quarta-feira, 19 de março de 2008

Resposta de Fred Arruda

Ao saber das acusações feitas pelo presidente Édson Nogueira, o vice-presidente do Santa Cruz, Fred Arruda decidiu mandar um e-mail para o Blog do Torcedor rebatendo as denúncias.

Segue o texto:

Caro João Andrade,

Não vou ficar batendo boca com o presidente Édson Nogueira. Isso só faria com que, mais uma vez, ele desviasse o foco das atenções, real intenção dele, face a essa desastrosa fase que vive o futebol do clube.

Aceito democraticamente todas as declarações do presidente no que tange a qualidade da minha gestão como vice-presidente. Apesar de discordar, aceito e respeito a opinião do presidente.

Discordo porque:
1 - No administrativo nunca recebi qualquer incumbência - o presidente deve estar equivocado.

2 - Nas categorias de base, é só você ligar para qualquer membro das comissões técnicas da base ou para qualquer atleta da base e perguntar quem foi o único dirigente do clube a, desde 2007, aparecer por lá, fosse nos treinos, nos jogos ou para uma conversa. Infelizmente, nenhum centavo da arrecadação do clube foi destinado as divisões de base, razão pela qual os funcionários não recebem salário há bastante tempo e os atletas sequer recebem passagem. Três dos atletas da base já usados por Fito Neves sequer possuem contrato profissional com o clube, pois Edinho não priorizou essa iniciativa. Romarinho deixou de assinar contrato com o Santa Cruz por causa de R$ 100. Edinho disse que atleta como ele o Santa Cruz estava cheio e ele poderia ir pra onde quisesse. A notícia que foi dada ontem (terça-feira) nas rádios é que Romarinho acaba de ser vendido para um clube europeu por R$ 2 milhões. Se for mesmo verdade, palmas para o grande presidente Edson Nogueira.

3 - Quanto aos sócios, chegamos rapidamente a casa dos 8.500 sócios. Só que historicamente o sócio só paga quando o time está bem. E com o time que Edinho montou ficou difícil mantê-los em dia. De toda forma, completamos a informatização da arrecadação de sócios e implantamos o projeto piloto de um posto avançado de arrecadação de sócios no Shopping ETC com a ajuda do Grupo Veneno Coral. Quando me licenciei, o presidente mandou fechar o posto e não deu prosseguimento a idéia de descentralizar a arrecadação. Hoje, o acesso dos sócios não é mais feito com cartão magnético, graças a modernidade administrativa do presidente.

4 - Meu envolvimento no futsal continua, só que na qualidade de pai. Junto com um grupo de pais, administramos as categorias até o sub-15. Acho que os resultados falam por sí. E Edinho nunca foi a um treino ou jogo dessa garotada. Tão pouco paga 1 centavo sequer pra sustentar esse futsal vitorioso.

Com relação as declarações que eu repassava informações das reuniões de diretoria a Romerito, isso ele vai ter que provar na Justiça. Ele está me atacando como homem, coisa que jamais fiz com ele. Pedirei a fita com as gravações e darei entrada numa ação judicial para que ele prove o que disse. Se ele tem as gravações telefônicas que eu nunca dei e os e-mails que eu nunca passei, ele que prove. Vamos ver quem está dizendo a verdade e quem é o mentiroso.

Não entrarei mais na onda e no desespero desse senhor.

Abraço,
Fred Arruda

Obs: O Blog apurou que os três jogadores da base citados por Fred Arruda que ainda não teriam firmado contratos profissionais são Eneildo, zagueiro, Felipe, meia e Iuri, atacante. De acordo com o assessor de imprensa do clube, Jota Santana, os três já assinaram os contratos profissionais. Porém ainda não foi dada a entrada dos mesmos na FPF, o que dve acontecer nos próximos dias.

Volante Genalvo pede dispensa do Santa Cruz

O volante Genalvo não defende mais a equipe do Santa Cruz. O jogador pediu dispensa ao técnico Fito Neves e ao presidente Édson Nogueira. O motivo alegado pelo atleta é que ele não tem mais condições emocionais e psicológicas para permanecer no Arruda. Genalvo era o último remanescente do elenco que caiu para a Série C no ano passado.

De acordo com o técnico Fito Neves, o volante não tinha mais condições de ficar. “Conversei com o Genalvo e ele me disse que queria ir embora. Ainda tentei demovê-lo da situação, pois disse que precisava muito dele pelo menos até o final do Campeonato Pernambucano. Porém ele estava decidido”, afirmou.

O treinador ainda explicou um dos motivos da saída. “ele teve alguns problemas na escola da filha, quando ficaram admoestando a criança. A situação foi tão grave que por muito pouco ele não chegou às vias de fato com um dos pais”.

Sem Genalvo, o treinador tricolor realizou um trabalho técnico/tático nesta quarta-feira à tarde. Ele escalou a equipe com três zagueiros, sendo eles Leandro Biton, Memo e Rogério. Na lateral direita, Rafael Mineiro foi o escolhido. Na esquerda permaneceu Chiquinho.

No meio de campo, Rosembrik retorna na vaga de Miller. Os volantes serão Alan e Alexandre Oliveira. Thomas Anderson e Tiago Capixaba serão os titulares no ataque.

Ameaçado - O atacante Rafael Rebelo viajou para ver sua filha recém nascida e ainda não retornou ao Recife para treinar. Com isso, tem gente no Arruda já afirmando que dificilmente o artilheiro tricolor vai retornar ao clube.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

A maldição do vice


Pode ser apenas coincidência, mas o fato é que nas últimas gestões do Santa Cruz, o cargo de vice-presidente vem causando muita dor de cabeça.

Senão vejamos. Na última gestão de Zé Neves Filho (2003/2004), o vice, Alberto Lisboa, pediu licença do cargo. Na diretoria seguinte, foi a vez de Édson Nogueira, Edinho, também se licenciar do cargo de vice-presidente de Romerito Jatobá. Agora, o racha é entre Fred Arruda, eleito vice na chapa de Edinho.

Curiosamente, o motivo do afastamento alegado pelos três vices foi o mesmo: falta de autonomia nas decisões do clube.

Por tudo isso, já tem torcedor mais preocupado em quem será o próximo vice, do que em quem será o próximo presidente do Santa.

Edinho chama vice-presidente de Judas

Enquanto o time segue ameaçado de rebaixamento no Campeonato Pernambucano, os ânimos continuam fervendo nos bastidores do Santa Cruz. Depois de ser novamente ameaçado com um pedido de impeachment, o presidente coral, Édson Nogueira, Edinho, resolveu partir para o contra-ataque. E sobrou para o vice-presidente Fred Arruda, um dos que lideram o movimento pela saída do mandatário tricolor.

Durante o programa Bate-rebate da Rádio JC/CBN, Edinho chamou Fred Arruda de Judas. Segundo o presidente, Arruda era uma espécie de informante do ex-presidente coral, Romerito Jatobá. "Após as reuniões da diretoria, ele (Fred Arruda) entrava em contato com Romerito para dizer o que tinha se passado. O próprio Romerito me falou isso. No DNA desse rapaz corre o sangue de um Judas", afirmou Edinho.

Mais tarde, em outro programa de rádio, o presidente coral ainda rebateu as criticas de que é um ditador no Arruda, disse que não está isolado, e mais uma vez atacou Fred Arruda. "Nunca estive isolado. Hoje pela manhã, por exemplo, estive reunido com três ex-presidentes para tratar do assunto da Arena Coral. Ele diz que não tinha espaço no clube, mas dei para ele responsabilidade do administrativo, depois das categorias de base e do setor de sócios, e nada foi feito", afirmou.

Pelo que se vê o tão decantado desejo de união dos tricolores não passa de um sonho. Enquanto isso, o Santa vai minguando.

Briga pela camisa 1 deve esquentar

Publicado em 19 de março de 2008, às 00:47
Por Redação CoralNET

O goleiro Paulo Musse é o único jogador do elenco do Santa Cruz que disputou todas as partidas do Mais Querido desde o começo do ano.

