segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fito Neves tem quatro desfalques e dois retornos

Assim como vem acontecendo desde que chegou ao Santa Cruz, o técnico fito Neves não poderá contar com todos os atletas do seu elenco para o próximo confronto do Campeonato Pernambucano, contra o Vera Cruz, às 16h, no Arruda.

Para esta partida, o treinador terá quatro desfalques certos. O volante Leandro Biton levou o cartão vermelho e cumpre suspensão automática. O lateral-esquerdo, o volante Alexandre Oliveira e o atacante Thiago Capixaba levaram o terceiro cartão amarelo e também cumprem suspensão.

Mas nem tudo é negativo no Arruda, pois o atacante Rosembrik e o zagueiro Marcelo Heleno cumpriram suspensão e estão à disposição do comandante coral. O goleiro Paulo Musse e o zagueiro Anderson ainda podem ser liberados pelo Departamento Médico e abrir um pouco o leque de opções de Fito Neves.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa arranca vitória

Debaixo de muita chuva, Tricolor vence o Porto por 2X1 e se livra do hexagonal da morte somando 27 pontos

José Gustavo
Enviado especial


Caruaru - Em uma partida marcadva por um verdadeiro dilúvio, onde a bola pouco conseguiu rolar no castigado gramado do Estádio Antônio Inácio, que mais parecia uma piscina, o Santa Cruz acabou arrancando uma excelente vitória por 2 x 1, ontem, em Caruaru. Mas, as curiosidades do jogo não se limitaram apenas ao temporal que desabou na capital do agreste. Os três gols do confronto foram marcados em penalidades, sendo duas delas - uma de cada lado - bastante questionadas. O atacante Thiago Capixaba foi o autor dos dois gols corais, enquanto que Joelson descontou para o Porto.

O resultado acabou sendo muito significativo para o Santa Cruz. Os três pontos conquistados ontem levaram o time à liderança isolada do hexagonal da morte e a somar 27 pontos. Mais que isso. Foram enterradas, definitivamente, as chances de rebaixamento para a segunda divisão. No próximo ano, o Tricolor terá presença garantida na elite do Estadual.

Quando a bola começou a rolar, o sol ainda marcava presença, apesar de tímido, no Antônio Inácio. O Santa Cruz aproveitou. O time coral jogava em velocidade buscando, principalmente, as arrancadas dos atacantes Thiago Capixaba e Thomas Anderson. E não demorou muito para o Tricolor abrir o placar quando, aos 8 minutos, Thiago Capixaba foi empurrado na área. Pênalti. O próprio Capixaba cobrou, com sua característica paradinha, e fez 1 x 0.

Em desvantagem no placar, o Porto teve que sair para o jogo. Foi quando a chuva começou a cair e não parou até o intervalo. Enquanto deu para a bola rolar, o jogo ficou bastante disputado. Aos poucos, as poças foram se formando e o gramado passou a ficar complicado. Aos 35 minutos, a malandragem que sobrou no zagueiro Gonçalves faltou no volante Bruno do Santa Cruz. O zagueiro jogou-se no chão e o árbitro marcou pênalti. Joelson cobrou bem e deixou o placar igual: 1 x1

Apesar de ter dado uma trégua no intervalo da partida, a chuva voltou com toda força, em forma de um verdadeiro dilúvio, na etapa final. O futebol, literalmente, foi trocado pelo pólo aquático. Em uma jogada de toques por elevação, o Santa Cruz chegou ao seu segundo gol, novamente, em um pênalti duvidoso, quando William disputou bola com Arlindo. Thiago Capixaba fez: 2 x 1. A partir daí, a partida ficou impraticável. Ainda assim, o árbitro Sebastião Rufino filho levou o confronto até o seu final.

Porto 1
Danilo; Val, Gonçalves, Stanley e Arlindo; Cosme (Mauro), Rômulo, Márcio (Marquinhos Paraná) e Guego (Juninho); Joelson e Marlos. Técnico: Erasmo Forte.

Santa Cruz 2
Jaílson; Memo, Leandro Biton e Chiquinho; William, Alexandre Oliveira, Bruno, Miller (George) e Max (Alexandre Aguiar); Thomas Anderson e Thiago Capixaba (Allan Reuber). Técnico: Fito Neves.

