terça-feira, 26 de agosto de 2008

Pleito antecipado


Com o rebaixamento quase certo para a Série D, eleições presidenciais do Santa Cruz devem ocorrer antes de dezembro
Através de uma nota no site oficial do Santa Cruz, o presidente Edson Nogueira convocou uma entrevista coletiva para amanhã, às 16h, no auditório do clube, onde deve confirmar a antecipação das eleições presidenciais marcadas, a princípio, para 12 de dezembro. O mandatário coral se reuniu, ontem pela manhã, com Alexandre Ferrer, presidente do Conselho Deliberativo, e Rodolfo Aguiar, ex-presidente Executivo para traçar os planos da sucessão. Assim, esta semana será dedicada inteira às articulações políticas, principalmente, por parte das oposições.

O presidente tricolor, inclusive, já acionou o departamento jurídico do clube para estudar o estatuto e encontrar uma maneira de formalizar a antecipação do pleito. "Só vou me pronunciar oficialmente na quarta-feira. O que posso dizer é que queremos fazer tudo dentro do estatuto para não ter como ninguém vir questionar", afirmou Edson Nogueira, rapidamente, por telefone. Um fato importante no processo de antecipação da sucessão coral é que todas as alas do clube são favoráveis.

O vice-presidente Executivo, Fred Arruda, que está licenciado, passa a ser o principal articulador das oposições. Hoje existem seis grupos postos para a disputa (veja quadro abaixo). "Desses acredito que apenas quatro são realmente de oposição e pensam diferente de tudo que já passou pelo clube. Vamos nos reunir nos próximos dias para, quem sabe, unir as forças e lançar um único nome", confessou Arruda.

Ontem, a CBF divulgou o calendário brasileiro para 2009. O Santa Cruz ainda tem chances matemáticas de permanecer na Série C, que contará com 20 clubes e terá início em 24 de maio. A Série D, com 40 clubes, vai de 5 de julho até 15 de novembro.

Quem é quem na sucessão

Fernando Veloso

Está liderando a junção de alguns grupos: o extinto Ninho das Cobras, o Veneno Coral e o antigo Muda Santa Cruz. Já se colocou oficialmente como candidato a presidente do clube. É conselheiro e foi um dos articuladores da candidatura de Edson Nogueira. Depois rompeu e passou a coordenar a oposição.

Fred Arruda

Está licenciado da vice-presidência Executiva do clube. Junto com Fernando Veloso é um dos articuladores da oposição ao presidente Edson Nogueira. Lidera um novo grupo de tricolor intitulado Aliança Coral. Eles se reúnem há mais de seis

meses no colégio Contato. Sonha em formar uma chapa única das oposições.

Felipe Rêgo

Diretor de Esportes Amadores do Clube Português é um nome novo na sucessão eleitoral e até desconhecido na política do clube. Sócio do Santa Cruz desde 1973, ele coordena um grupo de torcedores e de pequenos empresários. Chega como uma opção, pois não tem vínculo formal com nenhum outro grupo no clube.

Nova Geração

É um grupo formado por pequenos empresários quetambém não têm ligação com nenhuma facção no clube. Estão formulando um planejamento estratégico há alguns meses para executar no clube. Estão também trabalhando o nome do ex-atacante e ídolo da torcida coral, Ramon, como uma possibilidade à sucessão.

Romerito Jatobá

Ex-presidente Executivo. Na eleição passada apoiou Alberto Lisboa que perdeu o pleito para Edson Nogueira. Agora, Romerito coloca seu nome novamente na disputa e, inclusive, já disse publicamente que, vencendo a eleição, o ex-goleiro Birigüi será o técnico da equipe. Pode sair do páreo em benefício de Ricardo de Paula.

Ricardo de Paula

Foi presidente da Comissão Patrimonial na gestão de Romerito Jatobá. E é o principal nome do ex-presidente João Caixero. Surge com força e uma alternativa, mas só aceita ser oficializado como candidato se for para representar todas as forças políticas do clube. Pelo menos até agora não aceita bater chapa com ninguém.

Nenhum comentário: