pênalti. Porém, o atacante chutou para fora.

Mas o experiente não se abateu e acabou se transformando na principal peça da virada coral. Aos 45 do primeiro tempo, Edmundo aproveitou o bom cruzamento da esquerda e, de cabeça, empatou a partida.

Aproveitando-se do fato do Porto ter perdido um atleta (o lateral-esquerdo Felipe foi expulso no final do primeiro tempo), o Santa Cruz dominou a partida e encontrou facilidades para construir o placar.

Aos 4 minutos do segundo tempo, Thomas Anderson fez grande jogada e cruzou para Edmundo, mais uma vez de cabeça, mandar para as redes.

O domínio coral continuou e, após algumas chances desperdiçadas, o placar foi ampliado. Aos 22, Rafael fez bela jogada, cruzou e Edmundo mais uma vez usou a cabeça para vencer o goleiro Rafael. Faltando cinco minutos para acabar a partida, Tomas Anderson fez o quinto, aproveitando cruzamento de Esquerdinha.

O time do Santa Cruz jogou com Gledson, Stanley (Miller), Gonçalves e Alexandre, Rafael Mineiro, Reinaldo (Gilberto), Garrinchinha, Juninho e Neílton (Esquerdinha), Edmundo e Thomas Anderson.

Ao final da partida, o técnico Fito Neves gostou do poder de reação da equipe e espera uma melhor evolução nos próximos dias de preparação para a disputa da Série C. “Entramos desligados no jogo e, por isso, tomamos dois gols. Isso, realmente, não pode acontecer. Mas a equipe conseguiu mostrar tranqüilidade para conseguir virar o placar”, destacou.

Atendendo o pedido do treinador, a diretoria acertou a realização de um amistoso contra o Centro Sportivo Paraibano, da Segunda Divisão da Paraíba, na próxima quinta-feira. Falta apenas definir o horário. Assim, será possível o torcedor coral ver o time duas vezes. “A idéia é colocar um time misto contra o América e a base da equipe titular no amistoso. É bom para o torcedor ver o elenco todo em ação”, afirmou Fito.

Diretoria busca mais reforços

Mesmo com seu elenco praticamente fechado, a diretoria do Santa Cruz ainda busca a contratação de um meio-campista para a disputa da Série C do Brasileiro. Esse jogador seria diferenciado e aí mora a dificuldade na aquisição do atleta. Com a proximidade do fechamento da janela das Séries A e B do Brasileiro, a tendência é que o mercado para a terceira divisão se abra um pouco mais. Os festejos juninos também atrapalham um pouco. Porém, os dirigentes corais acreditam que podem bater o martelo até a próxima quinta-feira.

"A prioridade agora é a contratação de dois meias e dois atacantes. Porém ainda pensamos em reforçar o setor defensivo com mais um zagueiro", disse Jomar Rocha, diretor de futebol tricolor. Hoje, como meia-armador, o Santa Cruz só dispõe de Juninho e o garoto Miller, revelado nas divisões de base do clube.

A contratação de mais um goleiro também não foi descartada. É que Alexandre Fávaro, do Mirassol-SP, ainda não se apresentou pois depende do liberatório de seu clube. "O presidente do Mirassolestá na Espanha e o clube não quer liberar o jogador antes do retorno do mandatário deles. Se isso demorar muito vamos atrás de outro goleiro", completou Jomar Rocha.

Além dos jogos pela Copa Pernambuco, o técnico Fito Neves já solicitou a diretoria do clube dois amistosos contra equipes de maior expressão. Essas partidas devem ser marcadas para a próxima semana, que antecede a estréia do time na Série C do Brasileiro.