sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Reforços devem enfrentar o Salgueiro


Documentação de Sandro, Vágner Rosa e Camilo é regularizada na CBF e jogadores estão à disposição para atuar pelo Santa na Série C

PE360graus.com
Recife

O Santa Cruz terá três reforços regularizados e já confirmados no próximo jogo contra o Salgueiro, às 16h, no José do Rego Maciel, neste domingo. Sandro, Vágner Rosa e Camilo devem entrar em campo. Jéfferson é único entre os novos jogadores ainda que não teve a situação regularizada.

O meia Juninho e Bruno, que normalmente atua na lateral-direita, devem jogar juntos no meio-campo.

- Começar com o pé direito é sempre bom. A chegada dos atletas vai ajudar a nossa equipe a conquistar a classificação - afirma Juninho.

O atacante Edmundo também está confiante na classificação do Coral, mas alerta para o adversário.

- É importante a arrancada neste grupo. Sabemos que a equipe do Salgueiro não é boba, até porque foi a primeira do seu grupo - comentou.

Ex-técnico do Salgueiro, o comandante Tricolor, Bagé, diz conhecer o atual adversário muito bem.

Confirmados


Com divulgação no BID, zagueiro Sandro e lateral Camilo têm estréia definida para domingo, contra o Salgueiro, no Arruda

A noite já apontava do Centro de Treinamento do Intercontinental, quando o técnico do Santa Cruz, Bagé, respirou aliviado. É que dois dos setores mais carentes do seu time ganharam reforços para a partida contra o Salgueiro, domingo, no Arruda, pela primeira rodada da segunda fase da Série C do Brasileiro. O zagueiro Sandro e o lateral-esquerdo Camilo tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A estréia de Sandro e Camilo trará mais tranqüilidade ao técnico Bage. E não é para menos. O companheiro de Gonçalves na zaga, e também a lateral-esquerda, vinham sendo os grandes calos do Santa Cruz neste Brasileiro. "Sandro é muito experiente e orienta bastante os companheiros em campo. É a palavra do treinador dentro das quatro linhas", avaliou Bagé. "Já Camilo é nato da posição, vem treinando bem e não vamos mais precisar improvisar naquele setor esquerdo", completou.

Camilo assume a vaga de Marcos Vinícius, que é lateral-direito e vinha atuando deslocado na esquerda. Por sinal, Vinícius recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão diante do Salgueiro.

Já Sandro mostrou-se pronto para fazer a estréia. Os quatro meses que passou longe dos gramados não irão atrapalhar. "Vai dar para jogar sim. O treinador quer e eu também. Eu vinha me cuidando principalmente na parte física - fez trabalho específico em academias. É claro que não é a mesma coisa, mas a garotada também vai me ajudar e vice-versa", disse o xerifão coral.

Aos 34 anos, Sandro odeia que o chamem de velho. "Experiente sim, mas velho não", diz sorridente. Para o jogador, o que vale é a parte física e neste ponto ele está muito bem obrigado. "O que vale é o jogador ter a perna firme para jogar. O ritmo de jogo, o tempo de bola vem com as partidas", completou já mandando um recado aos adversários: "Estou também com o pé calibrado", avisou, referindo-se às potentes cobranças de faltas.

Bruno ganha vaga

As novidades no coletivo de ontem não se resumiram apenas a Sandro e Camilo. O técnico Bagé manteve o garoto Bruno, lateral-direito de origem, jogando um pouco mais adiantado no meio-campo ao lado de Juninho. A boa atuação nos 20 minutos finais da partida contra o Campinense, domingo passado, no Arruda, deram a titularidade, pelo menos momentânea, ao jovem Bruno de apenas 21 anos.

"É muito bom ter este respaldo do treinador", disse, ao final o treinamento. "Eu já exerci essa função (meio-campista) algumas vezes e me sinto bem a vontade", completou. Bruno terá uma participação importante no esquema tático montado pelo técnico coral. O jogador atuará como uma falso ponta direita quando o Santa Cruz estiver com a posse de bola. Assim, o Bagé consegue segurar um pouco mais Rafael Mineiro na marcação.

