quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Grupo estuda mudanças profundas no estatuto interno do Santa


As reuniões e discussões nos bastidores do Santa Cruz continuam a todo vapor. Esta semana, foi decidido que as alterações profundas que o clube deverá enfrentar, no modelo de gestão, precisará ser respaldada por mudanças no estatuto interno. Estas mudanças vêm sendo estudadas por um grupo de trabalho e deverão estar prontas em 30 dias.

No próximo final de semana, o coordenador do grupo de transição, Sidney Aires, viaja para Porto Alegre (RS), onde vai visitar e conhecer a estrutura de Grêmio e Internacional. O executivo, que é vice-presidente na chapa única comandada por Fernando Bezerra Coelho, quer estudar formas de aumentar o número de sócios do Santa Cruz. Os clubes gaúchos estão entre os melhores do Brasil neste quesito.

Além disso, a grupo que assume o Santa a partir de outubro também está tentando a formação de um conselho consultivo, composto por dez nomes pinçados entre executivos e empresários pernambucanos. Este grupo de conselheiros especiais ajudaria na gestão do clube, inclusive com eventual apoio financeiro.

Da Redação do pe360graus.com

O economês do Santa Cruz


Por Adriana Guarda
Coluna JC Negócios

O futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, vai colocar em prática tudo o que aprendeu na Escola de Administração de São Paulo (FGV) para ressuscitar o clube. Ele começa colocando nas mãos da Deloitte a preparação de um novo modelo de gestão para o Santa. Na próxima segunda-feira, no escritório da consultoria em São Paulo, será apresentado um esboço desse plano.

A idéia é que seja criada uma sociedade de propósito específico (SPE), que tem como características prazo de existência determinado e a possibilidade de isolar o risco financeiro. A intenção é criar uma nova empresa que não seja contaminada pelas pendências do clube, que tem uma dívida estimada em R$ 60 milhões. Além do trabalho da Deloitte, FBC também vai apresentar amanhã um Conselho Empresarial representado por dez companhias, entre as quais está a Philips. O Santa Cruz (quem diria) também vai adotar uma espécie de benchmarking, tentando mirar as boas práticas de outros times. A aula começa no próximo domingo, com uma expedição gaúcha para visitar o Grêmio e o Internacional.

Outra proposta é estudar o aumento da arrecadação por meio da conta de energia elétrica. O torcedor-contribuinte pode se cadastrar e permitir a cobrança. A dica foi repassada pelo mineiro e atleticano José Humberto de Castro (presidente da Celpe), que já experimentou o sistema em Minas.

Amanhã, às 18h, no hotel Mercure da Ilha do Leite, a diretoria do clube se reúne oficialmente pela 1ª vez. O torcedor pode até não entender esse economês todo, mas aposta num golaço de FBC.

Tempo de política no futebol


Por Fernando Tasso*

O futebol sempre foi um trampolim político, não é de hoje. Afinal, torcedor e eleitor são a mesma pessoa. Com a visibilidade que o futebol oferece, qualquer pessoa fica conhecida o bastante para se candidatar a um cargo público no futuro. E não falo só de dirigentes, mas jogadores e árbitros também já se aproveitaram da fama no futebol para conquistar votos nas urnas.

Agora a situação é outra, o que vemos não são pessoas usando o futebol para ter fama, mas o futebol usando a fama dos políticos. O candidato único e futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, chega ao Arruda com a pompa de Secretário e uma enorme força em torno de seu nome. Tanto que os possíveis candidatos se afastaram ao saber da intenção de FBC.

Mas, há quem olhe para as eleições no Santa Cruz com olhos de desconfiança. A presença de políticos na eleição do clube faz com que pessoas temam um favorecimento ao tricolor. Porém, estes políticos não chegam ao Arruda trazendo dinheiro, mas simplesmente uma credibilidade que faltava ao clube nos últimos anos.

Tanto os políticos como os empresários que hoje se juntam para ajudar o Santa Cruz, estão lá para atrair os investidores. Não só os nomes, mas o projeto de gestão apresentado, será importantíssimo para que o Santa Cruz conquiste investidores. O que trouxe estas pessoas ao clube foi a sua atual situação. O rebaixamento chamou a atenção dos tricolores mais adormecidos do estado.

Os outros clubes não deveriam estar reclamando, muito pelo contrário. A perspectiva de recuperação do Santa Cruz é boa para todos. O rebaixamento do Santa à Série D prejudica o campeonato estadual e todos os clubes de Pernambuco. Ninguém lucra com a crise coral, nem o Náutico, nem o Sport, nem o Salgueiro.

Não é hora de questionar a candidatura de FBC à presidência do Santa Cruz, mas esperar que ela traga o profissionalismo que faltou nas últimas gestões. Mas, claro, todos de olhos abertos, pois não se deve tolerar favorecimento a clube algum. Se isto acontecer, ponham a boca no trombone, mas até lá, paciência.

* Fernando Tasso é advogado e mestrando em relação laboral desportiva da Faculdade de Coimbra e autor do blog EXTRA CAMPO.

A Celpe, a Cobra e o Leão


Por Roberto Vieira

O Sport reclama do acordo do Santa Cruz com a Celpe. Acordo que visa minimizar o caos tricolor.
Afirma que o Santa Cruz colhe as benesses do Estado. Embora seja a Celpe uma empresa privada.

Seria digno de nota e louvor patriótico, não fossem todos os clubes devedores do bolso contribuinte. Ontem e hoje. Mais além. Ao tocar no asunto da conta de luz o Sport esquece fácil as próprias mazelas. Sua própria escuridão.

Então deixem os recortes de jornais iluminarem as trevas por um instante. Parece que foi ontem. Março de 2002. Lembram? Não?

Um dos clubes do Clube dos 13 estava no escuro. Sem pagar a conta de luz. Vexame. Sinal do descalabro das administrações seculares.

Quem passava pela Abdias de Carvalho sentia-se diante de um mausoléu. Um monumento ao desatino.
Parece que foi ontem. Março de 2002. Tudo fruto de uma guerra civil. Lembram? Não? Pena...

Pois se lembrarem talvez entendam:

A grandeza do futebol pernambucano não se constrói sobre terra arrasada. Grandes times só existem com grandes adversários.

Na história, muitas vezes o ontem é inimigo do hoje...

Roberto Vieira é médico, escritor e blogueiro

Futura diretoria distribui tarefas nesta quinta


Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

A diretoria que assumirá o comando do Santa Cruz no dia 7 de outubro fará uma grande reunião no início da noite desta quinta-feira, na Ilha do Leite, para alinhar diretrizes e distribuir tarefas entre seus membros. Algumas dessas tarefas, inclusive, já passarão da fase do planejamento para a execução, de acordo com o diretor de comunicação, Antônio Carlos Vieira Júnior.

"O presidente (Fernando Bezerra Coelho) fará essa reunião para distribuir tarefas entre os membros da diretoria e algumas já passarão à execução, pois são assuntos emergenciais. Na sexta-feira à noite teremos outra reunião para anunciar o conselho consultivo", disse.

O cronograma de atividades dos futuros comandantes corais continua no fim de semana, quando membros da diretoria embarcarão para o Rio Grande do Sul, onde farão um "estudo" nos dois grandes clubes locais - Grêmio e Internacional. A partir das boas práticas dos gaúchos eles procurarão adaptar à realidade do tricolor. A comitiva será liderada pelo futuro vice-presidente, Sidnei Aires.

"Essa análise de boas práticas não vai parar por aí. A viagem para observar Grêmio e Inter será a primeira de outras. Queremos olhar o que está sendo feito de bom em outros clubes e ajustar ao que queremos fazer no Santa Cruz", enfatizou.

No retorno, o grupo passará por São Paulo, onde farão uma visita à Deloitte (empresa de auditoria e consultoria empresarial) para ajustar o pré-projeto que pretende transformar o Santa Cruz numa Sociedade Anônima (S/A).

CONSELHO

Esse mesmo pré-projeto também implicará em mudanças no Estatuto do clube e no Conselho Deliberativo. O futuro comandante do órgão, Bartolomeu Bueno, quer criar comissões dentro do Conselho para as matérias serem apreciadas e votadas o mais rápido possível.

"Se o clube fizer a aquisição de um Centro de Treinamento, por exemplo, será criada uma comissão para apreciar esse projeto e levá-lo para a reunião ordinária. Como ele já fora matéria de estudo, ficará mais fácil a votação. O mesmo será feito para avaliarmos a legalidade e o aspecto financeiro de outras decisões", pontuou.

