quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Santa Cruz tem primeiro desfalque para estreia no Pernambucano


Para o Santa Cruz, o Campeonato Pernambucano começa apenas no domingo. Mas o Tricolor já tem um desfalque para a partida de estreia contra o Sete de Setembro, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns.

O atacante João Paulo sofreu uma entorse no joelho direito durante o treino e fica fora da primeira partida. O jogador vai ser submetido a uma ressonância magnética para avaliar a gravidade da lesão.

Da Redação do pe360graus.com

Marcelo Ramos se esforça para estar na estreia do Santa

Considerado o principal nome do Santa Cruz, o atacante Marcelo Ramos se esforça para ter condições de estrear já na primeira rodada do Campeonato Pernambucano, domingo, contra o Sete de Setembro, em Garanhuns. Ainda reclamando das dores que marcam todo início de temporada, Ramos não esconde qual deve ser o objetivo tricolor no Campeonato: “buscar o título”.

O primeiro objetivo, porém, é se manter afiado nos treinamentos. “Até a estreia muita coisa ainda vai acontecer em relação aos treinos. É claro que se estiver me sentindo bem, vou querer jogar no domingo. Começo de trabalho costuma ser dolorido mesmo, isso é normal”, afirmou.

O atacante falou sobre a necessidade de superar as dificuldades do Campeonato Pernambucano. “Todos já sabem das condições dos gramados, do calor, enfim. Temos que encarar tudo para buscar o título. Para mim não importa a fórmula de disputa, e sim nós fazermos uma boa preparação. Acho que vai ser um Campeonato igual e o Santa está montando um bom time”, disse.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

A hora do renascimento coral

Ivve Rodrigues/Arquivo Folha




Estadual é o primeiro degrau do Santa Cruz para voltar ao patamar das glórias
Tricolores depositam todas as esperanças de mudança em Bezerra Coelho
Gustavo Paes

Um presidente, um projeto, uma torcida. A esperança voltou a tomar conta dos tricolores depois que Fernando Bezerra Coelho assumiu o comando do Santa Cruz, planejando e executando reformas em várias áreas dentro do clube. Todas as suas ações foram aplaudidas pela apaixonada torcida, mas é agora, no Campeonato Pernambucano, que o trabalho da nova diretoria coral vai ser realmente testado, pois todos sabem que, no final das contas, pesa realmente o desempenho no futebol. No próximo domingo, diante do Sete de Setembro, no estádio Gigante do Agreste, o Mais Querido dá o pontapé inicial na nova fase, sob os cuidados da dupla Márcio Bittencourt (treinador) e Luiz Antônio Ruas Capella (diretor de futebol), responsáveis diretos pelos reforços para a nova temporada.

Até o momento, foram 18 contratações. Quem apostou que o Santa Cruz não teria condições de seduzir grandes nomes, mesmo disposto a abrir os cofres (poderia pagar até R$ 30 mil de salário), acertou. A dificuldade com a queda de divisão (o Tricolor vai ter que ficar entre os cinco primeiros no Campeonato Pernambucano para poder disputar a Série D do Brasileiro na continuidade da temporada) acabou afastando os craques do Arruda. Mas a felicidade de contar novamente com o artilheiro Marcelo Ramos já deixou os tricolores entusiasmados. O outro nome bastante conhecido da torcida pernambucana é o zagueiro Sandro. Entre os desconhecidos que chegaram, quem está causando furor é o meia Leandro Gobatto. Ele chegou ao time para comandar o meio-campo e está indo bem nos treinamentos.

As dificuldades para a disputa do Campeonato Pernambucano já são conhecidas de todos. Os rivais, Sport e Náutico, conseguem investir mais e melhor por conta da presença na elite do futebol brasileiro. Mas o Santa Cruz quer provar que, mesmo com um time mais humilde, pode buscar o título estadual, principalmente se a torcida jogar junto com a equipe. Para Fernando Bezerra Coelho e Márcio Bittencourt, os grandes nomes fora dos gramados, os tricolores precisam ter paciência, pois com a mudança geral no elenco vai ser difícil ter uma equipe entrosada no início do torneio. E, apesar de não abrirem mão do título, acreditam que o Campeonato Pernambucano pode ser fundamental para a preparação da base que, caso o time se classifique, vai lutar para voltar a Série C no próximo ano.

Santa Cruz já tem a primeira baixa de 2009

Marcos Pastich/Arquivo Folha




Atacante João Paulo sofreu uma entorse no joelho direito, ontem
Jogador será submetido a um exame de imagem hoje
FELIPE AMORIM

O Campeonato Pernambucano da Série A1 sequer começou, e o Santa Cruz já tem a sua primeira baixa para, pelo menos, as primeiras rodadas do certame. Ontem à tarde, durante o treino tático, o atacante João Paulo, de 20 anos, contratado como uma aposta para a temporada de 2009, foi dividir uma bola no alto e acabou torcendo o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Hoje, ele se submeterá a um exame de imagem para saber se houve apenas um estresse ou rompimento no local. De noite, às 19h, a equipe coral terá o seu primeiro grande teste antes da largada no Estadual, no amistoso contra a seleção local de Ipojuca, na cidade de mesmo nome.

Apesar de não poder dar um diagnóstico preciso, a primeira avaliação do médico do Santa Cruz não foi nada animadora. “De imediato, ele está fora do primeiro jogo (domingo, contra o Sete de Setembro, em Garanhuns). Vamos esperar as próximas rodadas para ver a evolução. Mas desconfio que tenha havido uma lesão no menisco. Agora, só poderemos saber o que houve com precisão após o exame de imagem”, disse Gilson Rezende.

O lance que originou a lesão de João Paulo foi como outros tantos. Após subir para disputar uma bola, o atacante, que tinha acabado de vestir o colete de titular, levou a pior, e deixou o campo sentindo muita dor. Antes de sua contusão, o técnico Márcio Bittencourt tinha armado a equipe com Adriano; Parral, Tiago Camilo, Sandro e Adílson; Anderson (Bilica), Helder, Leandro Gobatto e Wagner; Roger (João Paulo) e Márcio. Apesar de alguns jogadores não ficarem regularizados a tempo, a intenção do treinador é utilizar todos os 29 atletas no amistoso de logo mais. Até Marcelo Ramos, que ainda não está 100% fisicamente, Thiago Matias e Daniel, com dores musculares, serão observados em campo.

Nem mesmo o presidente do clube, Fernando Bezerra Coelho, perderá de ver, enfim, a Cobra Coral em ação. “Nós todos estamos vivendo esta ansiedade de ver o Santa Cruz voltar a jogar. Eu mesmo estarei presente, em Ipojuca, para assistir ao amistoso. E tenho certeza que o time corresponderá bem, pois tenho muita confiança no trabalho de Capella (diretor remunerado do Mais Querido)”, disse.

CARAVANAS


O torcedor que pretende ir à estreia do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano, domingo, em Garanhuns, às 16h, contra o Sete de Setembro, mas não tinha como ir, agora não tem mais desculpa. É que a torcida coral está mobilizando duas caravanas para quem deseja ver a Cobra Coral entrar no gramado e não perder nenhum detalhe. Uma delas é a Expresso Coral. Nela, a pessoa terá direito a lanche, brindes, além do sorteio de uma camisa do clube. A outra é a Santa Paz/Força Jovem. Ambas as caravanas estão vendendo as passagens ao preço de R$ 50,00, na sede do Mais Querido. Maiores informações através dos telefones (81) 8849-9862 (David) ou (81) 9708-8087 (Geraldo Arruda), respectivamente.

Garotada tricolor recebeu uma visita ilustre

Marcos Pastich


Hernanes foi bastante assediado em sua passagem

Carente de uma boa revelação nos últimos anos e reticente de que as jovens promessas não vinguem como muitas outras na última temporada. Por conta disso, a diretoria do futebol de base do Santa Cruz implementou na agenda dos treinos diários dos atletas, desde ontem, no auditório do clube, uma série de palestras que terão a mesma importância de um bom cruzamento executado ou de uma falta cobrada no ângulo. A intenção é estimular a garotada. E para iniciar mais este projeto com o pé direito, nada melhor do que a presença do pernambucano Hernanes, hexacampeão brasileiro pelo São Paulo, que deu o primeiro chute no futsal no Mais Querido.

Os encontros serão ocasionais, como um bate-papo informal. Foi exatamente desta maneira que transcorreu os pouco mais de 50 minutos de palestra entre Hernanes e o pessoal das categorias sub-13, infantil, juvenil e juniores. Desde sua chegada, quando distribuiu autógrafos e sorrisos, ou sendo fotografado, até no centro da mesa, respondendo as inúmeras dúvidas da garotada coral, o volante relembrou os momentos difíceis vividos quando ainda era da base, que poderão servir como fonte de referência para que a garotada não desista na primeira “falta”.

A grande preocupação da direção coral é que os jogadores não fiquem desestimulados com o primeiro obstáculo, como pode acontecer com os recém-rebaixados aos juniores pelo técnico Márcio Bittencourt: o lateral-direito George, o meia Esquerdinha, e os atacantes Gilberto e Foguinho. “É muito difícil um jogador ser promovido aos profissionais. Apenas 10%, ou até menos, de quem está na base consegue subir de categoria. Desde cedo, eu tinha a certeza de que estaria neste percentual, coloquei na minha mente que seria um desses jogadores, e não desisti em nenhum momento”, lembrou.

De acordo com o volante, são três os mandamentos a serem seguidos para alcançar o sucesso. Pelo menos foi assim com ele. “A pessoa tem que ser sempre humilde nas suas atitudes, aceitar tudo, dentro do correto, que os treinadores pedem, e ter paciência, muita paciência. Sem isso, a pessoa não chega a lugar nenhum”, garantiu.

Por sinal, a palavra paciência foi a mais dita pelo pernambucano. Também pudera. Entre reprovações nos testes no Corinthians, Santos, Portuguesa e Juventus, e vários jogos sem ficar relacionado, o volante ralou muito até alcançar o estrelato, quando, no ano passado, foi considerado o melhor do Brasileirão. Por isso, e pelo sucesso adquirido, foi mais do que normal as várias perguntas feitas pelos futuros candidatos a craques corais. “Para aqueles que ficaram atentos no que passei, esse é o modelo de vitória. Não que seja o certo, mas é para eles se espelharem em alguma coisa. A pessoa precisa lutar pelo que quer até o final, mesmo que seja muito difícil”, encerrou.

Santa começa a ganhar forma para estreia


CBF libera seis jogadores, e outros devem ser regularizados hoje. Baixa é atacante João Paulo, que sofreu lesão

Os torcedores do Santa Cruz já começam a ter uma ideia do time que vai estrear no Campeonato Pernambucano diante do Sete de Setembro, às 16h do próximo domingo, no Estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns. Ontem à tarde, o goleiro Adriano Santos, os volantes Anderson e Elder, os meias Juan Felipe e William e o atacante João Paulo tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e já estão aptos a vestir a camisa do clube em partidas oficiais. Hoje, às 19h, em Nossa Senhora do Ó, na Região Metropolitana do Recife, estarão em campo para um jogo-treino contra um combinado do município de Ipojuca.

João Paulo, entretanto, que estaria no mínimo relacionado no banco para o primeiro jogo do Santa Cruz após quatro meses, foi vetado pelo departamento médico tricolor. O atacante sofreu uma entorse no joelho direito durante o treinamento de ontem. Hoje vai passar por exames de imagem para identificar a gravidade. A lesão ocorreu na parte final do coletivo realizado pelo técnico Márcio Bittencourt, quando o atleta entrou em campo para substituir o atacante da casa Yuri Savaroni.

A regularização dos zagueiros Sandro, que renovou contrato, e Leandro Camilo, do lateral-direito Parral e do atacante Márcio deve sair ainda hoje. A expectativa vai ficar por conta do goleiro André Zuba, dos laterais-esquerdos Juca e Adílson, dos volantes Wagner, Bilica, Húdson e Manu e do atacante Marcelo Ramos. Todos eles finalizaram a bateria de exames cardiológicos e assinaram de vez seus contratos ontem à tarde. A documentação será remetida à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) hoje, prazo final estabelecido pelo regulamento do Estadual para participar da primeira rodada. Dando entrada na entidade, os nomes podem aparecer no BID até a próxima sexta-feira.

Já os zagueiros Daniel Horst e Thiago Matias, o meia Leandro Gobatto e o atacante Roger Thompson estão impedidos pela legislação desportiva de participar da estreia da competição. Como estas contratações envolvem transferência internacional, terão de esperar até o próximo dia 15 a reabertura da janela para entrada e saída de jogadores no Brasil. Mesmo assim, o treinador optou por utilizar Leandro Gobatto e Roger Thompson na escalação considerada titular no coletivo. O time formou com: Adriano, Parral, Sandro, Leandro Camilo e Adilson, Anderson, Wagner, Elder e Leandro Gobatto, Roger Thompson e Márcio.

Márcio Bittencourt aproveitou para advertir que o jogo-treino desta noite terá caráter apenas de agradecimento à recepção da cidade de Ipojuca para a fase final de preparação. "Acho isso importante. Fomos recebidos muito bem. É uma forma de retribuirmos o carinho da cidade. Pretendo utilizar todos os jogadores. Dando oportunidade de, pelo menos, 30 minutos para cada um deles. Não significa que vamos interromper a programação de treinos por causa disso. De manhã, vamos trabalhar normalmente", explicou o treinador.

Depois dos desentendimentos, o Santa Cruz concretizou a rescisão de contrato com o meia Rosembrik na CBF. O jogador, que teve duas passagens pelo Arruda (2004/2005/2006 e 2008) acertou transferência para o Vila Nova-GO, integrante da Série B do Campeonato Brasileiro e comandado por Givanildo Oliveira.

Arruda perto da liberação


A comissão patrimonial do Santa Cruz deve enviar hoje ou amanhã para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o relatório das obras estruturais realizadas no estádio do Arruda. A intenção é conseguir a liberação do anel superior, interditado a pedido do MPPE desde dezembro de 2007. Uma cópia do relatório será mandada para a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). O primeiro jogo do tricolor no Arruda pelo Estadual está marcado para o dia 18, contra o Central.

De posse do relatório produzido pelo Santa Cruz, o MPPE solicitará ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Codecir uma nova vistoria para averiguar se as obras realizadas no estádio atendem às exigências feitas pelos órgãos e que resultaram no fechamento do setor superior da arena.

"Recuperamos toda a parte estrutural do estádio, e não só os problemas apontados no anel superior. Acredito que não haverá problema para a liberação da área interditada até o dia do nosso primeiro jogo em casa no Campeonato Pernambucano", destacou o presidente da comissão patrimonial do Santa Cruz, o engenheiro José Augusto de Paula.

Segundo o dirigente, toda a recuperação do Arruda, incluindo parte estrutural, elétrica, hidráulica e de pintura (que ainda não foi finalizada) está orçada em R$ 4 milhões. "Assim que o relatório chegar em nossas mãos vamos solicitar imediatamente as novas vistorias. A nossa intenção não é prejudicar nenhum clube, e sim prezar pela integridade do torcedor", concluiu o promotor do Juizado do Torcedor, Aguinaldo Fenelon.

Exemplo de craque para a garotada


Os olhos dos mais novos brilhavam com a proximidade do ídolo. Os mais velhos olhavam fixamente para não perder um detalhe. Todos escutavam atentamente as palavras - em tom de esperança e ensinamento - do volante Hernanes, tricampeão brasileiro pelo São Paulo, eleito o melhor craque do último nacional. Pernambucano como a maioria dos presentes no auditório do Santa Cruz. Durante pouco mais de uma hora ele era o símbolo da vitória. Vitória que veio com muita luta e classificada em quatro palavras: "perseverança, determinação, trabalho e humildade".

A iniciativa de levar o melhor jogador do Brasil em 2008 para uma palestra para a garotada das divisões de base nasceu do novo momento que o futebol amador do clube está inserido. A idéia foi dada por Marconi Moura, treinador da equipe Sub-17 do Santa e que treinou Hernanes no futsal do Colégio Boa Viagem. O volante abriu um ciclo de palestras que abordarão temas significativos para os garotos.

Enquanto a garotada da categoria Sub-13 se cutucava um ao lado do outrofazendo algum comentário do ídolo, o pessoal da Sub-15, Sub-17 e os atletas da Sub-20 prestavam bastante atenção. Hernanes falou também diretamente aos país dos meninos, muitos presentes no auditório. Respondeu todos os questionamentos sem titubear e mostrou, sempre com muita simplicidade, que uma das coisas mais importantes para quem está começando a carreira de jogador de futebol é acreditar no seu sonho e trabalhar para ser um vencedor.

"Acredito que, para quem estava atento, viu aqui um modelo de vitória. Não que eu seja o certo, mas sou um modelo de vitória que deu certo e que eles podem se espelhar", comentou. O jogador do São Paulo, de apenas 23 anos, falou um pouco de sua sofrida trajetória até chegar ao topo, ser titular absoluto do tricolor paulista, e, ainda, vestir a camisa da Seleção.

"Cheguei no São Paulo em 2001. No juvenil eu pouco joguei. Disputei duas Copas São Paulo e fiquei no banco. Só assinei meu primeiro contrato como profissional em 2005. É preciso ter humildade para continuar sempreaprendendo, ter perseverança e paciência para esperar o momento. Os que eram feras naquele tempo hoje já não estão no São Paulo", disse.

Um aperitivo para a torcida

Ávida por ver seu time em atividade - não acontece há quatro meses -, a torcida do Santa Cruz terá a chance de observar hoje alguns dos reforços corais no jogo-treino que a equipe fará diante de um combinado da cidade de Ipojuca. O treinamento será às 19h, no Estádio Municipal de Nossa Senhora do Ó e a entrada valerá um quilo de alimento não perecível. O elenco tricolor segue sua pré-temporada até o sábado, quando viaja para Garanhuns para a estreia no Pernambucano diante do Sete de Setembro.

Provavelmente, o técnico Márcio Bittencourt coloque em campo a base do time para o primeiro jogo no Estadual. Ontem, o treinador realizou um coletivo. Nele, dois nomes que estão impedidos de jogar nas primeiras rodadas do Pernambucano pois terão transferências internacionais e a janela, para eles, só abre em 15 de janeiro: Leandro Gobatto (meia) e Roger (atacante). Mesmo assim, o time formou com: Adriano; Parral, Sandro, Leandro Camilo e Adilson; Anderson, Wagner, Elder e Leandro Gobatto; Roger e Márcio.

O atacante Marcelo Ramos voltou para o Recife com o objetivo de terminar os exames cardiológicos, mas estará presente no jogo-treino desta noite. A idéia de Márcio Bittencourt é utilizar quase todos os jogadores .