quinta-feira, 8 de maio de 2008

CBF divulga a tabela da Série C

Jedson Nobre/Arquivo Folha



Santa Cruz ficou no Grupo 5, ao lado de Central, Potiguar/RN e Campinense/PB
Tricolores já estão trabalhando para a competição
GUSTAVO LUCCHESI

Depois de muita expectativa e espera, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C 2008, cumprindo com as normas do Estatuto do Torcedor, que fixa o prazo de 60 dias antes da primeira rodada da disputa, dia 6 de julho, para que isso seja feito. A rodada de encerramento foi agendada para o dia 23 de novembro. Com o fim do mistério, os quatro clubes participantes do Estado - Santa Cruz, Central, Ypiranga e Salgueiro, sendo número recorde de pernambucanos na Terceirona - conheceram os seus adversários e as datas em que entrarão em campo.

Como na primeira fase o sorteio é feito de forma “regionalizada”, o Santa Cruz acabou caindo no mesmo grupo que o Central (o 5), com Potiguar/RN e Campinense/PB completando a chave. A estréia coral será contra os paraibanos, no estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande. Já a Patativa recebe a equipe de Natal, no Luiz Lacerda. Na segunda rodada, marcada para o dia 9 de julho, os dois pernambucanos se enfrentam, no Arruda. Fechando os jogos de ida, no dia 13 de julho, o Tricolor vai até Mossoró, enfrentar o Potiguar, enquanto os centralinos recebem o Campinense, em Caruaru.

Já o Salgueiro acabou caindo no Grupo 6, juntamente com Icasa/CE, Santa Cruz/RN e Treze/PB, com o Carcará do Sertão estreando em casa, contra o Treze, no Cornélio de Barros. No Grupo 7, também como pernambucano solitário, o Ypiranga terá pela frente o Atlético/BA, Confiança/SE e ASA/AL. A estréia da Máquina de Costura será em Arapiraca, contra a ASA. Todas as quatro equipes do Estado estréiam no dia 6 de julho, às 16h.

Em relação à formula de disputa, a CBF resolveu manter o regulamento utilizado na edição passada. Na primeira fase, os 64 clubes participantes formarão 16 chaves formada por quatro equipes cada. Os times se enfrentam em jogos de ida e volta, como assim será feita em todas as fases da competição. Na segunda etapa, os 32 sobreviventes formam oito grupos, também com quatro clubes em cada, passando os dois melhores novamente. Na terceira fase, a fórmula das outras fases se repete com as 16 equipes restantes. Na quarta e decisiva etapa, os oito clubes restantes formam um Octogonal Final, onde todos se enfrentam em jogos de ida e volta e as quatro equipes que somarem o maior número de pontos conquistam o tão sonhado acesso para a Série B do próximo ano.

DISPENSA
Como já era esperado por todos, o zagueiro Rogério Conceição foi dispensado do Santa Cruz, ontem, ao se reapresentar ao clube com três dias de atraso. O motivo, já explicado pelos dirigentes antes mesmo do seu retorno, é o salário de R$ 17 mil que o defensor recebe, considerado fora da realidade dos padrões atuais do Tricolor.

Corais confirmados na Copa PE

Léo Lisbôa

O impasse aconteceu até o último instante, mas no final da noite de ontem, o Santa Cruz garantiu presença na Copa Pernambuco. Além do Santinha, o torneio, que este ano será disputado no primeiro semestre principalmente pelo fato do Tricolor do Arruda participar da Série C à partir de julho, contará com mais 14 equipes, incluindo o Sport. Já o Náutico, alegou que estará com o elenco dos juniores participando do Estadual da categoria, e não jogará o campeonato, que tem início no dia 14 de maio e termina dia 29 de junho.

Sem ainda saber com quais representantes disputará a Copa Pernambuco, o Santa usará o torneio como laboratório para a Série C. Por não precisar registrar os jogadores na Federação Pernambucana de Futebol, devem ser usados atletas dos juniores e que estejam fazendo testes. “Ainda não sei se o Fito (Neves) ou o Nereu (Pinheiro) comandará o time na competição. Tenho até a quarta-feira para resolver”, afirmou o presidente do clube, Edson Nogueira, o Edinho. Quem também estará lapidando o elenco para a competição nacional é o Salgueiro, que garantiu a vaga na última rodada do Estadual.

O torneio será disputado em três etapas. Na primeira, os 15 clubes serão divididos em três grupos de quatro equipes e um de três. As duas melhores equipes de cada chave passa a fase seguinte. Os oito sobreviventes serão divididos em dois grupos de quatro adversários, com o campeão de cada quadrangular se classificando para a final. O primeiro contará com os primeiros colocados da chave A e B, e o segundo com os classificados do C e D.

O participante com melhor campanha disputará o segundo jogo da decisão em casa. Os critérios de desempates também já foram definidos. O primeiro é o número de vitórias, seguido pelo número de gols marcados e depois sofridos. Caso duas equipes cheguem à última partida empatadas em todos os critérios, o campeão será definido nos pênaltis. A tabela oficial e o regulamento vão ser oficializados amanhã.

Até agora, apenas o grupo D, com os clubes do Agreste e Sertão do Estado, Salgueiro, Afogadense e Porto está definido. Já o A, B, C, que também teriam três equipes, com a confirmação do Santa Cruz, Intercontinental e Ferroviário, seria oficializado hoje à tarde, com a realização de um sorteio. Mas já se sabe que o Tricolor do Arruda não poderá ficar na mesma chave que o Sport na primeira fase da competição. Os outros participantes serão América, Íbis, União, Atlético de Vicência, Decisão, Catende, Ipojuca e Cabense.

Santa cai na mesma chave do Central

CBF divulgou ontem os grupos da Série C, com os times pernambucanos enfrentando-se logo na primeira fase. Campinense-PB e Potiguar de Mossoró também são adversários

O Santa Cruz caiu na mesma chave do Central na Série C do Campeonato Brasileiro. O Campinense-PB e o Potiguar de Mossoró-RN são os outros dois integrantes do Grupo 5. A primeira rodada, marcada para o dia 6 de julho, reserva os jogos: Campinense x Santa Cruz e Central x Potiguar. A tabela foi divulgada ontem à noite pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ypiranga, terceiro representante pernambucano na Série C do Brasileiro, caiu no Grupo 7. Vai disputar as duas vagas à próxima fase contra o Atlético de Alagoinhas-BA, ASA-AL e Confiança-SE. A Máquina de Costura estréia fora de casa, dia 6 de julho, contra o ASA. No mesmo dia, Atlético e Confiança se enfrentam em Alagoinhas.

O último representante do Estado na Terceira Divisão, completando a edição com o maior número de times locais na competição, caiu no Grupo 6. O Salgueiro terá pela frente como desafiantes o Santa Cruz-RN, o Icasa-CE e o Treze-PB. A primeira rodada, dia 6 de julho, será: Salgueiro x Treze e Santa x Icasa.

Como nos anos anteriores, os 64 participantes estão divididos em grupos de quatro. As equipes se enfrentam em turno e returno, passando os dois melhores classificados de cada chave para formar outros quadrangulares. A competição segue nos mesmos moldes até sobrarem oito times. Os sobreviventes disputam um octogonal para definir os quatro novos integrantes da Série B do Brasileiro.

Santa Cruz e Central se enfrentaram duas vezes na Série A1 do Campeonato Pernambucano deste ano, ambas pela segunda fase do primeiro turno da competição. No dia 6 de fevereiro, no Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, a Patativa venceu por 2x0. A volta ocorreu dia 1º de março, no Arruda, e terminou empatada por 2x2.

Diferentemente dos últimos anos, com a criação da Série D para 2009 há uma espécie de rebaixamento este ano. Aqueles que não alcançarem pelo menos o terceiro quadrangular da Série C terão de participar da nova divisão para tentar subir. Ainda está faltando definir um representante de Rondônia, Roraima e Pará e dois do Piauí.

Clube acerta ponteiros com FPF

Representantes do Santa Cruz terão uma reunião primordial com integrantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), por volta do meio-dia de hoje. A intenção é consolidar os parâmetros de apoio da entidade para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.

Houve conversas anteriores entre o presidente coral, Édson Nogueira, e o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira. “Precisamos saber, agora, até onde pode chegar o nível das nossas contratações para a Série C do Campeonato Brasileiro. Qual vai ser o suporte realmente”, explicou o presidente do Santa.

Após o término da Série A1 do Campeonato Pernambucano, no dia 23 de abril, o treinador Fito Neves permaneceu até a última terça-feira no interior de São Paulo. Estava descansando junto a familiares, mas aproveitou para identificar possíveis reforços nas equipes locais.

A direção tricolor também estuda a possibilidade de tornar o departamento de futebol autônomo, uma sugestão do ex-presidente do clube e atual presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves Filho. “Precisam provar que é um projeto auto-sustentável”, opinou o presidente.

CAPIXABA

O retorno de Thiago Capixaba para o Arruda, que deveria ter ocorrido na última segunda-feira, ainda não está certo. O clube trava uma quebra-de-braço com o representante do jogador, Carlos Gonzaga, desde o último fim de semana. O agente alega que o Santa não cumpre acertos financeiros.

Rosembrik no São Caetano


De olho nas disputas da Copa do Brasil e Série B do Campeonato Brasileiro, o São Caetano anunciou ontem a contratação de mais dois reforços: o atacante Vandinho e o meia Rosembrik, ex-Santa Cruz e Sport. Vandinho iniciou a temporada de 2008 defendendo as cores do Noroeste-SP, com quem foi vice-campeão do interior do Campeonato Paulista, e agora assinou um contrato de três anos com o Azulão. Já Rosembrik vinha atuando no Santa Cruz e seu compromisso com a equipe do ABC será até o final do Paulistão de 2009. Ambos serão apresentados hoje pela manhã.

Sai a tabela da Série C

Santa Cruz faz sua estréia diante do Campinense, no domingo, dia 6 de julho, em Campina Grande

A CBF divulgou ontem a tabela da Série C do Campeonato Brasileiro. O Santa Cruz ficou no grupo 5 e fará a sua estréia na competição no dia 6 de julho, um domingo, diante do Campinense, em Campina Grande. No mesmo grupo, o Central abre a competição diante do Potiguar, em Caruaru, também no domingo. Na rodada seguinte, os pernambucanos fazem o primeiro confronto local, no Arruda, na quarta-feira, dia 9.

Já o Ypiranga caiu no grupo 7 e estréia no dia 6 diante do ASA, em Arapiraca, interior de Alagoas. Atlético/BA e Confiança/SE completam a chave. O Salgueiro começa a Série C diante do Treze, em Salgueiro. Santa Cruz/RN e Icasa/CE são os outros integrantes do grupo 6. Os dois melhores de cada chave passam à fase seguinte da terceirona.

Capixaba - A relação entre o Santa Cruz e o procurador do atacante Thiago Capixaba, o empresário Carlos Gonzaga, está cada vez pior. Isso deve dificultar e muito a situação do jogador no clube. Ontem, dois outros atletas representados por Gonzaga se apresentaram no Arruda: Rogério (zagueiro) e Rafael Mineiro (lateral-direito). O primeiro conversou com a diretoria do clube e rescindiu o seu contrato. "Dispensamos ele pelo custo-benefício. Ganhava muito e só jogou uma vez", explicou Sylvio Belém, diretor de futebol. Já a situação de Rafael Mineiro será definida provavelmente hoje na reunião que a direção terá com o técnico Fito Neves.

O Diario procurou o empresário Carlos Gonzaga para ter mais informações sobre o paradeiro de Thiago Capixaba. O empresário informou que o jogador ainda está no Rio de Janeiro, com dengue, e por isso não se apresentou no clube.

Segundo o empresário será difícil Thiago Capixaba permanecer no Arruda para a Série C. O procurador dos atletas continua alegando que o jogador não recebeu os salários, assim como seus outros dois colegas. Gonzaga ainda adiantou que não vai mais no Arruda. "Não converso com nenhum diretor de futebol do Santa. Eles não apitam em nada. São três bonecos", desabafou, referindo-se a Sylvio Belém, Jomar Rocha e Constantino Júnior.

Já ovice-presidente jurídico do Santa Cruz, Eduardo Lopes, bate em outra tecla. O advogado coral deixa claro que Tiago Capixaba só sai da clube se alguém pagar a multa rescisória de R$ 2 milhões. O Santa Cruz tem direito a 30% deste valor, ou seja, R$ 600 mil. Lopes, inclusive, desmentiu as afirmações de Gonzaga. "Thiago, por exemplo, chegou quase na metade de março e recebeu 60% dos seus vencimentos", completou.