terça-feira, 26 de agosto de 2008

Eleição deve acontecer dia 15 de outubro

Diego Nigro/Arquivo Folha



Edinho provavelmente vai antecipar o pleito para escolher o novo presidente do Santa Cruz
Após fracassos, Édson Nogueira já está preparando sua saída do Tricolor
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após o trágico empate do Santa Cruz diante do Campinense/PB, que eliminou qualquer possibilidade de classificação coral para a terceira fase do Brasileiro da Série C e praticamente decretou o terceiro rebaixamento seguido do clube, desta vez para a Série D, a única coisa animada no Tricolor foram os bastidores políticos, que já começaram a pegar fogo. Segundo está previsto no estatuto do Mais Querido, a eleição para presidente do poder executivo só deveria acontecer no dia 12 de dezembro do anos pares, com o eleito tomando posse do cargo no dia 2 de janeiro do ano seguinte. Porém, como a Cobra Coral encerra as suas atividades profissionais do ano de 2008 já no dia 6 de setembro, quando enfrenta o Salgueiro, fora de casa, o atual presidente do executivo, Édson Nogueira, o Edinho, convocou uma coletiva para amanhã, às 16h, na sede do clube, onde ele deverá anunciar a antecipação do pleito eleitoral para o dia 15 de outubro deste ano, para que seja escolhido o seu sucessor.

Mesmo antes do anúncio oficial que deve ser feito pelo atual mandatário coral, os nomes dos postulantes à cadeira a ser deixada por Edinho já começam a surgir com força total. Até agora, três pretendentes já oficializaram a sua vontade de assumir o comando das Repúblicas Independentes do Arruda no biênio 2009/2010.

Os dois mais bem cotados são o ex-presidente coral, Romerito Jatobá, que comandou o Tricolor antes da chegada de Édson Nogueira, nos anos de 2005 e 2006, e o presidente da confraria Ninho das Cobras, Fernando Velozo, que, no intervalo do Estadual e a Série C deste ano, tentou derrubar Edinho do cargo para eleger Fred Arruda, atual vice-presidente licenciado do clube. Correndo por fora e sem nenhuma ligação com qualquer grupo político do Tricolor aparece Felipe Rêgo, dirigente do Clube Português.

Outro nome que deve se juntar aos três para concorrer à presidência do executivo é o de Alberto Lisboa. Cauteloso, ele preferiu não confirmar nada, mas deixou no ar a possibilidade de disputar a eleição coral. “Vou esperar um pouco para tomar uma decisão”, disse.

Por outro lado, o clima de despedida já tomou conta da atual gestão do Mais Querido. O presidente Edinho preferiu não se pronunciar até a coletiva de amanhã, optando pelo silêncio para disfarçar a tristeza pelo fracasso da sua gestão. “Prefiro só falar na quarta (amanhã), na coletiva. Lá, vou informar as medidas que serão tomadas”, declarou.

BAGÉ

Confirmando o que já era esperado, o treinador Ronaldo Bagé será informado hoje sobre a sua demissão do cargo de treinador do Santa Cruz. Como ontem foi folga geral e o grupo de atletas só se reapresenta hoje à tarde, os dirigentes corais resolveram esperar para demitir o terceiro técnico coral na temporada. O preparador físico Charles Muniz deve comandar o time diante do Carcará na despedida da Série C.

Agora é oficial: Série D está confirmada pela CBF

Filipe Assis


Se existia alguma expectativa por parte dos torcedores tricolores de que a Série D não começasse a ser disputada no próximo ano, a CBF enterrou, ontem, qualquer esperança. A entidade divulgou o calendário de 2009 do futebol brasileiro, confirmando a criação da Quarta Divisão. A competição terá a participação de 40 times, começará no dia 5 de julho, e será encerrada no dia 15 de novembro.

As Séries A e B continuarão com o mesmo formato, ou seja, serão disputadas em sistema de pontos corridos, com 20 clubes cada. A Primeira Divisão começa no dia 3 de maio e vai até 6 de dezembro. A Segunda, terá início no dia 1º de maio e seguirá até 30 de novembro.

