quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bagé acompanha treino do Santa e diz que disciplina será foco do time


O novo técnico do Santa Cruz, Bagé, se apresentou à diretoria nesta quarta (16) e assistiu ao primeiro treino do clube. A movimentação aconteceu pela manhã, no Centro de treinamento do Intercontinental. Embora tenha comparecido apenas para assistir, o comandante não resistiu e mostrou um pouco do seu trabalho.

Durante o treino, Bagé promoveu três mudanças na equipe A (considerada titular). Marcos Vinícius, Garrinchinha e Ribinha perderam a posição para Rafael Mineiro, Wescley e Rafael Oliveira, respectivamente.

Ao fim do treino, Bagé falou de como deve ser sua postura à frente do tricolor: “Sou um treinador flexível, mas que cobra o melhor dos atletas. Acredito que esse grupo é capaz de sair desata situação, mas, para isso, é preciso ter disciplina”, contou. “Não acredito que um jogador pode treinar mal e jogar bem”, completou.

Bagé estreará oficialmente como técnico do Santa no próximo domingo (20), contra o Potiguar-RN. A partida é decisiva para ambas as equipes, principalmente para o Santa, que pode dar adeus à competição em caso de derrota.

da Redação do pe360graus.com

Santa Cruz demite Fito Neves e contrata Bagé


Lancepress

Com o risco de não se classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da terceira divisão, a diretoria do Santa Cruz resolveu demitir o treinador Fito Neves. Tão logo desligaram o comandante coral, os dirigentes anunciaram o substituto, o gaúcho Bagé.

À frente do Santa, Fito Neves salvou o time de ser rebaixado para a Série B do Estadual deste ano, acumulou uma vitória e duas derrotas nesta Série C e não estava tendo um bom relacionamento com seus atletas.

Bagé, que estava no Icasa, deixou o clube cearense na liderança do Grupo 6 da Terceirona, com sete pontos, juntamente com o Salgueiro, clube que comandou no Campeonato Pernambucano deste ano. Agora, Bagé terá a missão de tirar o Tricolor da terceira colocação do Grupo 5, que tem apenas três pontos em três jogos disputados.

Sou um treinador que cobra bastante dos atletas e gosto que eles se entreguem nos treinos. Quero apenas escalar aqueles que estão prontos para um jogo. Sempre quis trabalhar num clube de massa como o Santa Cruz, é um time que tem uma torcida que nunca abandona e apóia sempre o Santa disse Bagé.Além de Bagé, os dirigentes corais também anunciaram a contratação do goleiro Alencar Baú, de 21 anos, vindo do Remo e que já defendeu a camisa do Criciúma. O próximo compromisso do Santa Cruz é contra o Campinense-PB pelo jogo da volta da Série C. O jogo será no Arruda, neste domingo, às 16h.

Bagé exige disciplina no Coral


Treinador revela que dedicação dos jogadores nos treinamentos vai ser fator determinante na hora de escalar a equipe

Globoesporte.com
Recife

Recém contratado pelo Santa Cruz, o técnico Bagé comandou seu primeiro treinamento no clube nesta quarta-feira. No inicio, ele apenas observou o treino coletivo dos times A e B do Coral, mas depois Bagé resolveu dar orientações aos jogadores. Após a atividade, o novo treinador revelou que costuma ser exigente com os seus atletas.

- Sou um treinador que cobra bastante, mas também sei ser flexível quando preciso. Gosto que os atletas se entreguem nos treinos, pois não acredito que um jogador que treina mal possa vir a jogar bem. A disciplina técnica e tática será nosso foco - afirma ao site oficial do clube.

O novo comandante também falou sobre a oportunidade de dirigir um time de grande como o Coral.

- Sempre quis poder trabalhar em um time de massa e aqui vou encarar este desafio. Sei que a torcida cobra bastante, mas também é muito carinhosa e apoia Santa em qualquer lugar. Temos três jogos difíceis e precisamos encarar como decisões. Sei que o grupo é capaz e espero tirar o Santa Cruz desta situação - finaliza.

Técnico Bagé chega ao Recife e já comanda treinamento do Santa


Treinador contará com o reforço de Alencar, goleiro contratado nesta terça

Globoesporte.com
Recife

Bagé, o novo técnico do Santa Cruz, já está no Recife. O treinador desembarcou na manhã desta quarta-feira no aeroporto internacional e seguiu para o CT do Intercontinental onde teve uma reunião com os jogadores e depois comandou o seu primeiro treinamento no Coral.

O novo treinador do Santa vai poder contar com o goleiro Alencar, contratado na última terça-feira. Ele estava no Remo, onde foi campeão paraense de 2008. O jogador se junta aos outros 28 jogadores que integram o elenco do clube.

Confira a ficha da contratação :

Nome: Alencar Baú

Data de nascimento: 16/07/1986

Local: Realeza/PR

Altura: 1,87m

Peso: 89 kg

Clubes: Criciúma(2007) Remo (2008)

Novo goleiro está contratado


A diretoria de futebol do Santa Cruz anunciou nesta terça-feira a contratação do goleiro Alencar, de 21 anos. O atleta estava no Remo/PA e foi campeão Paraense de 2008.

Alencar Baú nasceu em 16/07/1986, tem 1,87m e 89kg. Nasceu em Realeza/PR e, além do Remo, já defendeu as cores do Criciúma/SC no Brasileiro de 2007.

Da Assessoria de Imprensa

Um gaúcho de volta ao comando coral


Ronaldo Rodrigues Rangel, o Bagé, é um técnico disciplinador, “um motivador”, segundo o presidente Edson Nogueira. O perfil se encaixa no estereótipo dos treinadores nascidos no Rio Grande do Sul. Com Bagé, o Santa volta a ter um comandante gaúcho, situação que não acontecia desde 1999, com o técnico Otacílio Gonçalves.

De lá para cá, passaram pelo Arruda seis treinadores pernambucanos, três cariocas e paulistas, um potiguar, baiano, alagoano e outro mineiro. Vale lembrar que o também gaúcho Ernesto Guedes treinou o Santa interinamente em 2006.

O novo técnico coral já passou por vários clubes do Rio Grande do Sul. No sul do País, ele conquistou a Copa Santa Catarina, pelo Lages. No exterior, Bagé foi campeão da segunda divisão do Qatar, defendendo o Al Sholla, e também trabalhou no futebol árabe.

Ultimamente, o treinador tem atuado em clubes do Norte/ Nordeste. Do ano passado até o início de 2008, ele dirigiu o Remo, transferindo-se para o Salgueiro em fevereiro. Depois do Campeonato Pernambucano, Bagé acertou com o Icasa/ CE, que faz boa campanha na Série C – líder do Grupo 6.

Além desses clubes, Bagé já treinou o Londrina/PR e Moto Clube/MA.

Assim como muitos jogadores, o principal motivo para vir trabalhar no Recife foi a força da camisa coral. "O Santa Cruz é um clube de muita tradição, de uma torcida fantástica, que mesmo numa situação difícil não abandona o time. Então, um clube que tem isso sempre vai ser uma boa opção para qualquer profissional", disse o novo comandante coral.

Bagé já chega nesta quarta-feira pela manhã e dá inícios aos trabalhos no Centro de Treinamento do Intercontinental. Da Assessoria de Imprensa

Sai Fito, chega Bagé


Mudança no comando do time foi feita quase que simultaneamente. Novo técnico inicia trabalho hoje

De manhã, o técnico Fito Neves iniciou os trabalhos no CT do Intercontinental, em Paratibe, dando um sonoro esporro no elenco do Santa Cruz. "Vocês estão perdendo R$ 700,00 de bicho com cada derrota dessa. Tem muita gente nova como vocês que está metida com drogas e vocês estão tendo essa chance aqui. Então aproveitem", discursou o treinador, referindo-se à derrota sofrida pelo time no último final de semana. À tarde, quem levou a pior foi o comandante tricolor. Fito Neves foi demitido ao chegar para trabalhar normalmente no Arruda. Ele não esperava e relutou em aceitar as especulações sobre sua saída. "Isso é coisa de vocês. Quem disse isso. Vocês é que estão plantando essa história", esbravejou Fito para dois radialistas, enquanto se encaminhava para a sala do presidente Edson Nogueira. De lá, saiu com o bilhete azul na mão e uma cara de poucos amigos.

