sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estreante Stanley brilha contra o Catende

Zagueiro agradece a torcida após marcar dois gols na vitória do Santa Cruz

Globoesporte.com

Rio de Janeiro

Cerca de três mil pessoas foram acompanhar a vitória do Santa Cruz sobre o Catende por 7 a 1 pela Copa Pernambuco. Autor de dois gols na partida, o zagueiro Stanley, que fez sua estréia com a camisa do Coral, agradeceu ao apoio dos torcedores.

saiba mais

- Essa torcida é maravilhosa, não há explicação. Foi surpreendente ver a quantidade de gente no estádio em plena quinta-feira. Não podíamos deixar de agradecer da nossa forma – revela o jogador ao site oficial do clube.

Na partida, o zagueiro mostrou que também sabe subir ao ataque quando a equipe precisa.

- Foi bom estrear balançando as redes. No futebol moderno, quando um time está muito fechado, os homens de trás têm que aparecer como surpresa no ataque. Podemos aproveitar nossa estatura principalmente nas bolas paradas - conclui.

Fito Neves só vai utilizar titulares em jogos durante os finais de semana

Treinador do Santa Cruz não quer principais jogadores focados em partidas de menor relevância da Copa Pernambuco

Globoesporte.com
Rio de Janeiro

Com a goleada por 7 a 1 sobre o Catende , na última quinta-feira, o Santa Cruz pôde respirar na Copa Pernambuco. Foi a primeira vitória do Coral na competição, mas, apesar disso o treinador Fito Neves não vai utilizar o time titular em todos os jogos do Santa na competição.

- Só vamos usar nosso time principal novamente na Copa Pernambuco nas partidas do domingo, pois não podemos perder a semana inteira de trabalho focados em jogos sem relevância – diz o treinador em entrevista ao site oficial do clube.

Apesar de admitir a fragilidade do adversário, o técnico gostou de do posicionamento do equipe na partida.

- Gostei também da postura do time no esquema 3-5-2, como vínhamos atuando no final do Estadual. Coloquei Memo na zaga e a dupla que veio do Porto atuando mais aberto. Juninho fez o papel que Rosembrick vinha fazendo, encostando no ataque e aparecendo atrás da defesa. Aproveitei também para observar o Esquerdinha, que vêm fazendo um bom trabalho na base – afirma.

Começo animador

Social lotada, goleada e bom desempenho dos novatos na primeira partida do time que disputará terceirona

O resultado foi elástico, mas é o que menos importa. O que chamou a atenção ontem, no Arruda, não foi o resultado de 7 x 1 para o Santa Cruz diante do Catende, pela terceira rodada da Copa Pernambuco. A disposição dos jogadores em campo teve um fator crucial: o excelente público para uma partida despretensiosa, em uma quinta-feira, às 15h e, principalmente, para ver um time que vem passando por problemas estruturais, políticos e econômicos fortíssimos. Mais de três mil tricolores praticamente tomaram o setor de sociais. O incentivo veio como prova do que pode estar por vim na Série C do Brasileiro. Arruda lotado em todos os jogos do Santa Cruz.


Garotada vinda do porto estreou com a camisa do santa na sonora goleada sobre o fraco catende, ontem à tarde, no Arruda. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A. Press
Dentro de campo, os jogadores não decepcionaram. O time tricolor, literalmente, massacrou o fraco adversário. Esse foi o primeiro jogo com o esboço do que pode vir a ser o time coral na terceira divisão do Brasileiro. Em campo estavam os cinco primeiros reforços do Santa Cruz: Stanley e Gonçalves (zagueiros); Juninho (meia); Gedeil (volante) e Edmundo (atacante). Os três primeiros vieram do Porto, de Caruaru, e os dois últimos do Ypiranga.

E foram exatamente os jogadores do Porto que fizeram a diferença na partida. Stanley (2), Gonçalves (2) e Juninho (2), além do prata-da-casa Thomas Anderson marcaram os gols corais. Pitoca, de pênalti, marcou o gol de honra do Catende. Pelo incentivo das arquibancadas e a quantidade de aplausos ao final do jogo, os reforços agradaram ao torcedor. Claro que ainda é cedo para avaliar. O time ainda deve ganhar mais qualidade. Porém, para início de preparação, já deu para sentir que o Santa Cruz começa a ter um esboço para a terceirona.

Mesmo assim, o técnico Fito Neves fez questão de frisar que a equipe ainda está longe do ideal e que ainda está no começo da preparação. "A partir da próxima segunda-feira vamos intensificar os trabalhos com bola. Colocaremos o time principal apenas nos jogos no domingo pela Copa Pernambuco. Os do meio de semana servirão como observação para outros jogadores", avaliou.

Boa Notícia - Hoje, provavelmente, o presidente Edson Nogueira deve anunciar algumas boas notícias para a torcida tricolor. Leia-se aí contratação de um atacante, um goleiro e também um lateral-esquerdo. Edinho retorna de São Paulo onde manteve contato com uma nova fornecedora de material esportivo - tudo indica que seja a Champs, que veste Avaí-SC, Brasiliense-DF, Guarani-SP, Portuguesa-SP, Ipatinga-MG, entre outros clubes.

Com titulares, Santa Cruz goleia

Diego Nigro




Tricolor massacrou o Catende, por 7x1, e venceu primeira na Copa Pernambuco
Cerca de 3.500 torcedores puderam conferir os sete gols marcados pelo time coral, ontem à tarde, no Arruda
GUSTAVO LUCCHESI

Utilizando pela primeira vez os principais atletas de seu elenco, desde o fim do Estadual 2008, o Santa Cruz conquistou a sua primeira vitória na Copa Pernambuco, ontem, no Arruda, ao massacrar o Catende, por 7x1. Apesar da goleada e das estréias de Gonçalves, Stanley, Juninho e Edmundo com a camisa coral, quem acabou roubando a cena mesmo foram os cerca 3.500 torcedores, que fizeram questão de empurrar o time em busca do seu primeiro triunfo na competição. O destaque da partida ficou por conta do trio vindo do Porto, que marcou seis gols no total, sendo dois para cada atleta. A atração de Catende, no mínimo curiosa, ficou por conta do apelido do autor do gol de honra dos visitantes, conhecido pelos companheiros de time como Pitoca, que ainda no primeiro tempo reclamou com o juiz e, como já tinha amarelo, foi colocado para fora.

Em relação aos donos da casa, vindo de uma derrota na estréia, diante do Atlético Pernambucano, em pleno Arruda, e de um vexatório W.O, sofrido contra o Decisão, no sábado passado, a cúpula coral resolveu levar a Copa PE a sério e resolveu utilizar todos os atletas do elenco profissional. A equipe titular foi formada por: Jaílson; Memo, Gonçalves e Stanley; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Gedeíl, Juninho e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo.

Iniciando a partida empurrado pelo entusiasmo da torcida, o Santa Cruz pressionou desde o início e não demorou muito para ter sua primeira chance. Após um pênalti marcado a favor do Mais Querido, o meia Juninho foi para a cobrança e acabou desperdiçando a chance. Porém, logo em seguida, o zagueiro Gonçalves aproveitou uma confusão dentro da área e chutou para abrir o marcador. Minutos depois, o árbitro Jânio Lucena, um dos pontos negativos do confronto, tendo uma péssima atuação, marcou pênalti inexistente do goleiro Jaílson no atacante adversário. A missão de realizar a cobrança foi dada a Pitoca, que não quis saber de conversa e colocou para dentro. Em seguida, Juninho, por duas vezes, marcou em favor do Santa. No fim do primeiro tempo, foi a vez de Thomas Anderson deixar a sua marca. Na etapa final, a Cobra Coral ampliou com dois gols de Stanley e mais um de Gonçalves.

EDINHO

O presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho, continua em São Paulo buscando a contratação de reforços e tentando fechar contrato com um patrocinador e um novo fornecedor de material esportivo, o Champs. Porém, apesar dos esforços do mandatário coral, a resposta definitiva das negociações só sai hoje.

Torcida apóia os reforços corais

Bastou colocar os reforços em campo, que a torcida do Santa Cruz compareceu ao Arruda em bom número e ofereceu uma prova do quão importante pode ser nos jogos da Série C do Campeonato Brasileiro. O confronto de ontem foi contra o Catende, no Arruda, pela terceira rodada da Copa Pernambuco. Mesmo assim, cerca de 2,5 mil pessoas, postadas no setor reservado aos sócios, estiveram no estádio para conferir a goleada por 7x1. Não houve cobrança de ingressos.