Porém, a equipe tricolor ainda não está definida. O treinador vai esperar até amanhã para oficializar seu time. A dúvida está em cima de Vágner Rosa. "A minha preocupação é apenas com a condição física dele. Por isso, quero esperar mais um pouco. Se ele melhorar mais um pouco nos próximos dias posso colocá-lo para jogar como titular", comentou Bagé.

Camilo e Sandro aptos para estrear

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Jogadores tiveram seus nomes publicados no BID ontem e devem pegar o Salgueiro
Lateral-esquerdo Camilo foi apresentado na última terça-feira e já vem treinando na equipe titular
GUSTAVO LUCCHESI
Com uma semana inteira para trabalhar e tentar implantar cada vez mais o seu estilo “gaúcho” no Santa Cruz, o treinador coral Ronaldo Bagé recebeu duas excelentes notícias ontem. Os recém-contratados Sandro e Camilo tiveram os seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e estão à disposição do técnico para serem utilizados já na partida deste domingo, diante do Salgueiro, no Arruda. E mesmo com pouco tempo de clube - foram apresentados na última terça-feira -, os dois atletas já devem fazer as suas estréias diante do Carcará, já que nos treinamentos vêm sendo escalados na equipe titular.

No caso de Camilo, a necessidade é o principal fator para a sua escalação imediata. Com Marcos Vinícius, que vinha sendo improvisado na lateral esquerda, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e sem confiança em Neílton e no prata-da-casa Max, Bagé deve optar pela entrada do novo reforço tricolor, esperando apenas uma definição do próprio atleta sobre sua condição física. “Ainda preciso pegar um pouco mais de ritmo de jogo, mas vou aproveitar o resto da semana para trabalhar forte e conseguir corresponder, caso o treinador opte pela minha entrada”, disse Camilo.

Já em relação ao veterano Sandro, trata-se de uma opção do comandante coral. Segundo Bagé, o experiente zagueiro será a sua voz dentro de campo, como uma espécie de segundo técnico da equipe. As condições físicas do atleta também serão fundamentais para a sua escalação. “Mesmo sem jogar uma partida oficial há quatro meses, sempre me cuidei e vinha fazendo jogos amistosos com times combinados. O que pode atrapalhar um pouco é a falta de ritmo, mas isso dá para superar com experiência e vontade”, comentou Sandro, que deve ocupar a vaga de Wequisley, formando a dupla de zaga ao lado de Gonçalves.

Ainda em relação ao confronto deste domingo, outra surpresa pode surgir na equipe coral. No treinamento de ontem à tarde, realizado no Centro de Treinamento do Intercontinental, em Paratibe, Bagé escalou o lateral-direito Bruno no setor de armação do time principal, ao lado de Juninho, assim como no último jogo, no empate contra o Campinense. Versátil e habilidoso, o jogador já atuou na posição em outras situações, deixando claro que não precisará se adaptar a sua provável função diante do Carcará. “Eu já atuei dessa maneira na Copa Pernambuco do ano passado, quando jogava pelo Ypiranga. Me sinto à vontade na posição e posso ajudar muito meus companheiros fazendo o papel de armador”, disse Bruno.

INGRESSOS

A troca dos 15 mil bilhetes já reservados do programa Todos Com a Nota, para a partida deste domingo, entre Santa Cruz e Salgueiro, acontecerá hoje, das 12h às 16h, na sede do Tricolor. Para evitar a ação dos cambistas, será exigido dos torcedores documento que comprovem que o mesmo foi quem efetuou a reserva.

Experiência garante Sandro no time


O técnico Bagé ainda não definiu a equipe titular do Santa Cruz que vai enfrentar o Salgueiro, no próximo domingo, no Arruda, na estréia das duas equipes na Série C do Brasileiro. Mas um atleta já tem sua vaga garantida no time: o zagueiro Sandro. Ontem à noite, Sandro teve seu nome publicado no BID da CBF e, assim, está liberado para atuar com a camisa tricolor. Com a necessidade de dar mais consistência ao setor defensivo, o treinador já confirmou a escalação do zagueiro na equipe.

