quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Santa arranca um empate importante

Mesmo com um a menos durante boa parte do jogo, corais ficaram no 0x0 com o Campinense
GUSTAVO LUCCHESI

A tão esperada vitória fora de casa não veio desta vez, mas o Santa Cruz conquistou um importante empate, em 0x0, contra o Campinense/PB, ontem, no Amigão. Com o resultado, o Tricolor passou a dividir a vice-liderança do Grupo 19, ao lado dos paraibanos, com dois pontos ganhos.

Num primeiro tempo conturbado para os pernambucanos, o goleiro Glédson e o lateral-direito Rafael Mineiro receberam um chute no rosto e uma cotovelada, respectivamente, e tiveram que ser substituídos. Marcando forte e conseguindo segurar bem o ânimo dos donos da casa, o Santa Cruz ainda teve uma excelente chance de abrir o placar, aos 29 minutos, após tabela entre Camilo e Edmundo, mas o lateral chutou para fora e desperdiçou a oportunidade.

Não querendo deixar barato, os paraibanos responderam com Paulinho Macaíba, que mandou uma bomba na trave do tricolor. O equilíbrio permaneceu no segundo tempo. Logo aos sete minutos, o Campinense chegou a marcar, mas o árbitro marcou falta em Jaílson.

SALGUEIRO

Na outra partida do Grupo 19, o Salgueiro bateu o Icasa/CE por 3x1, no Cornélio de Barros, e assumiu a liderança da chave, com quatro pontos conquistados.

Campinense
Pantera; Fábio, Jádson, Ricardo Oliveira e Raí; Barata (Mossoró), Fabiano Silva (Wanderley), Washington e Elvis; Paulinho Macaíba (Derlei) e Marquinhos Marabá
Técnico: Freitas Nascimento

Santa Cruz
Glédson (Jailson); Sandro, Gonçalves, Wecquisley; Rafael Mineiro (Bruno), Alexandre Oliveira, Leandro Biton, Camilo; Cléo, Gilberto (Stanley) e Edmundo
Técnico: Bagé

Local: Amigão (Campina Grande)
Árbitro: João Gomes Duarte (RN)
Assistentes: Eduardo Lincoln Neves e José da Silva Sobrinho (ambos de RN)
Cartão amarelo: Wecquisley, Edmundo e Cléo (Santa) Élvis (Campinense)
Cartão vermelho: Wecquisley (Santa) e Élvis (Campinense)
Público e Renda: não divulgados.

Folha Esportiva
Claudemir Gomes

Tesouras afiadas

A Turma da Tesoura, grupo de torcedores que se reúne, em dias de treino, nas sociais do Arruda, tem eleição marcada para o próximo sábado. às 10h, nas arquibancadas do estádio, local onde acontecem os encontros diários. Os sócios da Turma da Tesoura são uma espécie de guardiões do Santa Cruz. O único problema é que todos têm a língua afiada, falam de tudo e de todos, ninguém escapa.

Série C // Valentia tricolor

Campinense e Santa Cruz se enfrentaram três vezes nesta Série C e protagonizam uma das maiores rivalidades da competição. Ontem, em Campina Grande-PB, não foi diferente. A partida foi uma verdadeira guerra e os jogadores corais mostraram muita valentia e heroísmo. O Tricolor arrancou um empate em 0 x 0, na base de muita raça e competência defensiva.

O resultado acabou sendo de bom tamanho pelas circunstâncias da partida. Apesar de ter mais volume de jogo e posse do bola, o Campinense não conseguiu transformar isso em gols. Pelo contrário. A Raposa da Borborema não achava espaço para furar o bloqueio coral - com três zagueiros e dois volantes - muito bem armado pelo técnico Bagé. Com o passar do tempo, o Campinense começou a perder a cabeça e partir para a pancadaria, com a complacência da arbitragem.

Foi assim que o Santa Cruz acabou perdendo dois jogadores - o goleiro Glédson e o lateral-direiro Rafael Mineiro -, antes mesmo dos primeiros 30 minutos de jogo. Os substitutos: Jaílson e Bruno, respectivamente,entraram e foram muito bem na partida. Com a força renovada, a equipe coral passou a utilizar os contra-ataques, puxados por Cléo, como principal arma. Jogando em velocidade, o Santa passou a levar um certo perigo à meta adversária. Faltava um pouco mais de capricho na finalização final.

Foi assim também no retorno para o segundo tempo. Jogando em casa e pressionado por sua torcida, o Campinense partiu para encurralar os tricolores. As boas jogadas vinham em bolas paradas ou alçadas na área pelo meia Elvis (ex-Santa Cruz). Em duas arrancadas, os tricolores quase surpreendem, aos 16 e 17 minutos, com finalizações do atacante Edmundo.

Aí veio mais um golpe. O zagueiro Wescley foi expulso e, com um jogador a menos, o Santa Cruz recuou para segurar o resultado. O Campinense também teve o meia Elvis expulso, mas no final da partida. Mesmo assim, a Raposa ainda criou algumas boas chances no final da partida, mas todas pararam nas mãos do jovem goleiro Jaílson.

Rodada - No outro jogo válido pelo grupo 19, o Salgueiro acabou vencendo o Icasa por 3 x 1, em Salgueiro. Os gols da partida foram marcados por Oziel e Elvis (2). Esquerdinha fez para os cearenses. No próximo domingo, o Salgueiro volta a jogar em casa, desta vez, diante do Campinense.

0 Campinense

Pantera, Fábio, Jadson, R. Oliveira e Raí; M. Mossoró, Fabiano (Wanderley), Elvis e Washington; Paulinho Macaíba (Derley) e Marabá.Técnico: Freitas Nascimento.

0 Santa Cruz

Glédson (Jaílson); Gonçalves, Sandro e Wescley; Rafael Mineiro (Bruno), Leandro Biton, Alexandre Oliveira, Cléo e Camilo; Gilberto (Stanley) e Edmundo. Técnico: Bagé.

Local: Estádio Amigão (Campina Grande-PB). Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN). Assistentes: Eduardo Lincoln Neves (RN) e José da Silva Sobrinho (RN). Cartões Amarelos: Marabá e Elvis (C); Sandro, Wescley, Cléo e Edmundo (SC). Cartão Vermelho: Elvis (C); Wescley (SC).

Glédson

O goleiro deixou o gramado com suspeita de fratura. Foi levado ao hospital junto com Rafael Mineiro, que levou uma cotovelada também no rosto.

Santa segura empate dramático

Tricolor teve jogador expulso, mas garantiu o 0x0 diante do Campinense

Rafael Carvalheira
rvieira@jc.com.br

CAMPINA GRANDE - Com dois jogadores lesionados ainda no primeiro tempo e uma expulsão no segundo, o Santa Cruz alcançou um importante resultado, ontem à noite, no Estádio Amigão, pela segunda rodada do Grupo 19 da Série C do Campeonato Brasileiro. O empate por 0x0 diante do Campinense, com tons de dramaticidade, deixa a equipe em uma situação relativamente boa no quadrangular. Tem dois pontos e está na vice-liderança. Os rubro-negros paraibanos têm a mesma pontuação, mas perdem no número de gols marcados (2x1).

O líder da chave é o Salgueiro, que venceu o Icasa-CE por 3x1, no Cornélio de Barros, no Sertão. Os sertanejos estão com quatro pontos, enquanto os cearenses amargam a lanterna, com apenas um. No domingo, o Santa recebe o Icasa. O Salgueiro recebe o Campinense.

Além do adversário, o técnico Bagé teve outra grande preocupação no primeiro tempo. Com uma lesão no rosto, Gledson deu lugar ao jovem Jaílson. Rafael Mineiro também foi substituído. Bruno entrou.

Mesmo com as mudanças, o setor defensivo se portava bem, com os zagueiros Gonçalves, Sandro e Wecquisley. O meio-de-campo, com cinco jogadores, demonstrou-se pouco criativo. Conseqüentemente, o ataque, sem alimentação, penou para concluir.

Os corais conseguiram chegar com alguma qualidade somente a partir dos 30 minutos, quando o lateral-esquerdo Camilo se soltou um pouco mais e levou perigo em três oportunidades para o goleiro Pantera.

No segundo tempo, o Santa precisou se segurar por um bom tempo com um homem a menos. Aos 21 minutos, Wecquisley foi expulso. Se o tricolor arriscava em contra-ataques, ficou ainda mais retrancado para segurar os ataques adversários. Até que aos 36, com a expulsão de Élvis, quando os dois times ficaram com dez em campo. Depois disso, muita pancadaria entre os atletas. E nenhuma expulsão.

TORCIDA

Dessa vez, os tricolores compareceram em menor número, cerca de 150 pessoas. Bem diferente dos seis mil que estiveram no Amigão na abertura da competição. Vários ônibus ficaram retidos na divisa do Estado, por falta de autorização para atravessar. Uma barricada composta por policiais militares paraibanos e da Polícia Rodoviária Federal foi montada na cidade de Juripiranga.

Blog do Torcedor (Coluna)
Por Marcelo Cavalcante

» TRICOLOR VISITA EX-TRICOLOR

O tricolor Eduardo Arruda reencontra o ídolo Grafite, na Suíça. No dia da visita do pernambucano, o Wolfsburg-ALE venceu o Vitória de Guimarães-POR, por 1x0, com gol do ex-atacante tricolor. Como nos velhos tempos do Santa Cruz.

comentário do internauta

» Recado de um tricolor enfezado

O internauta tricolor Fred está chateado com o Santa Cruz e manda o recado: “Tem que começar do zero, fazer um planejamento adequado à realidade financeira do clube, investindo na base e recrutando jovens valores da região que tenham o objetivo de crescer no futebol. Transformar o clube em empresa, com departamentos definidos e atuantes”. Recado dado.

» bola fora

O árbitro Cláudio Mercante fez feio no jogo Santa Cruz x Salgueiro. Inventou um pênalti que garantiu o empate coral no Arruda e depois não deu uma penalidade clara para os tricolores. Prejudicou o Santa, mas muito mais os sertanejos. Depois a FPF acha ruim quando os clubes do interior pedem árbitros de fora.