quinta-feira, 3 de abril de 2008

Santa enfrenta o Porto no 3-5-2

Na zaga, técnico Fito Neves confirma Leandro Biton na vaga de Felipe, que deixa o clube

PE360graus.com
Recife


A base do time que joga contra o Porto, em Caruaru, será a mesma que venceu o Sete de Setembro, na partida anterior do Santa Cruz dentro do Pernambucano 2008. O técnico Fito Neves definiu o time titular em treino coletivo, e priorizou mais uma vez os atletas promovidos dos juniores.

A equipe deve entrar no esquema 3-5-2, com Leandro Biton na zaga, assumindo o lugar de Felipe. Este último provocou uma surpresa ao anunciar que está deixando o Santa, após apenas quatro jogos como profissional. Ele não tinha ainda assinado contrato, e preferiu seguir para a Rússia, onde vai jogar futebol de salão.

No time titular, o lateral direito William retorna e entra no lugar de Rafael Mineiro, que não foi bem. O lateral esquerdo Chiquinho e o atacante Thiago Capixaba, recuperados de lesões, também devem jogar. Já Rosembrick, que também está recuperado de contusão, tem que cumprir suspensão e está fora da partida.
Na partida contra o Porto, estará em jogo a liderança do chamado “hexagonal da morte”, que o Santa lidera, com 24 pontos. O Porto tem 22 pontos.

Só no Arruda

Em qualquer equipe do país, todo garoto das divisões de base com um mínimo de futuro é imediatamente procurado pela diretoria para um contrato profissional. É a única maneira de evitar que o custo pelo investimento nas divisões de base se transforme em lucro para alguém mais esperto.

No Arruda, não é bem assim. Nesta quarta-feira, o garoto Felipe, de apenas 19 anos, deu adeus ao clube. Ele recebeu convite para jogar futsal na Rússia e picou a mula.

Apesar de Felipe treinar diariamente entre os profissionais e ter feito a sua estréia no time titular no domingo passado, contra o Sete, o jogador ainda não havia assinado contrato com o clube.

Logo, pôde fazer a sua mala e seguir seu caminho, deixando o Santa Cruz sem qualquer tipo de compensação financeira ou algo parecido.

Mais do que dinheiro, falta ao clube tricolor um mínimo de competência e seriedade aos seus ditos diretores. Estranho eles não sentirem um pouco de vergonha com tantas trapalhadas grotescas como esta. Pelo jeito, eles não têm vergonha.

Cobras e timbus disputam sub-17

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães recebe, hoje e amanhã, a seletiva nordestina da Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria sub-17. Em quadra, os pernambucanos Náutico e Santa Cruz disputam a vaga única contra CSA-AL e Colégio Módulo-BA. As equipes jogam entre si, com o maior pontuador classificando-se à fase principal, marcada para ser realizada entre os 23 e 27, em Aracaju-SE. Hoje, às 8h30, os rivais recifenses abrem a competição, tendo, logo em seguida, a partida entre CSA e Módulo. A partir das 15h, todo mundo retorna ao Geraldão para finalizar a rodada dupla. Dessa vez, as posições se invertem: o Santa pega a equipe baiana e o Náutico parte para cima dos alagoanos. Amanhã, serão realizados os últimos jogos do evento.

Santa Cruz vacila e perde meio-campista

Por falta de contrato firmado, o Santa Cruz perdeu uma de suas grandes promessas de futuro sem ganhar nada em troca. Ontem, o jovem meio-campista Felipe, de 19 anos, comunicou à direção coral que está se transferindo para o futsal da Rússia. É mais uma conseqüência da forçada utilização precoce dos pratas da casa.

Precavida, a diretoria coral já não corre o risco de sofrer o mesmo revés com outras revelações do clube. Hoje, o zagueiro Eneíldo passa a ser o último dos componentes do elenco de profissionais com idade de júnior a assinar contrato, todos com cláusula rescisória acima de R$ 1,5 milhão.

Atualmente, há dez componentes no grupo de cima que disputaram pelo menos uma parte do Pernambucano de Juniores. “Não fosse a campanha ruim, talvez esses meninos nem tivessem espaço entre os profissionais. Não há mais o risco de colocarmos em campo atletas sem acordo”, garantiu o diretor de futebol Constantino Júnior.