Local: Estádio Antônio Inácio (Caruaru). Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Pedro Wanderley e Ricardo Menezes. Gols: Joelson (P); Thiago Capixaba (2) (SC). Cartões Amarelos: Cosme, Danilo, Arlindo, Gonçalves e Marquinhos Paraná (P); Leandro Biton, Chiquinho e Alexandre Aguiar (SC). Cartão Vermelho: Marquinhos Paraná (P); Leandro Biton (SC). Público e Renda: Não divulgados.

Minuto a minuto

1º tempo

7 min - Chiquinho cobra falta na área, o goleiro Danilo sai errado e Thiago Capixaba não aproveita.

8 min - Ataque rápido do Santa Cruz. Bola enfiada para Thomas Anderson, que acha Thiago Capixaba entre os zagueiros. O atacante dominou e foi derrubado na área. Pênalti.

9 min - O próprio Thiago bateu com categoria e fez 1 x 0.

14 min - Falta cobrada na área coral e Gonçalves cabeceia por cima do travessão com muito perigo.

20 min - Gonçalves arriscou de fora da área sem perigo para Jaílson.

30 min - Arlindo chuta de longe fraco e fácil para Jaílson.

35min - Gonçalves simulou um empurrão e o árbitro caiu. Pênalti.

37 min - Joelson cobrou com categoria e empatou o jogo: 1 x1.

42 min - Thomas arrisca da intermediária e a bola passa raspando à trave de Danilo

2º tempo

1 min - Max cruza na área e Thiago Capixaba chega para finalizar com perigo.

13 min - Contra-ataque rápido, Alexandre Oliveira para Thiago Capixaba, que cruzou na área. O lateral Arlindo divide a bola com William, que cai no gramado e o árbitro Sebastião Rufino marca pênalti.

14 min - Thiago Capixaba cobra com categoria e fez: 2 x 1.

20 min - Arlindo, do Porto, arrisca belo chute no travessão.

38 min - Thomas Anderson chuta colocado por cima raspando o travessão.

Atuações

Santa Cruz

Jaílson - Mostrou personalidade em uma partida bastante complicada para um goleiro. 7

Memo - Apesar da pouca qualidade técnica, se supera pela raça. 6

Leandro Biton - Vinha muito bem até ser expulso em um momento delicado do jogo. 4

Chiquinho - O melhor do setor defensivo. 7

William - Fez uma de suas melhores partidas. Bem no apoio e na marcação. 7

Alexandre Oliveira - Um gigante no meio-campo mostrou muita forma e raça na marcação. 7

Bruno - Falhou apenas no lance que originou o pênalti em Gonçalves. No resto não comprometeu. 5,5

Miller - Apagado demais no primeiro tempo. No segundo limitou-se a marcar. 4

(George - entrou no final e fica sem nota).

Max - Fez o feijão com arroz. 5

(Alexandre Aguiar - entrou no final e fica sem nota).

Thomas Anderson - Movimentou-se bem abrindo espaços e faltou um pouco mais de capricho na finalização. 7

Thiago Capixaba - Fez a diferença enquanto esteve em campo. Mostra uma frieza impressionante nas cobranças de pênaltis. 8.

(Allan Reuber - Entrou parasegurar mais a marcação e deu conta do recado. 6)

Porto

O time do técnico Erasmo Forte tem muita qualidade e se mostrou um grande lutador dentro de campo. Destaque para o atacante Joelson, autor do único gol, que movimenta-se bastante na frente e tem um belo chute. O Porto teve sua apresentação dificultada, principalmente com a expulsão do meia Marquinhos Paraná.

Livre do rebaixamento

O sentimento era de alívio no vestiário do Santa Cruz. E não poderia ser de outra forma. Afinal, o fantasma do rebaixamento para a segunda divisão do Pernambucano foi exorcizado completamente. "É claro que nós queríamos estar disputando o título, mas o alívio que estamos sentido é de dever cumprido por ter livrado o rebaixamento", afirmou o volante Alexandre Oliveira, um verdadeiro guerreiro na partida de ontem.

Os sorrisos e abraços se multiplicavam ao final do jogo. Depois de tantas adversidades, o primeiro objetivo tinha, finalmente, sido cumprido. O segundo, agora, é a grande meta: terminar o Estadual na terceira colocação. "Vamos buscar isso com o mesmo empenho e dedicação que estamos mostrando em campo", disse o volante/zagueiro Memo.

Um dos mais felizes e festejados no vestiário foi o atacante Thiago Capixaba. Com os dois gols marcados ontem, ambos de pênaltis, o jogador virou o artilheiro isolado do time com seis gols. O interessante é que Capixaba só jogou cinco partidas no Santa Cruz. "Para mim nãoimporta os gols. É claro que gosto de marcá-los, mas o melhor mesmo é o time vencer e isso está acontecendo", disse o atacante. Outro dado curioso sobre o atacante é que desde que chegou ao clube não viu o Santa Cruz perder. Já são cinco jogos invictos.

Quem também se mostrou satisfeito com o seu desempenho foi o goleiro Jaílson. O jogador fez sua estréia como titular do Santa Cruz e praticou algumas defesas importantes no jogo de ontem. "Espero agora dar continuidade ao meu trabalho. Respeito muito o Paulo Musse e o Jean, mas quero o meu espaço no time e vou continuar lutando por ele", comentou.

O elenco tricolor ganhou folga durante todo o dia de hoje. A reapresentação está marcada apenas para amanhã, pela manhã, no Arruda. Para a partida contra o Vera Cruz, no próximo domingo, o técnico Fito Neves já pode comandar o time na área técnica. Sua punição, de 30 dias, encerrou-se no jogo de ontem diante do Porto. Porém, Fito terá dois desfalques certos: Leandro Biton (expulso) e Thiago Capixaba, com o terceirocartão amarelo, cumprem suspensão. Por outro lado, o treinador terá o retorno de Rosembrick e também do zagueiro Marcelo Heleno.

Palavra do professor

O time foi bastante aplicado e soube jogar com muita inteligência. Tocamos a bola quando era para tocar. Quando a chuva aumentou e o gramado ficou impraticável, o time também soube chutar forte e garantir a vitória. Esse resultado foi importantíssimo. O Santa está livre definitivamente do rebaixamento à segunda divisão. Além disso chegamos à segunda vitória consecutiva e o time vai ganhando moral. Agora é continuar trabalhando forte para manter a pegada e ir buscar o segundo objetivo que é o terceiro lugar no Pernambucano.

Adilson Davi - técnico interino

O árbitro

O árbitro Sebastião Rufino Filho teve uma atuação bastante questionada ontem, em Caruaru. E não poderia ser diferente. Em um verdadeiro temporal que caiu durante mais de 70 minutos de jogo, foi até o final em um campo, nitidamente, sem condições. Deveria, na verdade, ter encerrado a partida ao final do primeiro tempo, pois o gramado já não apresentava a menor condição de jogo. A etapa final foi pior ainda. Rufino Filho marcou dois pênaltis bastante duvidosos: o do empate do Porto e o da vitória do Santa Cruz.

Santa vence e espanta de vez o rebaixamento

Aguinaldo Lima



Num jogo de três pênaltis, corais derrotaram o Porto por 2x1
Thiago Capixaba (E) marcou os dois gols tricolores
RICARDO PERRIER

CARUARU - No duelo dos tricolores ontem, no Estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru, em partida válida pelo Hexagonal da Morte, o Santa Cruz levou a melhor e acabou derrotando o Porto por 2x1. Diante do gramado encharcado, que impossibilitou o toque de bola, os gols acabaram surgindo em três penalidades. Com o resultado, o time coral afasta definitivamente qualquer possibilidade de rebaixamento e entra de vez na luta pela terceira colocação geral na competição.

Enquanto o gramado deu condições de jogo, as duas equipes até que mostraram um bom futebol. Aos oito minutos, numa boa descida do ataque coral, o atacante Thiago Capixaba acabou sendo derrubado pelo zagueiro Gonçalves, e o árbitro assinalou a penalidade. O próprio Thiago foi para a cobrança, com direito à paradinha, tocando do lado direito do goleiro Danilo, que caiu para o outro lado, abrindo o marcador para o Tricolor do Arruda, aos nove minutos.

Por volta dos 22 minutos, a chuva engrossou e começou a castigar o gramado, prejudicando a qualidade técnica da partida. A água acabou acordando o Porto, que passou a pressionar em busca do empate, que surgiu também numa penalidade, logo após o zagueiro Leandro Biton segurar o zagueiro Gonçalves dentro da área. Joélson se encarregou da cobrança mandando do lado direito do goleiro Jaílson, aos 37 minutos.

A chuva ficou ainda mais forte na etapa complementar e, aos 13 minutos, Thiago Capixaba fez o cruzamento da direita, e o lateral-esquerdo Arlindo acabou atropelando o lateral-direito Willian, em mais uma penalidade assinalada na partida. Mais uma vez, o próprio Capixaba bateu e definiu o placar.

Ficha Técnica


Porto 1
Danilo; Val, Gonçalves, Stanley e Arlindo; Cosme (Mauro Sairé), Rômulo, Diego (Juninho) e Márcio (Marcos Paraná); Marcos e Jaílson.
Técnico: Erasmo Forte

Santa Cruz 2
Jaílson; William, Leandro Biton, Chiquinho e Max (Alexandre); Memo, Alexandre Oliveira, Bruno e Miller (George); Thomas Anderson e Thiago Capixaba (Alan).
Técnico: Fito Neves.

Local: Estádio Antônio Inácio de Souza
Àrbitro: Sebastião Rufino Filho; Assistentes: José Pedro Wanderley e Ricardo Menezes
Gols: Thiago Capixaba, aos 8 do 1° e aos 16 do 2º tempo; Joélson, aos 37 do 1° tempo
Cartões amarelos: Val, Stanley, Cosme e Marcos Paraná (Porto); Leandro Biton, Chiquinho, Bruno e Thiago Capixaba e Alexandre (Santa Cruz)
Cartões vermelhos: Marcos Paraná (Porto) e Leandro Biton (Santa Cruz)
Renda e público: não divulgados

Santa vence Porto por 2x1 e não pode mais cair

Vitória veio com dois gols de pênalti do atacante Thiago, que já tem seis com a camisa tricolor

Marcelo Sá Barreto

CARUARU – Em encontro marcado por chuva torrencial no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, ontem à tarde, e três pênaltis, brilhou a estrela do atacante Thiago, que converteu dois. Os lances foram capitais na vitória do Santa Cruz sobre o Porto, por 2x1 – pelos donos da casa, Joélson deixou sua marca. O resultado foi importante para os tricolores. Além de garantir permanência na Série A1 do Pernambucano em 2009, consolidaram a liderança do hexagonal da morte com cinco pontos à frente do Gavião, vice-líder. O time coral soma 27 pontos e volta a campo domingo, contra o Vera Cruz, no Arruda.

Bastante equilibrados no início, Santa Cruz e Porto eram distintos quanto à maneira de atuar. Os recifenses, com sete dos 11 titulares com menos de 21 anos, abusavam da velocidade e triangulações na entrada da área adversária. Seguros, os caruaruenses eram mais cautelosos e tocavam a bola de um lado para o outro, a fim de abrir espaços na sólida defesa tricolor.

A impetuosidade do Santa logo rendeu alegrias à torcida presente. Depois de uma jogada bem trabalhada, Thiago recebeu na área, mas foi barrado com falta pela defensiva do Porto. Pênalti cobrado e convertido pelo atacante, com direito a “paradinha”. Capixaba e William, pelo lado direito, continuaram a explorar os espaços deixados por Arlindo, mas o último passe a saía torto, prejudicando as ações.

Aos 20 minutos, um temporal começou a cair no estádio, ameaçando a parte técnica do espetáculo. Os erros surgiram em demasia, como esperado, e as equipes passaram a se arriscar em lançamentos longos e cruzamentos. Num desses, o árbitro Sebastião Rufino Filho observou falta duvidosa em Gonçalves, dentro da área. Aos 35, Joélson, que pouco antes havia testado para fora uma ótima oportunidade, deslocou Jaílson e empatou o encontro.

A chuva deu uma trégua no intervalo, mas deixou o campo encharcado. Talvez pelo fato de a partida não ter sido transmitida pela televisão, o juiz deu continuidade. A cancha estava semelhante à do jogo do Náutico x Salgueiro, suspenso pelo árbitro Antônio André, aos nove minutos do segundo tempo, no Estádio Cornélio de Barros, semana retrasada. Os jogadores acataram a decisão, mas o que se viu foi um show de horrores, com lances bisonhos.

O Santa deu mais sorte, mesmo “prejudicado” na virada de lado. A parte defensiva do Porto – a de ataque dos tricolores – era a mais alagada. A alegria coral começou a se estabelecer plenamente aos 13 minutos. Arlindo deu um carrinho na área, William também estava no lance, e a arbitragem marcou mais um pênalti duvidoso.

Aos 15 minutos, Thiago marcou seu segundo gol, afastando as chances de o tricolor ser rebaixado à Série A2. Em seguida, sem condições de partida, ficou a expectativa de que o árbitro pudesse encerrar o encontro. Não aconteceu. O jogo seguiu até os 48 minutos da etapa final.

FICHA DE JOGO

PORTO 1
Danilo, Val, Gonçalves, Stanley e Arlindo, Cosme (Mauro), Rômulo, Márcio (Marquinhos Paraná) e Guêgo (Juninho), Joélson e Marlos.
Técnico: Erasmo Forte.

SANTA CRUZ 2 Jaílson, Leandro Biton, Memo e Chiquinho, William, Bruno, Alexandre, Miller (George) e Max (Alexandre Aguiar), Thomas Anderson e Thiago (Allan).
Técnico: Adílson Davi (Interino).

Local: Estádio Antônio Inácio, em Caruaru. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Pedro Wanderley e Ricardo Menezes. Gols: Thiago, aos 9 minutos do 1º tempo e aos 15 do 2º, e Joélson, aos 36 do 1º. Cartões amarelos: Max, Leandro Biton, Thiago, Chiquinho, Alexandre Aguiar, Cosme, Val, Arlindo e Stanley. Expulsão: Marcos Paraná e Lenadro Biton. Juniores: Porto 2x1 Santa.

Fito comemora vitória e retorno

O pulo de felicidade do técnico Fito Neves, ao fim do jogo contra o Porto, no setor de arquibancada localizado atrás do banco de reservas onde estavam os tricolores, tinha motivo duplo: o triunfo e o fim da pena de 30 dias imposta pelo STJD. A partir da próxima semana, o treinador, que ficou o tempo todo embaixo de forte chuva, poderá voltar a comandar seus jogadores de perto. Sua “reestréia” é contra o Vera Cruz, domingo, no Arruda.

O técnico perdeu opções, mas ganhou o retorno de Marcelo Heleno e Rosembrik, peças importantes no seu esquema. No campo dos desfalques, Fito terá de descartar seu principal jogador de ataque: Thiago – com seis gols no Estadual –, por ter tomado o terceiro cartão amarelo. Ele foi melhor no encontro de ontem, em Caruaru.

Mesmo lamentando a ausência no confronto, o atleta estava feliz por sua boa atuação. “Não sou de driblar, mas parto para cima com velocidade. Quando estava indo para o jogo, comentei sobre a possibilidade de ter pênaltis na partida. Vieram logo dois, e pude convertê-los”, comemorou.

Sobre as faltas capitais cobradas sempre com “paradinhas”, essa é uma maneira antiga de desconcertar o goleiro, utilizada por grandes atacantes do Brasil. Caso de Romário, que recentemente comemorou a marca de mil gols na carreira.

“O goleiro geralmente escolhe um canto. Faço a parada antes de chutar, vejo para que lado ele estava se programando para pular e dou no contrapé”, explicou, sem esconder a alegria por ter vencido o Porto pela primeira vez no campeonato.

Debaixo de chuva forte, o volante Alexandre teria encerrado a partida se fosse o árbitro do confronto. Ele observou, no entanto, que a vitória sobre o Porto nas condições precárias do campo mostrou a real vontade dos tricolores. “Foi na chuva, na lama, mas foi bom. Mostrou que temos determinação para conquistar outros bons resultados”, finalizou.


Fala, técnico!

Faltou sorte

“O jogo teve muito de sorte. O campo estava ruim e qualquer um dos times poderia ganhar. Quando estava empate, buscamos a vitória. Quando estávamos perdendo, procuramos o empate”, disse Erasmo Forte, do Porto.

Aplicação

“Nosso time foi aplicado nos 90 minutos. Soube jogar com inteligência. Quando era necessário dar chutões, deu. Da mesma maneira, quando se mostrou necessário tocar e lançar, também fez”, disse Adílson Davi, do Santa.