sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Santa Cruz empresta quatro pratas-da-casa a clube da Paraíba


Quatro jogadores do Santa Cruz foram emprestados ao Nacional de Patos para a disputa da Copa Paraíba 2008. Os pratas-da-casa Jaílson, Max, Miller e Gilberto se apresentam ao novo clube na segunda-feira.


Os demais jogadores do elenco tricolor estão de férias até o próximo dia 10 de outubro, quando começa a preparação para a disputa do Campeonato Pernambucano 2009. Os atletas começam a trabalhar três dias após a posse do novo presidente tricolor.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Sem impedimento jurídico, Bezerra Coelho confirma candidatura


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, não tem qualquer impedimento jurídico para assumir a Presidência do Santa Cruz. A opinião é de vários juristas consultados por membros da diretoria do clube tricolor.

A consulta foi feita porque, durante a semana, alguns advogados levantaram a possibilidade de que a condidatura de Bezerra Coelho estivesse ferindo a lei estadual que impede uma pessoa de acumular um cargo público com uma atividade privada que recebesse benefícios governamentais. O Santa tem contrato com o Governo do Estado, no programa Todos com a Nota.

No entanto, como o cargo de presidente do clube do Arruda não é uma atividade remunerada, o impedimento não existe. Bezerra Coelho também já explicou que não pretende levar dinheiro público ao Santa Cruz. O plano de gestão inclui a captação de recursos com empresas privadas, através de doações e ações de marketing esportivo.

Da Redação do pe360graus.com

Presidente do Santa diz que não se sente culpado pelo rebaixamento


Édson Nogueira afirma que o maior problema da equipe pernambucana é a falta de verba e aconselha seu sucessor

GLOBOESPORTE.COM
Recife


Após o rebaixamento da Série C, o Santa Cruz tenta recolher os cacos para planejar a próxima temporada. Os jogadores já entraram de férias e o presidente Édson Nogueira já fala em tom de despedida. Na manhã desta sexta-feira, o dirigente tentou explicar os motivos que levaram a equipe pernambucana à atual situação em que se encontra e afirmou que não se sente culpado pela queda.

- Não existe planejamento sem verba. Você não é julgado pela parte administrativa, mas pelos resultados dentro de campo, que têm sido difíceis. Nossa torcida é uma das maiores do Nordeste e cobra resultado imediato. Isso é normal. Não sou perdedor, estou perdedor - diz o presidente.

As eleições para a presidência do Santa Cruz, que deveria acontecer somente em dezembro, foram antecipadas para o próximo dia 30. Fernando Bezerra Coelho, secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, é candidato único. Para ele, Édson Nogueira tem alguns conselhos a dar.

- Sempre falei que é necessário fazer um Centro de Treinamentos para termos nossos próprios jogadores e revende-los. Só assim sairemos dessa situação. É preciso profissionalizar todos os departamentos do clube. Ninguém ajuda um clube em queda - avalia Édson Nogueira.

No ano que vem, o Santa Cruz terá de fazer uma boa campanha do Campeonato Pernambucano para garantir vaga na disputa da recém-criada Série D do Brasileirão.

Às claras


Futuro candidato à presidência tricolor, Fernando Bezerra Coelho devolve luz ao Arruda, que estava há quase uma semana sem energia elétrica

Parece que Fernando Bezerra Coelho é realmente a luz no fim do túnel do Santa Cruz. A eleição no clube acontece apenas no dia 30, mas o candidato único já começou a colocar seu dedo dentro do clube. Como o processo de transição entre as duas gestões estava um tanto emperrado, pois o clube não tinha energia para ligar os computadores, o futuro presidente coral providenciou um novo gerador que foi instalado ontem e, por volta das 16h, as luzes do Tricolor foram novamente acesas.

"Já está tudo aceso aqui. Voltamos a funcionar normalmente. Agora as coisas vão andar direito", disse Lima, eletricista do clube. O Santa Cruz ficou quase uma semana sem energia elétrica. Uma peça do gerador antigo foi retirada pela empresa que alugava o aparelho por conta de falta de pagamento. Sem energia elétrica, a listagem dos sócios também não pode ser divulgada ontem. Apenas na próxima segunda feira a imprensa e os sócios saberão quem está apto ao voto na eleição coral.

A interferência de Fernando Bezerra Coelho não se limitaráao novo gerador do Arruda. O futuro mandatário tricolor está tentando viabilizar também algumas medidas emergenciais como as passagens dos jogadores que moram em outros estados. Ontem, o lateral-direito Rafael Mineiro esteve no clube e fez um apelo. "Quero apenas a passagem para ir embora. Depois resolvo as questões de salários atrasados. Mas precisa me reapresentar no Marília", disse. O elenco do Santa Cruz está de férias até 10 de outubro, quando está marcada a reapresentação já visando a próxima temporada.

Hoje, às 18h, está marcada a reunião entre todas as forças políticas do clube e também o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado para fechar a chapa do Conselho Deliberativo do clube. O encontro está acontecerá no auditório do Executive Trade Center (ETC), na avenida Rosa e Silva, 1460.

Luto
Faleceu ontem o ex-presidente do Santa Cruz Luiz Arnaldo Pessoa de Melo. Ele comandou o Mais Querido no biênio 1995/1996, período marcado pela parceria do clube com a Parmalat. Nessa gestão, o Santa Cruz conquistou o título pernambucano de 1995, o penúltimo da sua história. "É uma perda grande para nós e para o Santa Cruz. Luiz Arnaldo sempre foi apaixonado pelo clube, sempre colaborou. Foi um pacificador acima de tudo", definiu o também ex-presidente tricolor João Caixero.

Notícia é desqualificada por advogado coral
No final da tarde de ontem surgiu a notícia de que a candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Bezerra Coelho, à presidência tricolor seria inviável, uma vez que ele não poderia acumular a pasta e a presidência de uma entidade privada (o Tricolor). O advogado do clube, Eduardo Lopes, no entanto, rechaçou a possibilidade de caracterizar a situação como improbidade administrativa (segundo a lei 8429/92), como sugeriu a informação.

"Não tem absolutamente nada a ver. A lei não tem restrição alguma sobre esse assunto. Alguém deve estar tentando dar uma interpretação fantasiosa para tentar prejudicar de alguma forma Fernando Bezerra, que conseguiu aglutinar as políticas do clube", afirmou o advogado.

No inciso 8º do artigo 9º, a lei diz que constitui improbidade "aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade". "Nem vai ser emprego, nem ele terá comissão. Ele não será nem consultor nem assessor, mas sim presidente de uma entidade privada. A torcida pode ficar tranqüila", disse Eduardo.

Fernando encara primeiro obstáculo


Ivve Rodrigues/Arquivo Folha


Futuro presidente do Santa Cruz teve candidatura colocada em xeque, ontem
Informação que surgiu é que secretário estadual não poderia acumular os cargos
GUSTAVO LUCCHESI


Nem mesmo assumiu a presidência do Santa Cruz e o candidato único para disputar a eleição coral, marcada para o dia 30 deste mês, Fernando Bezerra Coelho, já é obrigado a pular o seu primeiro obstáculo para comandar o clube. Não bastasse ter que resolver problemas estruturais e administrativos do Mais Querido antes de tomar posse, como salários atrasados e falta de luz, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado foi pego de surpresa com uma notícia ventilada, ontem, de que poderia ter a sua candidatura à presidência do executivo inviabilizada.

Segundo a informação, com base no artigo 9°, inciso 8°, da lei 8429/92, Bezerra Coelho não poderia acumular as funções de secretário do Governo, um cargo público, com a de presidente de uma entidade privada que recebe benefício governamental (Todos Com a Nota), como o Santa Cruz. A norma, que diz respeito a atos de improbidade administrativa, tem a função de coibir um possível interesse do agente público em tirar proveito das verbas públicas para interesse privado.

Porém, todos os juristas consultados pela reportagem da Folha de Pernambuco foram unânimes em afirmar que não há irregularidade alguma neste caso, com Bezerra Coelho podendo sim acumular as duas funções. Segundo a explicação de um deles, haveria problema se o Santa Cruz fosse uma associação subsidiada, ou sustentada, pelo Governo do Estado, o que não é caso, já que a ação governamental é apenas uma das diversas fontes de renda do clube (arrecadação, venda de jogadores, patrocínios, entre outros).

Fora isso, outro motivo alegado pelos advogados consultados é que o Todos Com a Nota é uma ação do Governo em conjunto com os clubes pernambucanos, com Bezerra Coelho não podendo tirar vantagens para o Santa Cruz, já que as condições do programa são válidas para todos os beneficiados.

Ainda em viagem ao Rio de Janeiro, com retorno marcado para hoje, o secretário, também presidente do Porto de Suape, mostrou-se bastante tranqüilo com toda a polêmica. “Não há problema algum na minha candidatura. Fiquei surpreso com a notícia, mas me informei com alguns advogados e não tem cabimento essa reclamação. Talvez seja gente querendo tumultuar o ambiente, mas prefiro não comentar mais sobre o assunto”, declarou Fernando, por telefone.

Provando que a união é realmente um dos maiores trunfos do futuro mandatário coral, o ex-candidato à presidência do clube, Fred Arruda, deixou bem claro que, por ele, o Tricolor abre mão do Todos Com a Nota para contar com Bezerra Coelho no comando da Cobra Coral no biênio 2009/2010. “Pelos meus conhecimentos, essa história de hoje (ontem) não tem fundamento, porém, caso haja qualquer problema, eu prefiro contar com o Fernando a continuar com o programa”, comentou Arruda.

Agora, com energia, lista será impressa

Gustavo Lucchesi

Agora os tricolores mais entusiasmados podem afirmar sem medo que Fernando Bezerra Coelho trouxe a luz ao Santa Cruz, literalmente. Com o clube às escuras há algumas semanas, por conta de uma dívida com a empresa que fornecia o gerador de energia ao Mais Querido, o futuro mandatário coral providenciou um novo gerador, que já funciona desde ontem à tarde, com isso viabilizando a impressão da lista de sócios aptos a votar na eleição.

O próximo passo de Bezerra Coelho será dado hoje, quando ele irá se reunir com as lideranças políticas do Tricolor, às 17h, no escritório de Osmundo Bezerra, na Rosa e Silva. Porém, ao contrário do que todos imaginavam, o nome do novo presidente do Conselho Deliberativo não será anunciado, com o encontro servindo apenas para definir a quantidade e os nomes dos conselheiros que irão formar o bloco.

O prazo para a inscrição das chapas para a eleição a ser realizada no final deste mês, começa no dia 16 e vai até o dia 22. Sobre a possibilidade do senador Marco Maciel assumir o Deliberativo do Santa, Fernando se mostrou esperançoso. “Estamos tentando sensibilizá-lo e sei que ele está analisando o convite com carinho”, comentou.

Elenco se despede do clube em clima de velório

Gustavo Lucchesi

Sem motivo algum para comemorar os sete meses de atividade na temporada 2008, o elenco coral teve a sua despedida ontem, no Arruda, na reapresentação dos jogadores, num clima que mais lembrava um velório. Com a grande maioria já tendo deixado o Mais Querido, um pequeno grupo, com cerca de 15 atletas, apareceu no clube, com alguns tentando conseguir, ao menos, as passagens para retornar para aos seus estados de origem. Já outros aproveitavam para dizer um “até logo” às Repúblicas Independentes do Arruda, como é o caso do goleiro Jaílson, o lateral Max, o meia Miller e atacante Gilberto, que acertaram, ontem, os seus empréstimos ao Nacional de Patos, da Paraíba.

Sem atividades até janeiro de 2009, quando começa o Estadual, o Departamento de Futebol do Tricolor teve as suas férias antecipadas e só retorna aos trabalhos no dia 10 de outubro, com isso valendo também para os atletas. “É bom para não ficar parado e pegar experiência. Eu quero voltar e me preparar para fazer bonito no Pernambucano do próximo ano. Já estou até imaginando os clássicos”, brincou Miller, de 18 anos, o mais novo atleta dos profissionais. O volante Memo já está atuando no futebol paraibano, emprestado ao Treze.

Morte do ex-presidente Luís Arnaldo deixa corais de luto

Filipe Assis

A família tricolor foi dormir, ontem, mais triste. O ex-presidente do Santa Cruz, Luís Arnaldo, faleceu no início da noite. Ele, que lutava contra um câncer de próstata, sentiu-se mal há cerca de 20 dias e foi levado para a UTI de um hospital particular. Ontem, por volta das 18h, ele sofreu uma metástese. O enterro será hoje, às 11h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista. O clube decretou luto oficial de três dias.

Luís Arnaldo Pessoa de Melo foi presidente do Mais Querido nos anos de 1995 e 1996. Desde então, fez raras aparições em público no Arruda. A última delas ocorreu há cerca de um ano, quando prometeu que sua empresa, a Concrepox - especialista na revitalização de estruturas de concreto - recuperaria um trecho da arquibancada inferior do estádio.

Apesar de Luís Arnaldo ter sido visto poucas vezes no clube após o fim do seu mandato, alguns tricolores ilustres dizem que, mesmo sem aparecer, ele continuava participando do dia-a-dia no Arruda. “É uma perda irreparável”, disse o também ex-presidente João Caixero.

Jogadores tomam diversos rumos


Sem competições oficiais a disputar até o final do ano, o Santa Cruz resolveu antecipar as férias de dezembro dos jogadores e funcionários do futebol. A decisão foi repassada ontem pela manhã pelo superintendente do clube, Luiz Cláudio. A reapresentação foi marcada para 10 de outubro, três dias depois da posse do novo presidente, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho. O futuro mandatário terá que arcar com duas folhas salariais de atraso dos jogadores e nove dos empregados. Os débitos giram em torno de R$ 300 mil e R$ 370 mil, respectivamente. Até acabar o período de transição, o clube fica funcionando apenas em um expediente.

A maioria dos jogadores que apareceram ontem no Arruda é de garotos da base do clube, que agora representam o elenco coral, junto ao meia Rosembrik e ao goleiro Jaílson, cujos vínculos com o tricolor vão até julho de 2009 e fevereiro de 2010, respectivamente.

O zagueiro Gonçalves foi devolvido ao Porto, que já o emprestou ao América-RN para o restante da Série B. O volante Alexandre Oliveira foi para o ABC. O zagueiro/volante Memo foi negociado por empréstimo ao Treze, enquanto o atacante Gilberto, o lateral-esquerdo Max e o meia Miller vão para o Nacional de Patos-PB. Todos vão disputar a Copa Paraíba Sub-21 e retornam no final do ano para o Santa Cruz. O zagueiro Stanley foi devolvido ao Porto.

Já o meia Jefferson, o atacante Patrick e o volante Reinaldo acertaram seus distratos e viajaram para seus respectivos Estados de origem na madrugada de ontem. Hoje ou amanhã, será a vez do goleiro Alencar, do lateral Rafael Mineiro e do meia Rafael Oliveira. Vale a pena ressaltar que após o empate por 1x1 com o Campinense, que praticamente sepultou as chances do Santa na Série C, foram liberados os laterais Marcos Vinícius, Bruno Costa e Camilo, o meia Uéslei e o atacante Cléo. De acordo com o superintendente Luiz Cláudio, a maioria dos atletas vai tentar negociar o atraso salarial com a nova gestão, antes de acionar a Justiça. Por sua vez, o veterano atacante Edmundo ainda está negociando a sua saída.

“É uma situação chata. Porque a gente vem no clube, liga e não tem retorno. Chega uma hora em que a gente estoura. Quero apenas a passagem para São Paulo para acertar minha situação com o Marília. Não estou nem cobrando os salários atrasados. Finalmente, eles sinalizaram que o problema pode ser solucionado ainda esta semana”, disse o lateral-direito Rafael Mineiro.

Candidatura é posta em dúvida

A candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, à presidência do Santa Cruz pode ser inviabilizada. Isso porque ele estaria acumulando cargo público com o de presidente de uma entidade privada que recebe benefícios governamentais. No caso do Santa Cruz, o Todos com a Nota.

A lei 8429/92, que trata dos atos que constituem improbidade administrativa, em seu art. 9º, inciso 8º, diz que o secretário não deve: “aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade”.

“Na verdade, vamos traballhar em função de articular apoio dentro do meio empresarial. Mas não vai haver privilégio para o Santa Cruz em relação aos recursos provenientes do governo, o que prejudicaria, claro, Sport e Náutico”, disse Bezerra Coelho.

Polêmicas à parte, o futuro presidente coral tem novo encontro hoje com as lideranças do clube. O objetivo será definir a chapa do Conselho Deliberativo. As facções políticas ficaram de levar 150 nomes e o próprio secretário ficou de apontar mais 150. Também há a expectativa de ele apresentar o nome para presidir o Conselho Deliberativo.

Ontem, um novo gerador foi instalado no Arruda, devolvendo a energia ao estádio. A lista de sócios aptos a votar na eleição do próximo dia 30, que deveria ser publicada ontem, foi adiada. A direção coral informou que ainda está atualizando a relação.

Clube perde Luiz Arnaldo


Morreu ontem, vítima de câncer de próstata, o ex-presidente do Santa Cruz Luiz Arnaldo Pessoa de Melo. O enterro será hoje, às 11h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Luiz Arnaldo, engenheiro e dono da Concrepoxi, estava com 62 anos e deixa a mulher, Regina, e três filhos. Presidente no biênio 95/96, conquistou o título pernambucano em seu primeiro ano de gestão.

Em 96, o dirigente tricolor conseguiu o patrocínio da multinacional Parmalat, então empresa que mais investia no futebol brasileiro (havia levado o Palmeiras ao bicampeonato brasileiro em 93/94). Com Abel Braga no comando técnico e com um time que tinha Maurício Pantera e Aílton no ataque, não conseguiu segurar o título estadual, perdendo para o Sport na grande final.

Luiz Arnaldo foi ainda presidente da Comissão Patrimonial. “Foi um grande pacificador. Sempre se preocupou com a situação do Santa Cruz. É uma perda lamentável”, destacou o ex-presidente tricolor, João Caixero.