segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Santa enfrenta problemas no meio de campo, diz Bagé


O técnico do Tricolor, Bagé, disse que o Santa Cruz enfrenta graves problemas no setor de meio de campo. Após a partida contra o Salgueiro, no Arruda, no último domingo (04), as deficiências ficaram mais evidentes, com o armador Juninho e o atacante Patrick quase apáticos.

“Não tivemos jogadores que acompanhassem os adversários no meio de campo do Salgueiro. Se disseram que não teve o pênalti [com o qual o Tricolor conseguiu empatar no segundo tempo], houve um segundo pênalti que não foi registrado pelo juiz logo depois. Não foi a arbitragem que determinou o resultado da partida”, disse.

Segundo o comandante coral, as estréias do lateral esquerdo Camilo e do zagueiro Sandro foram boas. A expectativa é que Jéferson seja regularizado ainda nesta segunda.

da redação do pe360graus.com

Santa Cruz volta aos trabalhos de olho no Campinense


Após empatar com o Salgueiro em 2x2, o elenco do Santa Cruz retorna aos trabalhos nesta segunda à tarde visando o confronto contra o Campinense, nesta quarta, às 20h30, em Campina Grande. O tricolor pernambucano precisa da vitória a todo custo, pois um resultado negativo pode complicar a situação da equipe na tabela de classificação.

Mesmo sem muito tempo para trabalhar, o técnico Bagé promete um time completamente diferente contra o Campinense. “A torcida quer ver um time mais organizado. Precisamos estar melhor postados para conseguirmos os objetivos. Contra o Salgueiro ficamos devendo muito. O grupo pode dar mais do que está dando”, afirmou o comandante coral, que ficou irritado quando a torcida o chamou de burro após o apito final do árbitro Cláudio Mercante.

Apesar da irritação e da vontade de mudar o time, Bagé deve realizar apenas alguns trabalhos de recuperação nos dois dias que antecedem a próxima rodada. “Temos que recuperar fisicamente todos os jogadores. A partida de domingo foi desgastante. Queremos todo mundo bem para que possamos dar uma resposta positiva na Paraíba”, disse.

Quem também não ficou nada feliz com a partida do último domingo foi o zagueiro Sandro, que estreou vestindo a camisa tricolor contra o Carcará. “Minha estréia poderia ter sido melhor. Não fui bem na parte técnica. Agora quero pegar ritmo de jogo para poder dar a volta por cima já agora contra o Campinense”, avaliou o beque.

Para alívio do técnico Bagé, ele não terá nenhum desfalque para o jogo contra o Campinense. Vale a pena lembrar que na primeira fase Campinense e Santa Cruz se enfrentaram duas vezes. Na primeira, em Campina Grande, o Santa perdeu por 2x1. Na volta, no Arruda, os tricolores empataram em 1x1.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Trecho de avenida no Arruda é interditado


Um trecho da avenida Professor José dos Anjos, no bairro do Arruda, vai ser interditado a partir desta segunda-feira (04). Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a interdição é necessária para a realização de obras recuperação estrutural nas arquibancadas do anel superior do estádio José do Rego Maciel, do Santa Cruz.

A interdição começa logo mais, às 8h, no trecho que passa por baixo do estádio, entre a rua Rosa Gatorno e a avenida Beberibe. A previsão é que a obra seja concluída em 15 dias.

Por conta das obras, os condutores que vierem pela avenida Professor José dos Anjos, com a intenção de seguir em frente ou acessar a avenida Beberibe – chegando ao trecho da interdição -, deverão dobrar a direita na Rua Petronila Botelho, a esquerda na Rua das Moças, chegando então a avenida. Beberibe. Para retornar a avenida Professor José dos Anjos – estando na Avenida Beberibe -, o motorista deve pegar a próxima entrada à direita (no sentido subúrbio/ cidade).

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Charge - Folha de Pernambuco

Santa só empata

Gol no início deu uma falsa impressão: Santa suou muito para sair do Arruda com um empate com o Salgueiro
José Gustavo
Diario
E-mail: Jose.gustavo@diariodepernambuco.com.br

O Santa Cruz continua invicto dentro de casa nesta Série C do Brasileiro. Mas na base de muito sofrimento. Ontem, o tricolor perdia para o Salgueiro por 2 x 1 até os 40 minutos do segundo tempo. Jogava mal e desarrumado, quando o árbitro Cláudio Mercante achou um pênalti muito bem cavado pelo experiente atacante Edmundo. Foi a salvação. Edmundo cobrou, com perfeição, e diminuiu o gosto amargo que estava na boca dos tricolores. O empate, em 2 x 2, acabou sendo um achado e ficou de bom tamanho.

Alguns pontos pautaram o confronto que abriu a segunda fase da terceira divisão nacional. O gramado pesado, repleto de lama pela insistente chuva do final de semana, dificultou e muito o trabalho das duas equipes. A péssima arbitragem de Cláudio Mercante e também a força do torcedor coral que, mais uma vez, empurrou o time. Mas isso foi só até os 15 minutos do primeiro tempo. Depois a equipe desandou em campo e os tricolores ficaram apreensivos.

O gol aos 8 minutos, em belíssima troca de passes dos homens de frente e muito bem concluído por Rafael Mineiro, deu a falsa impressão de que o Santa Cruz poderia fazer a partida mais fácil do que todos imaginavam. Afinal, o Salgueiro precisaria sair para o jogo, deixaria espaços para o contra-ataque e, assim, o Tricolor mataria a partida. Mas foi tudo ao contrário. O Carcará até fez isso só que não deu espaço. Marcava muito bem, teve mais posse de bola, chegou a encurralar a equipe coral e não demorou para empatar o jogo em um chute rasteiro de Renato Frota.

O empate chegou em falhas de marcação do Santa Cruz. O que já vem se repetindo nos últimos jogos. Os dois meias - Juninho e Rafael Oliveira - não marcam os volantes adversários e isso compromete o trabalho dos cabeça-de-área corais - Alexandre Oliveira e Gedeil -, que se desdobram para suprir os buracos. Não conseguem, pois não são mágicos.

Na etapa final, pouco coisa mudou apesar das alterações na equipe realizadas pelo técnico Bagé. Em falha da zaga, o Salgueiro fez 2 x 1 e o desespero bateu nos tricolores. A energia das arquibancadas não vinha. Estavam todos atônitos no estádio com o que se apresentava. Eis que Cláudio Mercante entrou em cena e viu o pênalti em Edmundo. Poucos minutos depois, porém, compensou ao não marcar um pênalti claro em Cléo. Dos males, o menor para o Tricolor.

Expert em pênalti

Mais uma vez, o atacante Edmundo voltou a fazer a diferença. Ontem, ele cavou o pênalti, que originou o gol de empate e, ainda, fez uma cobrança perfeita. Na partida contra o Campinense (1x1), no Arruda, Edmundo também marcou de pênalti e salvou .

SANTA CRUZ 2

Glédson; Rafael Mineiro, Sandro, Gonçalves e Camilo; Alexandre Oliveira, Gedeil (Ribinha), Rafael Oliveira (Cléo) e Juninho; Patrick (Bruno) e Edmundo. Técnico: Bagé.


SALGUEIRO 2

Bruno; Rogério, Rodinei, Alisson e Oziel; Mazinho, Wendell, Rosivaldo (Ademir) e Renato Frota (Moreilândia); Elvis e Marcelo Fumaça (Zé Paulo). Técnico: Neco.

Local: Estádio do Arruda. Horário: 16h. Àrbitro: Cláudio Mercante. Assistentes: Albert Júnior e Alcides Lira. Gols: Rafael Mineiro e Edmundo (SC); Renato Frota e Rosivaldo (S). Cartões Amarelos: Juninho e Cléo (SC); Rodinei, Alisson, Oziel, Wendell, Elvis e Rosivaldo (S). Público: 22.2001 (total). Renda: R$ 53.355,00.

Minuto a minuto

Primeiro tempo

2 min - Rosivaldo toca para Elvis dentro da área do Santa, mas Glédson pega

3 min - Cruzamento na área do Salgueiro, mas Alisson afasta o perigo

7 min - Falta para o Salgueiro

8 min - Rafael Mineiro cabeceia para tirar, mas a bola vai no ângulo e Glédson salva

9 min - Gol do Santa Cruz! Rafael Mineiro!

17 min - Oziel cobra falta para fora

26 min - Rafael entra na área e na hora de chutar. Alisson chega travando

30 min - Rosivaldo rola apra Renato Frota marcar sozinho dentro da área coral, mas erra feio na hora de chutar

34 min - Edmundo pega a bola fora da área, mas erra na hora de deixar Patrick de cara com goleiro

36 min - Falta perigosa para o Santa Cruz

37 min - Juninho cobra falta, bola passa por todo mundo e Edmundo perde gol feito

38 min - Alexandre tira a bola na hora que Elvis iria chutar de dentro da área

40 min - Gol do Salgueiro, Renato Frota de fora da área!

41 min - Juninho cobra escanteio e goleiro Bruno pega

45 min - Rafael chuta e Bruno pega

46 min - Edmundo entra na área ecruza para Rafael Oliveira. Rogério tira na hora

Segundo tempo

3 min - Falta perigosa apra o Salgueiro cobrar

4 min - Gol do Salgueiro, Rosivaldo, de cabeça!

9 min - Escanteio cobrado na área do Santa Cruz e Glédson tira

10 min - Falta para o Santa Cruz cobrar pela direita

11 min - Sandro cabeceia no último pau, para fora

16 min - Bruno chuta de fora da área, no canto, mas bola vai para fora

21 min - Falta para o Santa Cruz

22 min - Cléo recebe dentro da área e perde oportunidade ao não chutar

24 min - Zé Paulo faz fila na zaga do Santa e chuta. Sandro se joga na frente para evitar gol

26 min - Ribamar dribla dois zagueiro so Salgueiro, mas chuta em cima do terceiro marcador

36 min - Rodnei salva o que seria o segundo gol do Santa, de Juninho

40 min - Pênalti para o Santa Cruz

41 min - Gol do Santa Cruz, Edmundo!

Atuações

SANTA CRUZ

Glédson - Não teve culpas nos gols que levou. 5

Rafael Mineiro - Abriu o placar do jogo com oportunismo e foi bem na marcação. 6

Sandro - Fez uma estréia razoável apesar de ter falhado no segundo gol do Salgueiro. 4.5

Gonçalves - Manteve a regularidade, mas, como Sandro, falhou no mesmo lance. 4.5

Camilo - Esperava-se mais ofensividade do lateral que fez sua estréia. 4

Alexandre Oliveira - Se desdobrou ao máximo para suprir os buracos na marcação defensiva no meio-campo. 4.5

Gedeil - Mais uma vez não conseguiu jogar bem. Errou muitos passes e marcou errado. 3.5

Rafael Oliveira - Esteve muito mal. Não criou, errou passes bestas e mostrou lentidão. 3

(Cléo - Deu mais velocidade ao ataque, mas foi improdutivo nas finalizações. 4.5)

Juninho - Faltou inspiração. Caiu de rendimento ao sentir lesão na coxa na etapa final. 4

Patrick - Guerreiro, trombador e só. Saiu bastante vaiado. 3

(Bruno - Se movimentou bastante pelo setor direito, além de dar bons chutes ao gol. 5)

Edmundo - Perdeu umachance incrível no primeiro tempo. Mas mostrou a velha categoria ao empatar o jogo de pênalti. 6

Bagé (Técnico) - Errou ao escalar o time com Rafael Oliveira deixando Bruno no banco. Porém corrigiu tudo no intervalo e as mudanças melhoraram o rendimento da equipe no segundo tempo. 5

SALGUEIRO

Não é à toa que o time do técnico Neco permanece invicto na Série C do Brasileiro. Bastante disciplinado taticamente, o Carcará tem uma marcação forte, um meio-campo de muita pegada e velocidade na saída para o ataque. Destaque para o meia Elvis, ex-Santa, que fez uma excelente partida e também para o meia Renato Frota e o lateral-esquerdo Oziel, que chuta muito forte com a perna canhota. 7

Palavra do professor

"Tínhamos a obrigação de vencer e não soubemos tirar vantagem de algumas situações criadas durante a partida. O campo muito pesado também atrapalhou. Mesmo assim não faltou esforço e determinação no time. Pegamos um adversário muito bem armado e que joga como time grande. Por outro lado, erramos o posicionamento defensivo no primeiro tempo. Nós estamos trabalhando sério aqui, no Santa Cruz. Estamos sendo superprofissionais para que as coisas melhorem com o passar dos dias".

Bagé - técnico do Santa Cruz

Àrbitro

O árbitro Cláudio Mercante teve uma tarde de muito pouco inspiração. Errou bastante, inverteu faltas, foi muito mal na parte disciplinar, deixou de expulsar, no mínimo, dois jogadores do Salgueiro. Além disso errou feio na marcação do pênalti que originou o empate do Santa Cruz. Em seguida, deixou de marcar um pênalti, claríssimo, em cima do atacante tricolor Cléo. Mercante compensou a falha anterior.

Desolação

Foi o sentimento dos atletas do Santa após mais um empate do Tricolor dentro do Arruda

O semblante de todos os jogadores que entraram na sala de imprensa para as entrevistas eram desoladores. Como se estivessem com vergonha. Eles tinham a consciência que decepcionaram, pela segunda vez consecutiva, a torcida do Santa Cruz - a primeira foi ao empatar com o Campinense, no Arruda, na última rodada da primeira fase. O mais sentido era o volante Alexandre Oliveira.

"Deixamos a desejar. Não sei o que acontece. A gente conversa antes dos jogos, sabemos onde precisamos melhorar e, quando entramos em campo, não colocamos em prática. É difícil de explicar", confessou o capitão coral. "Temos que abrir o olho. Dissemos que não poderíamos mais errar e erramos. Isso não pode mais acontecer", completou.

O meia Juninho, que não teve em uma tarde inspirada, deixou claro que falta um pouco mais de tranqüilidade ao time. "A gente quer definir o jogo logo e isso está atrapalhando. Falta trabalhar um pouco mais a bola", disse. Mais que isso. Está faltando mais pegada na marcação tricolor. "É uma tarefa que ter queser feita por todos não apenas os defensores", reconheceu Alexandre Oliveira, que ficou sobrecarregado ontem diante do Salgueiro.

O técnico Bagé também tem a mesma opinião e acredita que o time ainda vai evoluir. "Temos uma boa equipe. Eu poderia ter tirado mais deste elenco se tivesse chegado antes no clube", confessou.

Sobre a arbitragem, o treinador coral também não poupou críticas. "O Salgueiro não pode reclamar. O árbitro deixou de marcar um pênalti claro no Cléo e não expulsou dois atletas deles, que já tinham amarelo, no final da partida".

Já o zagueiro Sandro disse que sua estréia foi razoável e que vai melhorar com a seqüência de jogos pela frente. "O entrosamento vai chegando com o tempo. Poderíamos ter feito uma partida melhor, mas o grupo é bom e todos estão querendo melhorar. Isso é essencial", encerrou.

Juninho é dúvida

O meia Juninho pode ser o grande desfalque do Santa Cruz para o confronto com o Campinense, quarta-feira, no Amigão. O jogador terminou a partida reclamando de dores na coxa esquerda e hoje fará exames de imagem para saber o grau da lesão. Por outro lado, o técnico Bagé pode promover a estréia do volante Vágner Rosa. Quem vive a expectativa de ser regularizado é o meia Jefferson, que deve acontecer nos próximos dias. Hoje haverá um jogo treino contra o Paulistano, o Ademir Cunha, para o treinador coral analisar alguns jogadores que não estão sendo aproveitados na equipe principal. Quem atuou ontem diante do Salgueiro fará um regenerativo à tarde, no Arruda.

Grupo empatado

Com os resultados da rodada de ontem pela Série C do Brasileiro, o grupo 19 mostra-se como o mais equilibrado da competição. Além do empate entre Santa Cruz e Salgueiro, o Icasa também ficou no empate em 1 x 1 com o Campinense, em Juazeiro do Norte. Marquinhos abriu o placar para o rubro-negro paraibano, aos 40 minutos doprimeiro tempo. O Icasa igualou o marcador aos 3 minutos da etapa final através do atacante Esquerdinha. Na próxima quarta-feira, o Santa Cruz vai até Campina Grande encarar o Campinense, no Amigão. Já o Salgueiro recebe o Icasa, no Cornélio de Barros, em Salgueiro.

Santa Cruz frustra torcida coral

Marcos Pastich



Tricolor só não perdeu porque conseguiu um pênalti no final, selando o placar de 2x2
Salgueiro deu muito trabalho ao Mais Querido, que não conseguiu, novamente, ganhar no estádio do Arruda
Léo Lisbôa


Pelo segundo jogo consecutivo, a torcida do Santa Cruz não viu o seu time vencer dentro de casa. Ontem, diante do Salgueiro, o Santinha apenas empatou em 2x2, aumentando para três o número de jogos sem ganhar. Mas o resultado não foi dos piores. O Tricolor do Arruda perdia por 2x1 até aos 40 minutos do segundo tempo, quando o árbitro Cláudio Mercante marcou um pênalti inexistente, que originou o segundo gol tricolor. A chance do Mais querido voltar a ganhar é na próxima quarta-feira, diante do Campinense, em Campina Grande, às 20h30.

Por conta das fortes chuvas, que castigaram o Recife no último final de semana, o gramado do Arruda estava bastante encharcado, atrapalhando o toque de bola das duas equipes, principalmente os que atacavam em direção à rua das Moças. Alguns jogadores tinham até dificuldades em permanecer em pé no gramado. Mesmo com as condições de jogo desfavoráveis, o Salgueiro mostrou o porquê de ter sido o primeiro clube a se classificar para a Segunda Fase. Logo aos sete minutos, o lateral-esquerdo Oziel cobrou falta para grande área, e Alisson desviou de cabeça, obrigando Glédson a realizar uma linda defesa.

A resposta do Santa Cruz veio logo em seguida. Patrick iniciou a jogada tocando para Juninho, o meia encontrou Edmundo, impedido, e o “Animal do Arruda” cruzou para Rafael Mineiro, que livre de marcação abriu o placar. Em vantagem, o Tricolor recuou, cedendo espaços para os visitantes. Atuando com cinco atletas no meio de campo, os sertanejos dominavam o setor não deixando o donos da casa jogar. O Mais Querido quase ampliou aos 37. Juninho cobrou falta para a grande área, o goleiro Bruno falhou, e Edmundo, sozinho, não conseguiu empurrar para as redes. Três minutos depois, o estreante Renato Frota recebeu de calcanhar de Élvis. O volante avançou sem ser incomodado pelos defensores corais e mandou uma bomba, de fora da área, deixando tudo igual no placar.

No intervalo, o técnico Bagé tentou deixar o seu time mais ofensivo, colocando Cléo no lugar de Rafael Oliveira, mas quem marcou primeiro foi o Salgueiro. Logo aos quatro minutos, Oziel cobrou falta, a defesa coral ficou olhando a bola passar, e Rosivaldo, livre, escorou de cabeça, virando o marcador. Os donos da casa foram para cima, tentando o empate de qualquer maneira, mas pecavam na hora de chutar. Durante todo o segundo tempo, a única finalização certa aconteceu nos minutos finais, em cobrança de pênalti.

Quando o jogo se encaminhava para a vitória do Carcará, o árbitro Cláudio Mercante viu um pênalti de Alisson no atacante Edmundo. Após muita reclamação dos atletas sertanejos, o “Animal do Arruda” cobrou a penalidade em grande estilo. Goleiro de um lado, bola do outro. Antes do apito final houve tempo para mais um lance polêmico. Cléo caiu dentro da grande área, mas Mercante nada marcou, mandando o lance seguir.

Santa Cruz
Glédson; Rafael Mineiro, Sandro, Gonçalves e Camilo; Alexandre Oliveira, Gedeíl (Ribinha), Juninho e Rafael Oliveira (Cléo); Patrick (Bruno) e Edmundo
Técnico: Bagé

Salgueiro
Bruno; Rogério, Rodiney, Alisson e Oziel; Mazinho, Wendel, Rosivaldo (Ademir), Renato Frota (Murelândia) e Élvis; Marcelo Fumaça (Zé Paulo)
Técnico: Neco

Local: Arruda
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Albert Júnior e Alcides Lira
Gols: Rafael Mineiro (aos nove min do 1º tempo), Renato Frota (aos 40 min do 1º tempo), Rosivaldo (aos quatro min do 2º tempo) e Edmundo (aos 42 min do 2º tempo)
Cartões Amarelos: Juninho, Cléo (SC), Alisson, Rodiney, Wendell, Rosivaldo e Élvis (S)
Público: 22.201
Renda: R$: 53.355,00

