quinta-feira, 19 de junho de 2008

Fito Neves testa formação do Santa Cruz com três volantes

Com os reforços chegando, o técnico Fito Neves começou a acelerar o ritmo dos treinamentos no Santa Cruz. Depois de dois meses preparando a equipe fisicamente, o treinador agora privilegia os treinamentos táticos. Ele tem montado o time com três volantes, numa formação que libera os laterais para atacar com freqüência.

A estratégia tem agradado os atletas, como o lateral direito Rafael Mineiro. “Ele quer que o time marque forte e saia rápido nos contra-ataques”, disse o jogador ao site oficial do Santa, nesta quinta-feira (19).

A equipe coral trabalhou em dois expedientes no dia ensolarado, na capital pernambucana. A equipe titular não deve jogar a próxima partida pela Copa Pernambuco, mas Fito Neves já adiantou que pretende continuar utilizando o campeonato para dar ritmo de jogos ao elenco

Da Redação do pe360graus.com

Voltando ao Arruda

Na busca por reforços para a equipe que está se preparando para a disputa da Série C, a diretoria do Santa Cruz está repatriando alguns atletas conhecidos da torcida.

O primeiro que já está praticamente contratado é o zagueiro Sidraílson. O jogador havia deixado o clube num momento turbulento e foi atuar na China. Agora, o atleta volta ao Arruda querendo mudar sua imagem diante da torcida.

Outro que pode voltar ao Arruda é o meia Laércio. O atleta chegou a ser apontado como grande revelação do clube, mas acabou desaparecendo. Após uma boa passagem pelo Ypiranga no Campeonato Pernambucano deste ano e algumas sondagens dos clubes, o meia pode retornar ao Arruda.
Com informações de Leonardo Boris - Rádio JC/CBN

Santa Cruz vai enfrentar Salgueiro com juniores

O técnico Fito Neves está bastante irritado com a tabela da Copa Pernambuco. Isso porque o Santa Cruz venceu o Porto por 2x1 nesta terça-feira, em Caruaru, e já volta a campo nesta quinta-feira, às 20h, contra o Salgueiro, em Salgueiro.

Além disso, ele acusa o Departamento Técnico da Federação Pernambucana de Futebol de ter esquecido que na época de São João as cidades do Interior ficam sem vagas nos hotéis. Por esse motivo, os atletas corais vão sair nesta quinta-feira no início da manhã, viajar cinco horas e entrar em campo às 20h.

Para não desgastar os atletas profissionais, Fito Neves decidiu enviar apenas os juniores para Salgueiro. Além disso, a equipe está praticamente classificada para a próxima fase da competição.

“Seria impossível jogar duas partidas fora e muito distantes com menos de 48 horas de descanso. Por isso vamos manter o elenco profissional no Recife e enviar apenas os juniores que estavam disputando o Estadual”, declarou o comandante tricolor.

Reforços - O zagueiro Wescley deve se apresentar nesta quinta-feira à tarde ao técnico Fito Neves no Centro de Treinamento do Intercontinental. O goleiro Alexandre Favaro tem chegada prevista até o sábado.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Técnico do Santa ainda não tem o time ideal

Do JC OnLine

Embora tenha colocado o time titular para enfrentar o Porto na terça-feira, pela Copa Pernambuco, o técnico do Santa Cruz, Fito Neves adiantou que ainda não pôs em campo a formação que considera ideal para o tricolor iniciar a caminhada na Série C do Campeonato Brasileiro. Para ele, os volantes Reinaldo e Garrinchinha, além do atacante Cleo, são titulares.

"O time está rendendo dentro do esperado e esses jogos são importantes para os jogadores se movimentarem. Porém, ainda não conseguimos colocar em campo a equipe que consideramos melhor. Gostaria de utilizar Reinaldo, Garrinchinha e Cleo, mas eles precisam aprimorar o aspecto físico", enfatizou o treinador.

Entre os jogadores, no entanto, as declarações são mais efusivas. O atacante Edmundo, por exemplo, é só elogios aos companheiros. Para ele, trata-se de um grupo comprometido com o objetivo de levar o tricolor à Série B e que apresenta boa qualidade técnica. "São boas pessoas e estão mostrando qualidade. O que precisamos é melhorar o entrosamento, principalmente com os que estão chegando", pontuou.