A conversa foi rápida. Fito Neves deixou o Arruda sem dar maiores esclarecimentos. Passou na tesouraria do clube para acertar as contas e só. Sem demora, opresidente coral anunciou o substituto. Trata- se de Ronaldo Rodrigues Rangel, conhecido por Bagé, de 46 anos. O novo treinador do Santa Cruz desembarca hoje no Recife, às 8h15, e vai direto para o CT do Intercontinental, onde mantém primeiro contato com o grupo de jogadores e demais membros da comissão técnica. Bagé estava dirigindo o Icasa, que divide a liderança do grupo 6 com o Salgueiro no Brasileiro da Série C. Ele teve passagem pelo Grêmio, Internacional, Caxias, Remo, Salgueiro e vai estar trazendo um preparador de goleiros e mais um preparador físico.

O presidente Edson Nogueira revelou também a contratação do goleiro Alencar Baú, que estava defendendo o Remo. O jogador, de 22 anos, já foi dirigido pelo novo técnico coral, na época em que Bagé esteve no Remo. "Com a chegada de Bagé, vamos saber dele se os nomes que estamos buscando para as posições de meia, lateral e zaga agradam. Afinal, o comando do time pertence a ele", ponderou Edinho.

Sobre a saída de Fito, o dirigente coral disse que foi uma decisão tomada em comum acordo com a diretoria de futebol. "Nos reunimos na noite de segunda-feira. Tínhamos que mudar enquanto é tempo. Os resultados não estavam acontecendo. A vida tem me ensinado muita coisa. Se no ano passado, algumas decisões foram tomadas tardiamente, hoje prefiro tomar logo uma atitude".

Edinho é ou não é candidato?

Uma notícia agitou ontem os bastidores do Santa Cruz. Em uma visita ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), componentes de oposição à atual gestão coral se depararam com o nome do presidente Edson Nogueira como candidato ao cargo de vereador nas eleições. Só que de acordo como artigo 83 do estatuto do clube, o dirigente teria de se desligar do cargo para concorrer a uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O atual vice-presidente tricolor, Fred Arruda, foi um dos que se pronunciou sobre o assunto. "Até onde sei, não há registro dessa candidatura. Existe apenas um requerimento. Se ele for efetivado, ele sabe que terá de deixar o cargo. O que posso dizer é que estou pronto para assumir se isso ocorrer. É uma pena que isso esteja acontecendo. Afinal, é hora de todo mundo pensar no Santa Cruz, se doar ao clube, que está na Série C. Agora, quem tem de dizer se é candidato ou não é ele. Essa explicação é para ser dada a torcida", declarou Arruda.

Edson Nogueira respondeu, cutucando a oposição. "O desconhecimento dalei eleitoral é terrível. Se tivesse me candidatado, a primeira atitude a fazer seria pedir licença do meu cargo público com seis meses de antecedência. E não fiz isso. Agora eu pergunto. São essas as pessoas que se preocupam e trabalham pelo Santa Cruz? Não tenho como concorrer. Seria barrado em um dos pré-requisitos impostos pelo TRE (o de não ter se licenciado do cargo de delegado)", explicou Edinho, que, de fato, é filiado ao PSDB.

Embora desminta a candidatura, Edinho aparece com registro de candidatura a vereador, com o número do processo 556/2008 na página do site do TSE. Lá, também consta a declaração de bens feita pela presidente tricolor, no valor total de R$ 140 mil. A homologação dos candidatos à Câmara acontece na sexta-feira. Dia de se saber se Edinho é ou não candidato.

Fito Neves cai fora, e Bagé assume o Santa Cruz

Robert Fabisak/Arquivo Folha



Direção coral preferiu demitir o treinador após derrota vexatória
Em 17 jogos à frente do time, técnico venceu sete
GUSTAVO LUCCHESI


E o Oscar 2008 de melhor atuação vai para... a diretoria do Santa Cruz! Exatamente um dia depois de os cartolas corais negarem veementemente qualquer possibilidade da saída do treinador Fito Neves, inclusive fazendo questão de afirmar que ele continuava prestigiado, os mesmos dirigentes do Mais Querido se reuniram com o técnico, ontem à tarde, e informaram que ele não continuaria mais no cargo, dando fim a Era Fito nas Repúblicas Independentes do Arruda.