Árbitro Cláudio Mercante é criticado

Marcos Pastich


Sobraram críticas a Mercante após o final do jogo
Léo Lisbôa,
Brenno Costa e Daniel Leal
Especial para a Folha

Costumam dizer que juiz bom é aquele que não aparece. Ontem, no jogo entre Santa Cruz e Salgueiro, se teve alguém que não passou despercebido dentro do gramado foi o árbitro Cláudio Mercante. Do início ao fim da partida, Mercante foi o principal nome do jogo, mas não por ter feito uma excelente arbitragem, e sim por causa de alguns erros cometidos, dois deles em lances de gol.

No primeiro gol tricolor, Edmundo deu passe para Rafael Mineiro, impedido, abrir o placar. Já no segundo gol coral, no final do jogo, Mercante acabou assinalando um pênalti, no mínimo duvidoso, convertido por Edmundo. “Eu não gosto de criticar a arbitragem, mas cheguei à conclusão de que o Central estava certo em querer árbitro de fora. Ele (Cláudio Mercante) tirou três pênaltis nossos e deu um para o Santa”, afirmou o presidente do Salgueiro, José Guilherme. Ainda bastante chateado, o dirigente foi mais incisivo. “A arbitragem pernambucana está de luto. O que aconteceu, hoje, aqui, não existe. O pior é que a gente não pode sequer falar muito, senão acaba punido”.

Mesmo sendo beneficiado com dois gols decorrentes dos erros do trio de arbitragem, o Santa Cruz também fez críticas a Cláudio Mercante. “Era para ele ter expulsado um jogador do Salgueiro. O número três já tinha cartão amarelo e fez uma falta matando um contra-ataque. Era para ter sido expulso”, reclamou o técnico Ronaldo Bagé. Procurado pela Folha de Pernambuco, Mercante preferiu não se pronunciar a respeito da sua atuação. “Não posso falar agora”. Essas foram as únicas palavras do árbitro, que foi um dos personagens principais (ou o principal) do jogo de ontem.

“Falhamos na postura”, disse Bagé

Marcos pastich


Técnico acredita que o time poderia ter atuado melhor diante do Salgueiro
Para piorar a situação, treinador não poderá contar com Juninho, quarta-feira
Léo Lisbôa

O empate dentro de casa foi bastante lamentado nos vestiários do Santa Cruz. Antes da bola rolar, o pensamento era conquistar os três pontos para ter mais tranqüilidade nos confrontos seguintes, mas, dentro de campo, não foi o que se viu. Campo pesado, muitos erros de passes e dificuldades na marcação foram as principais falhas. Durante boa parte da partida, os jogadores do time visitante tiveram facilidades para jogar, pois não eram marcados de longe.

“O grupo é bom, tem qualidade, eles estão crescendo, mas poderia ter tirado mais deles. Falhamos na postura, e o campo pesado também atrapalhou. No primeiro tempo, os laterais e volantes deles saíam para o jogo. No intervalo, ajustamos isso e melhorou”, afirmou Bagé. Mas mesmo com os dois pontos perdidos, o treinador tricolor não desanimou. “Série C é assim mesmo. Não podemos desanimar. Do mesmo jeito que eles empataram aqui, nós podemos ir lá e roubar pontos também”, disse.

Ao final do jogo, inconformados com o resultado, alguns torcedores vaiaram o time, falando principalmente das alterações de Bagé no decorrer do confronto. “Os jogadores têm emocional. Se a torcida aplaude, o rendimento melhora. Mas quando vaiam, eles sentem. Nós precisamos de apoio”, afirmou Bagé. Quando questionado sobre as críticas da torcida a seu respeito, o treinador mostrou não estar muito preocupado. “Chamar de burro é normal no futebol”.

Para a próxima partida, Bagé não deverá contar com o meia Juninho, que sentiu uma contusão muscular na coxa direita. O jogador disse que jogou mais de 30 minutos com lesão muscular e é dúvida para a partida de quarta-feira. O provável substituto é Vágner Rosa. O volante, ex-Porto, apresentou-se no Arruda, na última quarta-feira, e já está regularizado.