Com pouco mais de um mês de Santa, Edmundo já conquistou a torcida. Nos jogos em que atuou mostrou seu faro de artilheiro e já começa a ser chamado de "Animal" do Arruda, uma referência ao também atacante Edmundo, do Vasco. "Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito. E também funciona como um incentivo a mais", ressaltou.

CONTRATAÇÕES - O goleiro Alexandre Fávaro é aguardado neste sábado (21), mas pode demorar um pouco mais. O jogador tem contrato com o Mirassol, mas, segundo o diretor de futebol do Santa, Constantino Júnior, o atleta possui um acordo com o presidente do clube paulista, que o liberaria quando chegasse uma boa proposta. "O problema é que o dirigente encontra-se na Europa", disse.

ESTRÉIA - O primeiro jogo dos tricolores na Terceirona diante do Campinense pode não acontecer no Amigão, em Campina Grande. Isso porque a liberação do estádio depende de um laudo do Corpo de Bombeiros, ainda não entregue. Há a possibilidade de o jogo acontecer em João Pessoa ou Patos, no interior da Paraíba.

ELEIÇÃO - O ex-presidente do Santa Cruz, Romerito Jatobá, tentará voltar ao comando do clube no final do ano. Ele esteve à frente do clube em 2005 e 2006, quando viveu momentos distintos. No primeiro ano, o tricolor quebrou um jejum de nove anos sem títulos estaduais e conseguiu subir para a Série A. No ano seguinte, caiu para a Série B.

Artilheiro Edmundo cala a boca dos críticos no Arruda

Após marcar um dos gols da vitória do Santa Cruz em cima do Porto na última terça-feira, no estádio Antônio Inácio, em Caruaru, o atacante Edmundo está feliz da vida no Arruda. O jogador, que se consagrou como um dos artilheiros do Campeonato Pernambucano deste ano, está empolgado com a possibilidade de ser o maior marcador da Série C do Campeonato Brasileiro.

“Acho que estou conseguindo fazer o que sempre fiz por onde passei, muitos gols. Espero manter o ritmo aqui no Arruda e ajudar o clube a subir para a Série B do Campeonato Brasileiro”, declarou o artilheiro.

Sobre o atual elenco tricolor, o experiente Edmundo, que tem 38 anos, acha que o clube está no caminho certo. “Só fiz um coletivo com todo o elenco até agora, mas o pessoal é gente boa e parece competente. Acho que podemos fazer uma boa campanha”, afirmou.

Por falar em elenco, o Santa Cruz ainda não fechou o grupo para a disputa da Série C. O goleiro Alexandre Favaro deve chegar até esta quinta-feira ao Arruda. Além dele, a direção coral ainda está atrás de dois zagueiros, um meia e dois atacantes. Esses nomes devem ser divulgados até a próxima semana.

Romerito já se coloca como candidato à presidência

Robert Fabisak/Arquivo Folha




Ex-dirigente tricolor pretende suceder Edinho no Santa Cruz
Romerito Jatobá dirigiu o clube no biênio 2005-2006
GUSTAVO LUCCHESI

Apesar de ainda faltar seis meses para as eleições que irão decidir quem vai ocupar a cadeira da presidência executiva do Santa Cruz nos próximos dois anos, ocupada atualmente por Édson Nogueira, o Edinho, os torcedores corais podem presenciar mais um momento político histórico no clube: o retorno triunfal do polêmico ex-presidente Romerito Jatobá às Repúblicas Independentes do Arruda. Em meio ao árduo trabalho da atual gestão do Tricolor, para conseguir fechar o elenco que irá em busca do tão almejado retorno à Série B, Jatobá anunciou, de forma ainda não oficial, que será candidato a presidente do Mais Querido no final do ano.

Comandante coral nos anos de 2005 e 2006, Romerito conheceu de perto o dito popular de que “o céu e o inferno ficam no mesmo andar”. Após conquistar o Estadual, foi vice-campeão da Série B, garantindo o retorno coral à elite nacional, isso tudo em seu primeiro ano de mandato. Porém, em 2006, o Santa Cruz perdeu o Pernambucano para o Sport, nos pênaltis, e foi rebaixado da Série A do Brasileiro após terminar na lanterna da competição.