Na verdade, Bagé já havia declarado que contava com o atleta na partida bem antes de a sua regularização ser publicada. “Sandro tem experiência suficiente para superar a falta de ritmo de jogo. Ele é um atleta que orienta a defesa. E como nossa equipe fala pouco durante o jogo, Sandro será um treinador dentro de campo”, avaliou o técnico.

Sandro chegou no Arruda na última terça-feira e participou de apenas dois coletivos. O zagueiro está há quatro meses sem atuar uma partida oficial. Vinha cuidando do preparo físico em academias e participando de algumas peladas com os amigos. Mas ele acredita que a falta de ritmo de jogo não será problema para a partida de estréia da segunda fase da Série C. “Essa história de falta de ritmo é conversa. Isso não existe. O importante é ter resistência para jogar e experiência para saber cortar a jogada adversária na hora certa. Portanto, estou confiante em fazer uma boa partida”, explicou.

Nos primeiros trabalhos com o grupo, Sandro diz ter percebido algo importante: todos os atletas estão dispostos a se ajudarem na difícil tarefa de levar o Santa Cruz de volta à Série B. “As pessoas falam em união. Mas nem sempre isso é possível. Estou percebendo que os jogadores têm muita vontade de ajudar uns aos outros. E que todos estão focados no mesmo objetivo. Isso é muito importante”, disse.

Com a escalação de Sandro, além da experiência no sistema defensivo, o Santa Cruz ganha mais uma opção nas cobranças de falta, que pode ser uma arma importante para superar o perigoso Salgueiro. “O chute ainda está forte e calibrado”, garantiu.

Além de Sandro, o Santa Cruz também poderá contar com o volante Vágner Rosa e com o lateral-esquerdo Camilo, que também foram regularizados. O segundo deve ser o titular da equipe. O primeiro é dúvida. O técnico Bagé vai deixar para definir a escalação do Santa Cruz após o treino de amanhã.

“Gosto do estilo de jogo de Vágner. Acho que ele será um atleta importante. Porém, ele ainda precisa ter um melhor condicionamento físico. Por isso, preferi esperar para poder definir o meio-de-campo”, explicou o treinador.

Versátil, Bruno vai jogar na meia

O lateral-direito Bruno foi destaque do Campeonato Pernambucano pelo Ypiranga. No entanto, no Sport, o atleta não foi muito bem. Nem sequer jogou. Agora, no Santa Cruz, ao que parece, Bruno está se revelando um polivalente.

Nos dois treinos coletivos realizados na semana, Bruno foi escalado no meio-de-campo. No decorrer do treino da última quarta-feira, o técnico Bagé retirou o atleta do meio, colocando-o na sua posição original, na vaga de Rafael Mineiro. Nesse caso, Miller entrou para compor o meio-de-campo.

Para o técnico Bagé, a versatilidade de Bruno é importante porque ele tem mais uma opção para fazer variação tática da equipe durante o jogo. Por outro lado, a escalação na equipe em qualquer uma das posições dá ao jogador mais motivação para vestir a camisa coral.

“Bruno joga pela lateral, mas sabe fechar o meio, marcando. Além disso, sabe puxar os contra-ataques em velocidade”, afirma Bagé, deixando evidente a sua intenção de escalar o lateral como meia.

A utilização de Bruno mostra que Bagé pretende usar a velocidade para abrir a retranca do Salgueiro. O treinador disse ainda não saber quem formará dupla de ataque com Edmundo: Patrick, que é mais agudo, ou Cléo, que joga fora da área.

A provável equipe do Santa: Glédson, Rafael Mineiro, Sandro, Gonçalves e Camilo, Alexandre, Gedeil (Vágner Rosa), Juninho e Bruno, Patrick (Cléo) e Edmundo.