segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dirigente diz que área jurídica do Santa tem mais trabalho operacional


Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

O atual vice-presidente jurídico do Santa Cruz, Eduardo Lopes, disse, nesta segunda-feira (29) que a próxima direção terá muito trabalho na área jurídica com a quantidade de processos mas não para equalizar os problemas financeiros. De acordo com ele, a maioria do passivo do clube é composta por débitos fiscais e os mesmos estão acordados.

"O que dá trabalho é a parte operacional pela grande quantidade de processos e audiências, mas a maioria dos débitos está acordada. A Justiça do Trabalho tem um acordo com os clubes desde 2003 para retirar 20% das receitas. As dívidas com a Justiça Federal foram aliviadas pela Timemania e o IPTU com um acordo para os clubes e associações recreativas que revertam suas sedes para eventos patrocinados pela Prefeitura", explicou.

E por falar em nova diretoria, um grupo de dirigentes - entre eles o vice Sidney Aires - estão no Rio Grande do Sul, analisando as boas iniciativas de Internacional e Grêmio. No retorno eles darão o primeiro passo para a criação do Santa Cruz S/A com a consultoria Deloitte, em São Paulo.

Amanhã, essa nova diretoria estará em peso no Arruda às 14h, quando acontecerá a eleição que aclamará Fernando Bezerra Coelho como presidente executivo. O voto simbólico será dado pelo senador Marco Maciel. A posse está marcada para o dia 7 de outubro.

Senador Marco Maciel fará voto simbólico que elegerá chapa de FBC


As eleições presidencias do Santa Cruz serão realizadas nesta terça-feira, às 14h, na sede do clube, no Arruda. Como o pleito tem apenas uma chapa concorrendo ao cargo, tudo deverá ocorrer de forma muito rápida e Fernando Bezerra Coelho será aclamado no mesmo dia.

Com apenas uma chapa, os votos dos torcedores tricolores serão representados, de uma forma simbólica, pelo senador Marco Maciel. Ele vota no presidente do Conselho Deliberativo, o desembargador Bartolomeu Bueno, que em seguida aclama Fernando Bezerra Coelho como o novo presidente do clube para o biênio 2009/2010.

A posse de toda a nova diretoria do Santa Cruz será realizada apenas no dia 7 de outubro. Porém, mesmo sem ser oficialmente o presidente coral, o secretário de desenvolvimento já está trabalhando. No último domingo, o vice-presidente da chapa de FBC, Sidnei Ayres, embarcou para o Rio Grande do Sul, onde vai conversar com diretores de Grêmio e Internacional para conhecer o modelo de gestão dos dois gaúchos com relação ao quadro de associados.

Especula-se que os dois maiores times do Rio Grande do Sul, juntos, possuam mais de 150 mil sócios pagando as mensalidades em dia.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Santa Cruz elege amanhã seu Conselho Deliberativo


No Arruda, a expectativa fica por conta da eleições do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, marcadas para amanhã, dia 30 de setembro. O conselho, que terá como presidente o desembargador Bartolomeu Bueno, vai aclamar o nome do futuro presidente do clube, Fernando Bezerra Coelho.

Enquanto isso, quatro dirigentes tricolores estão em Porto Alegre, onde conhecem os modelos de gestão adotados pelas diretorias do Grêmio e do Internacional. O grupo está sendo coordenado por Sidney Ayres.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Futuro presidente do Santa cobra união para reeguer o clube em 2009


Fernando Bezerra Coelho promete colocar salários em dia e montar um time forte para a próxima temporada com a ajuda de colaboradores

GLOBOESPORTE.COM
Recife

Na última sexta-feira, o candidato único à presidência do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, anunciou o nome de dez empresários que irão colaborar com a sua gestão. No entanto, o futuro mandatário do Santa ressaltou que também precisará da ajuda de todos os torcedores do Tricolor.

- Tenho um relacionamento forte com esses dez empresários, mas não espero contar apenas com o apoio deles. Quero ver todos os conselheiros, sócios e os demais torcedores trabalhando forte. É possível sair dessa situação que nos encontramos, mas só com a união de todos. Vamos evitar procurar culpados, acabar com as brigas e deixar a vaidade de lado. Temos que pensar no bem maior - declara Bezerra Coelho ao site oficial do clube.

O próximo presidente do Santa disse ainda que uma de suas primeiras ações na direção do clube será colocar em dia os salários atrasados de atletas e funcionários. Bezerra Coelho também ressaltou a intenção de montar um time forte para a próxima temporada e que, para isso, precisará contar com doações.

- Além desses incêndios, temos um desafio grande que é montar um time competitivo para o Estadual em menos de 90 dias, mas não vamos anunciar campanhas de arrecadação enquanto não mostrarmos nada a torcida. Quero primeiro provar do que somos capazes para depois cobrar a ajuda dos torcedores. Afinal, até mesmo para receber colaborações temos que ter organização e estrutura - conclui o dirigente.

Torcida vai ser chamada a ajudar o Santa


Neste momento, diretoria tenta estruturar ações para depois convocar a massa

A torcida coral, por enquanto, vai ficar de fora do processo de transição e de solidificação administrativa, apenas olhando os novos diretores do clube – capitaneados por Fernando Bezerra Coelho – traçando metas para tirar o Santa Cruz do atoleiro em que se meteu. Foi o que informou o futuro presidente, que reconhece a força dos simpatizantes tricolores, mas, num primeiro momento, quer estruturar o caminho para, então, convocar o povão a ajudar. Aos poucos, com uma estrutura consolidada, os fãs do tricolor poderão “chegar junto” financeiramente, nas várias campanhas de ajuda criadas num futuro bem próximo.

“Não vamos apelar para a torcida agora. Queremos estruturar o clube. Até mesmo para sabermos como vamos chegar ao torcedor. Precisamos entender como esse dinheiro chegará e onde vai ser aplicado. Precisamos criar um suporte para aí sim irmos àqueles que desejam nos ajudar”, afirmou Fernando Bezerra Coelho.

A intenção é massificar a idéia de que o Santa Cruz começa um novo momento. Do zero. Sem correrias e ações descoordenadas. Foi assim no acerto de contas com a Celpe, cuja dívida com a companhia de cerca de R$ 560 mil foi dividida em 120 parcelas. A próxima cartada será conversar com outros setores, para acertar acordo semelhante, por exemplo, com a Justiça do Trabalho. “Conversaremos no intuito de dividir as dívidas em quantos anos forem possíveis. Para que o clube possa ser gerido”, comentou o candidato único ao pleito coral, marcado para amanhã.

FBC, embora não tenha grande experiência no futebol, reconhece que a lua-de-mel que vive com os torcedores do Santa Cruz pode acabar, dependendo dos resultados do time no Campeonato Pernambucano 2009. “A torcida quer vencer. Mas não sei se essa lua-de-mel com o torcedor vai continuar quando a bola rolar. Vamos tentar montar um bom time. Mas a realidade é que essas coisas não se constroem da noite para o dia. Espero nos colocar bem no quadro de vitórias. Caso contrário, os torcedores podem ter certeza de que não faltarão empenho e trabalho.”

Amanhã, está prevista a chegada do grupo de tricolores, formado por José Augusto de Paula, Sidnei Aires e Antônio Carlos Vieira Júnior, que foi ontem a Porto Alegre, com o intuito de conhecer a fundo o segredo do sucesso administrativo de Grêmio e Internacional. Sidnei, vice-presidente executivo, vai se ater às questões administrativas. José Augusto de Paula tratará dos assuntos relacionados à acessibilidade nos estádios, enquanto Antônio Carlos conhecerá as ações de mídia dos rivais gaúchos.

Exemplo que vem de fora


Candidato a vice do Santa Cruz, Sidnei Aires, viajou ao Sul do país para conhecer e tentar "importar" estrutura de times como Internacional e Grêmio
Fidelizar a paixão do torcedor do Santa Cruz e transformá-la em algo rentável para o clube. Foi com esse intuito que o candidato a vice-presidente de futebol, Sidnei Aires, viajou para o Sul do Brasil. Ele foi a Porto Alegre conferir de perto as estruturas do Internacional e Grêmio, equipes que possuem um excelente número de sócios - o Colorado tem nada menos que 70 mil, enquanto o rival tricolor possui 40. Na visão dos futuros gestores corais, os dois clubes são exemplos a serem seguidos.

Os tricolores vão em busca dos incrementos e ações de marketing utilizadas para a fidelização dos sócios gaúchos, que a cada partida do Campeonato Brasileiro da Série A lotam os estádios do Beira Rio e Olímpico. O dirigente do Santa Cruz também pretende fazer uma parada em São Paulo, onde a maioria dos clubes contam com números relevantes de sócios. Sidnei, que deverá estar de volta ao Recife amanhã, prepara relatório para apresentar aos demais membros da futura diretoria do tricolor.

E por falar em futuro, amanhã, é dia de eleição no Arruda. A chapa encabeçada pelo secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, deverá ser eleita por aclamação.

Na última sexta-feira, durante jantar de adesão, Fernando Bezerra Coelho já deu a tônica de sua gestão. Em discurso, avisou que vai querer o envolvimento de todos os torcedores tricolores no processo de reerguer o Mais Querido. "Quero ver conselheiros, sócios e demais torcedores trabalhando forte. É possível sair dessa situação em que estamos, mas só com a união de todos", frisou. Ele voltou a repetir que pretende amenizar os débitos do clube, principalmente com funcionários e atletas já nos primeiros dias, após a posse.

Santa e Delloitte se reúnem hoje

Ivve Rodrigues/Arquivo Folha



Tricolores e auditores de empresa internacional se encontram às 17h, em São Paulo
Segundo o futuro vice-presidente coral, Sidnei Aires, empresa irá detalhar o seu modelo de gestão
GUSTAVO LUCCHESI

O projeto para transformar o Santa Cruz num clube-empresa, onde carregaria a alcunha de Santa Cruz S/A, pode dar uma grande passo hoje, em São Paulo, onde haverá uma reunião envolvendo alguns dirigentes da futura gestão do Tricolor e os auditores da Deloitte, empresa que irá prestar consultoria em gestão de riscos empresariais do Mais Querido, administrando as ações do fundo de investimento coral. No encontro, marcado para acontecer no final da tarde, a empresa suíça, que possui escritórios em cerca de 140 países, sendo um deles o Brasil, irá apresentar o seu modelo prático e teórico de gestão ao futuro vice-presidente do Mais Querido, Sidnei Aires, além do presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula, e do diretor de comunicação, Antônio Carlos Júnior, que formam a comitiva coral.

“É um encontro onde eles irão mostrar a forma como trabalham e explicar, de maneira detalhada, como irá funcionar o nosso fundo de investimento, que tem o valor previsto variando entre R$ 15 milhões e R$ 30 milhões”, comentou Sidnei Aires. Porém, apesar do esforço, o processo para a criação do Santa Cruz S/A só deve ser iniciado, de fato, no final de outubro, quando termina a auditoria na Cobra Coral e os dirigentes tricolores poderão dar entrada em toda a documentação para tornar o processo legal.

O futuro mandatário do clube, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, passou todo o fim de semana envolvido com assuntos políticos e do Governo, por isso não viajou com o grupo.

ELEIÇÃO

O atual presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, irá informar hoje, o horário oficial que acontecerá a eleição tricolor, amanhã. Como o pleito só possui um candidato, não havendo necessidade de haver uma votação, o senador Marco Maciel (DEM) irá depositar um único voto simbólico na urna, representando todos os tricolores. A posse está marcada para o dia 7 de outubro.