Apontado pela torcida coral como grande vilão dos fracassos, Romerito não conseguiu eleger o seu sucessor, Alberto Lisboa, e sofreu uma derrota histórica para Edinho, único presidente da oposição do clube a derrotar um candidato da situação, e deixou o Mais Querido pelas portas dos fundos. Com Edinho aclamado pelo povo no início da sua gestão, Romerito foi “crucificado” de vez pela torcida.

Porém, o que parecia impossível começa a se tornar realidade. Argumentando ter aprendido com os erros cometidos na gestão passada e conhecer o clube como poucos, Romerito garante que irá apagar a imagem arranhada que ficou no fim do seu mandato e que a sua decisão foi tomada devido aos vários pedidos que vêm recebendo de torcedores corais. “Quero voltar com mais consciência e ajudar o Santa Cruz. Por onde ando, as pessoas me pedem para voltar, e vejo que isso seria bom para o clube”, disse Jatobá. “O meu retorno não depende do desempenho do Santa na Série C, pois, apesar de não ter nada contra Edinho, os números provam que ele não tem mais condições de continuar. E o torcedor sabe disso”, finalizou.

Atual gestão preferiu não polemizar

Com os bastidores políticos do Santa Cruz começando a fervilhar, mesmo faltando ainda seis meses para as próximas eleições do clube, a atual gestão do clube, comandada pelo presidente Edinho e seus três diretores, Sylvio Belém, Jomar Rocha e Constantino Júnior, fez questão de não se mostrar incomodada com a notícia da candidatura de Romerito Jatobá. Concentrando forças para montar um equipe forte para a Série C, já tendo trazido 16 reforços desde o fim do Estadual, os dirigentes corais ainda não decidiram nem quem será o candidato da situação, tampouco se Edinho tentará se reeleger ao cargo.

“Romerito possui seus defeitos e suas virtudes, como todos nós, mas a política, por enquanto, não é o nosso foco. Além disso, quem decide é a torcida, não adianta discutirmos isso com uma Série C pela frente”, disse Constantino.

COPA PERNAMBUCO

O Santa Cruz volta a campo hoje, às 20h, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, pela quarta rodada da Copa Pernambuco. Com três vitórias em três jogos disputados, o Tricolor vai utilizar os atletas dos juniores para a partida.

Local da estréia pode ser alterado

Estádio Amigão, onde o Campinense-PB mandará seus jogos na Série C, ainda não foi liberado pelo Corpo de Bombeiros e tem até amanhã para conseguir a autorização da CBF

A estréia do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro, no dia 6 de julho, contra o Campinense-PB, está ameaçada de não ocorrer mais no Estádio Ernani Sátyro, mais conhecido como Amigão, em Campina Grande. De acordo com documento divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sua página oficial na internet, o local ainda não recebeu o aval do Corpo de Bombeiros. O prazo expira amanhã.

Caso os dirigentes do Campinense não consigam a liberação do Amigão até sexta-feira, o confronto será realizado fora da Paraíba. Nenhum outro estádio do Estado vizinho foi vistoriado pelos órgãos competentes, uma vez que o Treze-PB, o outro representante paraibano na competição, também é de Campina Grande e mandará suas partidas no Amigão. O Treze está no Grupo 6, o mesmo do Salgueiro, com quem estréia no Sertão pernambucano.

Segundo notícias veiculadas pela imprensa paraibana, as obras necessárias para a liberação do Amigão, um pedido feito pelo Corpo de Bombeiros e endossado pelo Ministério Público (MP) local, nem sequer começaram. De acordo com o MP em Campina Grande, em notificação do dia 15 de maio, os principais problemas encontrados foram infiltrações nas arquibancadas e falhas na rede elétrica.

Uma saída provável para os dirigentes do Campinense, se o Amigão permanecer interditado, é levar o confronto com os corais para o Rio Grande do Norte. Tanto o estádio do município de Santa Cruz, onde o Santa Cruz-RN mandará seus jogos, quanto o de Mossoró, casa do Potiguar, estão liberados pela Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Bombeiros.

O Potiguar, aliás, também compõe a chave do Santa Cruz. No Grupo 5, está ainda o Central, que igualmente corre para conseguir a liberação do Luiz Lacerda. Assim como no caso do Amigão, está faltando a aprovação do Corpo de Bombeiros chegar à CBF. Os centralinos estréiam em casa, diante do representante do time de Mossoró.