Para os salgueirenses, placar teve gosto amargo

Daniel Leal
Especial para a Folha


Muita indignação com a arbitragem e a sensação de que poderiam ter saído com a vitória. Esses foram os sentimentos da comissão técnica, diretoria e dos jogadores do Salgueiro, após o time ter sofrido o gol de Edmundo, aos 42 minutos da etapa final, depois de um polêmico pênalti, assinalado pelo árbitro Cláudio Mercante.

O presidente do clube, João Guilherme, era o mais indignado com a atuação de Mercante. “Hoje, a atuação dele foi lamentável”, disparou. “Tudo é mais difícil no interior. Estamos em dia, mas o que aconteceu, hoje, desestimula até os atletas”, conclui João Guilherme, que quer, no mínimo, fazer com que o Salgueiro permaneça na Série C, em 2009. Já o meio-campista Rosivaldo, autor do segundo gol do Carcará, preferiu adotar um discurso mais tranqüilo. “O Cláudio se precipitou. Ele é de boa índole”, amenizou.

Quem estreou bem foi o meia Renato Frota, autor do primeiro gol do Salgueiro. O jogador, que se movimentou bastante durante o jogo, não ficou satisfeito com o resultado. “Merecíamos ganhar. Estivemos mais perto da vitória do que eles”, lamentou.

Mas teve também quem nem tocasse no nome de Cláudio Mercante, usando uma simples justificativa: “Não comento arbitragem”, afirmou o técnico do Salgueiro, Neco, logo após o jogo. Porém, ao contrário da maioria, que lamentava o empate, Neco preferiu comemorar. “Pelo que criamos e pelas circunstâncias do jogo, estamos levando um ponto para casa, e isso é o mais importante”, alegou. O próximo jogo do Salgueiro é quarta-feira, às 20h30, contra o Icasa/CE, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro.

Sertanejos marcaram presença

Brenno Costa

Especial para a Folha


Pequena, mas otimista. Foi dessa maneira que a torcida do Salgueiro - pouco mais de dez pessoas - marcou presença no Arruda. O clima na arquibancada era típico de interior. A maioria dos torcedores se conhecia, já que o mesmo grupo costuma acompanhar as partidas do time do Sertão pernambucano.

O policial militar José Fábio Barros Vieira, 33, e o estudante de Direito Heyder Solano de Goes, 24, viajaram cerca de seis horas para acompanhar o time de coração. “Vou para a maioria dos jogos do Salgueiro, tanto em casa como fora”, conta José Fábio. “Quando o Carcará joga na Capital, sou presença certa”, afirma Heyder, que mora no Recife, mas é natural de Salgueiro.

No início da partida, o otimismo tomava conta da pequena torcida. Nem mesmo o primeiro gol do Mais Querido abalou a confiança. “Dá para virar”, comentou José Fábio. A reação prevista pelo policial militar se concretizou e, com muita vibração, a torcida comemorou os dois gols do Salgueiro.

Quando a partida se encaminhava para uma vitória do Carcará, o juiz Cláudio Mercante marcou um pênalti para o Santa Cruz, que foi convertido por Edmundo. Os sertanejos ficaram decepcionados com o placar final. “O Salgueiro veio para ganhar, mas o juiz deu o jogo para o Santa”, comentou José Fábio.

Santa empata graças a pênalti que não existiu


João de Andrade Neto

jneto@jc.com.br

O Santa Cruz voltou a ficar devendo aos seus torcedores. Mesmo com o apoio de mais de 22 mil fiéis tricolores, o time ficou apenas no empate por 2x2 com o Salgueiro, ontem, no Arruda, na estréia das duas equipes na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Com um futebol fraco, principalmente na marcação do meio-de-campo, os donos da casa tiveram que contar com uma “ajuda” do árbitro pernambucano Cláudio Mercante.

Mercante assinalou um pênalti inexistente sobre Edmundo, aos 40 minutos do segundo tempo, que acabou se convertendo no gol de empate dos corais, anotado pelo próprio Edmundo. Rafael Mineiro fez o outro tento do Santa, enquanto Renato Frota e Rosivaldo marcaram para os sertanejos.

