terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mais um grupo deixa a oposição do Santa


Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

A cada dia que passa as oposições do Santa Cruz parecem enfraquecer ainda mais. Depois do grupo Reconstrução, de Felipe Rego, agora é a vez do psicólogo Sylvio Ferreira retirar-se do grupo comandado por Fernando Veloso e Fred Arruda. O motivo é o mesmo alegado por Rego: a dupla formou a chapa sem o voto de todos as facções. Devido a isso, os oposicionistas adiaram para sábado o anúncio da chapa oficial.

A situação chegou ao ponto de Ferreira ter uma forte discussão com Fred Arruda, inicialmente candidato à presidência do Conselho Deliberativo. "Quando se trata do Santa Cruz sou muito veemente em minhas posições, mas não quero entrar em pormenores sobre o que aconteceu", disse Sylvio.

Sobre a atitude de Veloso e Arruda, considerada por ele como anti-democrática, ele vê um indício de problemas futuros. "Para mim isso é uma fumaça de mau presságio. Não é assim que se procede. Como eles vão praticar a democracia se vencerem as eleições se têm atitudes contrárias agora?", questionou.

O psicólogo explicou que teve uma conversa com Osmundo Bezerra, até o momento, candidato a vice executivo e soube que o mesmo sequer participou da reunião em que a chapa foi definida. "Osmundo disse que havia sido consultado mas não participou da reunião que decidiu. E não vejo motivo para ele não estar dizendo a verdade", pontuou.

Os grupos pretendem fazer novas reuniões até a próxima quinta-feira (4), quando o Conselho Deliberativo reunir-se para homologar a data de 30 de setembro para o pleito no Arruda.

TIME

Quanto aos atletas que enfrentam o Salgueiro no próximo sábado (6), foi realizado o primeiro coletivo na manhã desta terça. O único ausente foi o zagueiro Alexandre - pediu dispensa para resolver assuntos particulares. O time treinou com a seguinte formação: Jaílson; George, Gonçalves, Stanley e Max; Leandro Biton, Gedeil (Memo), Vágner Rosa e Miller; Thomas Anderson (Gilberto) e Rosembrik (Patrick).

Oposição não se entende


Tentativas de transformar grupos contrários à atual gestão no Santa em única chapa fracassaram

Preparador físico Charles Muniz de volta à condição de técnico no adeus à disputa da Série C de 2008. Foto: Helder Tavares/DP/D.A. Press - 8/7/08
Consenso no Santa Cruz é utopia. Até mesmo uma disputa entre dois grupos está ficando complicado de acontecer. A unificação da grande maioria dos grupos de oposição pode implodir nos próximos dias. Tudo vai depender do trabalho de costura de Fred Arruda e também Fernando Veloso, os dois maiores interlocutores das oposições. A tentativa realizada no último final de semana acabou sendo frustrada. Na reunião ampliado do sábado, o professor Silvio Ferreira não aceitou ver seu nome excluído da chapa principal. No domingo, já com um número restrito, foi fechado uma novo composição, que não agradou em nada a maioria.

A chapa está formada com Fernando Veloso (presidente Executivo); Osmundo Bezerra (vice) e Fred Arruda (Conselho Deliberativo). O presidente da Patrimonial ainda está aberto. A atitude desagradou dois grupos representativos: "Reformulação", liderado por Felipe Rêgo, e o "Nova Geração". Excluídos do processo de "cúpula", os dois grupos enfatizaram que a união não existirá mais. "Eles atropelaram o processo e inviabilizaram o nosso apoio", disse Felipe Rêgo, que, agora, mantêm seu nome para a presidência executiva.

Os tricolores da Nova Geração também mostraram-se indignados. "Fernando Veloso e Osmundo estão tentando enfiar de goela a baixo essa composição e não vamos aceitar", enfatizou Paulo Pereira, um dos líderes do movimento. "Não fechamos uma formação mais ampla no sábado por conta de Silvio Ferreira e Osmundo, que tumultuaram a reunião. No domingo, Veloso senta com Osmundo e fecha essa composição sem escutar os outros grupos e justificando que o presidente tem que ter o vice do mesmo grupo. Se for assim não precisa ter reunião para decidir nada", completou.

Procurado pelo Diario, Fred Arruda mostrou-se tranqüilo e reafirmou que não existe nada fechado ainda. Inclusive fez questão de afirmar que apenas dois nomes estão confirmados na chapa de oposição. "Fernando Veloso, na presidência executiva, e Fred Arruda, na presidência do Conselho. Os outros nomes nós vamos ainda costurar nos próximos dias escutando todos os grupos que sentaram no sábado passado", comentou.

Pergunte aos candidatos

No meio do turbulento processo eleitoral do Santa Cruz, o portal diariodepernambucano.com.br vai dar sua parcela de contribuição para esclarecer as principais dúvidas dos leitores corais sobre os candidatos e suas propostas para administrar o clube no próximo biênio. Uma série de entrevistas com os candidatos será apresentada. Mas o torcedor poderá participar diretamente deste processo com perguntas diretas. As sugestões podem ser enviadas até amanhã para o e-mail: andre.albuquerque@diariodepernambuco.com.br. Não esqueça de enviar seu nome, bairro e indicação para qual candidato se destina o questionamento.

Eleição no dia 30

O ainda presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, confirmou ontem que data da eleição no clube será 30 de setembro. O Conselho Deliberativo se reúne na próxima quinta-feira para homologar e publicar o edital de convocação. A lista de sócios aptos ao voto só deve sair na próxima semana. É que o mês de agosto pode ser pago até 10 de setembro. Assim, a lista serádivulgada no dia seguinte. Terão direito ao voto nas eleições, os tricolores associados há um ano ou mais e, literalmente, em dia com as mensalidades. Por outro lado, dentro de campo, os jogadores corais se reapresentaram ontem, sob o comando do técnico interino Charles Muniz, e seguem sua preparação para enfrentar o Salgueiro, sábado, no Cornélio de Barros, na despedida da Série C.

O lema de Edinho é “sou brasileiro e não desisto”

Arquivo Folha




Mesmo após “não” da FPF, presidente coral insiste em ajuda
“Está complicado, mas aos pouquinhos vamos conseguindo evoluir a conversa”, comentou Édson Nogueira
GUSTAVO LUCCHESI

Mesmo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, tendo deixado bem claro que a entidade não tem condições de ajudar o Santa Cruz a honrar os seus compromissos financeiros, o atual presidente do clube, Édson Nogueira, o Edinho, demonstra ter fé na frase “sou brasileiro e não desisto nunca” e tenta sua última cartada para reverter a negativa de Oliveira. Quatro dias depois de o mandatário da Federação dizer que “não fabrica dinheiro” e que já havia emprestado R$ 110 mil ao Tricolor, os dois almoçaram juntos, ontem, para discutir a melhor forma de a FPF ajudar o clube.

Outro assunto colocado à mesa foram os vários problemas atuais do Mais Querido, com Edinho tendo deixado o encontro bastante otimista de que irá conseguir um auxílio financeiro para, ao menos, pagar as passagens de retorno de alguns atletas para os seus respectivos estados de origem. “Está complicado, mas aos pouquinhos vamos conseguindo evoluir a conversa. Estou me esforçando ao máximo para conseguir algo, independente de onde venha a ajuda. Caso eu não consiga sucesso, vou correr atrás de outras soluções”, disse Edinho, preferindo não comentar sobre valores deste possível auxílio financeiro.

Bastante cauteloso, Carlos Alberto procurou manter que a Federação não irá emprestar qualquer quantia ao Tricolor, porém, ele, sem o auxílio das finanças da entidade, juntamente com alguns ex-dirigentes tricolores, como Rodolfo Aguiar e João Caixero, tentará achar uma solução para quitar uma parte dessas dívidas.

Em relação aos bastidores políticos do Tricolor, a chapa Aliança Coral ainda não conseguiu fechar um nome para a presidência da Comissão Patrimonial, com o anúncio devendo ser feito hoje à tarde. Osmundo Bezerra aceitou o convite para ser candidato à vice-presidente do executivo.

Sobre a tão almejada e aguardada lista de sócios do clube, Edinho garantiu que ela será publicada no dia 11 deste mês, onde todos os nomes aptos a votarem na eleição coral estarão presentes. Ainda segundo o mandatário tricolor, o dia da votação deverá ser 30 de setembro, com o eleito tomando posse no dia 7 de outubro. As datas só dependem de uma aprovação do Conselho Deliberativo, na reunião desta quinta-feira.

RACHA

Alegando ter sido excluído da chapa Aliança Coral, o grupo Renovação, comandado por Felipe Rêgo, pôs fim a qualquer possibilidade de consenso com o bloco comandado por Fred Arruda e Fernando Veloso. Segundo alegou Rêgo, o racha aconteceu porque “houve um atropelamento do processo por parte de Veloso e Arruda, e tudo foi decidido entre eles, com a Renovação ficando excluída do grupo”. Felipe informou que irá disputar o pleito com uma chapa própria, sem qualquer possibilidade de voltar atrás na sua decisão. Por sua vez, Veloso disse que tentará resolver tudo no diálogo, e Felipe terá seu espaço na Aliança Coral.

Conselho deve homologar a eleição no dia 30


Se a data for aprovada, a posse do novo presidente será no dia 7/10 a cerca de 3 meses do Estadual

As eleições presidenciais do Santa Cruz para o biênio 2009/10 devem acontecer no dia 30 de setembro. A antecipação foi anunciada pelo atual mandatário coral Edson Nogueira, Edinho, mas a homologação deve ocorrer na próxima quinta-feira, na reunião do Conselho Deliberativo. O pleito estava marcado originalmente para 12 de dezembro.

Caso corra tudo bem, a posse do novo presidente está marcada para o dia 7 de outubro. Desta forma, quem ficar responsável pelo clube vai ter praticamente três meses para montar uma equipe para a disputa do Campeonato Pernambucano. O tricolor se despede da temporada 2008 no sábado, diante do Salgueiro, pela última rodada da segunda fase da Série C do Brasileiro.

“Tivemos uma reunião com algumas pessoas que estão trabalhando nesse processo de transição política e acertamos que 30 dias são suficientes para os grupos se organizarem e para dar segmento a toda a parte burocrática”, disse Edinho. Vale a pena ressaltar que na entrevista coletiva concedida na semana passada, Edinho chegou a defender a realização do pleito no início da segunda quinzena de setembro.

Para o jornalista Fernando Veloso, candidato a presidente do executivo, o Santa não tem mais nada o que fazer a não ser entrar de cabeça na eleição. “Quanto mais breve o novo presidente for eleito, mas tempo ele vai ter para pensar o Santa e preparar o time para o Estadual, seja quem for o vencedor nas urnas. Cada dia é um prejuízo a mais para o clube”, destacou Veloso, que representa as facções Confraria Ninho da Cobra e Veneno Coral, de oposição a Edson Nogueira.

Também se denominando oposicionista a Edinho, o ex-presidente Romero Jatobá, Romerito, adiantou que o seu grupo deve oficializar a chapa até o próximo fim de semana. Originalmente, ele se lançou candidato ao executivo, mas deixou claro que abre espaço para Ricardo de Paula, que comandou a Comissão Patrimonial na sua gestão, caso ele queira. “Estamos aparando algumas arestas para formar um grupo forte, também de oposição. Nossa chapa será de união”, enfatizou Romerito. No entanto, pelo rumo dos acontecimentos, fica quase impossível um consenso entre os grupos de Romerito e Veloso.

IMPASSE

Pelo visto, nem mesmo os chamados grupos de oposição – Veneno Coral, Aliança Coral, Reconstrução e Nova Geração, vão seguir do mesmo lado. Alguns integrantes da Aliança Coral, que já haviam lançado uma chapa encabeçada por Fred Arruda, estão descontentes com a nova formulação: Fernando Veloso (executivo), Osmundo Bezerra (vice-executivo) e Fred Arruda (Conselho Deliberativo).

Principal nome do grupo Reconstrução, o advogado Felipe Rego Barros não gostou de saber da chapa pela imprensa. “Não fazia questão de ocupar uma cargo, mas tudo ainda seria decidido em um encontro hoje (ontem), mas eles se anteciparam sem nos consultar. Como não somos adesistas, vamos disputar e ganhar a eleição”, afirmou Felipe. Tudo indica que o movimento Reconstrução deve receber o apoio do grupo Nova Geração, também descontente com a chapa. Durante a noite de ontem, vários integrantes dos grupos estiveram reunidos para tentar uma solução para o impasse.

Motivar time é dura missão de Charles

Depois do fim de semana de folga, os jogadores do Santa Cruz se reapresentaram ontem pela manhã no Arruda. O tricolor faz o último compromisso da sua fracassada temporada no próximo sábado, diante do Salgueiro, no Sertão pernambucano. Lanterna com apenas três pontos, os corais têm remotas chances de permanecer na Série C em 2009. Diferentemente do Carcará, líder do grupo 19 com 8 pontos – ao lado do Icasa, de Juazeiro do Norte-CE.

Responsável por comandar o time após o desligamento do treinador Ronaldo Bagé, Charles Muniz tenta, a duras penas, motivar o elenco do Santa, que hoje conta com 25 atletas: Alencar e Jaílson (goleiros), George, Esquerdinha e Max (laterais), Bruno, Gonçalves, Stanley, Sandro e Wecquisley (zagueiros), Alexandre, Allan, Gedeil, Vágner Rosa, Memo e Leandro (volantes), Jéfferson, Miller, Rafael Oliveira, Igor e Rosembrik (meias), Foguinho, Gilberto, Patrick e Tomas Anderson (atacantes).

“A situação é difícil, mas tenho procurado passar ao grupo que é importante uma vitória contra o Salgueiro. É um dever profissional e respeito à grandeza do Santa Cruz”, disse Charles Muniz. O treinador interino deve comandar amanhã um coletivo para definir os 11 titulares para o jogo contra o Carcará. O Santa viaja para o Sertão na próxima sexta-feira à tarde. Para seguir com chance de permanecer na Série C em 2009, o tricolor precisa torcer para o Caxias não bater o Brasil-RS, amanhã, pelo grupo 24.