sexta-feira, 4 de julho de 2008

Santa Cruz tem primeira batalha contra Campinense


Após cerca de dois meses de espera, o Santa Cruz estréia neste domingo na Série C do Campeonato Brasileiro contra o Campinense, às 16h, no estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande, na Paraíba. Para ajudar o técnico Fito Neves e a equipe, os torcedores corais encheram mais de 25 ônibus para viajar até Campina Grande no dia da partida. Serão cerca de duas mil pessoas entre os que vão nos coletivos e os que viajarão no próprio carro.

Com o torcedor se esforçando dessa forma, a responsabilidade dos jogadores do Santa Cruz aumentou ainda mais. Sabendo disso, Fito Neves resolveu manter o time que entrou de frente na final contra o Atlético Pernambucano na última quarta-feira e conquistou a Copa Pernambuco.

“A conquista da Copa Pernambuco foi muito bom. O grupo melhorou a auto-estima. Acho que estamos crescendo. Por isso acho que não vamos mudar o time. Só estamos em dúvida sobre a movimentaão tática. Tenho duas opções, mas isso só devo resolver momentos antes da partida. Além disso, podemos mudar a qualquer momento da partida, dependendo do decorrer do jogo. Temos condições para isso”, disse o comandante coral.

As duas únicas alterações que poderiam surgir na equipe seriam as entradas de Cléo, no ataque, e Juninho, no meio de campo. O problema é que os dois estão no Departamento Médico e não terão condições de jogo. Com isso, Miller e Thomas Anderson permanecem entre os titulares.

“quero muito jogar e ajudar o clube. Acho que o treinador tem falado muito sobre ao dversáro e empolgado o grupo. Sabemos que eles sabem jogar muito bem quando estão com a bola nos pés. Além disso são muito rápidos. Precisamos entrar ligados”, disse Thomas Anderson.

Campinense x Santa Cruz

Local: Ernani Sátiro (PB)
Dia: 06/07/2008
Horário: 16h
Árbitro: Carlos Alberto Gibaut Nogueira (BA)
Auxiliares: Elias Silva Almeida e Griselildo de Souza Dantas (ambos da PB)

Campinense

Pantera, Fábio Santana, Ricardo Oliveira, Jadson e Evaldo Bahia; Charles Wagner, Marquinhos Mossoró ( Barata ), Jean Alisson ( Elvis ) e Waschington; Wanderley e Paulinho Marília. Técnico: Freitas Nascimento.

Santa Cruz

Gledson; Gonçalves, Memo e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha, Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo. Técnico: Fito Neves.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa paga premiação pela Copa Pernambuco


A diretoria do Santa Cruz pagou hoje pela manhã, em Caruaru, o bicho pela conquista da Copa Pernambuco.

Cada jogador e membro da comissão técnica recebeu R$ 200 pelo título.

Acho que o valor da premiação é diretamente proporcional a importância do título.

O Santa fica em Caruaru até domingo, quando segue viagem para Campina Grande, onde enfrenta o Campinense na estréia da Série C.
Por João de Andrade Neto Com informações de Leonardo Bóris da Rádio JC/CBN

Santa Cruz está definido para pegar o Campinense


O técnico Fito Neves definiu a equipe do Santa Cruz que estréia na Série C do Campeonato Brasileiro contra o Campinense, neste domingo, às 16h, em Campina Grande. O treinador deverá manter a mesma equipe que conquistou o título da Copa Pernambuco na última quarta-feira.

As duas únicas alterações poderiam ser as entradas de Juninho no meio de campo e Cléo no ataque. O problema é que os dois estão vetados pelo Departamento Médico. Com isso, os garotos Miller e Thomas Anderson permanecem entre os titulares.

“Gostei muito do trabalho técnico e tático realizado nesta sexta-feira pela manhã. Os jogadores mostraram muita disposição e acho que estão empolgados para a estréia. Agora a tarde vamos correr atrás para saber se todos os atletas poderão estar à disposição para o confronto contra o Campinense”, declarou o técnico Fito Neves.