Com exceção da Copa Pernambuco, onde o ex-treinador coral preferiu não estar presente no banco de reservas na grande maioria dos jogos, deixando tudo a cargo do seu auxiliar-técnico, Adilson Davi, Fito comandou o Tricolor em 17 ocasiões, sendo 13 pelo Campeonato Pernambucano, uma pela Copa do Brasil e três pelo Brasileirão da Série C, obtendo sete vitórias, seis empates e quatro derrotas.

A gota d’água foi o humilhante revés sofrido diante do Potiguar/RN, fora de casa, no último domingo, quando a Cobra Coral foi goleada por 3x0, deixou a zona de classificação do grupo e começou a ver o pesadelo da Série D bater mais forte em sua porta. “A pressão para Fito sair era muito grande. A Série C é uma competição de tiro curto e não podia esperar uma nova derrota para tomar essa decisão. Conversei com o Fito, e ele não gostou, o que é normal, mas entendeu a minha posição”, disse o presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho.

Não perdendo tempo, o nome do novo técnico já foi anunciado. Trata-se de Ronaldo Rodrigues Rangel, o Bagé, como é mais conhecido. Em seu currículo consta passagens por clubes como Remo/PA, Londrina/PR, inclusive comandando a equipe do Salgueiro em alguns jogos do Estadual deste ano. Atualmente, Bagé estava no Icasa/CE, liderando o Grupo 6 da Terceirona, ao lado do próprio Carcará do Sertão.

O novo responsável em salvar o Tricolor da Série D e conseguir o tão almejado retorno à Série B ficou bastante animado com o convite. “Essa já é a terceira vez que o clube entra em contato comigo, porém, nas outras duas ocasiões as negociações não evoluíram. Estou muito animado. Trabalhar no Santa Cruz é um salto na carreira de qualquer profissional do futebol. Sei que há uma torcida apaixonada, que é a grande riqueza do clube, e vou dar o meu máximo para não decepcioná-la”, declarou Bagé, por telefone. A sua apresentação para a Imprensa e atletas está marcada para acontecer hoje pela manhã, no Centro de Treinamento do Intercontinental.

Juntamente com Bagé, a diretoria coral anunciou a contratação do goleiro Alencar Baú, 21 anos. O arqueiro, que já teve passagem pelo Criciúma, no ano passado, estava no Remo/PA.

Elenco ficou surpreso com demissão

Bem longe do Arruda e sem ter noção da agitação nos bastidores do clube, o elenco do Santa Cruz treinava normalmente no Centro de Treinamento do Intercontinental, em Paratibe. Enquanto na sala do presidente coral, Edinho, Fito Neves era informado sobre a sua demissão, o seu auxiliar-técnico, Adilson Davi, comandava um rachão com os atletas, exceto o goleiro Glédson e o volante Alexandre Oliveira, que ficaram no clube fazendo tratamento médico.

Ao final das atividades, os jogadores ainda não sabiam da queda de Fito e se mostraram surpresos ao ser questionados sobre o assunto. “Isso é sério? Nós não fomos informados de nada. Mas futebol é assim mesmo. Eu não vou dizer que sinto muito porque não tinha muita ligação com ele, pois vim pra o Santa Cruz por conta do presidente (Edinho), mas desejo boa sorte ao Fito para o seu próximo trabalho”, disse o meia Rafael Oliveira, que mesmo após estrear bem, diante do Central, foi sacado do time para a partida diante do Potiguar/RN.

Ele também ficou bastante animado ao ser informado sobre o nome do seu novo comandante. “Fiquei um pouco chateado por ter saído do time sem motivos, mas já passou. Sobre o Bagé, joguei no Remo e conheço ele lá do Pará, onde ele sempre foi muito elogiado por todos. Tenho certeza que ele vai nos ajudar muito”, disse Rafael. Sobre um possível “racha” no elenco coral, devido à preferência de Fito pelos atletas que o próprio indicava, o meia Juninho negou qualquer desconforto entre os jogadores “escanteados” pelo ex-técnico tricolor. “Não existe isso. Claro que alguns ficam chateados em ficar de fora, mas dizer que alguém fez corpo mole por conta disso é absurdo”, finalizou.