O resultado só não foi pior porque no outro jogo do Grupo 19, Icasa-CE e Campinense-PB também empataram, porém por 1x1, em Juazeiro do Norte (CE). Com isso, todas as quatro equipes largam com um ponto, com os times pernambucanos levando vantagem no número de gols marcados. Na quarta-feira, o Santa Cruz vai a Campina Grande, enquanto o Salgueiro recebe o Icasa.

Vale ressaltar que o pênalti mal marcado por Cláudio Mercante não foi seu único erro grave na partida. Ainda no primeiro tempo, ele deixou de mostrar o segundo cartão amarelo (e conseqüentemente o vermelho) para Rosivaldo, que impediu um contra-ataque tricolor. Além disso, após o empate dos corais, Mercante não deu outra penalidade (dessa vez existente) a favor do Santa, em um carrinho sofrido por Cléo.

Erros de arbitragem à parte, a verdade é que o Santa pouco fez para merecer a vitória. Empurrado pela torcida, o time até começou melhor. Aos oito minutos, após boa troca de passes, Edmundo cruzou rasteiro para Rafael Mineiro, que, dentro da pequena área, abriu o placar.

Atrás do marcador, o técnico do Salgueiro, Neco, pediu para os seus volantes avançarem com a bola dominada. Sem encontrar marcação dos meias e com os cabeças-de-áreas corais muito recuados, o Carcará encontrou espaço para criar. E depois de várias tentativas, o volante Renato Frota empatou com um chute de longe.

No segundo tempo, o técnico Bagé tentou corrigir o posicionamento da sua equipe e colocou o rápido Cléo na vaga de Rafael Oliveira. Mas foi o Salgueiro quem voltou a balançar as redes. Logo aos três minutos, toda defesa do Santa parou e Rosivaldo subiu para marcar, de cabeça.

Com a desvantagem, o técnico tricolor partiu para o tudo ou nada. Saiu o volante Gedeil para entrada de Ribamar (como quer ser chamado o meia Ribinha). O time até atacava, mas errava nas finalizações. Do outro lado, o Salgueiro marcava forte e procurava sair nos contra-ataques.

Mas quando parecia que o resultado não mudaria, o Carcará acabou castigado. Depois de uma bola alçada na área, Edmundo tentou driblar o zagueiro Alisson, que mandou a bola para escanteio. Cláudio Mercante viu pênalti. Com categoria, Edmundo converteu.

Bagé exalta rival e pensa em mudanças

Além de lamentarem o empate em casa, os jogadores do Santa Cruz e o técnico Bagé fizeram questão de exaltar o bom futebol apresentado pelo Salgueiro, que segue invicto na Série C (três vitórias e quatro empates). Para a partida contra o Campinense, quarta-feira, em Campina Grande, o treinador coral já estuda promover alterações na equipe. O meia Juninho, que sentiu um estiramento na coxa esquerda, ontem, está vetado.

“Enfrentamos uma equipe de muita qualidade e aguerrida, que se comportou como um time grande. Mas não adianta ficar reclamando que esse ou aquele jogador não serve. Esse é o grupo que nos temos à disposição. Temos um elenco de qualidade, que pode produzir muito mais do que foi produzido até aqui”, destacou Bagé.

O comandante coral também criticou a arbitragem de Cláudio Mercante. “O Salgueiro está falando do pênalti sobre o Edmundo? E o pênalti sobre o Cléo que ele (Mercante) não marcou? E expulsão do jogador do Salgueiro que ele não deu?”, questionou Bagé, referindo-se ao lance em que Rosivaldo impediu um contra-ataque a favor do Santa.

Para enfrentar o Campinense, uma das alterações praticamente confirmada pelo treinador é a estréia do volante Vágner Rosa (ex-Náutico). Bagé também espera a regularização do meia Jefferson (ex-São José-RS).

SALGUEIRO CHIA

Como já era esperado, os dirigentes e o técnico do Salgueiro, Neco, não pouparam críticas à atuação de Cláudio Mercante. Os cartolas sertanejos, no entanto, não quiseram adiantar se vão pedir um trio de arbitragem de fora de Pernambuco no jogo de volta, marcado para o dia 24, última rodada da 2ª fase. “Esse pênalti foi um absurdo, não existiu. Depois reclamam quando um time do interior pede um árbitro de fora nos jogos contra o Santa Cruz”, detonou o técnico Neco.