A respeito do Estatuto, o desembargador admitiu que sua mudança não é rápida, devido à complexidade de temas abordados. Porém, ele acredita que num prazo de 30 dias, contados a partir da definição do novo modelo de gestão, serão suficientes para deixar tudo pronto. "Qualquer mudança nas normas é demorada, mas esticando um pouco o expediente, vamos concluir com a rapidez que se faz necessária", assegurou.

Meta agora é transformar as promessas em realidade

Gianny Melo/Arquivo Folha



Para isso, Bezerra Coelho terá hoje uma reunião com o seu grupo
Vice-presidente Sidnei Aires vai ver de perto as ações de Inter e Grêmio
GUSTAVO LUCCHESI

Mal tendo tempo para comemorar todo o êxito no trabalho de articulação política, finalizado na última segunda-feira, no último dia de registro das chapas para a eleição coral, a futura diretoria do Santa Cruz começa hoje a nova missão de transformar todas as promessas de “campanha” feitas, em realidade. Após tantas reuniões envolvendo as lideranças políticas do Tricolor, Fernando Bezerra Coelho e seu grupo, finalmente, terão um encontro fechado, hoje à noite, em um prédio empresarial na Ilha do Leite, onde serão discutidas algumas ações, além da distribuição de tarefas dos envolvidos na árdua missão de reerguer o Mais Querido da crise mais grave dos seus 94 anos de história.

Com tanto trabalho pela frente, a agenda do novo grupo coral anda bastante movimentada. Amanhã, Bezerra Coelho irá anunciar os dez empresários que irão formar o Conselho Consultivo Empresarial do Santa Cruz, com eles tendo a missão de captar recursos financeiros para o Tricolor.

No domingo, o futuro vice-presidente do executivo, Sidnei Aires, e o presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula, viajam rumo ao Rio Grande do Sul, onde irão colher informações sobre o método utilizado por Grêmio e Internacional na captação de sócios, com os dois clubes possuindo, juntos, mais de 100 mil associados em dia.

Completamente focado no dia da sua posse e nas ações emergenciais que tomará de imediato, o secretário de Desenvolvimento do Estado preferiu continuar fora da polêmica que o diretor de futebol do Sport, Guilherme Beltrão, levantou na última terça-feira. “Se o Sport também quer reformar o seu estádio para tentar receber a Seleção, que ótimo! Quem ganha é o torcedor. Estou apenas lutando pelo melhor para o Santa Cruz. Não tem polêmica nisso”, comentou Bezerra Coelho.

Conselho Empresarial será anunciado


A primeira grande novidade da gestão Fernando Bezerra Coelho, o Conselho Consultivo Empresarial, será apresentado amanhã, em um evento com local ainda a ser definido. O órgão terá a missão de assessorar o futuro presidente do Santa Cruz na elaboração do novo modelo de gestão que será implantado no tricolor, que vai primar pela profissionalização dos setores e a criação do Santa Cruz S.A. A idéia é que 10 empresários, não necessariamente pernambucanos, contribuam informalmente com sugestões e críticas na formatação do projeto administrativo coral para o biênio 2009/10.

De acordo com o diretor de comunicação do Santa, Antônio Carlos Vieira Júnior, Bezerra Coelho já tem a confirmação de alguns nomes, mas só vai divulgá-los quando fechar com todos os empresários. No entanto, existe a possibilidade de os nomes que vão formar o Conselho Consultivo sejam conhecidos hoje à noite, após a reunião de FBC com sua equipe de trabalho, às 18h, em um hotel na Ilha do Leite.

O encontro terá o intuito de alinhar alguns pensamentos e delegar executores para ações específicas. A primeira delas será uma visita aos gaúchos Internacional e Grêmio no próximo domingo. A comitiva será coordenada pelo vice-executivo Sidnei Aires. O objetivo será conhecer as experiências administrativas do Colorado e do Tricolor, como acessibilidade dos estádios, sistema de controle de arrecadação e é claro, as eficientes campanhas de sócios dos dois clubes, que hoje têm quadros de associados que geram uma receita considerável. De acordo com o jornal Zero Hora, de Porto Alegre, o Internacional tem mais de 70 mil sócios em dia, enquanto o Grêmio chega à casa dos 50 mil.

Na volta de Porto Alegre, Sidnei Aires e sua equipe vão a São Paulo ter uma reunião com a Deloitte, empresa de auditoria e consultoria contratada para desenvolver o novo modelo de gestão do Santa Cruz. A idéia é trazer um esboço do trabalho feito até agora pela empresa para ser analisado pela nova equipe de trabalho coral. Vale a pena ressaltar que oficialmente, a gestão de Fernando Bezerra Coelho só começa para valer a partir da semana que vem. A aclamação de FBC como novo mandatário acontece na próxima terça-feira, no dia 30. A posse será no dia 7 de outubro.

Diretores pagos só em outubro


A torcida do Santa Cruz vai aguardar um pouco mais para saber quem vai ser o responsável pela parte administrativo-financeira do clube. Isso porque Fernando Bezerra Coelho também pretende contratar um profissional remunerado para o cargo. Desta forma, esse integrante específico da equipe de trabalho de FBC só será conhecido no final de outubro. Nesse mesmo período, também será anunciado o diretor (também remunerado) que vai cuidar do futebol tricolor.

ESTATUTO

O futuro presidente do Conselho Deliberativo do Santa, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Bartolomeu Bueno, disse que pretende concluir a reformulação do Estatuto tricolor em 30 dias. “Temos que adequar a Constituição do clube às mudanças estruturais necessárias para a implantação no novo modelo de gestão proposto pelo futuro presidente em caráter de urgência”, destacou Bueno, acrescentando que vai propor novas modalidades de sócios para atrair os jovens para o Santa.

R$ 1 milhão


É o valor da multa rescisória caso futuro presidente queira romper com a Champs

Entre as primeiras ações do futuro presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, quando assumir o clube no dia 7 de outubro, será rever alguns contratos firmados nos últimos quatro anos no Tricolor. A idéia é renegociar o que for possível para começar tudo do zero. Entre eles está incluído o mais recente contrato firmado com a Champs, fornecedora de material esportivo. A marca trabalha com o Santa Cruz há pouco mais de três meses, quando substituiu a Finta. A idéia de trocar o fabricante foi reforçada por FBC no lançamento da chapa executiva, na segunda-feira, quando anunciou um concurso para criação de um novo uniforme.

A reportagem do Diario tentou contato com os executivos da Champs, mas nenhum diretor da empresa foi encontrado no escritório, ontem à tarde, em São Paulo, para repercutir a intenção do futuro presidente. Mas informações do próprio Santa trazem números significativos sobre o quanto custaria aos cofres doclube a rescisão. A multa para rompimento de contrato comercial - troca de fornecedor - é de R$ 1 milhão. O valor torna-se bem menor se a quebra do contrato acontecer por, por exemplo, a Champs atrasar a entrega do material esportivo. Neste caso, o valor é de R$ 300 mil equivalente a quantia adiantada ao clube coral quando o acordo foi assinado.

De acordo com Fernando Bezerra Coelho, a idéia da nova diretoria do Santa Cruz é rever os contratos para tentar uma negociação financeira melhor para o clube. "Alguns desses acordos foram feitos em um momento de dificuldade do clube onde o percentual de negociação era muito pequeno", afirmou o futuro presidente tricolor.

Vale lembrar ainda que o Santa Cruz tem direito a 13% de royalties nas vendas de cada camisa oficial. Um percentual considerado muito bom para o mercado. O problema é que com o péssimo rendimento do clube nas últimas temporadas, a venda de uniformes está bem abaixo do esperado. O superintendente do Santa Cruz, Luiz Cláudio, não soube precisar o total. E na Champs nenhum diretor foi encontrado.

Contrato com a Champs

Data do anúncio: 02 de junho de 2008

Validade: 3 anos

Valor: R$ 300 mil

Valor adiantado: R$ 300 mil

Royalty: 13%

Multa por não cumprimento de contrato: R$ 300 mil

Multa por rompimento comercial: R$ 1 milhão

Agenda da nova diretoria

Hoje, 18h - Primeira reunião da nova direção no hotel Mercure, na Ilha do Leite

Amanhã, 17h - Coletiva na sede do Santa Cruz para anunciar o Conselho Consultivo, que terá dez empresários.

Domingo - Assessor de Fernando Bezerra Coelho viaja para Porto Alegre-RS. Objetivo de conhecer os modelos do Inter-RS e Grêmio de arrecadação de sócios.

Terça-feira - Dia da eleição no Santa Cruz que aclamará Fernando Bezerra Coelho.