Sem clima, Fito sai. Bagé chega


O problema de relacionamento entre Fito Neves, o elenco e funcionários do Santa Cruz ficou insustentável. Por isso, a direção tricolor decidiu pela dispensa do treinador no começo da tarde de ontem. Pouco tempo depois, já anunciou a contratação do substituto: Bagé, que estava treinando o Icasa-CE no Grupo 6 da Série C do Campeonato Brasileiro.

O desembarque do novo comandante coral, pelo menos, para as próximas três partidas, será às 8h15 de hoje. Caso não haja contratempos, Bagé segue direto do Aeroporto Internacional do Recife para o Centro de Treinamento do Intercontinental, em Paulista. O técnico já deve comandar os trabalhos de preparação para pegar o Potiguar de Mossoró-RN, domingo.

O gaúcho Ronaldo Rodrigues Rangel, conhecido no mercado do futebol como Bagé, tem passagem por clubes como Grêmio, Internacional, Caxias-RS, São José-RS e Remo. Este ano, classificou o Salgueiro à Série C do Brasileiro ao ficar na quarta colocação do Campeonato Pernambucano. Logo depois, se transferiu para o Icasa-CE.

Na equipe cearense, também vinha desenvolvendo um trabalho consistente. O time divide a liderança do Grupo 6 com o próprio Salgueiro, com sete pontos conquistados em nove disputados, e só perde nos critérios de desempate. O saldo de gols dos pernambucanos é de três, enquanto os adversários têm dois. Os outros dois integrantes da chave (Santa Cruz-RN e Treze) contabilizam um ponto.

Bagé deixa Juazeiro do Norte com a classificação praticamente encaminhada e chega ao Recife para inverter uma situação desfavorável. No momento, o Santa Cruz é o terceiro colocado do Grupo 5 com três pontos, um a menos que o vice-líder Potiguar-RN e quatro atrás do líder Campinense-PB. O lanterna é o Central, com dois pontos conquistados até o momento. Somente os dois primeiros passam.

O novo comandante tricolor traz consigo o goleiro Alencar Baú, de 22 anos e que estava vinculado ao Remo. “Estávamos precisando de alguém que viesse para tentar dar um choque de motivação nos jogadores. Acreditamos que Bagé terá esse poder”, declarou o presidente do Santa, Edson Nogueira.

FITO

Um desentendimento envolvendo a premiação paga por vitória foi o motivo para a queda de Fito Neves. O treinador não queria dividir o dinheiro dos 3x0 em cima do Central, no Arruda, com os atletas que não assinaram a súmula. Além disso, obrigou os relacionados a fazer o mesmo.

No futebol, é uma prática comum os que recebem o bicho fazerem cotas para repassar aos jogadores que não participaram do confronto e até mesmo com funcionários do clube. O clima ficou ruim.

Edinho não pode ser tirado da presidência

Surgiram rumores de que o presidente executivo do Santa Cruz poderia ser destituído do cargo por conta do registro de candidatura para as eleições a vereador do Recife, marcadas para o dia 5 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral ainda não analisou o pedido dos postulantes, mas, de antemão, Edson Nogueira já está impedido de participar do processo.

Segundo consta no Artigo 83 do renovado estatuto do clube, o presidente em exercício não pode registrar candidatura para eleições dos poderes legislativo ou executivo. Um pedido de registro de Edinho foi enviado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ao qual o mandatário tricolor é de fato filiado desde o ano passado.

Edinho, entretanto, é funcionário do Estado e não pediu licença do cargo. Para se candidatar a vereador, teria de fazê-lo com seis meses de antecedência para o pleito. “Isso (a candidatura) foi automático, mas não tem como minha candidatura ser registrada. Sou inelegível. Mesmo assim, não teria o interesse de concorrer”, garantiu.

Edson Nogueira foi eleito presidente do Santa Cruz no fim de 2006 e assumiu para um mandato de dois anos. No dia 2 de dezembro, o clube passará por novas eleições, e o estatuto permite a tentativa de reeleição.