MAIS VETADOS

Além do Amigão e do Luiz Lacerda, outros 22 estádios ainda não estão autorizados pela entidade máxima do futebol nacional para receber jogos da Série C (ver quadro acima). O caso mais grave é o do Rio de Janeiro, com quatro vetos. O Paulo Coelho, do Petrolina, também está interditado, já o Cornélio de Barros, do Salgueiro, liberado.

Contratações à vista no Arruda


Depois de um dia parado em termos de contratações, a diretoria do Santa Cruz pode anunciar novos nomes hoje. Os dirigentes estão dando prioridade para fechar com um meia e um atacante de referência. Mais um meia e um zagueiro também fazem parte das pretensões corais para a Série C do Campeonato Brasileiro. O último anunciado foi o goleiro Alexandre Fávaro, terça-feira passada. O jogador, que estava defendendo o Mirassol-SP, tem desembarque previsto para o próximo sábado.

Até o momento, o Santa Cruz já acertou com 16 atletas. O processo de contratações foi iniciado após o término da Série A1 do Pernambucano, no dia 23 de abril. No pacote, vieram dois goleiros, três zagueiros, dois laterais, três volantes, dois meias e quatro atacantes. “Realmente o dia foi um pouco parado. Estávamos aguardando algumas coisas. Mas amanhã (hoje) pode ser que surjam novidades”, declarou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Esta tarde, o time coral – uma mescla de reservas dos profissionais e alguns integrantes dos juniores – volta a campo pela quarta rodada da segunda fase da Copa Pernambuco. A equipe comandada pelo assistente técnico Adílson Davi vai enfrentar o Salgueiro, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. Os corais lideram o quadrangular semifinal, com nove pontos.

Romerito revela o desejo de voltar

O ex-presidente do Santa Cruz Romero Jatobá Filho já se movimenta nos bastidores do clube para lançar candidatura às próximas eleições, marcadas para o dia 12 de dezembro. O oposicionista fala, inclusive, em nomes para compor a chapa e os principais cargos no Arruda.

Romerito cita como exemplo de quadros que poderiam trazer a união e paz ao Arruda o ex-presidente patrimonial do clube Ricardo de Paula e o advogado Célio Avelino. “Mas se não aparecer um nome que consiga unir, pelo menos, 70% dos tricolores, eu serei candidato”, afirmou.

Embora sua derrota na última eleição do clube, em dezembro de 2006, tenha sido muito comemorada pela torcida, Romerito acredita que terá o poder de unidade no clube. “Para isso, vou trabalhar bastante. Estou conversando com algumas lideranças e tenho tempo para costurar alianças”, garante.

Romerito até então não havia se pronunciado oficialmente sobre a candidatura. Mas, nesta semana, demarcou de vez o desejo de retornar ao clube. “Conheço o Santa Cruz como ninguém. Já tenho a intenção de descentralizar poderes. Vamos trabalhar em cinco frentes, inclusive com a maior participação do Conselho”, concluiu ele, que teve uma administração muito contestada pela torcida.

Estréia pode ser em Patos

A estréia do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para o próximo dia 6 de julho, contra o Campinense/PB, fora de casa. No entanto, o local da partida ainda não está confirmado, pois a diretoria do clube paraibana ainda não entregou à Confederação Brasileira de Futebol todos os laudos exigidos pela entidade. Até o momento, foram liberados apenas os documentos aprovados pela Polícia Militar e pela Vigilância Sanitária. O Campinense tem até amanhã para enviar o laudo com a aprovação do Corpo de Bombeiros. Caso naõ consiga, o jogo poderá ser transferido para a cidade de Patos, também no interior da Paraíba.

A proximidade do jogo, aliás, já vem tirando o sono dos jogadores tricolores. Até mesmo o experiente atacante Edmundo, de 37 anos admitiu a ansiedae pela estéia na Terceirona. "Dá até um friozinho na barriga saber que finalmente está perto de começar a nossa campanha. Estamos na expectativa de mostrar para a torcida que temos condições de colocar o Santa na Segunda Divisão", disse o atacante, que marcou um gol na terça-feira, na vitória por 2 x 1 sobre o Porto, pela Copa Pernambuco.

O Tricolor volta a jogar na competição hoje à tarde, contra o Salgueiro, fora de casa, no estádio Cornélio de Barros. O goleiro Alexandre Fávaro, 16º contratado para a Série C, chegará no sábado.