segunda-feira, 17 de março de 2008

Conselheiros do Santa vão pedir impeachment de Edinho

Do JC OnLine

O tempo está prometendo ser quente na reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, marcada para o próximo dia 31, pois um grupo de conselheiros está se organizando para encaminhar à mesa diretora do órgão um pedido de impeachment do presidente Édson Nogueira. A alegação é que Edinho vem cometendo erros em demasia na gestão do clube, o que culminou com a queda para a Série C do Brasileiro e a briga para não descer à segunda divisão estadual.

O conselheiro Fernando Veloso, um dos coordenadores do movimento, informou que vários grupos que compõem o clube, como Veneno Coral e o Ninho das Cobras participam da empreitada. "A gestão de Edinho é a que mais prejudicou o Santa Cruz na história. O clube está sendo desmoralizado e ninguém vai fazer nada?", questionou.

Ele revelou que, com um impedimento de Edinho, quem assumiria o posto seria o vice, Fred Arruda. E, ao que parece, ele já está respaldado por vários setores do Santa para ser o presidente. "Têm vários segmentos com ele para assumir cada diretoria do clube. Além disso, há o aspecto psicológico para dar uma sacudida no time e não cairmos para a segunda divisão do Pernambucano, pois é para lá que o clube está indo", pontuou.

Jogadores do Santa Cruz lamentam péssima fase do time

A atual fase do Santa Cruz não é das melhores, pois o time não conseguiu superar limitado time do Vera Cruz neste domingo e apenas empatou em 1 a 1 pelo Estadual. E como se não bastasse, o clube está disputando o “hexagonal da morte”, grupo que definirá os dois times que serão rebaixados para a Série B da competição.

– Tentamos vencer o Vera Cruz, mas não conseguimos; a expulsão de Marcelo Heleno nos prejudicou bastante. Vamos ter uma semana para corrigir o posicionamento para a partida contra o Centro Limoeirense. Essa partida contra o Vera Cruz foi atípica, pois não estávamos numa tarde feliz – disse o lateral-direito Rafael Mineiro.

Pelo visto, a “tarde infeliz” do Santa Cruz não ocorreu apenas no último domingo, pois o Tricolor completou nada menos que 10 rodadas sem vitórias no Campeonato Pernambucano.

Fito Neves com problemas no sistema defensivo

O técnico Fito Neves deverá ter mais problemas do que o normal para montar a equipe que enfrenta o Centro Limoeirense no próximo domingo, às 16h, no Estádio José Vareda, em Limoeiro. Isso porque o zagueiro Marcelo Heleno está suspenso por ter sido expulso mais uma vez no Estadual. A outra opção, Anderson, permanece no Departamento Médico e ainda não sabe se será liberado a tempo.

Com isso, o treinador vai precisar utilizar os recém chegados Paulo Victor e Rogério Conceição. O prata da casa Eneildo também está a disposição.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Futsal garante mais três troféus para o Arruda

Publicado em 17 de março de 2008, às 13:09
Por Redação CoralNET

Os meninos do futebol de salão do Santa Cruz disputaram neste final de semana, na Paraíba, a 5ª Taça Campina Grande de Futsal.

A competição contou com equipes de todo o Nordeste e o Mais Querido, que levou seus times A e B, e o Clube Náutico Capibaribe foram os representantes de Pernambuco.

Dos quatro troféus disputados, o Santa trouxe três para o Arruda. Apenas a equipe sub-7 não foi campeã. No restante das categorias, só os tricolores subiram ao degrau mais alto do pódio.

Além da medalha de ouro, os meninos ainda levaram diversos prêmios para casa. Pela sub-9, Nairton foi o melhor jogador e o segundo maior artilheiro. Caio, do time A, e Túlio, do time B, foram os dois melhores goleiros.

Pela sub-11, Emerson foi o melhor arqueiro, Cléber o melhor jogador e Guilherme, Santa B, e Dudu, Santa A, fora os artilheiros.

Já na sub-13, Thiago foi o menos vazado e Otávio ganhou o prêmio de melhor jogador e de segundo maior artilheiro.

O treinador Barão foi eleito o melhor em todas as categorias.



Equipe Sub-11



Equipe Sub-13

Fonte: Agência CoralNET de Notícias

Thiago Capixaba satisfeito com a estréia no Santa Cruz

Do UOL Esporte
Em Recife

Apesar de o Santa Cruz ter completado o 10º jogo consecutivo sem conhecer uma vitória no Campeonato Pernambucano, o atacante Thiago Capixaba considerou positiva sua estréia com a camisa tricolor, contra o Vera Cruz, na tarde do último domingo, em Vitória de Santo Antão. No empate em 1 a 1, o atacante teve a oportunidade de deixar sua marca. Foi dele o gol que evitou uma nova derrota na campanha desastrosa que a equipe vem realizando na competição.

Contratado na última semana junto ao modesto Queimadense, da Paraíba, o jogador chegou ao Arruda gabaritado pela artilharia no Campeonato Paraibano, com o excelente retrospecto de dez gols em 11 jogos.

"Por ser o primeiro jogo acho que foi bom. Agora, espero atuar diante da torcida, lá no Arruda, para poder melhorar ainda mais", afirmou. O jogador, no entanto, sabe que a atuação do time como um todo ficou a desejar. "Sabemos que a nossa equipe precisa fazer um pouco mais para poder sair com os três pontos das partidas" disse.

Segundo colocado no "hexagonal da morte", o Santa está a apenas três pontos da zona de rebaixamento. A esperança da torcida é que os gols do novo artilheiro possam afastar para bem longe a possibilidade de descenso à Segunda Divisão Estadual. "Com a torcida que tem o Santa Cruz jamais era para estar passando por um momento tão delicado. É preciso juntar todas as forças para tirá-lo dessa situação", completou o jovem atacante, de 22 anos.

Nesta segunda-feira, o elenco tricolor terá o dia de folga. A reapresentação acontece nesta terça, no Arruda. O próximo jogo do Santa é domingo, contra o Centro Limoeirense, em Limoeiro.

Gol de pênalti salva o Santa Cruz

Diego Nigro


Jogando mal, o Tricolor do Arruda não conseguiu escapar da marcação do Vera Cruz
Após mais uma fraca atuação, time continua próximo à zona de rebaixamento
Léo Lisbôa
Em um jogo fraco tecnicamente, o Santa Cruz apenas empatou em 1x1 com o Vera Cruz, e continua sua triste sina, tentando fugir do rebaixamento. Com apenas 17 pontos, o Tricolor do Arruda está a apenas três do penúltimo colocado. Já o Galo soma 15, um a mais que o Centro Limoeirense, um dos rebaixados se o Pernambucano terminasse hoje. Na próxima rodada, a Cobra Coral vai até Limoeiro, enfrentar o Dragão. Já a equipe de Vitória de Santo Antão vai pegar o Porto, que tem a melhor campanha do Hexagonal da Morte, vindo de três vitórias seguidas, em Caruaru.

Mal entrou em campo e o Santa Cruz viu que a partida não ia ser das mais fáceis. Logo aos três minutos, quando alguns torcedores ainda chegavam ao Carneirão, Ney Paraíba ganhou no alto da defesa tricolor, Rafael seguiu com a bola desde o meio do campo, invadiu a área e chutou cruzado para abrir placar. Sem poder de reação, o Tricolor do Arruda não conseguia criar chances de gols, abusando das ligações diretas, que não davam resultado. Aos 15, Delone cortou errado uma cobrança de escanteio, no rebote o goleiro, estabanado, derrubou Thiago Capixaba. Na cobrança de pênalti, o atacante chutou na trave, mas o árbitro Gilberto Castro Júnior mandou repetir e penalidade, alegando invasão da área. Na segunda tentativa Tiago, com categoria, apenas deslocou o arqueiro do Galo. Sem criatividade, as duas equipes abusaram das faltas, tornando o jogo monótono e com pouca emoção.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira. Aos três minutos o lateral-esquerdo Chiquinho chutou cruzado, Delone espalmou para o meio da área e zaga afastou o perigo. Aos seis, Marcelo Heleno e Aílton se estranharam e o árbitro advertiu os dois com um cartão amarelo. Como o defensor tricolor já tinha um, foi expulso, complicando a vida da Cobra Coral. Aos dez, Ney Paraíba desviou de cabeça uma cobrança de falta nas mãos do Paulo Musse. Aos 36, o Santa teve a chance mais clara de virar o marcador. O meia Felipe, driblou um adversário e, de fora da área, chutou forte, mas a bola passou raspando a trave. A última oportunidade de gol foi do Vera Cruz. Após mais uma cobrança de falta Ney Paraíba chegou atrasado e não conseguiu completar o lance.

VERA CRUZ 1
Delone; Joécio, Mi, Alexandre e Eliel; Caio (Jaílton), Rivelino, Aílton e Ricardo (Marquinhos); Rafael (Careca) e Ney Paraíba
Técnico: Adelmo Soares

SANTA CRUZ 1
Paulo Musse; Marcelo Heleno, Rogério, Leandro Biton; Rafael Mineiro, Genalvo, Alexandre Oliveira e Miller (Felipe); Thiago Capixaba e Rafael Rebelo (Thomas Anderson)
Técnico: Fito Neves

Local: Carneirão (Vitória de Santo Antão)
Árbitro: Gilberto Castro Júnior
Assistentes: Luciano Cruz e Aldir Pereira
Gols: Rafael (3 min do 1º tempo) e Tiago Capixaba (18 min do 1ø tempo)
Cartões amarelos: Delone, Alexandre, Aílton (V), Marcelo Heleno, Leando Biton e Rafael Mineiro (S)
Cartões Vermelhos: Aílton (V) e Marcelo Heleno (S)
Público: 1299
Renda: R$ 660
Preliminar: Vera Cruz 1 x 4 Santa Cruz (Juniores)

Tricolor soma dez jogos sem vencer

A fase não é mesmo das melhores no Tricolor do Arruda. Há dez jogos o Santa Cruz não sabe o que é vitória no Estadual, a última foi em cima do Vera Cruz, por 4x1, no Arruda, no dia 27de janeiro. Desde então, foram quatro empates e seis derrotas, deixando a equipe em uma situação complicada no Hexagonal da Morte, perto da zona de rebaixamento. “Temos que ter mais tranqüilidade. Demoramos muito para entrar no jogo, levamos um gol no início, o que complicou a nossa vida”, disse o atacante.

Apesar da má campanha, o elenco Tricolor não se deixa desanimar. Acreditando na reabilitação da equipe já no confronto do próximo final de semana, em Limoeiro. “Não podemos nos desesperar. Temos que manter a mesma pegada e no confronto direto com o Centro Limoeirense, esperamos ganhar para melhorar a nossa pontuação no campeonato”, afirmou o volante Alexandre Aguiar.

Santa sem inspiração

Tricolor segue sua rotina: nada de vitórias e ontem não passou de um empate

André Duarte
Da equipe do Diario

Nem mesmo a boa lembrança dos 50 anos do título do Supercampeonato trouxe alguma inspiração à equipe do Santa Cruz, que não conseguiu sair de um entediante empate de 1 x 1 frente ao Vera Cruz, em Vitória de Santo Antão, ontem à tarde. Precisando vencer para livrar-se de vez da degola no Hexagonal da Morte, o tricolor mostrou um futebol burocrático e sem objetividade.

A partida no estádio Carneirão começou complicada para o time coral. Aos três minutos de jogo, o atacante Rafael recebeu livre na entrada de área e bateu cruzado no canto direito de Paulo Musse. Atordoado, o Santa Cruz tentava reagir com jogadas de bola parada até que, aos 15 minutos, o estreante Thiago Capixaba sofreu falta clara do goleiro Delone no limite da grande área. O ex-atacante do Queimadense (PB) cobrou o pênalti na trave, mas o árbitro Gilberto Castro Júnior mandou repetir a cobrança, alegando invasão de área pelos jogadores do Vera Cruz. Após muita reclamação, o gol do Santa saiu na segunda tentativa de Capixaba.

Com o placar igual, as duas equipes fizeram um jogo truncado, de muitas faltas e poucas jogadas criativas. Na ausência do técnico Fito Neves (suspenso por 30 dias), o auxiliar Adilson Davi tentou, sem êxito, equalizar uma zaga desentrosada com um ataque jovem.

O "jogo das cruzes" foi também o dos cartões. Aos seis minutos do segundo tempo, Marcelo Heleno foi expulso depois de dar um cotovelada no atacante do Vera Cruz, num lance infantil. Cometendo os mesmos erros do adversário, a equipe de Vitória não conseguiu aproveitar a vantagem numérica em campo e também teve o zagueiro Alexandre expulso após levar o segundo amarelo, aos 30 minutos da etapa complementar.

Com o resultado de ontem, a equipe coral ocupou a segunda posição no Hexagonal da Morte, com 17 pontos (mesmo número do Porto, que supera apenas no número de vitórias). No entanto, a equipe coral está apenas três pontos à frente do Centro Limoeirense, que é penúltimo colocado na zona do rebaixamento.

VERA CRUZ 1

Delone; Joécio, Claudemir, Alexandre e Eliel; Caio (Jaílson), Rivelino, Rafael e Ricardo (Marquinhos); Ney Paraíba e Careca.
Técnico: Adelmo Soares

SANTA CRUZ 1

Paulo Musse; Marcelo Heleno, Rogério, Leandro Bitton; Rafael Mineiro, Genalvo, Alexandre Oliveira, Miller (Felipe) e Chiquinho; Rafael Rebelo (Thomas Anderson) e Thiago Capixaba.
Técnico: Fito Neves

Estádio: Carneirão (Vitória de Santo Antão).
Árbitro: Gilberto Castro Júnior.
Assistentes: Luciano Cruz e Aldir Pereira.
Gols: Rafael (3 min.) e Thiago Capixaba (pênalti, aos 15 min).
Cartão vermelho: Marcelo Heleno e Alexandre.
Cartão amarelo: Claudemir e Aílton (Vera Cruz) e Leandro e Rafael Mineiro (Santa Cruz). Público - 1.299.
Renda - R$ 664

Palavra do professor

"O jogo foi bom. Conseguimos empatar num momento complicado da partida. Sofremos um pouco com a falta de entrosamento do time e pelo fato da zaga nunca ter jogado junta antes. Não podíamos perder ponto e isso nós conseguimos. A tendência é que o time fique mais compacto daqui pra frente".

Adilson Davi (assistente técnico do Santa Cruz)

"Foi um jogo bem disputado. O empate foi de bom tamanho e acredito que o placar também foi justo. Preferia que o Santa Cruz viesse jogar aqui sem precisar da vitória. A partida foi muito equilibrada e por isso mesmo considero um bom resultado, já que eles também jogaram com vontade".

Adelmo Soares (técnico do Vera Cruz)

Será ele o salvador?


Se o empate em Vitória de Santo Antão não foi digno de comemoração, pelo menos o Santa Cruz parece ter encontrado um jogador que pode fazer a diferença nesta fase turbulenta do clube. Destaque da partida justamente em sua estréia vestindo a camisa tricolor, o atacante Thiago Capixaba aproveitou as poucas chances que teve para empatar a partida e evitar um desastre ainda maior nas dependências do Arruda.

O jogador, que ocupava a liderança na artilharia do Campeonato Paraibano, com 11 gols, superou a falta de entrosamento com disposição em campo, participando da maioria dos (raros) lances de perigo na área do Vera Cruz. Ao final da partida, o atacante avaliou o resultado como "justo". "Para o primeiro jogo acho que fui bem. Foi um resultado justo. Nosso time é muito jovem, mas mostrou que é aguerrido e vai evoluir muito a partir da próxima partida", apontou Capixaba.

De volta à equipe depois de um longo período na 'geladeira', o volante Genalvo lamentou o resultado: "Jogar com um jogador a menos é difícil. A pressão ainda é muito grande, mas tenho certeza que no próximo jogo a equipe não vai deixar a vitória escapar", alegou o volante.

Sem vencer pelo Estadual há dez jogos, o Santa Cruz precisa somar três pontos na próxima partida no Arruda. Caso contrário, corre o risco de cair para a penúltima posição na tabela do Pernambucano. Suspenso por 30 dias, o técnico Fito Neves acompanhou a partida das arquibancadas e preferiu não comentar o resultado.

Atuações

Santa Cruz

Paulo Musse - Não teve culpa no gol, mas não foi muito exigido no jogo (5)

Marcelo Heleno - Inseguro e lento, foi expulso num lance infantil, prejudicando o time no segundo tempo (1)

Rogério - falhou no lance do gol, mas tem o álibi de ser estreante na equipe (3,5)

Leandro Bitton - mostrou um futebol mediano, mas não comprometeu (3,5)

Rafael Mineiro - compensou a falta de apoio na lateral com uma boa marcação (4)

Genalvo - fez um primeiro tempo lastimável e tentou melhorar na segunda etapa. Ficou na tentativa. (3,5)

Alexandre Oliveira - Não chegou a comprometer, mas poderia render mais (3,5)

Miller - apagado e sem criatividade, se esforçou para sair da marcação, mas está longe de ser o armador de jogadas que o time precisa. (2,5)

(Felipe) - Entrou no lugar de Miller no segundo tempo e deu mais mobilidade ao time. Deveria ser mais aproveitado (4)

Chiquinho - razoável, apenas razoável (3)

Rafael Rebelo - participou de duas jogadas perigosas no primeiro tempo e só. Merecia esquentar o banco novamente (2)

(Thomas Anderson) - Entrou no lugar de Rafael Rabelo no segundo tempo e deu mais de trabalho à zaga do Vera Cruz (3,5)

Thiago Capixaba- Melhor jogador em campo, mostrou disposição e ainda converteu o pênalti depois de sofrer falta do goleiro. (6,5)

Adilson Davi - Com um time jovem e desentrosado, o assistente de Fito Neves fez o que pode para não sair do Carneirão com mais um derrota. E conseguiu (5,5).

Vera Cruz

Esforçado, o time de Vitória de Santo Antão tentou compensar a deficiência técnica com jogadas aéreas e contrataques. Apresentou um futebol fraco, mas não deu liberdade ao Santa Cruz. (4)

Minuto a minuto

1° tempo

3 minutos - Depois de receber livre na entrada da área, Rafael, do Vera Cruz, chutou cruzado no canto direito de Paulo Musse, abrindo o placar.

5 minutos - Cruzamento perigoso pela esquerda e Rafael Rabelo por pouco não desvia a bola para as redes .

15 minutos - Thiago Capixaba recebe falta do goleiro Delone no limite da grande área. Pênalti que o próprio atacante converte.

28 minutos - Em outro cruzamento, Rabelo cabeceia livre e a bola passa perto da trave.

32 minutos- Marcelo Heleno cobra falta, mas a bola desvia no zagueiro e passa distante do gol de Delone.

2º tempo

10 minutos - Depois de um cruzamento, Ney Paraíba cabeceia fraco, nas mãos de Paulo Musse.

11 minutos- Miller cobra falta e Rogério cabeceia para fora do gol do Vera Cruz.

24 minutos - Depois de uma cobrança de escanteio pela esquerda, Paulo Capixaba por pouco não marca de cabeça.

27 minutos - Em jogada individual, Alexandre Oliveira chura forte na entrada da área, mas a bola vai para fora.

Santa não passa de um empate em Vitória

Tricolor ficou no 1x1 contra o Galo e é 2º no Hexagonal da Morte

Elias Roma Neto

Especial para o JC

A seca de vitórias no Campeonato Pernambucano continua – já são dez jogos –, mas pode-se dizer que o empate por 1x1 do Santa contra o Vera Cruz, ontem, no Carneirão, pelo Hexagonal da Morte, rendeu um ponto importante na luta para não cair para a segunda divisão estadual. Antes do jogo, existia a possibilidade de o tricolor do Arruda terminar a rodada na zona de rebaixamento. No entanto, favorecido pelos outros resultados da rodada e impedindo a vitória do adversário, o time figura na segunda colocação do grupo que briga contra a queda, empatado em pontos (17) com o líder Porto, mas perdendo no saldo de gols (-1 a 4). Já o Galo está em 4º, com 15.

O gol do Vera Cruz saiu logo aos 3 minutos de jogo. Após chutão da zaga, Ney Paraíba ganhou de cabeça de Marcelo Heleno e a bola sobrou para Rafael. Ele desceu pela intermediária, entrou na área e bateu cruzado, vencendo o goleiro Paulo Musse.

O gol não desestimulou o Santa. O time continuou atacando, explorando principalmente as jogadas pelo lado esquerdo. Em uma delas, aos 15 minutos, o time conseguiu uma falta. Após lançamento na área, o goleiro Delone espalmou e depois saiu estabanado atrás da bola. Resultado: acabou fazendo pênalti em cima do estreante Thiago Capixaba.

Nova esperança de gols dos corais, Thiago assumiu a responsabilidade e cobrou a penalidade. A bola bateu na trave e o próprio atacante pegou o rebote, mandando para dentro da rede. O lance acabou invalidado pelo juiz Gilberto Castro Júnior. Os atletas de Vitória reclamaram de dois toques do jogador coral, mas o árbitro alegou invasão dos jogadores do Vera Cruz. Na nova cobrança, Thiago fez seu primeiro gol com a camisa do Santa Cruz.

Liderados pelo assistente técnico Adílson Davi, já que Fito Neves está suspenso, o Tricolor voltou com fome na segunda etapa, mas Marcelo Heleno se estranhou com Eliel e acabou levando o segundo amarelo, sendo expulso aos 6. Com isso, o Galo ganhou espaço e teve mais volume de jogo. A partida só voltou a se equilibrar com a expulsão de Alexandre, aos 30, mas os dois times não tiveram técnica suficiente para fazer o tento de desempate.

Agora, o Santa pega o Centro domingo, fora de casa. O Vera Cruz enfrenta o Porto em Caruaru.

FICHA DE JOGO

VERA CRUZ 1
Delone, Joécio, Mi, Alexandre e Eliel, Caio (Jailton), Rivelino, Ricardo (Marquinhos) e Rafael (Careca), Ney Paraíba e Aílton

SANTA CRUZ 1
Paulo Musse, Leandro Biton, Rogério e Marcelo Heleno, Rafael Mineiro, Genalvo, Alexandre, Miler (Felipe) e Chiquinho, Rafael (Thomas Anderson) e Tiago Capixaba

Local: Carneirão
Árbitro: Gilberto Castro Júnior.
Assistentes: Luciano Cruz e Aldir Pereira.
Gols: Rafael, aos 3, e Thiago, aos 15 do 1ºT.
Cartões amarelos: Leandro, Rafael Mineiro, Alexandre Aguiar, Delone e Eliel. Expulsões: Marcelo Heleno (S) e Alexandre (V).
Público: 1.299
Renda: R$ 670.

Tricolores lamentam expulsão de zagueiro

Apesar de a maioria dos jogadores e o treinador interino Adílson Davi terem achado o empate de ontem justo, eles também lamentaram a expulsão de Marcelo Heleno, que dificultou os planos de uma virada. O zagueiro levou o vermelho aos 6 minutos do segundo tempo.

“Atrapalhou um pouco, pois o time estava muito bem quando voltou do intervalo. Mas foi um fato do jogo”, afirmou Davi.

“Jogar com um a menos é sempre difícil. A história do jogo poderia ter sido diferente, mas conseguimos um ponto muito importante fora de casa”, declarou o volante Genalvo, que jogou pela última vez no dia 9 de fevereiro, no empate de 2x2 contra o Porto.

Estreando com a camisa coral, o zagueiro Rogério e o atacante Thiago Capixaba mostraram, ontem, que podem se encaixar bem no time. Apesar da falta de entrosamento, os jogadores não tiveram problemas em se adaptar à equipe e prometem um crescimento de rendimento com o passar da competição.

“Para o primeiro jogo foi bom, mas a verdade é que poderia ser bem melhor. Com o tempo, o entrosamento vai chegar e vamos tirar o Santa dessa situação”, avisou Thiago, que fez o gol de empate tricolor em cobrança de pênalti.

Fala, técnico!

Satisfação

“Preferia ter pego o Santa com ele vindo de vitória, mas o empate foi de bom tamanho”, afirmou Adelmo Soares, do Vera Cruz.

Empate justo

“Poderíamos ter virado o jogo, pois o time estava bem. Mas o empate acabou sendo o resultado justo”, disse Adílson Davi, do Santa.