Por conta do trajeto tortuoso e o encurtamento do elenco com a queda para o hexagonal da morte, o técnico Fito Neves já foi obrigado a terminar uma partida com seis “meninos” em campo.

Domingo, por exemplo, escalou dois deles na criação. Os corais iniciaram o confronto diante do Sete de Setembro, no Arruda, pela sexta rodada da fase, com Miller, de 18 anos, e o próprio Felipe. O time venceu por 1x0.

Além dos dois meio-campistas, também estrearam entre os profissionais esta temporada os zagueiros Eneíldo e Bruno, o lateral George, os volantes Memo e Allan e os atacantes Yuri e Gilberto. O meia Thiago Enrique ainda não entrou em campo este Estadual.

O lateral-esquerdo Max, o volante Leandro e o atacante Thomas Anderson estrearam em temporadas passadas, mas ainda podem ser considerados como promessas. Os dois primeiros têm 20 anos, enquanto o outro está com 19. Para fechar, o zagueiro Paulo Vítor, que chegou há cerca de um mês, também tem 19.

Felipe vai com um contrato de dois meses, com possibilidade de fechar por mais seis anos. “Não esperava subir para os profissionais e começar a jogar tão rapidamente. Vinha bem nos juniores e enviei meus DVDs para a Rússia por intermédio de um amigo. Tenho de garantir o meu futuro e o da minha família.”

O Santa passou duas semanas tentando garantir um contrato, mas o atleta preferiu se esquivar, orientado principalmente pelo pai.

Costurando adesões

Tricolores de diversas facções se juntaram em almoço para tentar salvar clube

José Gustavo
Da equipe do Diario


O que parecia pouco provável começa a acontecer. Alguns poucos tricolores ilustres sentaram à mesa ontem, em um almoço no Senac, para dar o primeiro passo e reerguer o Santa Cruz ainda na temporada 2008. Tricolores ligados a algumas das principais facções do clube. Ex-dirigentes e colaboradores que, pela primeira vez, aceitaram a convocação de atual presidente Edson Nogueira e, com o espírito leve, "desarmados" conversaram por quase três horas e decidiram que irão ajudar a atual gestão a pensar soluções para salvar o "Mais Querido" do atoleiro em que se encontra. Inclusive, um segundo encontro já está marcado para a próxima terça-feira já como reunião de trabalho.

O que chamou a atenção neste encontro foi a rapidez em que foi convocado e aceitação de praticamente 100%. "Apenas Ricardo Carvalho, que está na Bélgica, mas mandou dizer que quando retornar se junta ao grupo e Célio Avelino, que não conseguiu se livrar de um compromisso profissional, não estiveram presentes", afirmou Tonico Araújo, do Ninho das Cobras. Marcaram presença 17 pessoas (veja quadro ao lado) entre eles dois ex-presidente, colaboradores e diversos ex-diretores do clube.

O Diario tentou contato com o presidente Edson Nogueira, para falar sobre o encontro, mas seu celular estava desligado. Pelo que a reportagem apurou esse primeiro passo foi dado para agregar uma força-tarefa que trabalharia diretamente em vários setores do clube, mesmo sem nenhum cargo específico. O objetivo é planejar o clube para a disputa da Série C e também repensar todo o futuro.

"Edinho me ligou e aceitei participar mais para escutar. O legal é que todos compareceram e se comprometeram em ajudar da maneira que desse. E foi muito bom. O Santa Cruz não tem mais espaço para divergências e temos que agregar mais ainda", disse Henrique Melo, ex-diretor de futebol da gestão de Romerito Jatobá.

Para Tácio Maciel, vice-presidente da gestão Jonas Alvarenga (1999/2000), o encontro serviu para juntar as pessoas e todos foram unânimes em dizer nãohá mais espaço para vaidades e facções dentro do clube. Vamos ajudar sim, sem cargos e mostrar que em primeiro lugar está o Santa Cruz e não o grupo de fulano de tal. A situação é ruim, mas tem solução sim", afirmou, confiante. Na reunião da próxima terça-feira, o presidente Edson Nogueira fará um levantamento detalhado da atual situação financeira, administrativa, social e, também, do futebol do clube já para iniciar o trabalho do novo grupo.

Estiveram presentes

Edson Nogueira - presidente Executivo
Alexandre Ferrer - presidente do Conselho
Antonio Torres - secretário do Conselho
Eduardo Lopes - diretor jurídico
Jomar Rocha - diretor de futebol
Rodolfo Aguiar - ex-presidente (independente)
José Nivaldo Jr. - ex-presidente (Independente)
Tácio Maciel - Vice-pres. de Jonas Alvarenga (Independente)
Ricardo de Paula - ex-pres. Patrimonial (ligado a João Caixero)
Antônio Luis Neto - ex-pres. Conselho (Ninho das Cobras)
Tonico Araújo - Vice-pres. de José Mendonça (Ninho das Cobras)
Clóvis Neves - ex-pres. Patrimonial (ligado a José Neves Filho)
João de Deus - ex-diretor de futebol (ligado a Alexandre Mirinda)
Henrique Melo - ex-diretor futebol (ligado a Romerito Jatobá)
Alberto Lisboa - candidato derrotado na eleição passada (independente)
Nelson Moraes - independente
Eduardo Esteves - independente

Mais uma promessa vai embora

Ele não chegou a fazer nem mesmo seu segundo jogo como titular do Santa Cruz. Entrou em campo apenas quatro vezes com a camisa coral. Era uma das recém-promessas das categorias de base do clube e já vai embora. O garoto Felipe, 19 anos, recebeu uma proposta irrecusável e está de malas prontas para jogar Futsal - isso mesmo, ele vai trocar o campo pela quadra - no outro lado do mundo: na Rússia. O contrato será por dois meses de experiência no DFG Java. Caso seja aprovado, o atleta assinará contrato por três anos.

A diretoria do Santa Cruz estava de contrato profissional pronto para assinar com o jogador, que preferiu recusar a proposta coral. "O Santa fez uma boa proposta para mim, mas estava muito longe do que vou ganhar na Rússia", disse o jovem jogador.

"Tenho um amigo que joga neste time da Rússia. Ele pediu um DVD meu e mostrou para o pessoal. É uma oportunidade impar que estou ganhando e não poderia recusar. Sempre joguei futsal também e não terá problema. Lamento apenas deixar o Santa no momento em que vinha me firmando como titular", comentou Felipe. Fito Neves, responsável pela promoção do garoto do time de juniores para o grupo profissional, ficou chateado com a transferência. "Acho que ele está sendo mal orientado".

Nem bem deu “oi”, jovem Felipe dá adeus


Marcos Pastich/Arquivo Folha
Rápido e inteligente, meia era uma das promessas
GUSTAVO LUCCHESI

Sabe aquela nova promessa coral, o meia Felipe, que fez uma grande estréia como titular no último domingo, contra o Sete de Setembro? Pois bem, mal disse “olá”, ele já deu adeus aos torcedores corais, ontem. Num claro reflexo da maior crise já vivida pelo clube, o Santa Cruz perdeu o atleta para o TTG-Java, da Rússia.

Decidindo percorrer o caminho inverso da maioria, o prata-da-casa está deixando os gramados e indo atuar na Primeira Divisão do futsal russo, onde o TTG-Java é o vice-líder do campeonato nacional, formado por 13 times e liderado pelo Dínamo de Moscou. Mas a pior notícia mesmo é que a Cobra Coral não ganhará nenhum centavo com isso, mesmo sendo o clube formador do meia, que iniciou a carreira nos gramados no juvenil do Santa.

Como o atleta foi promovido ao time principal há pouco mais de um mês, ele ainda não havia assinado o contrato para se tornar profissional do clube. A documentação até já estava pronta, mas o próprio Felipe retardou a assinatura do documento para aguardar uma resposta de um amigo, que atua no clube russo e levou um DVD com as jogadas do ex-meia tricolor. Bastante chateado com a situação, o técnico Fito Neves nem quis se despedir do atleta. “Agradeço muito a ele (Fito) por tudo. Entendo a atitude dele e espero que ele me entenda um dia”, disse Felipe, que até recebeu uma contra-proposta dos dirigentes corais, mas segundo o próprio, estava muito abaixo do que ofereceram os russos.