quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Charge - Jornal do Commercio

Charge - Folha de Pernambuco

Lideranças falam em novo “marco zero”


Todos os postulantes à presidência do Santa Cruz para o biênio 2009/10 abriram mão das candidaturas em prol da do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. Todos apostam que ele pode atrair investidores para aliviar todos os problemas tratados pela série encerrada hoje pelo JC. Marcos Leandro

mleandro@jc.com.br

Antônio Luiz Neto, Fernando Veloso, Romero Jatobá Filho, Fred Arruda, Felipe Rego Barros, Ricardo de Paula, Rui Monteiro e até o ex-jogador Ramon. Depois do empate por 1x1 com o Campinense, no Arruda, que praticamente eliminou o Santa da Série C do Brasileiro, muitos foram os nomes ventilados para a suceder Edson Nogueira, Edinho, na presidência coral. O pleito, que foi antecipado do dia 12 de dezembro para 30 deste mês –, se anunciava como um dos mais acirrados dos últimos tempos, mesmo com o tricolor endividado e momentaneamente sem divisão a disputar no Nacional em 2009.

O bate-chapa e todo esse cenário esvaiu-se em virtude da candidatura do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, 50 anos, natural de Petrolina, na qual já foi prefeito em três oportunidades. Até então desconhecido do grande público no cenário futebolístico, ele aceitou a missão de tentar resgatar a nau tricolor, hoje afundada em um mar de dívidas (estimadas em R$ 60 milhões) e decepções. Todos os grupos políticos retiraram suas candidaturas, apostando na capacidade de Bezerra Coelho atrair investimentos.

O discurso das lideranças corais é que o Santa pode estar vivendo um “marco zero”, mesmo aos 94 anos de vida. Para grande parte da torcida, Fernando Bezerra Coelho surge como salvador da pátria. Mostrando satisfação com o convite, o secretário rechaçou logo o rótulo. Segundo ele, vai ser preciso muito trabalho de todos os tricolores na tentativa de soerguer o clube.

E ao que parece, ele está querendo trazer nomes de peso para o Arruda. Pessoas que não vinham envolvidas no processo eleitoral do clube. “O secretário comentou que queria um nome de impacto na sociedade para o Conselho Deliberativo e chegou a citar o nome de Marcos Magalhães, presidente do Conselho da Philips, só como exemplo. O importante foi que todos os grupos que postulavam à presidência do clube deixaram Bezerra Coelho bem à vontade para definir sua equipe de trabalho”, destacou Fred Arruda, da Aliança Coral. O nome do senador Marco Maciel também foi ventilado, assim como os deputados federais Bruno Rodrigues e André de Paula.

Na próxima sexta-feira, está marcado um novo encontro, agora para decidir a formação da chapa do Conselho Deliberativo. Nomes de cerca de 300 conselheiros estão sendo recolhidos. O vice do Executivo só deve ser decidido na semana que vem, já que a chapa poderá ser registrada até o dia 22 deste mês.

“A tendência é que o secretário traga gente nova para dentro do clube e isso é bom, pois quem vier não vai ter o ranço político. Fiz apenas um pedido, se alguma outra facção for contemplada com um cargo, gostaria que Antônio Luiz Neto ou Ricardo de Paula também fizessem parte. Eu, particularmente, vou ajudar de outra forma”, disse Romero Jatobá Filho, que era vice na chapa União de Verdade, encabeçada por Antônio Luiz Neto. Antes, Romerito tinha tentado lançar Ricardo de Paula, que comandou a comissão patrimonial na sua gestão.

“Recuperação do Santa exigirá calma”

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e presidente do Porto de Suape, Fernando Bezerra Coelho, 50 anos, aceitou o desafio de comandar o soerguimento do Santa Cruz. Atarefado, ele assume que vai montar uma equipe de trabalho para servir integralmente ao clube, hoje eliminado do Nacional.

SALVADOR-DA-PÁTRIA

Não existe salvador-da-pátria. O projeto de recuperação do clube precisa do apoio de todos os tricolores. Como torcedor, nunca imaginei que poderia viver esse momento. Porém, ser presidente do Santa Cruz é uma satisfação pessoal. A recuperação do Santa exigirá calma. O pensamento primeiro é voltar para a Série C depois para a B do Brasileiro.

TEMPO

Será muito complicado conciliar as tarefas de secretário de Estado e a de presidente do Santa. No entanto, foi me concedida a liberdade para montar uma equipe profissional que possa se dedicar integralmente ao clube nos próximos dois anos. Dessa forma, ficarei liberado de algumas atividades do dia-a-dia para me concentrar em articular políticas estratégicas para captação de recursos para solucionar problemas emergenciais e também formar um time competitivo já para o Pernambucano.

DINHEIRO E PROJETOS

A torcida é imensa, sobretudo nos segmentos C e D. Tem empresas de material esportivo, bancos e supermercados, interessadas nesse público. Minha primeira medida foi pedir uma auditoria ao presidente Edson Nogueira, para conhecer a realidade das contas do clube. A partir daí, também vamos realizar um projeto para a recuperação do Arruda (o anel superior está interditado), como também das categorias de base.

EQUIPE DE TRABALHO

Para minha alegria, recebi o aval para formar as duas chapas (Conselho Deliberativo e Executivo). Estamos conversando com alguns nomes novos e fiquei muito feliz de ter recebido o apoio das lideranças do clube, independentemente de cargo.

TÉCNICO

É prematuro para falar em perfil de técnico. Não sabemos nem quem vai ser o responsável pela gestão do futebol, quanto mais para especular nome de treinadores.

Ajuda fora da chapa


Lembrado para ocupar a presidência do Conselho, Marco Maciel não quis se pronunciar sobre cargo dentro do Santa Cruz
Depois da oficialização do nome de Fernando Bezerra Coelho como candidato único na sucessão do Santa Cruz, a semana vai girar em torno de especulações de como será montada sua chapa. O Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado deixou claro que a idéia seria dar peso com nome de grande envergaduras. O primeiro deles teria sido do senador Marco Maciel. O Diario foi repercutir a possibilidade de Maciel ser o presidente do Conselho Deliberativo do clube coral.

Através de sua assessoria de imprensa, o senador mostrou-se preocupado com a situação do clube. "O Santa Cruz é uma questão muito importante para minha família. Estou acompanhando e posso contribuir para encontrar soluções para o clube, mas não quero me pronunciar sobre nenhuma composição de chapa", confessou o senador.

Nenhum convite formal foi feito a Marco Maciel. Seu nome foi, na verdade, apenas exemplificado como um dos mais importantes para comandar o Conselho Deliberativo. Mas vale lembrar que quem levantou o exemplo da possibilidade de contar com o senador foi o próprio Fernando Bezerra Coelho. Essa é mais uma prova que, mesmo estando em palanques políticos diferentes no Estado, Bezerra Coelho está pensando mais no Santa Cruz e na união dos tricolores.

Deve crescer nos próximos dias o nome do ex-presidente da Phillips na América Latina, Marcos Magalhães, para assumir a vice-presidência executiva ou ainda o Conselho Deliberativo. Ainda na base da especulação os deputados federais Bruno Rodrigues e André de Paula também apareceram com possibilidades. "Não fui procurado, mas seria uma honra ajudar", disse Bruno Rodrigues.

Transição começa hoje

Enquanto as costuras continuam a todo vapor nos bastidores do Santa Cruz, o grupo de transição começa a fazer hoje um diagnóstico de toda a situação financeira, administrativa e também do futebol do clube. Quem coordenará o processo será o diretor de futebol, Jomar Rocha, que vai abrir o clube para um grupo de assessores de Fernando Bezerra Coelho.

Será realizado um verdadeiro raio-x sobre todos os departamentos do Santa Cruz. A idéia da atual diretoria é facilitar ao máximo o acesso às informações do clube. Uma empresa de contabilidade, que trabalha para o clube, apresentará todos os gastos e as receitas da atual gestão. Serão detalhados também quanto se deve com o quadro funcional, o futebol e as categorias de base. Os funcionários, por exemplo, estão atrasados há dez meses.

Agenda da sucessão

Amanhã

- Divulgação da lista de sócios aptos ao voto

- Publicação do segundo edital de convocação da eleição

Sexta-feira

- Reunião no escritório de Fred Arruda para fechar a chapa do Conselho Deliberativo

Quarta-feira, 17

- Início do processo de inscrição de chapa

Segunda-feira, 22

- Último dia para inscrição de chapa

Terça-feira, 30

- Eleição

Terça-feira, 7/10

- Posse do novo Conselho Deliberativo e aclamação do novo presidente Executivo

Marco Maciel deve ser chamado para o Conselho

Ivve Rodrigues/Arquivo Folha



Convite oficial ao senador tem tudo para acontecer ainda hoje
“O sangue da sua família corre na história do clube”, disse Fernando Bezerra Coelho
GUSTAVO LUCCHESI
Um dia após ser anunciado como candidato único à presidência do Santa Cruz no biênio 2009/2010, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, não quis saber de perder tempo e, aos poucos, já começa a se articular para formar a equipe, que será, segundo o próprio, “peça fundamental” na sua gestão. Como já havia adiantado, Bezerra Coelho não pretende convidar ninguém ligado aos blocos políticos já existentes no Mais Querido. Segundo informações, a medida foi adotada como forma de prevenir um possível mal-estar entre os grupos.

Baseado na idéia de formar uma chapa de prestígio, com o intuito de atrair investidores ao Santa Cruz, o futuro mandatário coral deverá fazer, provavelmente ainda hoje, um convite oficial ao senador Marco Maciel (DEM) para assumir o cargo de presidente do Conselho Deliberativo. Apesar de não estar diretamente ligado às ações políticas do Tricolor há alguns anos, o ex-vice presidente da República tem uma forte ligação com o clube desde pequeno. Como prova disso, está o estádio da Cobra Coral, mais conhecido como Arruda, que leva o nome oficial de José do Rêgo Maciel, pai do senador.

“Estamos fazendo uma sondagem ainda. Pedi para o André de Paula conversar com o Marco Maciel amanhã (hoje) e saber sobre a sua disponibilidade e disposição para assumir o cargo. Para todos nós tricolores, seria uma honra imensa, pois o sangue da sua família corre na história do clube. Além disso, é uma pessoa de bastante prestígio e que iria nos ajudar bastante”, comentou Bezerra Coelho.

Cumprindo as suas atividades como senador, Marco Maciel se pronunciou através da sua assessoria de imprensa. “A questão que vive o Santa Cruz é muito importante para mim e minha família. Estou empenhado em não medir esforços para ajudar o clube, entretanto, por enquanto, não vou me manifestar sobre formação de chapas para a eleição”, informou através do seu assessor. O nome de Marco Magalhães, presidente do Conselho Administrativo da Phillips, também foi cogitado para ocupar algum dos cargos disponíveis, porém, as normas da empresa não permitem que ele ocupe outra função.

REUNIÃO

Está marcada para sexta-feira, às 17h, uma reunião com algumas lideranças políticas do Tricolor, onde será anunciada a formação completa do Conselho Deliberativo. Todos os blocos levarão alguns nomes para compor a estrutura, que passará a contar com cerca de 300 conselheiros, o dobro do atual número, além de um presidente e um primeiro-secretário.