quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ricardo Rocha: ‘Penso em um dia ser presidente do Santa’


Ídolo do Tricolor não se conforma com a situação calamitosa do clube

Marcello Carrapito
Rio de Janeiro

Um dos maiores ídolos da história do Santa Cruz, o ex-zagueiro Ricardo Rocha não se conforma com a situação calamitosa a que o seu clube do coração chegou. O Tricolor do Arruda foi rebaixado da Série C, e o tetracampeão não tem dúvida de quem é a culpa:

- Má administração. Disputou a Terceira Divisão com um time sem condições. Tudo de ruim aconteceu com o clube, e a torcida não merece, pois é maravilhosa - desabafa no intervalo do 'Jogo das Estrelas', nesta terça-feira, no Maracanã.

Para aqueles torcedores tricolores que sonham em ver o ídolo novamente no clube, aí vai um recado do próprio:

- Um dia, sem dúvida, penso em ser presidente do Santa Cruz. Só volto com um cargo muito alto. Mas entrou um cara sério lá e acho que a coisa vai mudar - opina.

Gramado começou a ser plantado


GUSTAVO LUCCHESI

No primeiro dia do recesso de todo o Departamento de Futebol coral, o novo gramado do Arruda começou a ser plantado, ontem à tarde. Com a presença de cerca de 200 torcedores, os rolos de grama foram sendo colocados aos poucos, com todo o processo devendo ser encerrado apenas na sexta-feira, de acordo com as informações do presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula. Após a colocação de todo o material, ele receberá apenas água e adubo, precisando de cerca de dez a 15 dias para enraizar e se fixar de vez no solo. Ontem, foram colocados apenas os primeiros 300 tapetes de grama, com os 100 restantes devendo chegar amanhã.

Vale ressaltar que todo o trabalho de solo e plantação do gramado foi feito pela Greanleaf, mesma empresa responsável pelo piso do estádio João Havelange, o Engenhão, no Rio. Além disso, a partir de agora, o sistema de irrigação do José do Rêgo Maciel será todo automatizado, sendo acionado a cada duas horas, com duchas de meia hora de duração cada.

José Augusto de Paula ainda informou que, a partir de janeiro, os donos de cadeiras e camarotes no Arruda poderão efetuar as cobranças através de boletos bancários, solicitando que esses pagamentos sejam feitos a partir de 2 de janeiro até o dia 3 de fevereiro, com essa medida tendo a finalidade de “dar a chance da Comissão Patrimonial poder se programar com uma renda fixa”, segundo o próprio José Augusto. Aproveitando a ocasião, o homem forte da Patrimonial aproveitou para garantir, mais uma vez, que o gramado estará pronto para receber a estréia coral em casa, dia 18 de janeiro, diante do Central.

Apesar de dar mais uma mostra de fidelidade ao clube de coração, a torcida coral também foi personagem principal de cenas lamentáveis, ontem, após se achar no direito de xingar alguns profissionais da Imprensa que adentravam o Arruda.

Festa para o novo tapete


APOIO // Cerca de 500 torcedores foram ao estádio do Arruda para assistir ao início da colocação do gramado

Foi uma festa com direito, inclusive, a rojões, gritos de guerra, fotos - muitas fotos, por sinal - e hino do Santa

Cruz cantado por um público de mais de 500 torcedores. A chegada do novo gramado do Arruda acabou virando um acontecimento marcante para quem esteve ontem, no final da tarde, no estádio José do Rego Maciel. Mostrou também que o torcedor coral dará um apoio incondicional ao time na próxima temporada.

Os portões de acesso ao estádio foram abertos cinco minutos antes do horário previsto. Por volta das 15h55, os primeiros tricolores entraram no setor de sociais e puderam observar a primeira leva de grama já colocada. A animação e o semblante de felicidade estava estampado no rosto de cada um deles. Era algo que já vinha sendo esperado há mais de dois meses quando os trabalhos se iniciaram.

Não demorou muito para a social receber um público considerado. A medida que o trator entrava no campo com dois rolos de grama, os aplausos aumentavam. Chegaram ao Arruda ontem apenas três das oito carretas que vão trazer rolos de gramas. São 50 rolos de 70 centímetros por 40 metros em cada carreta. As outras cinco são esperadas até a sexta-feira. A previsão é para encerrar o processo de colocação do gramado até, no máximo, a próxima terça-feira. A partir daí, o gramado será adubado e irrigado para se fixar no solo. Isso deve demorar no máximo 15 dias.

"Sem dúvida alguma vamos fazer a estréia do gramado em 18 de dezembro como estava previsto em nosso cronograma", disse o presidente da Comissão Patrimonial, José Augusto de Paula.

Irrigação

Quem compareceu ao Arruda ontem também pode registrar em fotos, a primeira irrigação do novo gramado tricolor. O processo é simples e totalmente informatizado. De duas em duas horas, o sistema de irrigação é ligado, automaticamente, para molhar entre 15 e 20 minutos a grama. "Esse é um dia histórico. Lembro quando era criança e saia com meus amigos para arrumar tijolos e ajudar na construção do estádio. Agora é diferente. O presidente está conseguindo todo o dinheiro", disse Manoel Mariano, 54 anos, aposentado.

Apesar da empolgação da grande maioria dos torcedores, Manoel Mariano mostra-se temerosos se os resultados não acontecerem dentro de campo quando a bola rolar. "O medo que faz é essa torcida se virar contra Fernando Bezerra Coelho quando o time perder algum jogo. Devemos pensar que esse é um momento de reestruturação e nada pode impedir nosso crescimento, muito menos jogos", completou. Para o motorista tricolor André Marques, de 32 anos, o mais importante é o dia em que inicia-se o Pernambucano. "Quero voltar a torcer no campo. Vou para todos os jogos", disse.

Daniel Horst empolgado com a torcida

Apesar de ser pouco conhecido do torcedor tricolor, o zagueiro Daniel Horst, 27 anos, traz no currículo um título de campeão brasileiro, em 2001. O jogador fez parte do elenco do Atlético-PR, que também tornou-se campeão paranaense naquele mesmo ano. De volta ao Brasil, o zagueirão não pensou duas vezes ao aceitar o convite para defender o Santa. "Sei que a torcida do Santa Cruz é enorme e bastante apaixonada. Gosto de atuar em clubes de massa. Isso é o que mais está me motivando em jogar aí, no Santa", afirmou Daniel, por telefone, ao repórter Iranildo Silva, da Rádio Clube.

O novo zagueiro tricolor, anunciado anteontem no pacote de Natal - de nove reforços - estava atuando no Alwak, do Catar. Antes, porém, teve passagem pelo futebol mexicano, onde ficou duas temporadas. Depois retornou ao Brasil para atuar no Londrina-PR e Criciúma-SC, antes de voltar para jogar no exterior.

"Sei a situação atual do Santa Cruz e, inclusive, que teremos de buscar uma vaga na Série D pelo estadual. Mas a diretoria está formando um time muito competitivo e tenho certeza de que vamos brigar pelo título do Pernambucano", afirmou Daniel, que diz ser um zagueiro que gosta de jogar como líbero, preserva o posicionamento tático e "as vezes gosto de fazer meus gols de cabeça", completou.

Assim, como todos os atletas anunciados recentemente pela direção coral, Daniel só se apresenta para a pré-temporada, em 2 de janeiro, quando o time segue para Ipojuca. A estréia do Santa Cruz no Pernambucano será diante do Sete de Setembro, em Garanhuns, no dia 11 de janeiro.