terça-feira, 26 de agosto de 2008

Santa pode ser eliminado do Nacional no domingo


Uma grande combinação de resultados ainda pode manter o time na Série C em 2009, mas a lógica o matará antes de sua despedida no dia 6/9

Apesar de muita gente no Arruda já ter jogado a toalha, ainda existem remotas chances de o Santa Cruz permanecer na Série C em 2009. Um conjunto de combinações de resultados (ver quadro abaixo) podem salvar os tricolores do inferno – pode não jogar nem a Série D, se não tiver uma boa colocação no Estadual. Porém, é imprescindível uma vitória contra o Salgueiro, na última rodada, no sábado (6/9). O triunfo levaria o tricolor para seis pontos e abriria a possibilidade de o clube ficar com uma das quatro melhores campanhas entre os 16 que não se classificarão.

O problema é que dificilmente o Santa chegará em 6 de setembro ainda com chance. Isso porque enquanto os times do Grupo 19 (o do Santa) só têm mais um jogo, algumas chaves estão defasadas, com equipes ainda com quatro jogos a fazer – caso da 24, que terá amanhã sua terceira rodada com Marcílio Dias-SC (4 pontos) x Caxias (3) e Brasil-RS (3) x Toledo-PR (1).

Fecham a mini-rodada de amanhã, ASA x Vitória da Conquista e Itabuna x Confiança (Grupo 20). Todos somam quatro pontos. Quaisquer que sejam os resultados, o Santa não estará ainda matematicamente fora da disputa para ficar na Série C 2009.

A mesma sorte pode não se repetir no domingo, quando o Santa estará de folga. Além de torcer para que dois clubes disparem nos grupos 20 e 24 para atrapalhar a vida dos outros concorrentes, os corais precisam secar vários times das outras chaves.

O tricolor não terá mais chance de disputar a Série C se, ao final da rodada de domingo, pelo menos, três chaves tiverem três times com mais de seis pontos ou com seis pontos e duas vitórias – o Santa pode alcançar seis pontos, mas só terá uma vitória. O tricolor já não pode superar três equipes do 18, que tem Paysandu com 10 pontos, Águia, com 9, e Sampaio Corrêa, com 7. Conseqüentemente, os corais vão perder a disputa para quem ficar em terceiro.

Outros três grupos podem acabar definitivamente com as chances do Santa – fora os 20 e 24, nos quais os placares de amanhã podem apertar ainda mais a corda no pescoço coral. No 21, o Mixto pode chegar a 7 pontos, caso vença o Atlético-GO, com 12. Quem vencer em Itumbiara (3 pontos) x D. Pedro (4), também ficará livre do Santa. O Itumbiara iria para 6 pontos (e duas vitórias) e o outro iria para 7. Já no 22, Duque de Caxias (9) e Guaratinguetá (7) podem ter a companhia de América-MG (4) e Boa Vista (3). No grupo 23, a história é semelhante. O Santa já não alcança Ituiutaba (10) e Guarani (7). Se o Noroeste (5) bater o Ituiutaba também mata o tricolor.

Presidente deve antecipar eleição

Enquete
Qual a melhor opção para o Santa sair da crise?
Priorizar as divisões de base.
Tentar um investidor para injetar dinheiro.
Vender parte do patrimônio do clube para ter caixa.
Outra.

Édson Nogueira marcou coletiva para amanhã à tarde, mas o site oficial do clube já afirma que o dirigente cogita a remarcação do pleito, que deveria ser realizado dia 12 de dezembro

Após a eliminação do Santa Cruz na Série C do Brasileiro, o presidente executivo, Édson Nogueira, decidiu só se pronunciar oficialmente amanhã, às 16h, em entrevista coletiva no clube. Mas o site oficial da entidade (www.coralnet.com.br), principal canal de comunicação com a imprensa e os torcedores, ofereceu uma idéia do que deve ser tratado no encontro. Sem perspectiva de futuro, o dirigente máximo coral cogita antecipar as eleições para o próximo biênio, que estão marcadas a princípio para o dia 12 de dezembro.

O novo estatuto do Santa, que entrou em vigor no começo desta temporada, prevê essa possibilidade. A última partida do time profissional na gestão de Edinho será no dia 6 de setembro, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, pelo fechamento do Grupo 19 da segunda fase da Terceirona. A equipe está eliminada da luta pela classificação ao próximo quadrangular e corre sérios riscos de ficar sem disputar o Nacional em 2009 – para jogar a Série D, recém-criada pela CBF, precisa ter uma boa posição no Estadual, que lhe servirá como seletiva.

Diante das circunstâncias, uma série de candidatos à coroa já jogou o nome publicamente. O primeiro deles é Romero Jatobá Filho. Romerito é um velho conhecido da torcida tricolor e foi justamente o antecessor de Edinho. Esteve à frente do executivo no biênio 2005/2006, quando a equipe conquistou seu último título pernambucano e voltou para a Série A do Brasileiro. Na sua administração – criticada por parte da torcida pela falta de transparência –, o Santa caiu para a Segunda Divisão.

O outro também já está na mídia há algum tempo. Fernando Veloso nunca ocupou cargos máximos no Arruda, mas, nos bastidores, sempre esteve envolvido nas principais discussões políticas do clube. Nas eleições passadas, em novembro de 2006, esteve no grupo de apoio que levou o próprio Edinho a vencer Alberto Lisboa e assumir o posto. Este ano, porém, tentou destituí-lo, inclusive, com várias ações na Justiça.

Outros nomes correm por fora e podem ganhar força nos próximos dias. O próprio Alberto Lisboa deve surgir nas rodas e reuniões de alguns grupos políticos corais, assim como Fred Arruda, atualmente vice-presidente licenciado e que não milita oficialmente em nenhuma corrente política. Uma outra opção seria Felipe Rego Barros, diretor do Clube Português e desconhecido da maioria dos torcedores corais.

Duelo muda rotina de salgueirenses

O Santa Cruz não terá vida fácil na partida contra o Salgueiro pela última rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. A cidade sertaneja está mobilizada para acompanhar a partida histórica: que pode selar a classificação do Carcará e o adeus definitivo do Tricolor a Terceirona.

O jogo do dia 6 de setembro está sendo encarado com tanta importância que até a feira municipal, realizada aos sábados, foi antecipada para sexta-feira para que os torcedores possam comparecer ao Estádio Cornélio de Barros.

Por sinal, a torcida do Salgueiro, líder do Grupo 19, com oito pontos, ao lado do Icasa, tem sido um importante incentivo para a equipe. Nos cinco jogos que realizou em casa, venceu quatro e empatou um, o Carcará colocou em seu estádio 17.118 torcedores, uma média de 3.424 por jogo, o que coloca o time sertanejo na nona colocação em público total entre os 63 clubes participantes.

Precisando de um empate para se garantir de vez na terceira fase, o Salgueiro nem pensa em relaxar no jogo diante do Santa. “Ainda não estamos classificados. Vou preparar os jogadores para uma decisão”, afirmou o técnico do Carcará, Neco, que deu folga ao elenco até amanhã.

Para o confronto decisivo, o técnico terá o desfalque do artilheiro da equipe, com 4 gols, o atacante Élvis, que foi expulso no empate diante do Icasa, por 1x1. Além dele, o volante Wendel recebeu o terceiro cartão amarelo e também está fora.

Calendário inclui Série D 2009

Da Redação, com agências
Se os corais ainda nutriam a esperança de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retroceder e cancelar a criação da Série D do Campeonato Brasileiro, ela se extinguiu ontem. A entidade divulgou o calendário de competições para a próxima temporada com as datas previstas para o início e o fim da mais nova divisão nacional.

Assim como fez no primeiro semestre deste ano, a diretoria técnica da CBF reiterou que a Série D contará com a participação de 40 clubes. O acesso dos participantes será definido por intermédio dos Estaduais – Pernambuco terá duas vagas. Embora ainda não tenha fórmula definida, por questões de ajustes, a competição está marcada para começar no dia 5 de julho. A última rodada será no dia 15 de novembro. O período é praticamente o mesmo destinado à Série C atual.

A Terceirona, aliás, ganhará uma cara completamente diferente a partir de 2009. Será enxugada para 20 clubes, o que deve permitir a todos os participantes permanecer em atividade por mais tempo. Na edição atual, 32 foram eliminados ainda na primeira fase e só atuaram até julho. Apesar do número de equipes ser o mesmo das Séries A e B, o formato não foi anunciado. Começa dia 24 de maio e termina em 22 de novembro.

As Primeira e Segunda Divisões não apresentarão novidades. Seguem sendo disputadas em pontos corridos. A abertura da próxima Série A, que funciona desta forma desde 2003, será dia 3 de maio, o encerramento, dia 6 de dezembro. A Série B assumiu a fórmula em 2006, quando Sport e Náutico conquistaram a ascensão. No ano que vem, a rodada inaugural está marcada para 1º de maio, enquanto a última será dia 29 de novembro.

A Copa do Brasil ficará mais uma vez restrita ao primeiro semestre, distribuída nos intervalos dos jogos dos Estaduais e das primeiras rodadas do Brasileiro. Ela começa no dia 18 de fevereiro. A segunda partida da final será 1º de julho. Os representantes pernambucanos são Náutico, Central (via Estadual) e Santa (ranking). O Sport está na Libertadores e por isso não a disputa.

Nenhum comentário: