segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Santa Cruz está perto de definir nova diretoria


O candidato único à presidência do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, definiu sua chapa para a administração do clube tricolor no biênio de 2009/2010.

Uma reunião está marcada para esta segunda, no Estádio do Arruda, para esclarecimentos, assim como para definir os nomes que serão apresentados.

Fernando Bezerra definiu a chapa da seguinte forma: para vice-presidente do executivo, Sidnei Ayres; José Augusto Alves de Paula para a diretoria patrimonial; na diretoria de comunicação, aparece o nome de Antônio Carlos Vieira; e Célio Avelino é o nome indicado para o departamento jurídico.

Bezerra Coelho anuncia sua equipe

Gianny Melo



Futuro presidente do Santa Cruz vai registrar a candidatura hoje, no Arruda
Ontem à tarde, lideranças políticas do Tricolor se reuniram, em Boa Viagem
GUSTAVO LUCCHESI

No último e decisivo encontro envolvendo todos os blocos políticos do Santa Cruz, ontem, num prédio localizado na avenida Boa Viagem, o futuro presidente Fernando Bezerra Coelho anunciou, oficialmente, a formação geral da equipe que irá assumir o comando das Repúblicas Independentes do Arruda a partir do dia 7 de outubro até dezembro de 2010. Dando fim ao festival de especulações que alimentavam os bastidores políticos do clube, a única surpresa ficou por conta do anúncio de Sidnei Aires para a vice-presidência do Executivo, já que nomes como o do atual secretário de Transportes do Governo, Sebastião Oliveira, surgiam melhores cotados nas “bolsas de apostas” do Santa Cruz. Aires, que ocupará o lugar de Fred Arruda, atual vice-presidente licenciado, é homem de confiança de Bezerra Coelho e seu braço direito no Porto de Suape, onde exerce a função de gerente geral de Projetos Estratégicos.

Já em relação ao tão cobiçado cargo de presidente do Conselho Deliberativo, quem levou a melhor foi o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Bartolomeu Bueno, que assume o lugar que será deixado por Alexandre Férrer, com o Conselho ainda recebendo como primeiro e segundo secretários, respectivamente, Nevton Borba e o secretário executivo da Fazenda, Roberto Arraes.

Para substituir João Braga no comando da Comissão Patrimonial, o engenheiro José Augusto de Paula foi o escolhido, ficando responsável pela, já anunciada, reforma do estádio do Arruda, que só será reaberto em janeiro, para o Estadual 2009. O jurista Célio Avelino ficará responsável pelo Departamento Jurídico do Tricolor, assumindo a vaga de Eduardo Lopes. Nome bastante respeitado no meio jurídico do Estado, Avelino chegou a ser candidato à presidência do Tricolor em 2002, mas desistiu de última hora. O diretor de comunicação coral será Antônio Carlos Júnior. Já a segurança Patrimonial do clube ficará nas mãos do Tenente-Coronel Alexandre Carvalho.

O nome do futuro diretor administrativo só será revelado hoje, no final da tarde, junto com a cerimônia, marcada para as 17h, na sede do Santa Cruz, onde será feito o religamento oficial da energia elétrica fornecida pelo Celpe ao clube, após quase quatro anos funcionando à base de geradores. Minutos antes do evento, Bezerra Coelho irá protocolar o registro oficial da sua candidatura à presidência do clube, já que o prazo final é até o fim do expediente de hoje.

Os dez empresários que formarão o novato Conselho Consultivo Empresarial do Mais Querido serão anunciados até sexta-feira. Já o cargo de diretor de futebol, que passará a ser remunerado, só será conhecido no final do mês que vem. “Todos serão peças fundamentais na minha gestão”, comentou Bezerra Coelho.

Bezerra anuncia novas caras


Numa reunião realizada ontem, na residência do principal articular da chapa de consenso do Santa Cruz, o conselheiro do clube, Tonico Araújo, foram anunciados os demais nomes da diretoria encabeçada por Fernando Bezerra Coelho, que deverá ser aclamado o próximo presidente tricolor, no pleito do dia 30. Curiosamente, o anfitrião esteve ausente, pois precisou resolver questões profissionais em Aracaju (SE). Contudo, todos os grupos políticos estiveram representados no encontro. O ex-presidente coral, Romerito Jatobá, não compareceu, tampouco Antônio Luís Neto. Ambos eram os candidatos do grupo União de Verdade. Entretanto, o ex-presidente da Comissão Patrimonial, Ricardo de Paula, os representou no evento.

No final do encontro, o qual a imprensa não pôde acompanhar, o próprio candidato à presidência do clube, Fernando Bezerra Coelho, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, anunciou os nomes dos demais componentes de sua futura diretoria. A maior expectativa pairava sobre o nome do presidente do Conselho Deliberativo, para o qual foi convidado – e aceitou – o desembargador Bartolomeu Bueno, atual vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele será auxiliado por Nevton Borba, atual gerente de TI da Secretaria Estadual da Fazenda, que será o primeiro secretário, e também por Roberto Arraes, que hoje é o titular da Secretaria Executiva da Receita Estadual.

