segunda-feira, 21 de julho de 2008

Volante Marcos Mendes é o novo reforço do Santa Cruz


Gazeta Press / Placar


Recife (PE) - Para voltar à Série B do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Santa Cruz anunciou nesta segunda-feira um novo reforço. O volante Marcos Mendes, que estava no Ceará, chega com a aprovação do treinador Bagé.

"Conheço esse jogador. Sei que vai nos ajudar bastante aqui. Tem personalidade, força e é um atleta versátil, pode jogar como volante, como lateral e também como meia", afirmou o técnico.

Além do Ceará, Marcos Mendes, de 28 anos, já atuou por Coritiba, CSA, Salgueiro e Santa Clara, de Portugal. O Santa Cruz está em segundo lugar do Grupo 5 da Série C. Com seis pontos, a equipe pernambucana tem o retrospecto de quatro jogos, duas vitórias e duas derrotas na competição até o momento.

Árbitro de fora desagrada tricolores


Do JC OnLine

A solicitação e sorteio de um árbitro de fora de Pernambuco para comandar o jogo contra o Central na próxima quarta-feira (23), em Caruaru, surpreendeu e chateou a diretoria do Santa Cruz. Os tricolores esperavam um profissional do quadro local e acusam o adversário de desprestigiar os juízes pernambucanos.

"É de se estranhar esse tipo de atitude. O Central enviou um ofício à CBF pedindo que não fossem colocados árbitros de Pernambuco. No jogo contra eles no Campeonato Pernambucano fomos prejudicados por (Adriano) Siebra e, mesmo assim, não pedimos ninguém de fora", comentou o diretor de futebol Constantino Júnior.

O dirigente adiantou que os corais estarão bem atentos ao comportamento do trio que irá ao Luiz Lacerda. O árbitro sorteado é o baiano Arílson Bispo da Anunciação. Nas bandeiras estarão Pedro Jorge Santos de Araújo, de Alagoas; e Ivaney Alves de Lima, de Sergipe.

Arbitragem à parte, o clube recebeu o volante Marcos Mendes nesta segunda (21). O jogador já trabalhou com o técnico Bagé, no Salgueiro, e pediu para vir ao Santa, pois não vinha tendo oportunidades no Ceará, seu último clube. Marcos tem 27 anos e 1,74m. "Pedi para vir para cá. O Santa Cruz é um clube grande e de chegada", disse o jogador. Nesta terça o clube deve anunciar um lateral-esquerdo.

Para o jogo contra a Patativa, o meia Rafael Oliveira está vetado com dores na coxa. Ribinha deve ser o substituto. Em compensação, o volante e capitão Alexandre recuperou-se de uma tendinite no joelho direito e foi relacionado para a viagem a Caruaru.

O treinador tricolor espera uma partida bastante complicada no Luiz Lacerda, principalmente pela experiência de vários jogadores que compõem o elenco centralino. "Muitos jogadores deles têm passagem pelos grandes de Pernambuco. Por isso a torcida tem que se fazer presente. Ela é mais um jogador em campo", afirmou.

Santa Cruz viaja nesta terça para Caruaru


Mesmo após a vitória contra o Potiguar, o Santa Cruz viaja nesta terça-feira para Caruaru, onde vai enfrentar o Central nesta quarta-feira às 20h30, no Lacerdão. Os tricolores chegam na Capital do Forró, almoçam e treinam à tarde no Ninho do Gavião, Centro de Treinamento do Porto.

Para a partida, o técnico Bagé não poderá contar com o volante Leandro Biton. O treinador também não sabe se poderá contar com Alexandre Oliveira, que permanece no Departamento Médico.

Apesar de todas as dificuldades, o Santa Cruz deve contar com um reforço de peso que tem ajudado bastante o time e praticamente deu as duas vitórias obtidas até o momento na Série C do Campeonato Brasileiro: a torcida.

Vários tricolores jáse juntaram para viajar juntos para Caruaru e invadir o Luiz Lacerda. Os ingressos para a aprtida devem se esgotar ainda nesta teça-feira.

Além disso, a festa pode ser ainda maior, pois se o Santa Cruz vencer o Central e o Campinense ganhar do Potiguar, os dois vencedores estarão classificados para a próxima fase da competição.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz anuncia contratação de volante


A direção do Santa Cruz anunciou nesta segunda-feira pela manhã a contratação de mais um reforço para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O novo jogador do elenco do técnico Bagé é o volante Marcos Mendes, de 28 anos, que estava defendendo o Ceará. A apresentação do jogador será às 15h de hoje.

Marcos Mendes já defendeu as equipes do Coritiba, do CSA, do Salgueiro e o Santa Clara, de Portugal. Ele tem 1,74 metro de altura e 72 quilos. O atleta é um velho conhecido do técnico Bagé, que fez questão de elogiar a contratação. “Conheço esse jogador. Sei que vai nos ajudar bastante aqui. Tem personalidade, força e é um atleta versátil, pode jogar como volante, como lateral e também como meia”, afirmou ao site oficial do clube.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Téncico Bagé elogia a torcida do Santa


Treinador pediu a presença dos torcedores diante do Central, em Caruaru

Pe360graus.com
Recife

O técnico Ronaldo Bagé elogiou a participação da torcida no Arruda no jogo contra o Potiguar-RN neste domingo, quando o Tricolor bateu o adversário por 2 a 0, com gols de Edmundo e Patrick.

- O torcedor é maravilhoso ajuda como sempre ajudou. Acredito que quem ganhar o jogo de quarta-feira está garantido. O Central-PE é um time que vai nos criar muitas dificuldades. Mas temos que lembrar que o Santa Cruz é um grande time também, que está passando por muitas dificuldades, mas é um fase. Não era o que nós queríamos e vamos buscar a vitória. Com todo o respeito, vamos trabalhar para isso - diz.

Bagé também convidou a torcida a comparecer ao estádio do Central, em Caruaru, para dar apoio à Cobra Coral.

Santa acerta com volante Marcos Mendes


Contratação do jogador, que estava no Ceará, foi aprovada por Bagé

GLOBOESPORTE.COM
Recife

A diretoria do Santa Cruz segue trabalhando para conseguir voltar à Série B do Brasileirão. Para tanto, o clube anunciou a contratação do meia Marcos Mendes, de 28 anos, que estava no Ceará. O novo reforço conta com a aprovação do técnico Bagé.

- Conheço esse jogador. Sei que vai nos ajudar bastante aqui. Tem personalidade, força e é um atleta versátil, pode jogar como volante, como lateral e também como meia – diz, em entrevista ao site oficial do Santa Cruz.

O jogador será apresentado ainda nesta segunda-feira, quando irá ao Arruda para assinar o contrato e vestir a camisa coral.

Como nos bons tempos




Vergonha. Humilhação. Tristeza… Nos últimos dois anos, essas palavras têm acompanhado os textos sobre o Santa Cruz na primeira página do Diario. Mas hoje é diferente. Há tempos não se via um domingo como o de ontem, quando a torcida tricolor foi a única com motivos para comemorar em Pernambuco.

Chances reais para o Santa

Time tricolor derrota o Potiguar por 2 x 0 e agora vai para um duelo decisivo contra o Central, na quarta-feira
Ana Paula Santos
Da equipe do Diario


Fôlego renovado e muita comemoração no Arruda. Ontem, a equipe do Santa Cruz venceu o Potiguar por 2 x 0 - gols marcados pelos atacantes Edmundo e Patric - e assumiu a vice-liderança do grupo 5 na Série C do Campeonato Brasileiro, com seis pontos, um a menos que o líder Campinense. A vitória deixou o time coral com reais chances de passar à segunda fase da competição. Basta vencer o Central, na próxima quarta-feira, em Caruaru.

Antes de pensar no Central, o Santa Cruz tratou mesmo foi de despachar o Potiguar, que havia aplicado um 3 x 0 em cima dos tricolores, lá em Mossoró. A torcida tricolor, como sempre, fez a sua parte e lotou as arquibancadas do anel inferior do Arruda. Reclamou das chances desperdiçadas, mas aplaudiu e cantou para incentivar. Em campo, os jogadores tentavam corresponder "todo esse amor, que ninguém cala". De tanto perseguir o gol adversário, Patric encontrou o capitão Edmundo na grande área, que chutou para abrir o marcador (1 x 0). Estreando no comando da equipe pernambucana, o gaúcho Bagé, tirou o boné para comemorar o gol e, por três vezes, fez o sinal da cruz. O treinador ainda recebeu um abraço todo suado de Patric.

O gol deixou os tricolores mais à vontade para construir novas jogadas ofensivas. Vez por outra, a equipe coral foi surpreendida pelas descidas rápidas do Potiguar. Mas nada que o goleiro Gledson não resolvesse. O Santa Cruz produziu mais e, conseqüentemente, esteve mais perto de ampliar o placar ainda no primeiro tempo.

Mesmo estando na vantagem, o time coral voltou aceso para o segundo tempo, depois de um pequeno atraso no retorno do vestiário. Determinados, os tricolores mantiveram a pegada inicial. Era comum ver o meia Juninho ajudando na marcação, bem como o atacante Patric, que também deu sua contribuição. "É uma característica minha. Sempre voltou para ajudar", explicou Patric.

Aos 25 minutos, Juninho e Patric foram recompensados. Numa cobrança de falta feita pelo meia, que defendeu o Porto de Caruaru na temporada passada, a bolacaiu justamente na cabeça de Patric. Atento ao lance, ele subiu e cabeceou firme para as redes de Mondragon, que nada pôde fazer (2 x 0). Ao final do jogo, Juninho parabenizou os companheiros e já deu a receita para vencer o próximo adversário. "Na Terceirona a pegada é essa. A equipe demonstrou um bom futebol. Vamos repetir esse desempenho em Caruaru e apagar a apresentação que tivemos em Mossoró", assegurou o jogador.

Santa Cruz 2
Gledson; Rafael Mineiro, Gonçalves, Wescley e Marcos Vinícius; Leandro Biton, Gedeil, Rafael Oliveira (Ribinha) e Juninho; Edmundo (Memo) e Patric (Cléo). Técnico: Bagé

Potiguar 0
Mondragon; André Borges, Paulão, Lúcio e Bigú; Ricardo Brás, Everton, Max e Diogo (Vaninho/Nando); Paulo Rangel e Marcelo Dias. Técnico: Miluir Macedo

Local: Arruda. Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo (BA) Assistentes: Jossemar Diniz (PE) e Ubirajara Ferraz (PE) Cartões amarelos: Paulão, Lúcio, Bigú, Ricardo Brás e Marcelo Dias (P); Wescley, Marcos Vinícius e Ribinha (SC) Cartões vermelho: Leandro Biton (SC) e André Borges (P) Público: 21.457 Renda: R$ 57.390,00

Atuações

Gledson - Vem se firmando a cada jogo do Santa Cruz na Série C. Ontem, se mostrou seguro e atento nas saídas de bola. Fez defesas importantes, que poderiam, inclusive, mudar o rumo da partida - 6

Rafael Mineiro - Pouco se arriscou no ataque. Ajudou na defesa, mas sem apresentar um futebol bonito - 5

Gonçalves - Teve bem na marcação. Deu uns chutões providenciais e só. 5

Wescley - Toda estréia é nervosa. Wescley começou a partida um tanto quanto afobado, querendo mostrar serviço. Com o passar do tempo, acalmou-se e jogou o bom e velho feijão com arroz - 4,5

Marcos Vinícius - Assim como Rafael Mineiro pouco contribuiu com as jogadas pelas laterais. Elas praticamente não existiram. Ajudou na defesa 4,5

Leandro Biton - Foi bem no desarme e na proteção da zaga. Não enfeitou muito as jogadas e acabou dando conta do recado 5,5

Gedeil - Teve desempenho semelhante ao de Biton. Os dois se entenderam na proteção da zaga coral e também nas roubadas de bola 5,5

Rafael Oliveira - Rafael não estava num dia inspirado e pouco contribuiu na criação de jogadas 3.

(Ribinha) - Entrou em sua vaga, causou certo alvoroço no começo e depois caiu um pouco de rendimento - 4

Juninho - Melhor jogador da equipe na partida de ontem. Cobrou praticamente todas faltas, com perigo. Armou jogadas ofensivas e ainda deu combate quando necessário. Perdeu somente umas bolas, mas nada que comprometesse o resultado final do jogo 6,5

Edmundo - Jogou com a seriedade de sempre e a preocupação de produzir. Fez o primeiro gol coral e deu trabalho aos marcadores 6,5

(Memo) entrou para dar mais sustentação ao meio-de-campo. Cumpriu, em parte, seu papel 3,5

Patric - Não é um atleta muito técnico e por isso compensa na força. Foi batalhador e pouco se deu por vencido. Acreditou em todas as bolas. Deu o passe para o primeiro gol e, segundo ele mesmo, espantou a maré de azar deixando sua marca no gol de Mondragon - 7.

(Cléo) - entrou impondo mais velocidade ao ataque coral, mas não tev muito tempo para produzir jogadas relevantes 3

Potiguar

Quem acompanhouo jogo no Nogueirão, em Mossoró, viu um Potiguar completamente diferente. Apático, o time pouco criou coletivamente. Se deteve mais em fazer faltas para barrar as arrancadas e jogadas do time do Santa Cruz. O treinador Miluir Macedo, no entanto, parecia gostar dos rompantes que sua equipe tinha e demorou para mexer. As alterações aconteceram perto dos 30 minutos finais e não causaram mudanças no comportamento do time.

Atenção com o próximo adversário

Jogadores comemoram a vitória, mas estão focados no duelo contra o Central

Como era de se esperar, o clima estava leve e bastante tranqüilo no vestiário do Santa Cruz, após a vitória sobre o Potiguar. Mais à vontade estavam os atacantes Edmundo e Patric e o meia Juninho, todos protagonistas de mais um resultado satisfatório dentro da competição. Eles foram os escolhidos para a entrevista coletiva e apesar de terem comemorado a façanha diante da equipe de Mossoró, já demonstraram atenção com o Central, adversário de quarta-feira, em Caruaru.

Edmundo só jogou duas vezes no estádio do Lacerdão e não marcou gols. Espera desencantar esta semana. "Se tive a chance vou marcar e ajudar o Santa Cruz", adiantou o artilheiro coral na Terceirona com três gols. A boa parceria com Patric foi outro assunto abordado ao final do jogo. "A gente está se entendendo. Temos características diferentes, que vêm se completando principalmente na hora de finalizar", acrescentou.

Patric, por sua vez, estava se sentindo pressionado pela torcida. "Queria fazer meu gol e nada. Hoje (ontem), graças a Deus que tirei a inhaca. Já estava na hora. Agora é só dar continuidade. Vou em busca de mais gols", avisou. O técnico Bagé aprovou, em parte, o comportamento do seu time. "Eles ainda não têm a minha maneira porque estavam sob o comando de outro treinador, mas de uma forma geral será a base desse que entrará em campo na próxima quarta-feira para encarar o Central", contou. O treinador pretende promover duas alterações no time por questões de lesões ( a sofrida por Rafael Oliveira) e expulsão (Leandro Biton).

Com escassez do tempo e disposto a dar "sua cara" ao time, o técnico Bagé marcou para a tarde de hoje a reapresentação do grupo, incluíndo os atletas que participaram da partida contra o Potiguar. Já a viagem para Caruaru está marcada para amanhã, às 19h.

Palavra do professor

Foi a vitória da tranqüilidade. O time foi um pouco do que eu queria. Neste pouco tempo não pude fazer um trabalho aprofundado e mais forte. Mas gostei do conjunto do time, da força. Só discordei dos chutões quando fizemos o primeiro gol. Agora, temos que pensar no adversário da próxima quarta-feira. O Central é um time de atletas experientes e com um excelente técnico no comando. Só não podemos esquecer a grandeza que tem o Santa Cruz

Árbitro

O baiano Lúcio José Silva de Araújo foi discreto na partida. Expulsou corretamente os jogadores André Borges, do Potiguar, e Leandro Biton, pelo lado do Santa Cruz. Os dois já haviam recebido cartão amarelo. Só na cobrança de uma falta para o Potiguar foi que ele se perdeu. Mandou a jogada seguir, enquanto todos aguardavam o apito. No segundo tempo também distribuiu vários cartões amarelos, mas estragou o espetáculo. 5,5

Minuto a minuto

1º tempo

2min - Cobrança de falta para o Santa Cruz. O meia Juninho cobrou e obrigou o goleiro do Potiguar, Mondragon, a colocar a bola para escanteio

7min - Edmundo tocou a bola para Rafael Oliveira, que entrou sozinho na grande área. Ele chutou firme, mas Mondragon segurou

10min - Bonita jogada do time coral. Tudo começou nos pés de Leandro Biton, que passou para Edmundo. O atacante tricolor, por sua vez, tocou na medida certa para Patric. Sozinho, quase embaixo da barra, ele chutou forte por cima do gol (despero da torcida coral!)

14min - Saiu o primeiro gol do Santa Cruz. Patric recebeu passe e percebeu a presença de Edmundo na grande área. O artilheiro tricolor recebeu a bola, escolheu o melhor canto para chutar e fazer 1 x 0

21min - Max chutou no canto esquerdo de Gledson, que se esforçou todo para evitar o gol de empate do Potiguar

26min - André Borges cobrou falta frontal ao gol de Gledson, só que a bola subiu muito

30min - Rafael Oliveira chutou forte e cruzado. Por muito pouco Edmundo não interceptou a trajetória da bola, cabeceando-a para o fundo do gol de Mongragon

31min - Deu branco no sistema defensivo do Santa Cruz. Paulo Rangel teve todo o espaço desejado para fazer o primeiro gol do Potiguar. Só lhe faltou competência para concluir bem

2º tempo

1min - O meia Juninho cobrou falta perigosa e Mondragon fez a defesa

13min - O Santa Cruz tentou ampliar o marcador, através de três cabeçadas consecutivas. A primeira foi com Patric. E no rebote do mesmo lance, o zagueiro Gonçalves desperdiçou outras duas oportunidades

25min - Hora do segundo gol do Santa Cruz. Um dos destaques da equipe, o meia Juninho, cobrou falta e a bola foi direto na cabeça de Patric, que encostou para o fundo das redes de Mondragon

38min - Cléo, que entrou no lugar de Edmundo, fez boa jogada individual e chutou com perigo ao gol do Potiguar

46min - Pane geral numa cobrança de falta para o Potiguar. Os jogadores esperam o apito do árbitro, enquanto o Potiguar cobrou rápido. O árbitro pediu para seguir com o lance e Paulo Rangel ficou sozinho com Gledson. O primeiro chute bateu no travessão coral e na seqüência, o goleiro tricolor fez boa defesa com os pés.

Santa Cruz se vinga do Potiguar

Robert Fabisak



Derrotado pelo adversário, no outro domingo, Tricolor deu o troco ontem, por 2x0
Atacante Edmundo (D) comemora seu terceiro gol no Campeonato Brasileiro da Série C
GUSTAVO LUCCHESI

Numa tarde onde a habilidade e a inspiração passaram longe do gramado, com a força de vontade e a raça sendo os grandes craques do dia, o Santa Cruz derrotou o Potiguar/RN, por 2x0, ontem, no Arruda, e conseguiu se vingar do humilhante revés sofrido em Mossoró, no domingo da semana passada. De quebra, o Tricolor chegou aos seis pontos ganhos e, não só reassumiu a vice-liderança do Grupo 5, com um ponto a menos que o líder, Campinense, como voltou a figurar na zona de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, conseguindo, por enquanto, espantar o fantasma da Série D que ronda as Repúblicas Independentes do Arruda.

Na sua estréia no comando coral, o treinador Bagé resolveu fazer algumas alterações em relação à equipe que seu antecessor, Fito Neves, utilizava. O zagueiro Wequisley e o volante Gedeíl fizeram suas estréias na Terceirona. Já o meia Rafael Oliveira recuperou sua posição e também foi escalado no time principal. Além disso, a mudança de postura dos atletas em campo era evidente.

Sufocando a saída de bola dos visitantes nos primeiros minutos, o Tricolor chegou com perigo logo aos três minutos de jogo, quando Juninho bateu falta para boa defesa de Mondragon. Sete minutos depois, Leandro Biton cruzou para Edmundo, que ajeitou na medida para Patrick mandar a oportunidade por cima do gol. Mas aos 14, o Potiguar não resistiu. Retribuindo o lance anterior, Patrick lançou Edmundo. O “Animal do Arruda” teve calma e tranqüilidade para tocar na saída de Mondragon e abriu o placar da partida, marcando pela terceira vez na Série C 2008. O gol não surtiu o efeito desejado e acabou dando um “apagão” nos donos da casa. Aos 23 e 31 minutos, Glédson fez duas grandes defesas para evitar o gol de empate, após chutes de Max e Paulo Rangel, respectivamente.

Sem nenhuma substituição no intervalo, o segundo tempo começou sem grandes emoções. Porém, quando ela apareceu, veio em dose caprichada. Aos 13 minutos, após escanteio, Patrick subiu mais que a zaga e cabeceou no canto esquerdo de Mondragon, que fez excelente defesa. No rebote, Gonçalves cabeceou duas vezes à queima roupa, para duas defesas fantásticas do arqueiro, evitando que o Mais Querido ampliasse o marcador. De pouco adiantou, já que, aos 25, Juninho cobrou falta na área e Patrick cabeceou para fazer 2x0. A bola ainda bateu na trave antes de morrer no fundo do gol potiguar. Ainda deu tempo para Leandro Biton ser expulso de campo, sendo ausência certa no próximo jogo da Cobra Coral, contra a Patativa, quarta-feira, no Lacerdão.

Santa Cruz 2
Glédson; Rafael Mineiro, Gonçalves, Wequisley e Marcos Vinícius; Leandro Biton, Gedeíl, Rafael Oliveira (Ribinha) e Juninho; Patrick (Cléo) e Edmundo (Memo)
Técnico: Bagé

Potiguar 0
Mondragon; André Borges, Paulão, Lúcio e Bigu; Ricardo Brás, Max, Everton e Diogo (Vaninho) (Nando); Paulo Rangel e Marcelo Dias
Técnico: Miluir Macedo

Local: Arruda
Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo (BA)
Assistentes: Jossemar Diniz e Ubirajara Ferraz (ambos de PE). Gols: Edmundo (aos 14 minutos do 1ºT) e Patrick (aos 25 minutos do 2ºT)
Cartões amarelos: Rafael Oliveira, Leandro Biton, Wequisley, Marcos Vinícius e Ribinha (Santa), Bigu, Marcelo Dias, Ricardo Brás, Lúcio, Paulão e André Borges (Potiguar)
Cartões vermelhos: Leandro Biton (Santa) e André Borges (Potiguar)
Público: 21.457
Renda: R$ 57.390

Corais continuam se reforçando

Mesmo faltando apenas dois jogos para o término da primeira fase do Brasileiro da Série C, o Santa Cruz continua se reforçando para a competição. Ontem, a diretoria fechou a contratação do volante Marcos Mendes. O atleta, de 29 anos, é um velho conhecido do futebol pernambucano, tendo em seu currículo passagens por Salgueiro e Manchete.
O novo reforço do Mais Querido estava disputando a Série B pelo Ceará, onde não vinha sendo aproveitado pelo treinador Lula Pereira, motivo que o fez pedir a liberação para acertar com o Tricolor. Além de Mendes, o presidente do Santa Cruz, Édson Nogueira, o Edinho, está em fase final de negociação com um lateral-esquerdo e pretende anunciá-lo ainda hoje. “Marcos já está no Recife e deve se apresentar amanhã (hoje) no Arruda. Já o lateral eu prefiro não revelar o nome, faltam poucos detalhes para eu anunciá-lo e vou esperar por isso”, informou Edinho.

Vestiário

Após o trunfo sobre o Potiguar/RN, o clima no vestiário coral não poderia ser melhor. O técnico Bagé comentou sobre o que lhe agradou e o que irritou na sua estréia no comando coral. “Gostei do conjunto, do espírito de grupo. Não gostei da nossa queda após o nosso primeiro gol. Aos poucos vamos corrigindo as coisas”, comentou o treinador, que espera ansioso por uma recuperação do volante Alexandre Oliveira, que ainda sente uma lesão no joelho, já que Leandro Biton cumpre suspensão diante da Patativa, quarta-feira.

Torcida leva Santa à vitória


Com o apoio das arquibancadas, o tricolor bate o Potiguar por 2x0, apesar do futebol deficiente, e assume a vice-liderança do Grupo 5

Marcelo Cavalcante

mcavalcante@jc.com.br

Mostrando um futebol pobre tecnicamente, o Santa Cruz, novamente, precisou do incentivo da sua apaixonada torcida para vencer na Série C do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, foi o Potiguar de Mossoró que não suportou a pressão dos tricolores nas arquibancadas. A equipe coral, na base da vontade, venceu por 2x0 – gols da dupla Edmundo e Patrick – e está na segunda colocação do Grupo 5, com seis pontos.

A partida marcou a estréia do técnico Bagé, que, apesar do pouco tempo de trabalho, gostou da postura lutadora da equipe. Agora, o treinador inicia os trabalhos visando a partida contra o Central, na próxima quarta-feira, em Caruaru. Para o duelo, Bagé já sabe que não terá Leandro Biton, que vai cumprir suspensão pela expulsão na partida de ontem.

Logo início de partida foi possível notar que o Potiguar entrou em campo com o objetivo de não perder. O adversário fez muitas faltas e amarrou a partida fazendo cera. Por outro lado, o Santa Cruz se atrapalha nas próprias pernas para construir as jogadas.

Assim, a primeira grande chance de gol do Santa Cruz surgiu em bola cruzada na área. Leandro Biton cruzou, Edmundo ajeitou de cabeça para Patrick, livre na pequena área, chutar para fora. Mas não demorou muito para o time coral abrir o placar. Aos 14 minutos, foi a fez de Patrick retribuir a Edmundo, que não desperdiçou: invadiu a área e tocou na saída do goleiro Mondragon, abrindo o placar.

O gol poderia motivar o Santa Cruz a construir o resultado no primeiro tempo. Mas não foi isso o que aconteceu. A equipe coral recuou, dando espaços para o Potiguar crescer na partida. Tanto que aos 21 e 24 minutos, o goleiro Glédson fez duas grandes defesas em chutes do atacante Paulo Rangel e do meia Max.

Se o Santa Cruz queria com essa postura explorar os contra-ataques, a tática deu errado. A equipe mostrava-se confusa na saída de bola. Rafael Oliveira estava apagado, o que sobrecarregou Juninho. Por isso, os zagueiros tentavam a ligação direta ao ataque, facilitando a vida dos defensores do Potiguar. Para complicar mais ainda, os laterais não apareciam para o jogo. Mesmo assim, o Santa Cruz ainda teve uma boa chance com Ribinha (entrou no lugar de Rafael Oliveira, que saiu machucado), aos 45 minutos, que chutou fraco nas mãos de Mondragon.

No segundo tempo, o panorama pareceu o mesmo. Porém, o Santa teve uma chance, ou melhor, três chances consecutivas para ampliar o placar. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio da direita, Patrick subiu e cabeceou forte para boa defesa de Mondragon. No rebote, Gonçalves cabeceou, o goleiro espalmou novamente. O atacante tentou mais uma vez e Mondragon pegou.

Parecia que o segundo gol não iria sair. Mas eis que, aos 25 minutos, Juninho cobrou falta e Patrick desviou de cabeça. A bola tocou na trave e foi morrer nas redes. Com 2x0 no placar, o Santa teve mais tranqüilidade para jogar. E a situação ficou ainda mais fácil depois da expulsão do lateral-direito André Borges. Porém, Leandro Biton, em jogada semelhante, também recebeu cartão vermelho e equilibrou a situação. No final, o Potiguar acertou a trave de Glédson e, no rebote, o goleiro coral defendeu o chute de Ricardo Braz, garantindo o placar.

Tática de Bagé agrada aos jogadores

O técnico Bagé não teve muito tempo para preparar a equipe do Santa Cruz para duelo contra o Potiguar, que marcou a sua estréia no comando do time coral. Porém, nos vestiários do Arruda, após a vitória por 2x0 sobre o adversário de Mossoró, por 2x0, as declarações dos atletas revelaram uma mudança substancial no comportamento da equipe. O sistema de marcação colocado em prática foi fundamental para que o Santa Cruz saísse de campo com a vitória.

“Ele (o técnico Bagé) nos orientou a marcar mais o adversário a partir da saída de bola. Procuramos fazer da melhor maneira. Todos buscaram dar algo mais e lutamos até o fim. Portanto, a pegada e a atitude foram fundamentais para atingirmos o nosso objetivo”, disse o meia Juninho, destacando que Bagé faz a linha Luís Felipe Scolari, Felipão.

Quem acompanhou o pensamento do meia foi o atacante Patrick. Autor do segundo gol do Santa Cruz, ele revelou que tinha a função de segurar os avanços do lateral-esquerdo Bigu e, em seguida, passou a explorar as jogadas em cima do zagueiro Paulão, que já havia levado o cartão amarelo na tentativa forçar a expulsão do adversário. “O treinador orientou para que eu ficasse livre para jogar, enquanto Edmundo seria a referência na área. Estou feliz pelo gol e pelo fato de ter dado a bola para o gol de Edmundo”, afirmou Patrick.

O treinador coral acredita que o time do Santa Cruz não apresentou mudanças táticas. Mas admite que a determinação da equipe em buscar a vitória foi o algo mais que ele queria ver dentro de campo. “Os atletas estão de parabéns pelo empenho e determinação”, afirmou o treinador, sem esquecer de agradecer o apoio da torcida. “Os torcedores foram fundamentais na vitória. Eles nos incentivaram o tempo inteiro e nos fizeram lutar ainda mais”, disse.

Mesmo feliz pelo resultado, o técnico sabe que o Santa Cruz precisa evoluir se quiser vencer o Central, na próxima quarta-feira, em Caruaru. Bagé pretende assistir ao teipe da partida de ontem para mostrar aos atletas os erros apresentados pela equipe. “Precisamos ajustar os avanços dos laterais e o posicionamento da defesa nas bolas alçadas na área”, diz.

REFORÇO

A diretoria do Santa Cruz deve confirmar hoje a contratação do volante Marcos Mendes, que estava no Ceará. O jogador pode ser a novidade da equipe já na partida contra o Central, pois Leandro Biton cumpre suspensão, enquanto Alexandre ainda se recupera de uma contusão.