terça-feira, 26 de agosto de 2008

Charge - Diário de Pernambuco

A Lei Pelé e o Clube dos 13 acabaram com o Santa, diz diretor de futebol


Para Jomar Rocha, a falta de uma cota anual e a obrigatoriedade de o clube se transformar em empresa contribuíram para a decadência

Marcello Carrapito

GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro

Vinte e quatro vezes campeão pernambucano e revelador de jogadores como o zagueiro Ricardo Rocha, tetracampeão mundial com a seleção brasileira, em 1994, o Santa Cruz vive o pior momento de sua história. Eliminado da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, o time precisa de um milagre para não ser rebaixado à Série D, recentemente criada pela CBF.

Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o presidente do clube, Edson Nogueira alegou estar na estrada, em meio a uma viagem, e não falou. No entanto, Jomar Rocha, diretor de futebol, apontou os culpados pela situação em que o Santa se encontra:

- É evidente que ao longo dos anos houve erros administrativos. Equívocos. E a estrutura foi se deteriorando. Mas a Lei Pelé e o Clube dos 13, aliás, não entendo por que nunca fizemos parte do Clube dos 13, acabaram com o Santa Cruz – afirma, por telefone.

Segundo o dirigente, a cota anual que os clubes recebem do Clube dos 13 sempre fez falta. E a obrigatoriedade de o clube se transformar em empresa também prejudicou o Tricolor do Arruda:

- Antigamente o clube tinha o passe do jogador, mas hoje não. A Lei Pelé tirou a questão do clube formador. Antes se montava um time para um ou dois anos, no mínimo. Atualmente monta-se time para cada seis meses. Desta maneira não conseguimos manter uma equipe. Pois não se negocia mais jogador com os dirigentes, mas sim com empresário – desabafa.

Polêmica à vista

Para se manter na Terceirona, o Time Coral tem que golear o Salgueiro, fora de casa, no próximo domingo, e torcer por uma derrota do Campinense para o Icasa-CE, também por goleada. Além de uma enxurrada de gols, o Santa tem que firmar o pensamento para que cinco dos oito times que terminarem a segunda fase em terceiro lugar somem, no máximo, seis pontos cada. Neste caso, a manutenção da equipe seria decidida no saldo de gols.

Porém, não há no regulamento oficial da competição um critério para o rebaixamento à Quarta Divisão. Apenas um ofício publicado no site oficial da CBF. Por conta deste detalhe, a diretoria tricolor começa a se movimentar:

- Dos 16 times desclassificados nesta fase, apenas quatro estarão na Série C, em 2009. E não concordamos. Vamos contratar um advogado para analisar o regulamento da CBF e dar um parecer. Se este for favorável, entraremos com um recurso no STJD pleiteando a permanência do Santa Cruz na Terceira Divisão através do ranking de clubes – garante.

Charge - Jornal do Commercio

Charge - Folha de Pernambuco

Pleito antecipado


Com o rebaixamento quase certo para a Série D, eleições presidenciais do Santa Cruz devem ocorrer antes de dezembro
Através de uma nota no site oficial do Santa Cruz, o presidente Edson Nogueira convocou uma entrevista coletiva para amanhã, às 16h, no auditório do clube, onde deve confirmar a antecipação das eleições presidenciais marcadas, a princípio, para 12 de dezembro. O mandatário coral se reuniu, ontem pela manhã, com Alexandre Ferrer, presidente do Conselho Deliberativo, e Rodolfo Aguiar, ex-presidente Executivo para traçar os planos da sucessão. Assim, esta semana será dedicada inteira às articulações políticas, principalmente, por parte das oposições.

O presidente tricolor, inclusive, já acionou o departamento jurídico do clube para estudar o estatuto e encontrar uma maneira de formalizar a antecipação do pleito. "Só vou me pronunciar oficialmente na quarta-feira. O que posso dizer é que queremos fazer tudo dentro do estatuto para não ter como ninguém vir questionar", afirmou Edson Nogueira, rapidamente, por telefone. Um fato importante no processo de antecipação da sucessão coral é que todas as alas do clube são favoráveis.

O vice-presidente Executivo, Fred Arruda, que está licenciado, passa a ser o principal articulador das oposições. Hoje existem seis grupos postos para a disputa (veja quadro abaixo). "Desses acredito que apenas quatro são realmente de oposição e pensam diferente de tudo que já passou pelo clube. Vamos nos reunir nos próximos dias para, quem sabe, unir as forças e lançar um único nome", confessou Arruda.

Ontem, a CBF divulgou o calendário brasileiro para 2009. O Santa Cruz ainda tem chances matemáticas de permanecer na Série C, que contará com 20 clubes e terá início em 24 de maio. A Série D, com 40 clubes, vai de 5 de julho até 15 de novembro.

Quem é quem na sucessão

Fernando Veloso

Está liderando a junção de alguns grupos: o extinto Ninho das Cobras, o Veneno Coral e o antigo Muda Santa Cruz. Já se colocou oficialmente como candidato a presidente do clube. É conselheiro e foi um dos articuladores da candidatura de Edson Nogueira. Depois rompeu e passou a coordenar a oposição.

Fred Arruda

Está licenciado da vice-presidência Executiva do clube. Junto com Fernando Veloso é um dos articuladores da oposição ao presidente Edson Nogueira. Lidera um novo grupo de tricolor intitulado Aliança Coral. Eles se reúnem há mais de seis

meses no colégio Contato. Sonha em formar uma chapa única das oposições.

Felipe Rêgo

Diretor de Esportes Amadores do Clube Português é um nome novo na sucessão eleitoral e até desconhecido na política do clube. Sócio do Santa Cruz desde 1973, ele coordena um grupo de torcedores e de pequenos empresários. Chega como uma opção, pois não tem vínculo formal com nenhum outro grupo no clube.

Nova Geração

É um grupo formado por pequenos empresários quetambém não têm ligação com nenhuma facção no clube. Estão formulando um planejamento estratégico há alguns meses para executar no clube. Estão também trabalhando o nome do ex-atacante e ídolo da torcida coral, Ramon, como uma possibilidade à sucessão.

Romerito Jatobá

Ex-presidente Executivo. Na eleição passada apoiou Alberto Lisboa que perdeu o pleito para Edson Nogueira. Agora, Romerito coloca seu nome novamente na disputa e, inclusive, já disse publicamente que, vencendo a eleição, o ex-goleiro Birigüi será o técnico da equipe. Pode sair do páreo em benefício de Ricardo de Paula.

Ricardo de Paula

Foi presidente da Comissão Patrimonial na gestão de Romerito Jatobá. E é o principal nome do ex-presidente João Caixero. Surge com força e uma alternativa, mas só aceita ser oficializado como candidato se for para representar todas as forças políticas do clube. Pelo menos até agora não aceita bater chapa com ninguém.

Santa pode ser eliminado do Nacional no domingo


Uma grande combinação de resultados ainda pode manter o time na Série C em 2009, mas a lógica o matará antes de sua despedida no dia 6/9

Apesar de muita gente no Arruda já ter jogado a toalha, ainda existem remotas chances de o Santa Cruz permanecer na Série C em 2009. Um conjunto de combinações de resultados (ver quadro abaixo) podem salvar os tricolores do inferno – pode não jogar nem a Série D, se não tiver uma boa colocação no Estadual. Porém, é imprescindível uma vitória contra o Salgueiro, na última rodada, no sábado (6/9). O triunfo levaria o tricolor para seis pontos e abriria a possibilidade de o clube ficar com uma das quatro melhores campanhas entre os 16 que não se classificarão.

O problema é que dificilmente o Santa chegará em 6 de setembro ainda com chance. Isso porque enquanto os times do Grupo 19 (o do Santa) só têm mais um jogo, algumas chaves estão defasadas, com equipes ainda com quatro jogos a fazer – caso da 24, que terá amanhã sua terceira rodada com Marcílio Dias-SC (4 pontos) x Caxias (3) e Brasil-RS (3) x Toledo-PR (1).

Fecham a mini-rodada de amanhã, ASA x Vitória da Conquista e Itabuna x Confiança (Grupo 20). Todos somam quatro pontos. Quaisquer que sejam os resultados, o Santa não estará ainda matematicamente fora da disputa para ficar na Série C 2009.

A mesma sorte pode não se repetir no domingo, quando o Santa estará de folga. Além de torcer para que dois clubes disparem nos grupos 20 e 24 para atrapalhar a vida dos outros concorrentes, os corais precisam secar vários times das outras chaves.

O tricolor não terá mais chance de disputar a Série C se, ao final da rodada de domingo, pelo menos, três chaves tiverem três times com mais de seis pontos ou com seis pontos e duas vitórias – o Santa pode alcançar seis pontos, mas só terá uma vitória. O tricolor já não pode superar três equipes do 18, que tem Paysandu com 10 pontos, Águia, com 9, e Sampaio Corrêa, com 7. Conseqüentemente, os corais vão perder a disputa para quem ficar em terceiro.

Outros três grupos podem acabar definitivamente com as chances do Santa – fora os 20 e 24, nos quais os placares de amanhã podem apertar ainda mais a corda no pescoço coral. No 21, o Mixto pode chegar a 7 pontos, caso vença o Atlético-GO, com 12. Quem vencer em Itumbiara (3 pontos) x D. Pedro (4), também ficará livre do Santa. O Itumbiara iria para 6 pontos (e duas vitórias) e o outro iria para 7. Já no 22, Duque de Caxias (9) e Guaratinguetá (7) podem ter a companhia de América-MG (4) e Boa Vista (3). No grupo 23, a história é semelhante. O Santa já não alcança Ituiutaba (10) e Guarani (7). Se o Noroeste (5) bater o Ituiutaba também mata o tricolor.

Presidente deve antecipar eleição

Enquete
Qual a melhor opção para o Santa sair da crise?
Priorizar as divisões de base.
Tentar um investidor para injetar dinheiro.
Vender parte do patrimônio do clube para ter caixa.
Outra.

Édson Nogueira marcou coletiva para amanhã à tarde, mas o site oficial do clube já afirma que o dirigente cogita a remarcação do pleito, que deveria ser realizado dia 12 de dezembro

Após a eliminação do Santa Cruz na Série C do Brasileiro, o presidente executivo, Édson Nogueira, decidiu só se pronunciar oficialmente amanhã, às 16h, em entrevista coletiva no clube. Mas o site oficial da entidade (www.coralnet.com.br), principal canal de comunicação com a imprensa e os torcedores, ofereceu uma idéia do que deve ser tratado no encontro. Sem perspectiva de futuro, o dirigente máximo coral cogita antecipar as eleições para o próximo biênio, que estão marcadas a princípio para o dia 12 de dezembro.

O novo estatuto do Santa, que entrou em vigor no começo desta temporada, prevê essa possibilidade. A última partida do time profissional na gestão de Edinho será no dia 6 de setembro, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, pelo fechamento do Grupo 19 da segunda fase da Terceirona. A equipe está eliminada da luta pela classificação ao próximo quadrangular e corre sérios riscos de ficar sem disputar o Nacional em 2009 – para jogar a Série D, recém-criada pela CBF, precisa ter uma boa posição no Estadual, que lhe servirá como seletiva.

Diante das circunstâncias, uma série de candidatos à coroa já jogou o nome publicamente. O primeiro deles é Romero Jatobá Filho. Romerito é um velho conhecido da torcida tricolor e foi justamente o antecessor de Edinho. Esteve à frente do executivo no biênio 2005/2006, quando a equipe conquistou seu último título pernambucano e voltou para a Série A do Brasileiro. Na sua administração – criticada por parte da torcida pela falta de transparência –, o Santa caiu para a Segunda Divisão.

O outro também já está na mídia há algum tempo. Fernando Veloso nunca ocupou cargos máximos no Arruda, mas, nos bastidores, sempre esteve envolvido nas principais discussões políticas do clube. Nas eleições passadas, em novembro de 2006, esteve no grupo de apoio que levou o próprio Edinho a vencer Alberto Lisboa e assumir o posto. Este ano, porém, tentou destituí-lo, inclusive, com várias ações na Justiça.

Outros nomes correm por fora e podem ganhar força nos próximos dias. O próprio Alberto Lisboa deve surgir nas rodas e reuniões de alguns grupos políticos corais, assim como Fred Arruda, atualmente vice-presidente licenciado e que não milita oficialmente em nenhuma corrente política. Uma outra opção seria Felipe Rego Barros, diretor do Clube Português e desconhecido da maioria dos torcedores corais.

Duelo muda rotina de salgueirenses

O Santa Cruz não terá vida fácil na partida contra o Salgueiro pela última rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. A cidade sertaneja está mobilizada para acompanhar a partida histórica: que pode selar a classificação do Carcará e o adeus definitivo do Tricolor a Terceirona.

O jogo do dia 6 de setembro está sendo encarado com tanta importância que até a feira municipal, realizada aos sábados, foi antecipada para sexta-feira para que os torcedores possam comparecer ao Estádio Cornélio de Barros.

Por sinal, a torcida do Salgueiro, líder do Grupo 19, com oito pontos, ao lado do Icasa, tem sido um importante incentivo para a equipe. Nos cinco jogos que realizou em casa, venceu quatro e empatou um, o Carcará colocou em seu estádio 17.118 torcedores, uma média de 3.424 por jogo, o que coloca o time sertanejo na nona colocação em público total entre os 63 clubes participantes.

Precisando de um empate para se garantir de vez na terceira fase, o Salgueiro nem pensa em relaxar no jogo diante do Santa. “Ainda não estamos classificados. Vou preparar os jogadores para uma decisão”, afirmou o técnico do Carcará, Neco, que deu folga ao elenco até amanhã.

Para o confronto decisivo, o técnico terá o desfalque do artilheiro da equipe, com 4 gols, o atacante Élvis, que foi expulso no empate diante do Icasa, por 1x1. Além dele, o volante Wendel recebeu o terceiro cartão amarelo e também está fora.

Calendário inclui Série D 2009

Da Redação, com agências
Se os corais ainda nutriam a esperança de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retroceder e cancelar a criação da Série D do Campeonato Brasileiro, ela se extinguiu ontem. A entidade divulgou o calendário de competições para a próxima temporada com as datas previstas para o início e o fim da mais nova divisão nacional.

Assim como fez no primeiro semestre deste ano, a diretoria técnica da CBF reiterou que a Série D contará com a participação de 40 clubes. O acesso dos participantes será definido por intermédio dos Estaduais – Pernambuco terá duas vagas. Embora ainda não tenha fórmula definida, por questões de ajustes, a competição está marcada para começar no dia 5 de julho. A última rodada será no dia 15 de novembro. O período é praticamente o mesmo destinado à Série C atual.

A Terceirona, aliás, ganhará uma cara completamente diferente a partir de 2009. Será enxugada para 20 clubes, o que deve permitir a todos os participantes permanecer em atividade por mais tempo. Na edição atual, 32 foram eliminados ainda na primeira fase e só atuaram até julho. Apesar do número de equipes ser o mesmo das Séries A e B, o formato não foi anunciado. Começa dia 24 de maio e termina em 22 de novembro.

As Primeira e Segunda Divisões não apresentarão novidades. Seguem sendo disputadas em pontos corridos. A abertura da próxima Série A, que funciona desta forma desde 2003, será dia 3 de maio, o encerramento, dia 6 de dezembro. A Série B assumiu a fórmula em 2006, quando Sport e Náutico conquistaram a ascensão. No ano que vem, a rodada inaugural está marcada para 1º de maio, enquanto a última será dia 29 de novembro.

A Copa do Brasil ficará mais uma vez restrita ao primeiro semestre, distribuída nos intervalos dos jogos dos Estaduais e das primeiras rodadas do Brasileiro. Ela começa no dia 18 de fevereiro. A segunda partida da final será 1º de julho. Os representantes pernambucanos são Náutico, Central (via Estadual) e Santa (ranking). O Sport está na Libertadores e por isso não a disputa.

Eleição deve acontecer dia 15 de outubro

Diego Nigro/Arquivo Folha



Edinho provavelmente vai antecipar o pleito para escolher o novo presidente do Santa Cruz
Após fracassos, Édson Nogueira já está preparando sua saída do Tricolor
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após o trágico empate do Santa Cruz diante do Campinense/PB, que eliminou qualquer possibilidade de classificação coral para a terceira fase do Brasileiro da Série C e praticamente decretou o terceiro rebaixamento seguido do clube, desta vez para a Série D, a única coisa animada no Tricolor foram os bastidores políticos, que já começaram a pegar fogo. Segundo está previsto no estatuto do Mais Querido, a eleição para presidente do poder executivo só deveria acontecer no dia 12 de dezembro do anos pares, com o eleito tomando posse do cargo no dia 2 de janeiro do ano seguinte. Porém, como a Cobra Coral encerra as suas atividades profissionais do ano de 2008 já no dia 6 de setembro, quando enfrenta o Salgueiro, fora de casa, o atual presidente do executivo, Édson Nogueira, o Edinho, convocou uma coletiva para amanhã, às 16h, na sede do clube, onde ele deverá anunciar a antecipação do pleito eleitoral para o dia 15 de outubro deste ano, para que seja escolhido o seu sucessor.

Mesmo antes do anúncio oficial que deve ser feito pelo atual mandatário coral, os nomes dos postulantes à cadeira a ser deixada por Edinho já começam a surgir com força total. Até agora, três pretendentes já oficializaram a sua vontade de assumir o comando das Repúblicas Independentes do Arruda no biênio 2009/2010.

Os dois mais bem cotados são o ex-presidente coral, Romerito Jatobá, que comandou o Tricolor antes da chegada de Édson Nogueira, nos anos de 2005 e 2006, e o presidente da confraria Ninho das Cobras, Fernando Velozo, que, no intervalo do Estadual e a Série C deste ano, tentou derrubar Edinho do cargo para eleger Fred Arruda, atual vice-presidente licenciado do clube. Correndo por fora e sem nenhuma ligação com qualquer grupo político do Tricolor aparece Felipe Rêgo, dirigente do Clube Português.

Outro nome que deve se juntar aos três para concorrer à presidência do executivo é o de Alberto Lisboa. Cauteloso, ele preferiu não confirmar nada, mas deixou no ar a possibilidade de disputar a eleição coral. “Vou esperar um pouco para tomar uma decisão”, disse.

Por outro lado, o clima de despedida já tomou conta da atual gestão do Mais Querido. O presidente Edinho preferiu não se pronunciar até a coletiva de amanhã, optando pelo silêncio para disfarçar a tristeza pelo fracasso da sua gestão. “Prefiro só falar na quarta (amanhã), na coletiva. Lá, vou informar as medidas que serão tomadas”, declarou.

BAGÉ

Confirmando o que já era esperado, o treinador Ronaldo Bagé será informado hoje sobre a sua demissão do cargo de treinador do Santa Cruz. Como ontem foi folga geral e o grupo de atletas só se reapresenta hoje à tarde, os dirigentes corais resolveram esperar para demitir o terceiro técnico coral na temporada. O preparador físico Charles Muniz deve comandar o time diante do Carcará na despedida da Série C.

Agora é oficial: Série D está confirmada pela CBF

Filipe Assis


Se existia alguma expectativa por parte dos torcedores tricolores de que a Série D não começasse a ser disputada no próximo ano, a CBF enterrou, ontem, qualquer esperança. A entidade divulgou o calendário de 2009 do futebol brasileiro, confirmando a criação da Quarta Divisão. A competição terá a participação de 40 times, começará no dia 5 de julho, e será encerrada no dia 15 de novembro.

As Séries A e B continuarão com o mesmo formato, ou seja, serão disputadas em sistema de pontos corridos, com 20 clubes cada. A Primeira Divisão começa no dia 3 de maio e vai até 6 de dezembro. A Segunda, terá início no dia 1º de maio e seguirá até 30 de novembro.