Outro posto esperado era justamente o vice-presidente-executivo. O cargo, considerado o braço direito do presidente, será ocupado pelo vice-presidente-executivo e diretor de novos negócios do Porto de Suape, Sidnei Arraes.

Já a Comissão Patrimonial, órgão que só existe na estrutura administrativa do Santa Cruz (entre os três grandes clubes do Recife), ficará com o engenheiro José Augusto de Paula. Já a Diretoria Jurídica coral será exercida pelo advogado Célio Avelino.

Outros dois nomes anunciados por FBC pegaram os jornalistas de surpresa. O tenente-coronel da Polícia Militar, Alexandre Carvalho, será o diretor de Segurança Patrimonial do Arruda. Ele ocupa o cargo de secretário-executivo da Casa Militar, também do governo do Estado de Pernambuco. Antônio Carlos Vieira Júnior será o diretor de Comunicação Social. Como se vê, a maioria dos diretores virá do setor público, exceção feita ao advogado Célio Avelino e a José Augusto de Paula.

O futuro presidente adiantou que ainda irá definir outros dois cargos: o diretor da área Administrativa-Financeira, que será divulgado até o dia da posse, e o diretor remunerado de Futebol, que deverá ser escolhido até o final de novembro.

Segundo Bezerra Coelho, os integrantes do Conselho Consultivo Empresarial, órgão informal (não constante no organograma do clube) e composto por dez empresários de destaque, será revelado até sexta-feira, ao passo que o planejamento estratégico para o Santa Cruz será apresentado ao Conselho Deliberativo na primeira reunião, uma semana após a posse.

O registro oficial da chapa, tratada como consensual por todos, será hoje, às 17h. No mesmo horário, com a presença de executivos da concessionária pública, haverá o religamento da energia do Arruda pela Celpe, após a renegociação da dívida.

Os homens do presidente


Fernando Bezerra Coelho definiu ontem, em reunião, as pessoas que vão ajudá-lo na administração coral no próximo biênio

O Santa Cruz já tem os seus futuros dirigentes de consenso para as eleições do clube que serão realizadas em 30 de setembro. Ontem, em uma reunião com a presença do futuro presidente, Fernando Bezerra Coelho, ficaram definidos os nomes dos demais integrantes da chapa, que será inscrita hoje e futuramente será aclamada para gerir os caminhos do clube coral no próximo biênio. São eles: Sidney José Aires (vice-presidente de Suape), que será o vice-presidente executivo; José Augusto de Paula, empresário que vai atuar na presidência da Comissão Patrimonial; e o desembargador Bartolomeu Bueno, que será o presidente do Conselho Deliberativo do Tricolor.

Segundo o futuro vice-presidente coral, Sidnei José Aires, a reunião foi muito positiva. "Foi importante para a gente fechar a chapa de comum acordo com todos que vão trabalhar para reerguer o Santa Cruz. Além da chapa, também ficaram definidos os nomes dos 175 conselheiros que vão colaborar juntamente com os 75 beneméritos já existentes no clube", disse.

O futuro dirigente disse ainda que algumas diretorias remuneradas serão criadas para que estas pessoas se dediquem exclusivamente ao Santa Cruz. "Já definimos os diretores de comunicação, que será Antônio Júnior, o de segurança patrimonial, que será o tenente-coronel Alexandre Carvalho, e o diretor jurídico, que será o advogado Célio Avelino. Porém, ainda vamos decidir os nomes que vão se dedicar ao futebol e também à parte administrativa e financeira do clube", explicou Aires.

Já quando questionado sobre a possibilidade da paulista Deloit ser contratada e realizar um projeto de gestão para o clube, o futuro vice-presidente foi enfático: "Estamos em negociação, mas nada ainda foi definido. Estamos, em um primeiro momento, buscando levantar todos os detalhes da situação do clube para só depois elegermos as nossas prioridades", destacou Sidnei José Aires.

Luz - E se o torcedor coral sonhava com uma luz no fim do túnel, ela começou a aparecer ontem. Com muito empenho do próprio Fernando Bezerra Coelho, de João Caixero e até do ex-presidente Luís Arnaldo - que recentemente faleceu vítima de câncer, mas foi responsável por toda impermeabilização da casa de força - o clube voltou a receber, ontem, energia fornecida pela Celpe.

A cúpula coral

Presidente: Fernando Bezerra Coelho

Vice-presidente: Sidney José Aires

Presidente Patrimonial: José Augusto de Paula

Presidente Deliberativo: Bartolomeu Bueno

1º secretário do Conselho: Nevton Borba

2º secretário do Conselho: Roberto Arraes

Diretor de comunicação: Antônio Júnior

Diretor jurídico: Célio Avelino

Diretor de segurança patrimonial: Alexandre Carvalho

Obs.: os nomes do diretor de futebol e da área administrativa e financeira ainda não foram definidos