Apesar da má fase que o clube vem passando, Paulo é um dos poucos atletas que tem mostrado regularidade no time coral e foi responsável por importantes defesas em alguns jogos. Mesmo assim, com a chegada de Jean ao Arruda, o atual titular da camisa 1 do Santa viu a sua posição ser ameaçada.

Jean, por sua vez, vinha de um longo período de inatividade e ainda estava se recuperando de uma lesão, situação que o fez ficar ausente, até então, dos jogos do Mais Querido. Apesar de ter realizado alguns bons coletivos, o departamento médico do clube achou melhor poupar o atleta para dar mais tempo para o mesmo se recuperar. E, após três semanas de trabalhos intensos, o arqueiro finalmente parece estar pronto para fazer a sua estréia com a camisa tricolor, mesmo que seja no banco de reservas.

Se tratando de experiência, Paulo Marques Musse e Jean Paulo Fernandes estão praticamente no mesmo patamar. Ambos tiveram passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e têm diversos títulos no currículo. O primeiro mede 1,95m e pesa 90kg, enquanto que o segundo mede 1,90m e pesa 88kg.

Quem ganha com isso é o comandante Fito Neves, que passa a ter duas boas opções para defender a meta do seu time.

Correndo por fora, o elenco coral ainda conta com o jovem Jaílson, de apenas 20 anos, que foi contratado no início de fevereiro como uma aposta e rapidamente ganhou espaço no time profissional.

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Santa contrata novo preparador de goleiros

Do JC OnLine

O Santa Cruz anunciou a contratação do preparador de goleiros Paulo César, nesta terça (18). Ele trabalhou no Cene, do Mato Grosso do Sul, com o técnico Fito Neves. Paulo César tem apresentação marcada no Arruda nesta quarta-feira (19) e chega para substituir Paraíba, dispensado pela diretoria coral hoje pela manhã.

Três ausências na reapresentação


Marcos Pastich/Arquivo Folha


Paulo Musse e Rafael Rebelo pediram para viajar e Marcelo Heleno está doente
Curiosamente, o Tricolor só venceu no Estadual, quando Rafael Rebelo balançou as redes adversárias
GUSTAVO LUCCHESI
Aproveitando a folga do meio da semana do Estadual 2008 e com uma semana inteira à disposição para se preparar para o jogo de domingo, contra o Centro Limoeirense, em Limoeiro, o elenco coral se reapresentou ontem, no Arruda, após o empate contra o Vera Cruz, com três ausências. O zagueiro Marcelo Heleno, com uma conjuntivite, teve de ficar fora dos treinamentos pela manhã e foi liberado pela comissão técnica no período da tarde. O defensor tomou o cartão vermelho contra o Galo das Tabocas e é o único desfalque certo para o próximo jogo coral. Já o goleiro Paulo Musse e o atacante Rafael Rebelo tiveram autorização da comissão técnica para viajar e resolver problemas familiares, retornando ao Recife hoje, segundo confirmou a diretoria do clube.

Com a chegada de Jean, que veio a pedido do comandante coral, Fito Neves, e deve ser o provável arqueiro titular quando recuperar a forma física ideal, e com Rebelo passando por um jejum de dez jogos sem marcar, a ausência dos dois só aumentou os rumores de um provável pedido de dispensa de ambos. O que pode acabar segurando o goleiro e o centroavante, pelo menos até o final do Pernambucano, é o reduzido número de atletas no elenco coral, que atualmente conta com 28 atletas, sendo boa parte recém-promovidos dos juniores.

Um fato curioso é que as três partidas do Pernambucano em que Rafael Rebelo marcou gol foram justamente as três únicas vitórias do Tricolor na competição. Sendo um contra o Ypiranga, na vitória por 3x2, na estréia do Estadual 2008; outro contra o Petrolina, na quarta rodada do Primeiro Turno, quando os corais venceram por 2x0, fora de casa; e mais outros dois na última vitória tricolor, contra o Vera Cruz, na quinta rodada, na goleada por 4x1, no Arruda. De lá para cá, nem Rebelo marcou, tampouco o Santa venceu.

Mas nem tudo é notícia ruim pelo lado das Repúblicas Independentes do Arruda. Para conseguir quebrar o maior jejum da história do clube, em Estaduais, de dez jogos sem saber o que é vencer, Fito Neves contará com a volta do volante Memo e do meia Rosembrick, ambos retornando de suspensão automática.

DISPENSA
O preparador de goleiros coral Paraíba, ex-arqueiro do Náutico nas décadas de 1980 e 1990, foi dispensado do Santa Cruz, ontem, pela manhã. De acordo com informações de bastidores, o profissional foi se queixar sobre os salários que estão atrasados e, como solução para a situação, os dirigentes tricolores decidiram dispensá-lo. A diretoria do clube ainda não anunciou o seu substituto.

Edinho não acredita em impeachment

Presidente executivo tricolor diz que pedido de interrupção de seu mandato é ilegal

Um dia depois de o conselheiro Fernando Veloso afirmar que vai solicitar o impeachment do presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira rebateu alegando não haver sustentação jurídica para tal ação do Conselho Deliberativo contra ele. A próxima reunião do órgão está marcada para ocorrer em 31 deste mês.

Edinho foi eleito em dezembro de 2006 para um mandato de dois anos. Na ocasião, bateu Alberto Lisboa, candidato da situação e apoiado pelo então presidente Romero Jatobá Filho. “Não adianta ficar chorando, nem sou uma pessoa de renunciar. Isso é coisa para covarde. Esse negócio de impeachment não tem amparo legal”, declarou o mandatário coral.

Em duas temporadas, o Santa acumula quedas seguidas em brasileiros e péssimas campanhas em pernambucanos. “Estão julgando a minha administração pelos resultados de campo, que realmente são negativos. Sabe como essa reclamação toda pode acabar? Quando o time ganhar três partidas seguidas. Uma hora vai dar certo.”

O clube reativou a parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em que cada torcedor tem a opção de pagar R$ 1 a mais na conta de energia do mês a ser destinado aos cofres corais. “Estou correndo atrás das parcerias, tentando publicidade gratuita nos veículos de comunicação para fazer essa campanha andar. O Santa Cruz não tem receita, e clube nenhum ou empresa nenhuma consegue sobreviver atualmente sem dinheiro”, lamentou o presidente tricolor.

O dirigente ainda se defendeu listando ações implementadas fora das quatro linhas. “Já conseguimos um ônibus novinho para o clube, estamos praticamente fechando para a vinda de um placar eletrônico, as obras para a liberação do anel superior do Arruda começaram, estamos concluindo as reformas do vestiário e das novas instalações para entrevistas após os jogos. Continuo trabalhando e estou à disposição para conversar”, completou Edinho.

A oposição, por outro lado, deve começar esta noite a recolher as assinaturas para o pedido de impeachment. O líder do movimento, Fernando Veloso, explicou que está voltando de viagem para acertar de vez a estratégia com os seus aliados. “Andam dizendo por aí que não sou conselheiro, nem mesmo sócio do clube. Recebi a cobrança do Conselho na semana passada e paguei normalmente. Daqui a pouco vão falar que sou torcedor do Sport. Mas não tem problema, faz parte do processo”, declarou Veloso.

Uma outra investida para tentar derrubar o presidente Édson Nogueira foi realizada no final do ano passado, após a queda à Série C do Brasileiro. O movimento anterior, entretanto, também comandado por conselheiros, foi minguando e, no final da reunião, o que se viu foi um novo voto de confiança no dirigente máximo do Santa.

Curiosamente, Fernando Veloso fez parte da base de apoio da campanha eleitoral vitoriosa do atual presidente. Ainda no primeiro ano de mandato, passou a fazer parte da oposição. Também se negou a aceitar o cargo de diretor de marketing do clube, posto este oferecido por Edinho no ano corrente.

Rafael e Musse não treinam

Apesar da situação ruim dentro do campo, dois jogadores titulares até o momento foram liberados e não participaram dos treinamentos de ontem. O goleiro Paulo Musse foi visitar familiares na cidade de Salvador. Pelo mesmo motivo, o atacante Rafael viajou para o Rio de Janeiro. Curiosamente, ambos ganharam “sombras” de peso para o confronto diante do Centro Limoeirense, no próximo domingo, no Estádio José Vareda, em Limoeiro, pela quarta rodada do hexagonal da morte da Série A1 do Campeonato Pernambucano.