Na Terceira Divisão, a diretoria quer transformar a torcida em um dos fatores decisivos a favor do time. Tanto que vai anunciar na próxima semana uma promoção para quem adquirir de uma vez os ingressos para os três jogos da primeira fase marcados para o Arruda. Além disso, haverá outros 30 mil bilhetes por partida reservados para o programa governamental Todos com a Nota. O Santa recebe do governo do Estado R$ 3,50 por unidade trocada.

A presença da torcida ontem à tarde também forçou os jogadores a transformar uma partida aparentemente irrelevante em um jogo importante. “Não interessa qual é o campeonato, temos que jogar com seriedade todas as vezes que vestirmos essa camisa”, declarou o volante Alexandre, um dos remanescentes do grupo do Estadual. O jogador estava tão concentrado que chegou a exagerar nas reclamações com a arbitragem. “Jogar sério é a melhor forma de respeitar o adversário e a torcida.”

Os zagueiros Stanley e Gonçalves, o meia Juninho e o atacante Edmundo atuaram pela primeira vez. Cada um dos componentes da zaga marcou duas vezes, enquanto o meio-campista fez mais um. Os outros dois gols da goleada foram feitos pelo atacante Thomas Anderson, também remanescente. Rodrigo descontou para o Catende. No domingo, o time volta a entrar em campo pela quarta rodada, diante do Atlético Pernambucano, em Carpina.

A idéia do técnico Fito Neves, daqui para frente, é utilizar o grupo principal somente nos fins de semana. Nos compromissos de meio de semana, o time será composto por integrantes das categorias de base. “Não podemos tirar parâmetros de um jogo contra o Catende. Serviu para que os jogadores comecem a se familiarizar com os torcedores e o campo de jogo”, disse o treinador. O único que falta estrear é o volante Garrinchinha. O volante Gedeil participou do seu segundo jogo.

Com a vitória sobre o Catende, o Santa Cruz pulou para a terceira colocação do Grupo B da Copa Pernambuco. O time tem três pontos contabilizados e um saldo positivo de quatro gols. O líder é o Atlético Pernambucano, com sete pontos. A vice-liderança é ocupada pelo Catende, com quatro pontos. O lanterna é o Decisão, com os mesmos três pontos dos corais, mas saldo negativo de sete. Somente os dois primeiros seguem para a fase seguinte

“Decisão” fora das quatro linhas
O presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, acredita que uma possível campanha vitoriosa na Série C do Campeonato Brasileiro pode começar esta tarde, em São Paulo, bem longe das quatro linhas. De acordo com o dirigente, há 80% de chance para firmar acordos com novos parceiros que podem trazer melhores condições de trabalho, tanto do ponto de vista financeiro quanto técnico. O dirigente já adiantou que o seu retorno ao Estado depende do resultado das reuniões de hoje. Se tudo der certo, ele já segue para o Sul do Brasil com o intuito de viabilizar a contratação de mais reforços.

Edinho está em São Paulo desde o início da semana e tem participado de seguidas reuniões com possíveis patrocinadores. Também tenta negociar com um novo fornecedor de material esportivo. “Não vim aqui especificamente para fechar novas contratações. A idéia é buscar parcerias que nos ofereçam a condição de correr atrás de jogadores de bom nível. Posso dizer que amanhã (hoje) é o dia decisivo. Mas, pelas conversas até o momento, estou otimista que conseguiremos alcançar os objetivos. Falta muito pouco para chegarmos a uma conclusão. Os ventos começam a soprar a nosso favor.”
REFORÇOS

A idéia da diretoria é trazer pelo menos oito jogadores até o final da próxima semana. O número pode aumentar ainda mais com a aproximação da estréia na Terceira Divisão. Os tricolores estão urgentemente atrás de um goleiro, um lateral-esquerdo, dois zagueiros, dois meias e dois atacantes. Desde o término da Série A1 do Campeonato Pernambucano, chegaram os zagueiros Stanley e Gonçalves, os volantes Gedeil e Garrinchinha, o meia Juninho e o atacante Edmundo. O lateral-esquerdo Adeíldo e o meia Jorge Henrique também foram apresentados, mas não permaneceram.