A Série C, que terá o número de participantes reduzido de 64 para apenas 20, terá a primeira rodada no dia 24 de maio e a última no dia 22 de novembro. Entretanto, a fórmula de disputa ainda não foi definida. De certo mesmo é que não será por pontos corridos. Outra novidade é que, como os campeonatos nacionais terão uma semana a mais, os estaduais deverão ser encerrados até 26 de abril.

Torcida tricolor promete continuar apoiando o time

Gianny Melo


Turma da Tesoura foi ontem ao Arruda declarar amor ao Santa Cruz
Grupo fez críticas ao grupo coral, ao ex-técnico Bagé e, principalmente, ao presidente Edson Nogueira
Brenno Costa
e Filipe Assis

Não fazia nem 24 horas que o Santa Cruz havia sido eliminado da disputa por uma vaga na Série B e ficado muito perto do rebaixamento. Mesmo assim, um grupo de torcedores esteve ontem à tarde no Arruda, apesar de a reapresentação do elenco estar marcada para amanhã. Era a Turma da Tesoura, que, como de costume, se encontrou nas sociais para falar sobre o clube. Embora tristes, eles prometeram continuar incentivando o time, mesmo na Quarta Divisão.

Eles foram chegando pouco a pouco. A garoa que começou a molhar as arquibancadas do Arruda não impediu que esses apaixonados torcedores fossem se posicionando, no lugar onde se encontram há anos. Por volta das 15h, cerca de dez deles já haviam escolhido algumas vítimas para “tesourar”. O mais criticado foi o presidente Edson Nogueira, porém, o ex-técnico Bagé e o elenco também não foram poupados.

Entretanto, as críticas não demoraram muito tempo. Na verdade, eles preferiram reafirmar o amor ao clube. “Eu amo o Santa Cruz mais do que a minha família. Ontem (anteontem), o que o Santa fez foi a mesma coisa que bater na cara da gente. E hoje (ontem), estamos aqui querendo abraçá-lo”, disse João Rophe, 48 anos. Ao ser questionado se continuaria indo aos jogos, ele foi enfático. “Eu queria que tivesse pelo menos um amistoso domingo, para animar”, contou.

O bom humor só fugiu ao falarem sobre eleições. Segundo o pessoal da Turma da Tesoura, ainda não apareceu um candidato que agrade à maioria. “Não era nem o momento para essas pessoas estarem aparecendo, se aproveitando da desgraça do Santa Cruz. Parece que eles gostam disso”, criticou João Rophe.

Apesar da presença de torcedores nas sociais, o restante do Arruda ficou praticamente vazio, durante toda a tarde. Restaram apenas poucos funcionários trabalhando nos portões. Assim, um estádio que está acostumado a conviver com o barulho de uma grande torcida, ficou em silêncio durante horas. O “gelo” era quebrado em raros momentos, quando, vez por outra, algum torcedor que passava em frente ao clube ensaiava um grito de protesto contra a atual diretoria. Nada que durasse mais que poucos segundos.

O clima de calmaria que o Arruda viveu ontem, durante o dia, contrastou com as primeiras horas da madrugada. Segundo funcionários do Santa Cruz, torcedores tricolores estiveram no clube e promoveram atos de vandalismo. Primeiro, danificaram uma grade. Depois, jogaram bombas feitas com bola de sinuca em direção à sede. Ninguém ficou ferido. Os torcedores conseguiram fugir sem serem identificados.

ASSALTO

“O mar não está para peixe”. O ditado que se encaixa na campanha do Santa Cruz na Série C, estendeu-se ao time de futsal feminino sub-20 do clube. A delegação, que seguia viagem para Chapecó/SC, onde disputaria a Taça Brasil de Clubes, foi assaltada na cidade de Flexeiras/AL, na manhã de ontem. Cinco assaltantes interceptaram o grupo e roubaram pertences das atletas, material do clube, dinheiro que seria usado durante a competição, além de outros objetos. Com o incidente, o clube não representará Pernambuco na competição nacional.