O goleiro Paulo Musse não vem tendo apresentações comprometedoras, mas sofre com o recém-contratado Jean, que goza de muito prestígio junto ao técnico Fito Neves e defendeu o Corinthians no primeiro semestre do ano passado. Jean, porém, depende da recuperação do joelho direito. O jogador passou por uma cirurgia no local, em julho do ano passado. Há sete meses sem participar de uma partida oficial, o atleta ainda sente as conseqüências na área operada durante os treinamentos.

Rafael, por sua vez, vem sendo muito contestado pelos torcedores. Depois de um início de temporada excelente, caiu de rendimento. Nas cinco primeiras rodadas do Estadual, o atacante balançou as redes quatro vezes. De lá para cá, contudo, vive um jejum de dez confrontos. Coincidentemente, os corais só venceram quando o artilheiro deixou a sua marca. Com a chegada do também atacante Thiago Capixaba, a condição de titular absoluto ficou ameaçada. O jovem Thomas Anderson corre por fora nessa briga por posições.

O técnico Fito Neves terá o retorno de duas peças para montar o time que enfrenta o Centro Limoeirense. O volante Memo volta de suspensão por três cartões amarelos. Já o meia Rosembrik estava cumprindo a automática após expulsão diante do Porto, na estréia do hexagonal da morte. Memo deve ser improvisado na defesa novamente, ao lado de Leandro e Rogério. O zagueiro Marcelo Heleno foi expulso contra o Vera Cruz, domingo.

"Não abro nem para um trem"

Situação x Oposição

Os resultados em campo não estão vindo, o time amarga a pior campanha em toda a sua história no Estadual e um grupo de oposição à atual gestão do Santa Cruz vai mesmo pedir o impeachment do presidente Edson Nogueira. O problema é que Edinho já avisou: "não abro nem para um trem". Assim, a queda de braço está formada. O atual mandatário coral tem mandato até o final do ano. A eleição no clube está marcada para a primeira quinzena de dezembro.


Meia Rosembrick cumpriu suspensão e volta à equipe coral no jogo de domingo com o Centro Limoeirense. Foto: Jaqueline Maia/DP
Sabendo da postura do atual presidente tricolor, o vice, Fred Arruda, que está afastado da direção executiva desde novembro do ano passado, propôs um desafio a Edson Nogueira: "Se ele se afastar, eu me afasto também. A partir daí a gente zera o processo e vai buscar um outro nome para dirigir o clube", disse, ontem, no programa Bate Bola, da Rádio Clube-AM. Fred Arruda adiantou também que não será, "em hipótese alguma", candidato à presidência do clube na eleições de dezembro. "As minhas atribuições profissionais não deixam", afirmou. No entano, ele ponderou que aceitariao desafio de comandar o Santa Cruz até o final do ano.

O pedido de impeachment será formulado em uma reunião hoje para ser protocolado no encontro do Conselho Deliberativo marcado para 31 de março, no Arruda. O texto está sendo elaborado por Fernando Velozo, Fred Arruda, Osmundo e Sylvio Ferreira. "Nós quatro vamos sentar amanhã (hoje) para fechar o documento", disse Velozo, ontem, por telefone, antes de retornar de Salvador para o Recife. "Vamos colocar mais de 50 assinaturas neste pedido de impeachment", afirmou ele, que confirmou ser conselheiro e sócio em dia. "Estou em dia com as minhas obrigações com o clube. Quem parece que não é tricolor é Edinho. Se fosse renunciava, pois quem ama não mata", completou.

Em campo - Alheio aos problemas políticos do clube, o técnico Fito Neves segue preparando a equipe na tentativa de reagir no hexagonal da morte. O próximo compromisso tricolor será domingo contra o Centro, em Limoeiro. Para este jogo, o treinador terá o retorno do volante Memo e do meia Rosembrick, que cumpriram suspensão automática.