Numa reunião realizada ontem, na residência do principal articular da chapa de consenso do Santa Cruz, o conselheiro do clube, Tonico Araújo, foram anunciados os demais nomes da diretoria encabeçada por Fernando Bezerra Coelho, que deverá ser aclamado o próximo presidente tricolor, no pleito do dia 30. Curiosamente, o anfitrião esteve ausente, pois precisou resolver questões profissionais em Aracaju (SE). Contudo, todos os grupos políticos estiveram representados no encontro. O ex-presidente coral, Romerito Jatobá, não compareceu, tampouco Antônio Luís Neto. Ambos eram os candidatos do grupo União de Verdade. Entretanto, o ex-presidente da Comissão Patrimonial, Ricardo de Paula, os representou no evento.
No final do encontro, o qual a imprensa não pôde acompanhar, o próprio candidato à presidência do clube, Fernando Bezerra Coelho, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, anunciou os nomes dos demais componentes de sua futura diretoria. A maior expectativa pairava sobre o nome do presidente do Conselho Deliberativo, para o qual foi convidado – e aceitou – o desembargador Bartolomeu Bueno, atual vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele será auxiliado por Nevton Borba, atual gerente de TI da Secretaria Estadual da Fazenda, que será o primeiro secretário, e também por Roberto Arraes, que hoje é o titular da Secretaria Executiva da Receita Estadual.
Outro posto esperado era justamente o vice-presidente-executivo. O cargo, considerado o braço direito do presidente, será ocupado pelo vice-presidente-executivo e diretor de novos negócios do Porto de Suape, Sidnei Arraes.
Já a Comissão Patrimonial, órgão que só existe na estrutura administrativa do Santa Cruz (entre os três grandes clubes do Recife), ficará com o engenheiro José Augusto de Paula. Já a Diretoria Jurídica coral será exercida pelo advogado Célio Avelino.
Outros dois nomes anunciados por FBC pegaram os jornalistas de surpresa. O tenente-coronel da Polícia Militar, Alexandre Carvalho, será o diretor de Segurança Patrimonial do Arruda. Ele ocupa o cargo de secretário-executivo da Casa Militar, também do governo do Estado de Pernambuco. Antônio Carlos Vieira Júnior será o diretor de Comunicação Social. Como se vê, a maioria dos diretores virá do setor público, exceção feita ao advogado Célio Avelino e a José Augusto de Paula.
O futuro presidente adiantou que ainda irá definir outros dois cargos: o diretor da área Administrativa-Financeira, que será divulgado até o dia da posse, e o diretor remunerado de Futebol, que deverá ser escolhido até o final de novembro.
Segundo Bezerra Coelho, os integrantes do Conselho Consultivo Empresarial, órgão informal (não constante no organograma do clube) e composto por dez empresários de destaque, será revelado até sexta-feira, ao passo que o planejamento estratégico para o Santa Cruz será apresentado ao Conselho Deliberativo na primeira reunião, uma semana após a posse.
O registro oficial da chapa, tratada como consensual por todos, será hoje, às 17h. No mesmo horário, com a presença de executivos da concessionária pública, haverá o religamento da energia do Arruda pela Celpe, após a renegociação da dívida.