segunda-feira, 16 de junho de 2008

Santa Cruz-PE: Treinador satisfeito com chegada dos reforços

Aos poucos o treinador Fito Neves vai recebendo os reforços que solicitou para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Até agora, quatorze jogadores foram contratados pela diretoria coral e destes treze já treinam no Mundão. Neste sábado foi a vez dos recém-chegados Cléo e Patrick se integrarem ao restante do elenco tricolor nas atividades. Ambos participaram normalmente da movimentação deste sábado pela manhã.

Para Fito, a chegada Cléo irá aumentar bastante o poder ofensivo da equipe do Santa. "Ele é um atacante muito veloz e inteligente. Joga pelos lados do campo, mas também sabe fazer gols. Agora tenho a possibilidade de montar o meu ataque de formas diferentes, de acordo com a situação do jogo".

Cléo é o quarto reforço do Santa que veio do Treze/PB. Para o comandante coral, a opção de trazer jogadores da Paraíba tem explicação. "Esses atletas estavam comigo no começo do ano no Treze e me ajudaram a conquistar o título do primeiro turno lá. Já conheço os quatro e sei que eles podem nos ajudar bastante. Todos têm qualidade, conhecem nossos adversários e são experientes nessa competição que vamos jogar".

E o atacante, ao falar do primeiro adversário do Mais Querido na Série C, prova que Fito está correto. "O Campinense tem um time arrumado. Eles perderam poucos jogadores desde o fim do Estadual e conseguiram trazer de volta alguns atletas com boa passagem pelo futebol local, mas nosso time é forte e podemos ganhar deles lá na Paraíba".

Da Assesoria de Imprensa

Santa vence de virada na Copa PE

Robert Fabisak




Tricolor fez 3x2 no Salgueiro, ontem, no castigado gramado do estádio do Arruda
Com a chuva e o jogo do Náutico, no sábado, campo foi um adversário a mais
GUSTAVO LUCCHESI


Com a intenção de conquistar a segunda vitória e se manter invicto na segunda fase da Copa Pernambuco, o Santa Cruz enfrentou o Salgueiro, ontem, no Arruda, e saiu de campo com uma bela vitória por 3x2, de virada, após chegar a estar perdendo por 2x0. Cumprindo com o que havia declarado após classificar o time na fase anterior, o treinador coral, Fito Neves, não utilizou os principais atletas do seu elenco na partida, com a maioria dos jogadores escalados sendo da base coral ou prováveis reservas no Brasileiro da Série C.

Com um gramado bastante castigado pela chuva que caiu no fim de semana, ainda pior devido à partida entre Náutico e Vasco, realizada no último sábado, o jogo iniciou sem grandes emoções, com vários passes errados e pouca qualidade técnica das equipes, com a bola pouco rolando no campo. O marasmo acabou aos 44 minutos do primeiro tempo, quando os visitantes saíram na frente do placar, com Fabiano, que antecipou cruzamento e cabeceou sem chances para Jaílson.

Quando os cerca de 800 torcedores presentes imaginavam que o Mais Querido voltaria para a segunda etapa pressionando, buscando, no mínimo, um empate, aos quatro minutos da etapa final, Juninho recebeu na área e deu um leve toque de cobertura, na saída do arqueiro coral, abrindo dois gols de vantagem no marcador.

Desta vez, o gol parece ter acordado os tricolores, que começaram a dominar a partida e “agredir” mais o adversário, principalmente após a saída do meia Rodrigo Ost, que fez uma estréia apenas regular, com o, até então, lateral Esquerdinha passando a fazer a função de armar as jogadas e Max entrando para ocupar a ala. Aos 13 minutos, o volante Allan recebeu na intermediária e chutou forte para diminuir a vantagem. Empolgado, o Santa Cruz conseguiu chegar ao empate, aos 28, após bate-rebate dentro da área dos salgueirenses, a bola sobrou para o atacante Gilberto, que não desperdiçou a chance e chutou para deixar tudo igual no marcador.

Aproveitando o embalo para sair de campo com a vitória, o Tricolor partiu com tudo para o ataque e conseguiu a virada ao 36 minutos do segundo tempo. Após passe de Allan, Thomas Anderson foi à linha de fundo e cruzou voltando para Esquerdinha, grande destaque do jogo, chegar batendo para dar número finais e manter a invencibilidade coral na segunda fase da Copa PE.

Zumbi mal chegou, mas já foi embora

Num momento crucial para conseguir contratar reforços e fechar o elenco que vai em busca de uma das quatro vagas de acesso para a Série B do ano que vem, o Santa Cruz sofreu um golpe inesperado, no último sábado, e teve a sua primeira baixa, antes mesmo de estrear na Terceirona. Faltando exatos 20 dias para a estréia na Série C, contra o Campinense, o atacante Zumbi, contratado há cerca de duas semanas atrás, resolveu aceitar um proposta do Tigres, do México, e deixou o Mais Querido.

Apesar de ter sido anunciado pela diretoria coral no dia 3 deste mês, o atleta só foi aportar nas Repúblicas Independentes do Arruda no dia 9, já que resolveu fazer a viagem do Mato Grosso, onde estava atuando pelo Vila Aurora/MT, até o Recife, de carro, com a “odisséia” tendo durado cerca cinco dias de estrada. Após se apresentar, Zumbi chegou a participar de alguns treinamentos, mas na noite da última sexta-feira, recebeu uma proposta “irrecusável” dos mexicanos, onde irá receber cerca de R$ 50 mil por mês. “Gostaria muito de ajudar o Santa Cruz na busca pelo retorno à Série B, mas já tenho 27 anos e tenho que pensar no meu futuro”, declarou Zumbi, ao site oficial do Mais Querido.

Pelo lado dos dirigentes corais, mesmo com a baixa no elenco, pelo fato de se tratar de uma excelente proposta, todos compreenderam a decisão do atacante. “Ele nos pediu desculpas, explicou a real situação e acabamos entendendo o lado dele. Seria pior ele ficar aqui pensando no México”, disse Constantino Júnior, diretor de futebol, aproveitando para informar que um zagueiro deve ser anunciado hoje, já que as negociações estão bem avançadas com o atleta.

Mais interesse pelo televisionamento

Emissora local se junta à Rede Globo Nordeste para passar os jogos do time longe do Recife

As possibilidades começam a se abrir para o Santa Cruz, e quem parece ganhar com a concorrência pelos direitos de transmissão dos jogos da Série C do Campeonato Brasileiro é o torcedor. Ontem, executivos da TV Universitária se interessaram pelos compromissos corais fora de casa e estão aguardando uma reunião para estudar as condições. O encontro está marcado para ocorrer amanhã.

Informações de bastidores dão conta de que a emissora local já teria três patrocinadores praticamente fechados para bancar as condições de televisionamento. Logo na estréia, o Santa Cruz joga fora de casa. O confronto será dia 6 de julho, contra o Campinense-PB, em Campina Grande, pelo Grupo 5. Dia 13, enfrenta o Potiguar de Mossoró-RN, em Mossoró. Por fim, dia 23, pega o Central, em Caruaru.

A TV Universitária se junta à Rede Globo Nordeste pelos direitos de transmissão. Dirigentes do clube pernambucano já conversaram informalmente com representantes da Globo no início da semana passada. As negociações devem avançar bastante essa semana. “Vamos ver como poderemos fazer”, declarou o diretor de futebol Constantino Júnior.

Os jogos no Arruda do Santa Cruz serão nos dias 9, 20 e 17, contra Central, Potiguar-RN e Campinense-PB, respectivamente. Para estas partidas, os torcedores contarão com 30 mil ingressos do programa governamental Todos com a Nota, além dos vendidos pela diretoria. O clube ainda deve lançar uma promoção de associados para garantir pacotes de entradas.

ZUMBI

Uma proposta tentadora do futebol mexicano, o mais rico da América Latina, tirou o atacante Zumbi do Arruda. O jogador desembarcou no Recife na última semana, mas, com a possibilidade de contratação, protelou a assinatura com os corais. Na noite da sexta-feira passada, veio a confirmação da proposta do Tigres-MEX. Ele vai receber cerca de R$ 80 mil por mês.

O diretor Constantino Júnior disse que Zumbi se comprometeu a devolver todos os custos do Santa Cruz com viagem e hospedagem. O mesmo havia feito o meia Jorge Henrique há cerca de 15 dias. Ainda ontem, os corais venceram o Salgueiro por 3x2 pela Copa Pernambuco, com gols do volante Allan, do atacante Gilberto e do meia Esquerdinha.

Wescley é o novo reforço coral

A diretoria do Santa Cruz deve anunciar durante o dia de hoje a contratação do zagueiro Wescley Campos de Lucena, 28 anos, 1m84, 83kg, que estava no Barbalha-CE, clube que disputa a segunda divisão do futebol cearense. A notícia vazou na imprensa cearense e o jogador confirmou toda a transação para o Diario.

"Fechamos tudo e estou chegando, provavelmente, na terça-feira. Ainda tenho que ir buscar o meu liberatório no Barbalha", afirmou, por telefone, o zagueiro que jogou com Carlinhos Paraíba no Nacional de Patos-PB. "Quase acertei com o Santa no ano passado, mas não deu certo. Agora a coisa andou e espero levar o time de volta a Série B", completou o atleta que chegou a jogar pelo Fluminense-RJ.

As contratações tricolores não param por aí. "Vamos ter algumas notícias boas para o torcedor", confirmou Constantino Júnior, diretor de futebol. As negociações com um outro zagueiro, que deve vir também do futebol paraibano e um goleiro da região sul estão bem adiantadas. O goleiro deve mesmo ser André, do Caxias-RS, que vem negociando com o clube tricolor há mais de um mês. Um meia também pode pintar.

Pela Copa Pernambuco, o Santa Cruz segue liderando o grupo F da competição com duas vitórias e seis pontos. Ontem, no Arruda, jogando com o time B, o Tricolor venceu, de virada, o Salgueiro por 3 x 2. Os gols da vitória coral foram marcados por Esquerdinha, Allan e Gilberto. O Santa chegou a estar perdendo por 2 x 0 e mostrou muita força de reação. O time tricolor volta a atuar pela Copa Pernambuco amanhã diante do Porto, em Caruaru.