quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Torcida do Coral é destaque nacional


Tricolor do Arruda tem a oitava melhor média das Séries A, B e C

GLOBOESPORTE.COM
Recife

Eliminado na Série C desde o início de setembro, o Santa Cruz tem um motivo para se orgulhar: a torcida coral segue como destaque de público Brasil afora. Com uma média de 19.894 torcedores para cada uma das seis partidas do time em casa na Terceira Divisão, o Tricolor do Arruda ocupa a oitava colocação no ranking nacional. Supera, inclusive, times de massa como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG.

Apenas seis clubes da Série A (Flamengo, Grêmio, Sport, Internacional, Cruzeiro e Coritiba) e o Corinthians estão a frente do Santa Cruz. Na Série C, a distância para o vice-líder é confortável: o Remo, também eliminado, possuí média de 13 mil torcedores por jogo.

José Augusto Alves de Paula Neto, presidente da comissão patrimonial do Coral, admite que o público poderia ainda ser maior:

- Tivemos uma queda de renda este ano por conta da interdição do anel superior. Estamos trabalhando na reforma para que em janeiro os dois anéis estejam liberados e o estádio esteja pronto para começarmos uma nova fase para o Santa Cruz – afirma.

Paulista de braços abertos para o Santa


Não vai existir impedimento do Santa Cruz utilizar o estádio Ademir Cunha para amistosos e, inclusive, alguns jogos do Campeonato Pernambucano de 2009. A confirmação foi dada pelo chefe do Departamento de Esportes da Prefeitura de Paulista, Júlio José Neto. A polêmica surgiu ontem pelo fato do estádio estar interditado pelo Ministério Público desde janeiro de 2005. Naquele ano houve um grande tumulto na Ademir Cunha, que foi palco do jogo de estréia do Estadual entre Estudantes x Sport, pelo excesso de público. Um muro do lado externo do estádio desabou e uma grande confusão se formou.

"De lá para cá a prefeitura fez uma reforma total na estrutura física do estádio e também do gramado, que hoje é o melhor de Pernambuco e conta com drenagem informatizada", disse Júlio José Neto antes de completar: "O que falta para o Ministério Público liberar são alguns laudos técnicos. Já conseguimos o da Vigilância Sanitária, do Crea e está faltando o dos Bombeiros, da PM e também da Celpe. Em, no máximo 15 dias, isso estará resolvido". Assim, a pré-temporada coral deve ser mesmo confirmada para o Ademir Cunha.

Apesar da boa vontade da prefeitura de Paulista, a tendência é de que as obras do Arruda terminem antes mesmo da estréia do Campeonato Pernambucano. O trabalho segue em ritmo acelerado. Para se ter idéia todo o gramado já foi retirado. Uma das três torres de iluminação já teve seus refletores retirados. A pintura na sede e as reformas nos banheiros continuam. Todas as antigas cadeiras cativas pretas já foram retiradas e serão substituídas por novas de fibra.

Reforma no Arruda está em pleno andamento

Diego Nigro



Obras iniciais nas dependências do estádio devem durar 90 dias
Grama foi toda retirada do campo, que ganhará um novo tapete para 2009
GUSTAVO LUCCHESI

No dia 7 deste mês, data em que tomou posse da presidência executiva do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho escolheu como primeiro ato da sua administração a assinatura, perante toda a torcida coral, de três contratos de R$ 4 milhões, no total, para a reforma imediata do estádio José do Rêgo Maciel, dando o dia 11 de janeiro de 2009 como prazo final para a entrega das obras. Com a torcida sendo envolvida por um misto de ansiedade e desconfiança quanto à data anunciada, basta visitar o Mundão para se espantar com a velocidade em que as obras estão acontecendo.

Bem diferente das gestões passadas, onde não se conseguia nem realizar uma reforma no anel superior do estádio, mesmo tendo mais de oito meses para isso, a Era Fernando Bezerra Coelho, há apenas 16 dias à frente do Mais Querido, já retirou todo o gramado do Arruda, assim como os refletores de uma das duas torres de iluminação, além das antigas cadeiras de ferro.

Para os mais desconfiados, o presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula, garante que o cronograma das obras está sendo cumprido e que tudo será entregue no prazo dado inicialmente. “Nos deram 90 dias para entregar tudo pronto, e estamos trabalhando a todo vapor. Todo dia nós conferimos o cronograma das atividades e tudo está sendo realizado dentro do esquema que traçamos”, declarou José Augusto, informando que os engenheiros da Greenleaf, empresa responsável pelo gramado, já estão no Recife e começarão a trabalhar na preparação do terreno, com a grama só sendo plantada, de fato, por volta do dia 15 de novembro.

Como não poderá contar com o Mundão para fazer a sua pré-temporada para o Pernambucano, a idéia dos dirigentes corais é utilizar o Ademir Cunha, em Paulista, para fazer toda a preparação para o Estadual. Porém, ontem surgiu uma notícia de que o estádio estaria interditado desde o ano passado para jogos oficiais, amistosos, e até mesmo treinamentos. Vale ressaltar que o próprio Santa Cruz utilizou o campo de Paulista para treinamento este ano, no meio da Série C, quando a intenção era não estragar ainda mais o gramado do Arruda, castigado pelas fortes chuvas na época.

No entanto, o diretor de Esportes da Prefeitura de Paulista, Júlio José Neto, tratou de esclarecer a real situação do estádio. “Tivemos alguns problemas com os incidentes ocorridos no jogo entre Sport e Estudantes, pelo Estadual de 2006, mas reestruturamos o estádio e, dos cinco laudos necessários para a liberação do campo, já obtivemos dois. Os outros três devem sair no prazo de 20 dias”, explicou.

VISITA

O diretor das Divisões de Base do Santa Cruz, Fred Arruda, visitou ontem o Centro de Treinamento do Atlético Paranaense e ficou bastante entusiasmado com o que viu. A estrutura do Furacão servirá como base para os tricolores construírem o CT coral.