A Série C, que terá o número de participantes reduzido de 64 para apenas 20, terá a primeira rodada no dia 24 de maio e a última no dia 22 de novembro. Entretanto, a fórmula de disputa ainda não foi definida. De certo mesmo é que não será por pontos corridos. Outra novidade é que, como os campeonatos nacionais terão uma semana a mais, os estaduais deverão ser encerrados até 26 de abril.

Torcida tricolor promete continuar apoiando o time

Gianny Melo


Turma da Tesoura foi ontem ao Arruda declarar amor ao Santa Cruz
Grupo fez críticas ao grupo coral, ao ex-técnico Bagé e, principalmente, ao presidente Edson Nogueira
Brenno Costa
e Filipe Assis

Não fazia nem 24 horas que o Santa Cruz havia sido eliminado da disputa por uma vaga na Série B e ficado muito perto do rebaixamento. Mesmo assim, um grupo de torcedores esteve ontem à tarde no Arruda, apesar de a reapresentação do elenco estar marcada para amanhã. Era a Turma da Tesoura, que, como de costume, se encontrou nas sociais para falar sobre o clube. Embora tristes, eles prometeram continuar incentivando o time, mesmo na Quarta Divisão.

Eles foram chegando pouco a pouco. A garoa que começou a molhar as arquibancadas do Arruda não impediu que esses apaixonados torcedores fossem se posicionando, no lugar onde se encontram há anos. Por volta das 15h, cerca de dez deles já haviam escolhido algumas vítimas para “tesourar”. O mais criticado foi o presidente Edson Nogueira, porém, o ex-técnico Bagé e o elenco também não foram poupados.

Entretanto, as críticas não demoraram muito tempo. Na verdade, eles preferiram reafirmar o amor ao clube. “Eu amo o Santa Cruz mais do que a minha família. Ontem (anteontem), o que o Santa fez foi a mesma coisa que bater na cara da gente. E hoje (ontem), estamos aqui querendo abraçá-lo”, disse João Rophe, 48 anos. Ao ser questionado se continuaria indo aos jogos, ele foi enfático. “Eu queria que tivesse pelo menos um amistoso domingo, para animar”, contou.

O bom humor só fugiu ao falarem sobre eleições. Segundo o pessoal da Turma da Tesoura, ainda não apareceu um candidato que agrade à maioria. “Não era nem o momento para essas pessoas estarem aparecendo, se aproveitando da desgraça do Santa Cruz. Parece que eles gostam disso”, criticou João Rophe.

Apesar da presença de torcedores nas sociais, o restante do Arruda ficou praticamente vazio, durante toda a tarde. Restaram apenas poucos funcionários trabalhando nos portões. Assim, um estádio que está acostumado a conviver com o barulho de uma grande torcida, ficou em silêncio durante horas. O “gelo” era quebrado em raros momentos, quando, vez por outra, algum torcedor que passava em frente ao clube ensaiava um grito de protesto contra a atual diretoria. Nada que durasse mais que poucos segundos.

O clima de calmaria que o Arruda viveu ontem, durante o dia, contrastou com as primeiras horas da madrugada. Segundo funcionários do Santa Cruz, torcedores tricolores estiveram no clube e promoveram atos de vandalismo. Primeiro, danificaram uma grade. Depois, jogaram bombas feitas com bola de sinuca em direção à sede. Ninguém ficou ferido. Os torcedores conseguiram fugir sem serem identificados.

ASSALTO

“O mar não está para peixe”. O ditado que se encaixa na campanha do Santa Cruz na Série C, estendeu-se ao time de futsal feminino sub-20 do clube. A delegação, que seguia viagem para Chapecó/SC, onde disputaria a Taça Brasil de Clubes, foi assaltada na cidade de Flexeiras/AL, na manhã de ontem. Cinco assaltantes interceptaram o grupo e roubaram pertences das atletas, material do clube, dinheiro que seria usado durante a competição, além de outros objetos. Com o incidente, o clube não representará Pernambuco na competição nacional.

Nenhum comentário: