quarta-feira, 2 de julho de 2008

Juninho tem grande chance de jogar na estréia do Tricolor na Série C


Segundo o médico do Santa, Wilton Bezerra, a lesão do meia não é grave

GLOBOESPORTE.COM
Recife

Depois de ver praticamente descartada a chance de contar com o meia Juninho na estréia do Santa Cruz na Série C do Brasileiro, por conta de uma lesão na coxa esquerda, o técnico Fito Neves pode voltar a respirar mais aliviado. As informações são do site oficial do clube.

Após um detalhado exame de imagem, o departamento médico do Tricolor não constatou nada de grave na lesão do jogador. Segundo o doutor Wilton Bezerra, Juninho está apenas com um cansaço muscular na região da coxa e foi poupado na última partida da final da Copa Pernambuco por precaução, pois o campo estava pesado por causa das chuvas.

- Ele tem uma chance grande de jogar contra o Campinse, neste domingo – garante o médico.

Santa conquista a Copa Pernambuco


Depois do empate no primeiro jogo, Tricolor goleia o Atlético por 4 a 0

GLOBOESPORTE.COM
Recife

O Santa Cruz venceu o Atlético Pernambucano por 4 a 0 nesta quarta-feira, no Arruda, e conquistou o título da Copa Pernambuco. No primeiro jogo da final, no último domingo, em Carpina, os times empataram por 0 a 0. As informações são do site oficial do Tricolor.

O primeiro gol da partida saiu logo aos sete minutos. Após receber passe de Esquerdinha, Thomas Anderson cruzou forte e rasteiro pelo lado esquerdo. O goleiro Delone não conseguiu conter o cruzamento, Edmundo ainda tentou aproveitar o rebote, mas a bola sobrou para Miller mandar para as redes.

Com um sistema defensivo mais seguro que nos outros jogos, o Santa administrou o resultado durante a maior partida do primeiro tempo, aproveitando principalmente os contra-ataques. O segundo tento veio somente aos 40 minutos, depois de cruzamento de Rafael Mineiro. O zagueiro Gonçalves entrou de peixinho para marcar.

Dois minutos depois, Garrinchinha roubou a bola na entrada da área e tocou para Edmundo marcar o terceiro gol tricolor. Na etapa final, o lateral-esquerdo Douglas, do Atlético, foi expulso aos sete minutos. Com isso, o Santa teve mais espaço para atacar pelos lados.

O técnico Fito Neves ainda fez duas alterações no segundo tempo: Gedeil no lugar de Garrinchinha, e Éverton no de Memo. Após as substituições, o time passou a atuar no 4-4-2. No primeiro tempo, Fito já havia colocado Gilberto na vaga de Thomas Anderson.

Atacando muito pelos lados, o Tricolor chegou ao quarto gol. Aos 36, Esquerdinha fez bela jogada individual e tocou para Éverton, que fez o papel de pivô e rolou para Gedeil, de fora da área, chutar no canto esquerdo do goleiro.

O título e a atuação mais consistente dão novo ânimo ao torcedor, que compareceu em bom número ao Arruda, às vésperas da Série C, de início marcado para o próximo domingo.

Santa goleia Atlético-PE por 4x0, ganha título e moral para série C


Missão cumprida pelo Santa Cruz. O time massacrou por 4x0 o Atlético-PE na final da Copa Pernambuco, disputada na tarde desta quarta (2), no Arruda. O tricolor havia empatado em 0x0 o primeiro jogo, em Carpina, e precisa vencer para conseguir o título. Thomaz Anderson, logo aos sete minutos do primeiro tempo, fez com a tarefa ficasse mais fácil.

Os corais passaram a administrar o placar, com uma forte marcação. Mas, empurrados pelos mais de cinco mil torcedores que compareceram ao Mundão, o Santa foi para cima e chegou a segundo gol aos 40 minutos. O zagueiro Gonçalves marcou de peixinho, após cruzamento de Rafael Mineiro.

Dois minutos depois, Edmundo, com passe de Garrinchinha, marcou o terceiro. A situação não podia ficar melhor, mas ficou. Logo no início do segundo tempo, o lateral-esquerdo Douglas, do Atlético-PE foi expulso, tornando as chances de virada mais complicadas para os visitantes.

O golpe de misericórdia veio somente aos 36 minutos do segundo tempo. Após triangulação de Esquerdinha, Everton e Gedeil, este último chutou de fora da área, no canto esquerdo do goleiro. O quarto gol deu ao torcedor do Santa a sensação que não sentia há três anos: o gosto de ser campeão.

A vitória na Copa Pernambuco deu ao time o moral que o técnico Fito Neves desejava para a estréia na série C do Brasileirão. E, ao contrário da festa que sucede qualquer conquista, o tricolor deve trabalhar. Domingo (6), o compromisso diante do Campinense-PB é o primeiro do Brasileirão. A meta coral, agora, passa a ser o acesso à série B.

da Redação do pe360graus.com

Santa Cruz é campeão da Copa PE


Do JC OnLine

O Santa Cruz conquistou a Copa Pernambuco nesta quarta-feira (2), com uma goleada de 4x0 diante do Atlético, no Arruda. Os gols foram marcados por Miller, Gonçalves, Edmundo e Gedeil. Além da conquista, a primeira dos corais na segunda competição mais importante do Estado, o time ganha moral para iniciar a caminhada na Série C, no próximo domingo, diante do Campinense, em Campina Grande-PB.

A vitória tricolor começou a ser construída cedo, aos sete minutos, quando Miller fez o primeiro. Na reta final da primeira etapa, o time praticamente consolidou o triunfo, com Gonçalves escorando cruzamento da direita aos 40 e Edmundo aproveitando indefinição da defesa do Atlético, aos 42.

Com a vantagem, o Santa entrou no segundo tempo para administrar a partida. Bem posicionado, o time coral não se permitiu pressionar e passou a sair para o ataque apenas na boa. Aos 36, numa boa linha de passes, Edmundo rolou para Gedeil marcar o gol mais bonito da tarde e fechar o marcador.

Ao final, o técnico Fito Neves explicou que resolveu mexer no time para a decisão porque os jogadores que entraram estavam mais entrosados, como Memo e Leandro Biton. "A coordenação melhorou, conseguimos marcar a saída de bola e o resultado veio", disse.

Já o atacante Edmundo já falava pensando na Terceira Divisão. Ele lembrou que o time pernambucano deve encontrar adversários não tão técnicos, mas com muita disposição. "Temos que estar ligados o tempo todo para alcançarmos os objetivos e, para isso, é bom começar com o pé direito", ressaltou.

Por falar em Edmundo, o jogador esteve ameaçado de não enfrentar o Campinense. Isso porque o Esporte Clube da Paraíba, detentor de seu contrato principal é credor do atleta e só enviaria a liberação dele para o Santa, caso fosse paga uma dívida de R$ 3 mil. A Federação Pernambucana de Futebol assumiu o débito e o atacante deve estar em condições no domingo.

CONTRATAÇÃO - Durante a partida, o técnico Fito Neves confirmou as contratações de dois meio-campistas: Wesley e Ribinha. O primeiro defendeu o Petrolina no Campeonato Pernambucano deste ano e marcou oito gols, dois deles no próprio Santa. "Não temos condições de trazer um jogador mais pronto e Wesley tem boa formação, pois trabalhou no Vitória no ano passado", disse.

Quanto a Ribinha, o treinador lembrou que ele fez boa campanha com o Souza, no Campeonato Paraibano do ano passado, ao chegar nas semifinais. "É um meia que tem uma boa chegada na frente e faz gols. Estamos precisando de um meio-campistas com essas características", informou.

O elenco tricolor ruma para Caruaru nesta quinta-feira (3), onde fará a preparação final para a estréia no Centro de Treinamento do Porto. A viagem para Campina Grande será na manhã de domingo (6).

Santa Cruz goleia e conquista Copa Pernambuco


O Santa Cruz venceu o Atlético Pernambucano por 4x0 e conquistou o título da Copa Pernambuco 2008. Os corais não deram chances para o adversário e só não venceram por uma diferença maior de gols porque os atacantes perderam várias oportunidades. Os gols da vitória foram marcados por Miler, Gonçalves, Edmundo e Gedeil.

De acordo com o próprio atleta, o título serviu para dar um pouco mais de ânimo ao elenco coral para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O Santa Cruz estréia domingo, às 16h, contra o Campinense, em Campina Grande.

O Santa Cruz jogou um primeiro tempo praticamente impecável. O tricolor saia bem com a bola, envolvia o adversário, jogava com os dois laterais e tinha o trio formado por Miller, Edmundo e Thomas Anderson, depois Gilberto, se movimentando bastante durante os 45 minutos.

A única ressalva diz respeito à defesa, que não mostrava entrosamento, nem podia, pois Leandro e Memo estavam há cerca de um mês no Departamento Médico. Porém o problema não era apenas o entrosamento. Os defensores nã se colocavam bem em campo e por pouco não permitiram que o atacante Xaxá e o meia Ricardo não marcaram para o clube de Carpina.

O primeiro gol do santa Cruz saiu logo aos 8 minutos, quando Esquerdinha cruzou para Edmundo chutar. O goleiro Delone defendeu, mas o meia Miller pegou o rebote e colocou no fundo das redes. Era o começo da vitória esmagadora dos tricolores.

Por pouco Edmundo não aumenta o placar aos 19 minutos, quando cabeceou para fora uma bola cruzada por Thomas Anderson. Em um dos raros lances de perigo do Atlético Pernambucano, Ricardo entrou na área e cruzou para Xaxá chutar, sozinho, para fora.

Aos 41 minutos, Rafael Mineiro cruzou no meio da área e o zagueiro Gonçalves subiu mais do que todo mundo para fulminar no fundo das redes de Delone. Mal o torcedor tinha comemorado o segundo gol, veio o terceiro. Aos 43, Edmundo entrou de frente para o goleiro e chutou sem chances para Delone.

O Atlético Pernambucano começou o segundo tempo tentando partir para cima dos corais em busca de pelo menos o empate, que levaria a decisão para as cobranças de pênaltis. O problema foi que quando os atleticanos começaram a pressionar, Douglas recebeu o terceiro cartão vermelho e deixou a equipe com menos um.

Depois disso só deu Santa Cruz. O lateral-esquerdo Esquerdinha fazia a festa na defesa adversária e só não marcou seu gol porque errou as finalizações. Além disso, Miller, Gilberto e Edmundo continuavam infernizando o setor defensivo dos alvi-azulinos.

Com tanta pressão o resultado não poderia ser outro se não o quarto gol coral. Gedeil acertou um verdadeiro tiro de fora da área e fechou o placar no Arruda e fez a festa com o torcedor, que comemorou como nunca a conquista da taça da Copa Pernambuco. Esse foi o primeiro título desde a conquista do Campeonato Pernambucano de 2005.

Santa Cruz 4x0 Atlético Pernambucano

Local: Arruda
Árbitro: Sebastião Rufino Filho
Auxiliares: Élan Vieira e João Marcelo Albert
Gols: Miller (8 minutos do 1ºT), Gonçalves (41 minutos do 1ºT) Edmundo (43 minutos do 1ºT) e Gedeil (36 minutos do 2ºT)
Cartões amarelos: Delone, Ricardo e Douglas (Atlético Pernambucano)
Cartões vermelhos: Douglas (Atlético Pernambucano)
Público: 8.015
Renda: R$ 36.465

Santa Cruz

Glédson, Gonçalves, Memo (Everton) e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha (Gedeil), Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson (Gilberto) e Edmundo. Técnico: Fito Neves.

Atlético Pernambucano

Delone, Lelé, Joécio, Eliel e Douglas; Washington, Xaxá, Fernando (Leandro) e Camargo (Marquinhos); Johnny (Borgia) e Ricardo. Técnico: Bernanrdo Felipe.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa contrata dois meias


A direção do Santa Cruz acabou de anunciar a contratação de mais dois reforços para a Série C do Campeonato Brasileiro.

O meias-atacantes Uecslei de Jesus Marques, um dos destaques do Petrolina no Campeonato Pernambucano, autor de oito gols no Estadual, e José Ribamar dos Santos, conhecido como Ribinha, que estava no Sousa/PB.

O Santa Cruz segue sua caminhada rumo ao título da Copa Pernambuco. Está vencendo a decisão por 3x0.

Com informações de Leonardo Bóris da JC/CBN

Arruda recebe um público surpreendente


O estádio do Arruda recebe um público surpreendente, nesta quarta-feira à tarde, para a final da Copa Pernambuco.

Cerca de cinco mil pessoas estão acompanhando a vitória parcial do Santa Cruz, por 1x0, diante do Atlético Pernambucano.

A movimentação de torcedores nas imediações do Arruda ainda é grande. A decisão começou às 15h.

Acompanhe o jogo na JC/CBN

Santa Cruz pode acabar jejum de títulos hoje

Diego Nigro/Arquivo Folha



Tricolor enfrenta o Atlético/PE na final da Copa Pernambuco
Equipe coral espera contar com a força da torcida, no Arruda, para conquistar mais esse troféu
GUSTAVO LUCCHESI

Inicialmente enxergando a Copa Pernambuco apenas como uma maneira de se preparar para a disputa do Brasileirão da Série C, o Santa Cruz tem a oportunidade, hoje, às 15h, contra o Atlético Pernambucano, no Arruda, de utilizar a competição para quebrar um jejum de três anos sem títulos - a última conquista foi o Pernambucano de 2005. Na primeira partida da final, em Carpina, as duas equipes não saíram de um apático 0x0. Como na Copa PE não há vantagem para quem marca gol fora de casa, qualquer resultado de empate no tempo normal leva a disputa da taça para as cobranças de pênaltis.

Para a decisão de logo mais, Fito resolveu fazer algumas mudanças. O zagueiro Stanley, o lateral-esquerdo Neílton e o volante Reinaldo foram sacados pelo comandante coral. Nas suas vagas entram Leandro Biton, Memo, ambos retornando de lesão, e Esquerdinha, que ganhou a vaga no lado esquerdo. Já o meia Juninho será poupado, apesar de o exame não ter detectado lesão alguma no jogador. Assim, ele está apto para a estréia do Tricolor na Terceirona, domingo. Hoje, Miller entra em seu lugar.

No começo da disputa, quando a Copa Pernambuco ainda não era vista como prioridade pelos dirigentes corais, o Tricolor passou vexame nas duas rodadas iniciais, com um deles entrando para a história do clube. Logo na estréia, o Mais Querido, ainda utilizando um mistão formado por juniores e alguns profissionais, foi derrotado pelo próprio Atlético, por 1x0, em pleno Arruda.

Porém, o pior estava por vir, quando na rodada seguinte, por não levar um médico para a partida contra o Decisão, em Bonito, não cumprindo com as normas da FPF, o Tricolor foi declarado perdedor do confronto, por WxO.

Comandados por Edmundo, que já marcou sete gols com a camisa coral, o Santa fez bonito na segunda fase, vencendo todos os seis jogos disputados. Fora de campo, o Mais Querido vem contando com o forte apoio dos torcedores corais. Com uma média de três mil pessoas por jogo, essa vem sendo uma das armas da Cobra Coral para intimidar os visitantes. O ingresso para a partida de hoje à tarde custa R$ 5,00.

A formação tricolor será a seguinte: Glédson; Gonçalves, Memo e Leandro Biton; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha, Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo.

ARBITRAGEM

Em sorteio realizado ontem, na CBF, foi conhecido o trio de arbitragem que irá comandar a estréia do Santa Cruz na Série C, domingo, contra o Campinense, em Campina Grande. O juiz será o baiano Carlos Alberto Nogueira, que terá como assistentes os paraibanos Elias Silva de Almeida e Griselildo de Souza Dantas.

Sidraílson diz que não acertou nada

O que parecia ser apenas um caso isolado parece estar começando a virar rotina no Santa Cruz. Após o goleiro Alexandre Fávaro, outro atleta anunciado pela diretoria coral como reforço parece ter desistido de vestir as cores do Mais Querido na Terceirona. O zagueiro Sidraílson declarou, ontem, em entrevista a uma rádio local, que não foi feito nenhum acerto entre ele e o Santa Cruz. Segundo o defensor, o Tricolor fez uma proposta, e ele não aceitou, fazendo uma contraproposta aos dirigentes corais, porém, até ontem à noite, não tendo recebido nenhum retorno por parte do cartolas.

No dia do anúncio da contratação de Sidraílson, no dia 19 de junho, a Folha entrou em contato com o atleta, que confirmou o acordo feito, inclusive a parte financeira, dizendo apenas que assinaria o contrato no dia seguinte, e que, como se casaria naquele fim de semana, só se apresentaria ao clube na semana seguinte.

“Eu mesmo participei da negociação, inclusive conversando com o jogador, e ficou tudo acertado. Sei que ele é uma pessoa de bom caráter. Mas se ele não quiser vir para o Santa, é só falar. Até porque ainda não há nada assinado”, disse o diretor Jomar Rocha.

Adversários iniciais do Santa são duros de encarar


Campinense e Central têm investido em boas contratações. Já o Potiguar deve ser o mais fraco

Assim que a Confederação Brasileira de Futebol divulgou o grupo do Santa Cruz na primeira fase da Série C, muitos torcedores ficaram preocupados. Isso porque a chave do tricolor, composta por Campinense, Central e Potiguar de Mossoró, é uma das mais fortes da competição. Só para se ter uma idéia, as folhas salariais do Campinense, adversário da estréia no próximo domingo, e do Central, rival da 2ª rodada, giram em torno de R$ 200 mil e R$ 130 mil, superiores ou bem próximas dos salários pagos ao elenco coral, que devem fechar em R$ 150 mil. O Potiguar aparece como o primo pobre do grupo, com uma folha de R$ 80 mil/mês.

De fato, o rubro-negro paraibano e a Patativa do Agreste aparecem como os dois principais obstáculos para o Santa Cruz na caminhada inicial da Terceirona. Vale lembrar que apenas dois clubes passam à segunda fase, enquanto os eliminados estarão automaticamente rebaixados para a recém-criada Série D.

No Campinense, o ponto forte é a manutenção da base do time campeão paraibano. Na final, a equipe derrotou o rival Treze, que contava com vários jogadores hoje titulares no time do técnico Fito Neves, como os volantes Garrinchinha e Reinaldo, o lateral-direito Rafael Mineiro e o atacante Cléo.

“Aqui em Campina Grande, o otimismo é grande para a uma boa participação do Campinense, que é apontado junto ao Central como os dois favoritos do grupo. O Santa Cruz vem sendo chamado de Treze B”, destaca o editor de esportes do Diário da Borborema, Jamílton Soares.

O maior problema da Raposa para a Série C foi a saída da dupla de ataque Fábio Júnior e Marquinhos Marabá, responsável por 24 dos 52 gols marcados pelo time no estadual. Por outro lado, chegaram o atacante Paulinho Marília e Paulinho Macaíba, e os meias Élvis (campeão da Copa do Brasil de 2004 pelo Santo André) e Wanderley (ex-Icasa). A estrela do time, porém, continua sendo o meia Washington, que passou pelo Santa em 2006.

Já o Central também apostou na manutenção da base do Estadual. Entre outros, permaneceram o atacante Leonardo e o zagueiro Bebeto, além do técnico Marcelo Villar. A diretoria também investiu em jogadores conhecidos do torcedor pernambucano, como o atacante Marco Antônio (ex-Sport, Náutico e Santa), o volante Djalma (ex-Sport e Santa) e o meia Aílton (ex-Náutico). “Nosso planejamento é conseguir o acesso à Série B. Mas a chave é muito forte”, analisou o presidente centralino Ronaldo Lima.

Já o Potiguar deve ser o fiel da balança no grupo 5. Do time vice-campeão estadual apenas o volante Everton e o meia Max permaneceram no alvirrubro. Ao todo foram feitas 18 contratações, a maioria de desconhecidos. O nome mais badalado é o do volante Haroldo, que defendeu o Vasco em 2000.

“O discurso da diretoria é o de tentar chegar à 3ª fase e evitar a queda para a Série D”, resumiu o editor de esportes do jornal O Mossoroense, Sérgio Oliveira.

Sidraílson desmente acerto

O zagueiro Sidraílson, que foi anunciado como novo reforço pela diretoria do Santa Cruz na semana passada, negou que tenha fechado novo acordo com o seu clube de origem. O defensor atuou por duas temporadas no futebol Chinês e estava sendo esperado ontem no Arruda pelos dirigentes.

O atleta prometeu fechar as negociações ainda hoje, no Arruda. “Os diretores divulgaram o acerto nas rádios e também na internet, mas a notícia não é verdadeira. Recebi uma proposta, fiz uma contraproposta e estou aguardando a resposta”, explicou Sidraílson.

A melhor temporada do zagueiros no Arruda foi em 2005, quando não era titular, mas participou ativamente do título da Série A1 do Pernambucano e da ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro. “Estava muito bem na China. Quero ficar seis meses no Brasil para decidir a minha vida.”

Sidraílson está em Pernambuco desde maio, quando retornou da Ásia. “Independentemente de permanecer ou não, espero que o Santa Cruz possa fazer uma excelente campanha e volte à Série B. Ninguém quer ver o clube do jeito que está”, disse o jogador.

Se o retorno do prata da casa está indefinido, outros dois jogadores foram apresentados ao técnico Fito Neves na manhã de ontem: o lateral-direito Bruno, que foi dispensado pelo Sport, e o meio-campista Rafael Oliveira, contratado ao Paysandu-PA. Os dois já treinaram com o elenco.

A idéia dos diretores é trazer ainda para esta primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro pelo menos mais um meia. Se for possível, um goleiro, um zagueiro, um outro meia e mais um atacante também desembarcam durante a campanha.

Juninho é liberado para jogar

Depois de reavaliar as condições clínicas de Juninho, o médico tricolor Ivo Melo garantiu que o jogador estará em campo para enfrentar o Campinense-PB, no próximo domingo, no Estádio Ernani Sátyro (Amigão), em Campina Grande, pela estréia do Grupo 5 da Série C do Campeonato Brasileiro.

Juninho sentiu uma fisgada na musculatura posterior da coxa esquerda durante a primeira partida da final da Copa Pernambuco contra o Atlético Pernambucano, domingo passado, em Carpina. “Ele nunca teve uma lesão muscular. Por isso não sabia dizer muito bem o que estava sentindo”, disse Ivo.

De qualquer forma, o atleta ainda aguarda a regularização na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para poder estrear. A mesma expectativa vivem o zagueiro Wecquisley, o lateral Marcos Vinícius e os atacantes Edmundo e Patrick. A liberação pode acontecer até as 19h da próxima sexta-feira.

COPA PE

Apesar da recuperação, o departamento médico prefere que Juninho seja poupado da partida de volta da final da Copa Pernambuco, a partir das 15h de hoje, no Estádio do Arruda. O responsável pela articulação no meio-de-campo será o jovem Miller, de 18 anos. O ingresso para o confronto custa R$ 5.

Como o primeiro encontro terminou empatado por 0x0, o título sai no tempo normal se uma das duas equipes vencer. Caso o resultado de igualdade permaneça, independentemente do número de gols, a taça será decidida nos pênaltis.

Termômetro final


Santa Cruz busca o título da Copa PE contra o Atlético, às 15h, no Arruda, mas já focado na estréia na Série C

O maior objetivo do Santa Cruz neste ano é, sem dúvida, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A dura caminhada do Tricolor - como vem mostrando o Diario em uma série de reportagens que vai até a próxima sexta-feira - começará no domingo (6), diante do Campinense, no estádio Amigão. Já são dois meses e 12 dias desde o último jogo da Cobra-Coral no Pernambucano. Mesmo receosa por causa da péssima participação do Tricolor no Estadual - no qual o clube ficou na 7ª posição -, a torcida coral seguiu dando créditos ao time treinado por Fito Neves. Foi um período de muitos testes, 17 contratações (até agora#) e incertezas. Mas o novo grupo formado pelo Santa Cruz terá o seu grande teste antes da Terceirona hoje à tarde, quando o time recifense disputará o inédito título da Copa Pernambuco contra o Atlético Pernambucano, de Carpina, no Arruda.

A partida, marcada para as 15h, será um verdadeiro termômetro para o início de uma possível reviravolta no clube, que está mergulhado na maior crise de sua história. Confiando numa boa presença do Povão, a diretoria do Santa Cruz disponibilizou 10 mil ingressos para a decisão. Os bilhetes serão vendidos ao preço único de R$ 5,00. Como o primeiro jogo, disputado em Carpina, no último domingo, acabou empatado por 0 x 0, os dois clubes jogarão por uma vitória para ficar com a taça. Em caso de empate, a decisão sairá nos pênaltis.

Os tricolores fizeram ontem de manhã, no Arruda, o último treino visando a partida. O discurso sobre a importância do título deixou claro que a taça de campeão deixará o grupo ainda mais motivado para a Série C. "O Campeonato Brasileiro é o nosso foco, mas não abro mão do título da Copa Pernambuco", disse o volante Alexandre Oliveira, capitão do time e que finalmente atuará na sua posição de origem - até então ele vinha sendo deslocado para a zaga.

Já o atacante Edmundo - artilheiro do time na copinha, com três gols - quer que a equipe entre 100% focada na final, para evitar os mesmos erros do sonolento jogo sem gols no primeiro duelo da final. "Na partida de ida nós poderíamos ter saído com a vitória, mas erramos em demasia. Agora nós temos obrigação de vencer em casa diante da nossa torcida", afirmou o atacante de 37 anos.

O técnico Fito Neves definiu o time com a formação 3-5-2, mas fez cinco alterações na equipe. Com Alexandre Oliveira atuando na proteção de zaga, Memo ganhou uma oportunidade na defesa. Ele atuará ao lado de Leandro, que entrará no lugar de Stanley. Já o lateral-esquerdo Neílton e o volante Reinaldo foram vetados, por causa da forma física. Entram o prata-da-casa Esquerdinha e Garrinchinha. Destaque do Porto no Estadual, o meia Juninho se lesionou e será subsituído por Miller.

Esse será o 4º confronto entre Santa Cruz e Atlético-PE na Copa Pernambuco de 2008. Além do 0 x 0, cada time ganhou uma vez na primeira fase. Curiosamente, o mandatário do representante de Carpina é José Alberto Lisboa, que perdeu a disputa para a presidência do agora adversário Santa Cruz, em 2006, para Edson Nogueira.

Santa Cruz

Gledson; Gonçalves, Memo e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha, Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson e Edmundo. Técnico: Fito Neves

AtléticoPE

Delone, Edvaldo, Joécio, Eliel e Washington; Douglas, Xaxá, Netinho e Jonhny; Ricardo e Marquinhos. Técnico: Bernardo Felipo

Local: Arruda. Horário: 15h. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Élan Vieira e João Marcelo Albert.

Ingressos: R$ 5,00 (preço único).