Os jogadores corais também devem ganhar um incentivo a mais da direção nesta sexta-feira à tarde. O presidente Édson Nogueira confirmou que vai pagar a premiação da conquista da Copa Pernambuco após o treino. Cada atleta receberá R$ 200.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Fito Neves afina o Santa Cruz antes de estréia na série C


Restam dois dias antes da estréia no Brasileirão e o técnico Fito Neves ainda apronta os últimos detalhes do time que vai jogar contra o Campinense-PB, no domingo (6), às 16h. Os preparativos estão sendo feitos em Caruaru, no Centro de Treinamento do Porto.

Na manhã desta sexta (4), um coletivo foi realizado para que o técnico defina com que formação deve entrar em campo. No time A, considerado titular, o esquema é o 3-5-2, enquanto no B, com os reservas, o esquema é o 4-4-2.

De qualquer forma, a escalação da equipe que deve fazer a primeira partida na série C não deve ser diferente da treinada nesta manhã. O tricolor deve ir com Gledson; Gonçalves, Memo e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha, Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo.

O Santa divide o grupo 5 com Campinense, Central e Potiguar-RN. Esses últimos, jogam no mesmo dia em Caruaru, completando a rodada do grupo. Os dois melhores classificados avançam à segunda fase, e os outros dois caem para a quarta divisão.

da Redação do pe360graus.com

Santa Cruz-PE: Atividades mais leves em Caruaru


A partir desta sexta-feira os jogadores do Santa Cruz entram na reta final dos preparativos para a Série C. Em Caruaru, no Centro de Treinamento do Porto, o Ninho do Gavião, o elenco coral não será submetido a um grande destaque físico devido à proximidade da estréia, marcada para o domingo, em Campina Grande, diante do Campinense.

“O tempo é curto, por isso, o grupo não será exposto a um treino coletivo ou a uma movimentação mais intensa. Nós iremos fazer trabalhos táticos, treinar as bolas paradas para corrigir o que tem de errado. Temos de trabalhar de uma forma equilibrada para que os jogadores estejam em boas condições no domingo”, disse o comandante técnico Fito Neves.

Sobre a equipe titular para o confronto na Paraíba, o treinador acredita na manutenção da maior parte do time que jogou a final da Copa Pernambuco, especialmente depois da regularização de Edmundo. “Eu tenho três dias para a estréia, mas o time não deve ter grandes alterações, não.”

Quarta-feira, na decisão vencida pelo Santa, os titulares foram: Gledson, Conçalves, Memo e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha, Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo.

É bom lembrar que o meia Juninho acabou sendo poupado da partida, e Miller o substituiu. O volante Reinaldo, o lateral-esquerdo Neílton e o zagueiro Stanley que vinham sendo titulares na Copa Pernambucano também não atuaram contra o Atlético.

Da Assessoria de Imprensa

Entenda o regulamento da Série C, que começa neste domingo


Começa, neste domingo (6), o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão. A competição, diferentemente das séries A e B do Brasileirão, não segue a fórmula dos pontos corridos. O regulamento tem como lógica a formação de grupos de quatro times, dos quais dois avançam para a fase seguinte, mudando apenas na fase final, quando oito times disputam uma vaga na série B.
No início de competição, são 64 times divididos em 16 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam para a segunda fase, quando oito novos grupos são formados. Mais uma vez, os dois melhores avançam, formando quatro grupos de quatro times na terceira fase. Os dois melhores destes grupos se classificam para o octagonal final.

Finalmente, nesse grupo maior, os quatro melhores times ascendem à Série B do Brasileiro. Vale ressaltar que, em todos os grupos, os jogos são de ida e volta. Assim, os times que chegarem à fase final terão disputado 32 partidas.

Se, de um lado, os quatro melhores chegam à segunda divisão, por outro, os 32 times que não conseguirem passar à segunda fase vão cair para a recém-criada Quarta Divisão, que será disputada pela primeira vez em 2009.

Em Pernambuco, o sonho de chegar à Série B é compartilhado por Santa Cruz, Salgueiro, Central e Petrolina. Confira, abaixo, o grupo em que cada um desses times está:

Grupo 5

Santa Cruz
Central
Campinense-PB
Potiguar-RN


Grupo 6

Salgueiro
Icasa- CE
Santa Cruz-RN
Treze-PB


Grupo 7

Petrolina
Confiança-SE ASA-AL Atlético-BA

O Santa estréia no campeonato contra o Campinense, em Campina Grande, enquanto o Central encara o Potiguar, em Caruaru. No Sertão, o Salgueiro recebe o Treze-PB e o Petrolina viaja até Arapiraca, para jogar contra o ASA-AL.

da Redação do pe360graus.com

Expresso da esperança já em Caruaru


Delegação coral segue para o Agreste do Estado com o intuito de acertar últimos detalhes para estréia na Série C e fortalecer a união

O expresso da esperança tricolor finalmente seguiu viagem. Ontem à noite, a delegação partiu para Caruaru, onde vai acertar os últimos detalhes para entrar na Série C do Campeonato Brasileiro, no Ninho do Gavião, centro de treinamento do Porto. Com ela, viajou também o apoio de milhões de torcedores corais que esperam ver o Santa Cruz novamente na Série B do Campeonato Brasileiro.

No domingo, o time embarca para Campina Grande-PB para estrear no Grupo 5 diante do Campinense-PB, no Estádio Amigão.

Além de encurtar em 50 quilômetros a viagem para Campina, os jogadores vão aproveitar os três dias de isolamento no Agreste para fortalecer os laços fora do campo. O entrosamento dentro dele também deverá ser muito explorado, uma vez que o grupo é praticamente novo em relação ao Estadual.

Neste intervalo entre o Pernambucano e a Série C do Brasileiro chegaram 17 caras novas. “Nunca vi um grupo desunido chegar longe em nenhuma competição. A amizade e o respeito fora do campo sempre ajuda bastante o grupo a conquistar os objetivos traçados por todo mundo”, opinou o atacante Edmundo, que está com 37 anos e é o jogador mais experiente da equipe. “Ficaremos um pouco distantes da família e de casa. Mas será um período válido. Escolhemos uma profissão que nos exige isso”, completou o goleador.

Ao todo 25 jogadores seguiram no ônibus locado pela diretoria do clube para Caruaru. Para Campina Grande, entretanto, o treinador só levará os 18 relacionados. Os meias Uécslei e Ribinha, por exemplo, se apresentaram ontem pela manhã e já seguiram com a delegação. “Como o Santa montou um elenco com jogadores que costumam atuar no Nordeste, conheço a maioria deles, tanto de ter atuado junto quanto de jogar contra. Mas uma maior aproximação é sempre necessária”, declarou Ribinha.

O elenco que disputará a Terceira Divisão ainda não está completamente fechado. A direção do Santa Cruz busca a contratação de mais um meia, de preferência, canhoto. Os dirigentes estão conversando com duas opções: Éder e Luís Fernando. “Falta um aceitar a proposta”, revelou o diretor Constantino Júnior.

REGULARIZAÇÕES

Hoje é o último dia de regularizações para a primeira rodada. O zagueiro Wecquisley e os meias Juninho, Uécslei e Ribinha não ganharam condições. Segundo o superintendente coral, Luís Cláudio, o problema com Juninho era de duplicidade de pagamento. A documentação dos outros três foi enviada ontem. “Garanto que os quatro ganharão condições para a partida”. O lateral-direito Bruno e o meia Rafael Oliveira, por outro lado, terão de esperar a segunda rodada.

Estréia transmitida para Pernambuco

TV Universitária acertou parceria com TV Campina Grande, da Paraíba, e vai mostrar confronto do time diante do Campinense-PB, domingo, no interior do Estado vizinho

A caravana de torcedores do Santa Cruz que vai a Campina Grande para acompanhar a estréia do time na Série C do Campeonato Brasileiro promete ser grande. Até ontem, pelo menos 31 ônibus de tricolores estavam fechados para viajar. Aqueles que não conseguirem ou não puderem embarcar para a Paraíba, entretanto, terão a oportunidade de assistir ao jogo diante do Campinense-PB pela televisão. A TV Universitária (canal 11) fechou parceria com a TV Campina Grande e, com a devida liberação das equipes, transmitirá o confronto para Pernambuco.

Os outros dois desafios fora de casa no Grupo 5 também terão transmissão ao vivo pela emissora. No dia 13, pela terceira rodada, os tricolores vão enfrentar o Potiguar-RN em Mossoró, no Estádio Nogueirão. Pela quinta rodada, no dia 23, o time vai ao Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, para pegar o Central.

A parceria também prevê a transmissão dos jogos do Salgueiro, outro representante pernambucano, e do Treze-PB, que estão juntos no Grupo 6. Os dois se encontram já na estréia, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, próximo domingo.

A TV Universitária garante que continuará acompanhando o Santa Cruz se a equipe seguir se classificando às fases posteriores. A Série C do Brasileiro está dividida em quatro etapas, sendo as três primeiras em formato de quadrangular e a última disputada em octogonal. Somente os quatro primeiros da competição garantem o acesso à Série B da próxima temporada. Há a possibilidade também de a Rede Globo Nordeste se interessar pelos direitos de transmissão quando a disputa for afunilando.

TODOS COM A NOTA

Hoje começa o período de reservas dos ingressos disponibilizados pelo programa governamental Todos com a Nota para a primeira partida do Santa Cruz em casa. O reencontro com o torcedor tricolor no Arruda será próxima quarta-feira à noite, diante do Central, pela segunda rodada da Série C.

O convênio prevê 30 mil bilhetes por partida no Recife. A reserva deve ser feita por intermédio do número telefônico 2121-8181. A troca do Vale-Cidadão pelas entradas, porém, será realizada somente na terça-feira, véspera da partida, das 8h às 13h, nas bilheterias corais.

Como o setor que seria destinado ao Todos com a Nota ainda está em reformas coordenadas pela Comissão Patrimonial do clube, os torcedores ficarão nas arquibancadas inferiores.

A previsão é que o anel superior esteja liberado somente para a segunda fase da competição, se o Santa Cruz se classificar entre os dois primeiros do quadrangular inicial. O ingresso normal de arquibancada vai custar R$ 20 durante a Terceirona. Sócios, estudantes e idosos pagam meia. A entrada para crianças até 12 anos é R$ 5.

CBF faz vista grossa e aprova todos estádios

RIO – Às vésperas da abertura da Série C do Campeonato Brasileiro, o departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu aval aos estádios de todos os 63 clubes participantes. Segundo a entidade, todos os estádios apresentaram os laudos técnicos – do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Como de costume, faz vista grossa nesta primeira fase, mesmo porque muitos clubes têm fortes padrinhos políticos.

Na fase final, com oito clubes, a CBF exige a capacidade mínima para 10 mil torcedores. Mas foi na Série C no ano passado que aconteceu o incidente mais grave no País. Sete pessoas morreram na Fonte Nova, em Salvador, quando alguns degraus das arquibancadas cederam. O estádio de Salvador recebia perto de 60 mil torcedores. Num comunicado oficial, em certo trecho a CBF diz: “Temos a satisfação de registrar que todos os estádios estão regularizados”.

MUDANÇAS

Mas, ainda ontem, o próprio departamento técnico oficializou a mudança de três jogos. Um deles entre Linhares-ES e Boavista-RJ, válido pelo Grupo 12, que seria realizado no estádio Joaquim Calmom, em Linhares, foi transferido para o estádio Conilon, em Jaguaré. O motivo foi a falta de laudo do Corpo de Bombeiros.

O outro clube capixaba da Série C também foi impedido de estrear em casa. A partida entre Serra-ES e América-MG foi transferida do estádio Robertão, em Serra, para o estádio Aracruz. O motivo é o mesmo: falta de liberação por parte do Corpo de Bombeiros.

Por fim, a CBF anunciou a alteração do local do jogo entre América-MG e Duque de Caxias-RJ, pela segunda rodada, no próximo dia 9. O confronto será realizado no estádio Juca Pedro, em Formiga, Minas Gerais. As mudanças identificam as falhas nas regularizações.

Com o pé na estrada


Tricolor já iniciou a sua série de viagens pelas estradas do Nordeste, que deverão marcar a campanha na Terceirona

O Santa Cruz já caiu na estrada, tornando de vez a Série C do Campeonato Brasileiro em realidade neste ano. Apesar da festa da torcida na quarta-feira, por causa da conquista da Copa Pernambuco no Arruda, a delegação tricolor passará os últimos momentos antes do jogo contra o Campinense, marcado para o domingo em Campina Grande, longe do Recife. Os 25 jogadores relacionados para a partida pelo técnico Fito Neves viajaram ontem à noite para a Caruaru, onde o Tricolor ficará hospedado até a manhã de domingo. Viagens de ônibus como essa irão marcar toda a agenda coral nesta primeira fase, que é regionalizada.

Numa espécie de 'aclimatação' no Agreste, os corais irão treinar hoje em dois períodos no centro de treinamento Ninho do Gavião, do Porto. No sábado pela manhã haverá o preparativo final para a estréia. No treino, Fito Neves deverá fazer pelo menos uma mudança em relação à equipe que goleou o Atlético Pernambucano por 4 x 0, na decisão da copinha. Mesmo com uma boa atuação, Miller deverá deixar a posição no meio-campo para Juninho, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda. Já Neílton, que foi sacado da lateral-esquerda para adquirir um melhor condicionamento físico, poderá peder de vez a vaga para Esquerdinha, que foi bem na final da Copa Pernambuco.

Apontado como uma das principais contratações para a Terceirona, o zagueiro Sidraílson não vem mais. O jogador, que estava no futebol de Hong Kong, não se apresentou ontem e foi descartado. O jogador havia pedido um prazo maior porque havia acabado de se casar, mas o defensor acabou não aparecendo na data combinada.

Torcida

A torcida tricolor promete invadir Campina Grande no domingo. Cerca de 35 ônibus com torcedores já estão com a lotação esgotada. A 'carreata' com cerca de 1,5 mil tricolores sairá na manhã do domingo. Serão 217 quilômetros de estrada até a maior cidade do interior paraibano. Quem quiser ir pode entrar em contato com integrantes da torcida Santa Paz, pelo telefone 8749-8245. O valor da viagem, ida e volta, é R$ 25. Já às 8h30 deixarão oRecife os microônibus organizados pelo Blog do Santinha. (contato com Daniele, pelo telefone 9235-7950). O pacote, que inclui lanches e brindes, custa R$ 40.

Jogos do Santa Cruz serão transmitidos

Diego Nigro/Arquivo Folha



As partidas do Tricolor, fora de casa, irão passar ao vivo na TV Universitária (TVU)
Edinho fechou o acordo para a transmissão ontem
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após o Santa Cruz quebrar um jejum de três anos sem títulos, ao conquistar a Copa Pernambuco, os torcedores corais ganharam um novo motivo para comemorar. Ontem, a TV Universitária (TVU) anunciou que vai transmitir ao vivo todos os três jogos que o Mais Querido disputará fora de casa na primeira fase da Série C. A primeira partida televisionada pela emissora será a estréia tricolor, domingo, contra o Campinense, às 16h. No acordo fechado entre o presidente Édson Nogueira, o Edinho, e Fernando Pinto Carvalho, dono da produtora que leva o seu nome, e que será responsável pelas transmissões, o Tricolor irá receber uma cota por cada jogo transmitido.

Caso o time se classifique à segunda fase, o acordo será mantido, e as partidas disputadas fora de casa continuarão sendo exibidas ao vivo pela emissora, seguindo assim até o final da competição. “Aceitei esse acordo pela nossa torcida, que deu a maior prova de amor ao clube nessa Copa Pernambuco. Não há interesse financeiro da nossa parte. Seria inadmissível pensar em dinheiro numa hora dessas e obrigar os torcedores a viajar para ver o Santa Cruz”, explicou Edinho.

Já para Fernando Pinto Carvalho, os seus planos não se restringem a exibir os jogos do Mais Querido. De acordo com ele, já estão bem adiantadas as negociações para transmitir as partidas de Central e Salgueiro para as suas respectivas cidades.

Dentro de campo, o Santa viajou ontem para Caruaru, onde irá treinar no Ninho do Gavião, CT do Porto. Em relação aos reforços, a diretoria coral anunciou que o zagueiro Sidraílson não vai mais defender o Tricolor na Série C. O defensor resolveu aceitar a proposta de uma equipe de fora do País. O atacante Edmundo e o lateral Marcos Vinícius foram regularizados ontem e estão à disposição para a estréia.

TODOS COM A NOTA

Para os torcedores interessados em usufruir do programa Todos Com a Nota para a estréia do Santa Cruz em casa, contra o Central, na próxima quarta-feira, acontece hoje a reserva dos ingressos. Para os interessados, é só ligar para o número 2121-8181, das 8h às 17h, e solicitar os bilhetes, com a troca pelas entradas acontecendo na véspera da partida, na sede do clube. Serão disponibilizados 30 mil ingressos para a ação governamental.