quarta-feira, 28 de maio de 2008

Santa Cruz tenta a contratação de Jardel

Tricolor busca solução para ataque na disputa da Série C

LANCEPRESS!

O presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, confirmou nesta terça-feira, o contato feito ao artilheiro Jardel, ex-Grêmio e Porto, de Portugal, para que o atacante defenda o Santa Cruz na disputa do Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão deste ano. O jogador vem se recuperando de problemas de dependência de drogas em Fortaleza.

– Conversei com Jardel e o procurador dele, seria um grande reforço para o Santa Cruz e ele seria um novo ídolo para a torcida. A negociação não está acertada e vamos esperar uma posição dele – afirmou Edson Nogueira.

Numa recente entrevista, Jardel, que hoje conta com 34 anos, afirmou que gostaria de voltar a defender o Grêmio, clube que o projetou para o mundo e onde conquistou a Libertadores da América pelo Tricolor gaúcho em 1995. Em 19 anos de carreira e 15 clubes no curriculo, Jardel acumulou 21 títulos profissionais.

Mário Jardel desejado na Série C

Santa Cruz do Recife já negoceia com avançado

Mário Jardel, o avançado que brilhou no futebol português ao serviço do FC Porto e do Sporting, está a um passo de regressar ao activo, depois de ter assumido publicamente o uso de drogas. O principal interessado na contratação do artilheiro é o Santa Cruz do Recife, clube que milita na 3.ª Divisão do futebol brasileiro. Segundo o presidente Edson Nogueira, o Santa já encetou negociações com o jogador, actualmente com 34 anos. “Conversámos com ele e com o seu procurador. Seria um nome excepcional. Jardel é um jogador consagrado mundialmente e que está a passar por um momento difícil na vida pessoal, buscando visibilidade e querendo provar que continua a ser goleador”, afirmou o dirigente, não escondendo que a contratação de Super Mário “iria valorizar o campeonato (Série C) e seria o ídolo que a torcida não tem”.

O treinador da equipa, Fito Neves, também vê com bons olhos a possibilidade de contar com o atacante, que em sete temporadas no futebol português foi cinco vezes o melhor marcador do campeonato. “Tive um contacto com ele e conversámos mais de meia hora no sábado. Estamos a estudar a viabilidade de o trazer para a nossa equipa, mas ainda não há nada concretizado”, afirmou.

Recorde-se que Jardel conheceu nove clubes nos últimos cinco anos, estando desempregado desde que deixou o Newcastle Jets, da Austrália.

Autor: A.C.

Santa ainda não desistiu de Thiago Capixaba

Do JC OnLine

O Santa Cruz perdeu a primeira tentavida de reaver o direito de contar com o atacante Thiago Capixaba no seu elenco para a Série C do Campeonato Brasileiro. O tricolor tentou a tutela antecipada do vínculo do jogador, negada nesta terça-feira (27). No entanto, o caso ainda não está perdido, pois o primeiro julgamento do caso está marcado para o próximo dia 11. O jogador alegou atraso nos salários e outras irregularidades, como o não registro em sua carteira de trabalho.

De acordo com o advogado do Santa, Eduardo Lopes, as alegações do jogador não procedem e ele vai anexar casos semelhantes em sua defesa para provar que o contrato com jogadores de futebol é feito de maneira diferente de outras categorias profissionais. "Tentamos recorrer antes do julgamento para reestabelecer o vínculo do jogador. Mas não tem nada perdido, pois sequer houve a primeira audiência", ponderou.

Ainda no extra-campo, o ex-supervisor tricolor, Flávio Lira, deu sua versão dos fatos que culmiaram com a derrota do tricolor por W.O. frente ao Decisão, no último sábado (25), pela Copa Pernambuco. O Santa não levou médico e foi declarado perdedor da partida, marcada para o Arturzão, em Bonito.

Segundo Lira, um médico local foi contratado para trabalhar no jogo. Porém, no dia da partida, ele recebeu uma ligação do profissional. "Estava tudo acertado e depois recebo uma ligação desse médico dizendo que recebeu instrução para não ir para o jogo. As demissões (dele e do médico Wilton Bezerra) foram para justificar o mau momento pelo qual o clube passa", apontou.

Presidente do Santa afirma que está atrás de mais oito reforços

Recife (PE) - O Santa Cruz, que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro deste ano, continua atrás de reforços para o torneio. O presidente do Coral, Édson Nogueira, anunciou nesta terça-feira que ainda pretende contratar mais oito jogadores, sendo dois goleiros, dois laterais, dois meias e dois atacantes.

Segundo o dirigente, só com essas oito contratações o treinador Fito Neves poderia garantir um time ao menos competitivo para tentar uma vaga ao acesso à Série B do ano que vem.

'Vou viajar amanhã e pretendo resolver parte dessas pendências nas contratações. Pelo menos um goleiro e um lateral esquerdo são imprescindíveis e acho que devemos acertar com os atletas dessas duas posições nos próximos dias', garantiu Nogueira, em entrevista ao site CoralNet.

Thiago Capixaba adotou o silêncio como resposta


Marcos Pastich/Arquivo Folha



Ex-atacante do Santa pode ter jogado no Guarani com outro nome
Atleta não falou, apesar dos contatos feitos pela reportagem da Folha
GUSTAVO LUCCHESI

Um dia após a Folha de Pernambuco publicar uma matéria na qual, através de indícios encontrados em documentos, foi levantada a possibilidade de o atacante Thiago dos Santos Cunha, ou Thiago Capixaba, como ficou conhecido apenas no Recife, ter jogado no Guarani/SP, em 2006, como Fábio dos Santos Cunha, ou Fabinho, modo como era chamado pela imprensa campineira, o atleta adotou o silêncio.

Com todos os celulares do ex-jogador do Santa Cruz incomunicáveis, a reportagem conseguiu entrar em contato com o seu procurador, Carlos Gonzaga. Ele informou que conseguiu falar com Capixaba ontem mesmo, porém, ele está preferindo descansar e não irá se pronunciar sobre o assunto, pelo menos nesta semana.

Segundo o próprio Gonzaga, há uma possibilidade de o atleta convocar uma coletiva na próxima semana, mas que essa idéia ainda será analisada por ele e o atleta. "Conversei com ele (Capixaba) hoje (ontem) mesmo, porém, só vamos nos pronunciar após conversar com nosso advogado".

O advogado de Thiago, Adriano Aquino, responsável apenas pela causa trabalhista que envolve o atacante e o Santa Cruz, informou que não possuía conhecimento sobre o passado da carreira do atleta, e que só ficou sabendo da possibilidade de Thiago ser Fábio através da imprensa. Ele ainda informou sobre um site da internet (www.websoccerclub.com), pouco conhecido, onde havia o nome de um Fábio dos Santos Cunha na ficha da partida Ponte Preta 4x2 Guarani, no dia 16 de março deste ano, em partida válida pela 15ª rodada do Paulistão.

Porém, a reportagem consultou a súmula oficial da partida citada, no site da Federação Paulista de Futebol (www.futebolpaulista.com.br), e não confirmou a informação passada pelo advogado, constatando até um Fábio no time do Bugre, porém, com o nome completo de Fábio Luís Borges Romão. "Ainda não consegui conversar com o atleta sobre o caso, mas possa ser que nem eu fique à frente disso. Sou advogado trabalhista", informou Aquino.

Outro ponto no mínimo curioso em toda a investigação feita é a coincidência no peso e altura de Fábio dos Santos Cunha, divulgadas no Guarani em 2006, e Thiago dos Santos Cunha, no Santa Cruz em 2008. Os dois atletas possuem o mesmo peso (69 quilos) e a diferença de altura de um para o outro é de apenas um centímetro, com Fabinho possuindo 1,78 metro e Thiago, 1,77 metro.

Santa Cruz

Optando por acompanhar tudo à distância, o Departamento Jurídico do Santa Cruz adotou a cautela no caso. "Vamos aguardar que o atleta se pronuncie. Se ele estiver errado e for julgado e condenado, pediremos a suspensão do contrato dele com o Santa Cruz, até que ele esteja apto a praticar o futebol novamente", disse o advogado coral, Eduardo Lopes. Ele destacou ainda que, caso a dupla identidade seja confirmada, o atleta pode ser enquadrado nos artigos 296 (falsidade documental) ou 299 (falsidade ideológica) do Código Penal, com penas variando entre um e seis anos de reclusão.

Edinho inicia maratona em São Paulo

A diretoria coral se apressa para conseguir reforços e fechar o elenco para a disputa do Brasileiro da Série C. Após sofrer com o atraso do vôo, o presidente tricolor, Édson Nogueira, o Edinho, só conseguiu desembarcar em São Paulo ontem à noite, não conseguindo cumprir as suas "missões" agendadas, remarcando tudo para hoje. A meta do mandatário coral é voltar para o Recife com oito jogadores contratados. Além disso, Edinho está perto de fechar com um novo fornecedor de material esportivo e com um patrocinador.

Por outro lado, a diretoria continua trabalhando no Arruda. Os cartolas aguardam uma resposta do veterano atacante Jardel (ex-Grêmio e Porto/POR), que ficou de pensar na contraproposta feita pelo Mais Querido. Os dirigentes também estão com outros nomes engatilhados, podendo anunciar três novos reforços antes do retorno de Edinho.

Em relação à parte judicial, o advogado do clube, Eduardo Lopes, já informou ter entrado com um mandato de segurança da segunda liminar a favor de Thiago Capixaba, dada pela Justiça do Trabalho, na segunda-feira. A primeira audiência está marcada para 11 de junho.

“Pacotão” à vista no Arruda

Embora ainda esteja longe de fechar o elenco para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz já estuda o lançamento de um “pacotão” para os três primeiros jogos marcados para o Arruda. Na próxima terça-feira, a diretoria tricolor pretende anunciar os preços a serem praticados e, conseqüentemente, o benefício concedido para os torcedores que adquirirem o carnê de entradas. A promoção só valerá para o bilhete de inteira.

O Santa Cruz está no Grupo 5 da Terceira Divisão e estréia fora de casa, dia 6 de julho. O reencontro com a torcida após dois meses e meio será três dias depois, contra o também pernambucano Central, pela segunda rodada. Na quarta rodada, dia 20, os tricolores recebem o Potiguar de Mossoró-RN. O terceiro e último jogo da fase no Arruda será pelo fechamento da primeira etapa, dia 27, contra o Campinense-PB.

Outras três partidas no Arruda só estarão garantindas se o time conseguir a classificação entre os dois melhores do primeiro quadrangular e passar à etapa seguinte, disputada nos mesmos moldes. A tendência é que o ingresso independente de arquibancada fique entre R$ 10 e R$ 12. “O pacote é uma forma de oferecer vantagem ao torcedor e conseguir dinheiro para o clube”, declarou o diretor Constantino Júnior.

A torcida tricolor também contará na Série C com a continuidade do Todos com a Nota. Serão 25 mil ingressos em cada confronto no Arruda disponibilizados pelo programa governamental. A torcida deve trocar R$ 100 em notas fiscais pelo Vale-Cidadão e executar a aquisição nos dias anteriores às partidas. Por cada entrada, o Santa Cruz receberá do governo do Estado a importância de R$ 3,50. Se chegar à fase final da competição, os corais podem arrecadar até R$ 1,6 milhão por intermédio do projeto, com 16 jogos disputados no Recife.

A idéia, agora, é tentar criar desde já um clima de identidade e apoio à equipe. A direção está apelando para que o torcedor coral comece a acompanhar o time durante a disputa da Copa Pernambuco, tratada como prioridade a partir de amanhã, quando será realizada a terceira rodada da competição. O Santa Cruz vai enfrentar o Catende, no Arruda, com portões abertos. Diferentemente das duas primeiras rodadas, os jogadores do grupo principal estão relacionados, assim como os contratados.

Com uma equipe formada por integrantes dos juniores e juvenis, na estréia o tricolor foi derrotado por 1x0 pelo Atlético Pernambucano, em casa, quinta-feira da semana passada. A segunda partida seria diante do Decisão, sábado, no Estádio Artur Tavares de Melo, em Bonito. Mas, por falta de médico na delegação recifense, o árbitro registrou vitória por WO para os donos da casa. Até o momento, os comandados de Fito Neves estão na lanterna do Grupo B, sem nenhum ponto contabilizado. Os dois primeiros se classificam.
PARCEIROS

O Santa Cruz está próximo de anunciar acordo com um novo fornecedor de material esportivo e um patrocinador para a camisa. As negociações vêm sendo conduzidas pelo próprio presidente do clube, Édson Nogueira. O mandatário coral também aproveita a viagem ao Sudeste para concretizar a contratação de reforços. A direção pode anunciar um pacotão de nomes até o fim de semana. Ao todo, devem desembarcar no Arruda até a estréia na Terceira Divisão cerca de dez jogadores.

Thiago Capixaba ou Fabinho?

O advogado do Santa Cruz, Eduardo Lopes, tranqüilizou ontem a torcida coral sobre uma possível punição para o clube caso seja mesmo comprovada a dupla identidade do atacante Thiago Capixaba. Após a denúncia de que o atacante também teria outro nome inscrito na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Lopes afirmou que o Santa não participou de ação fraudulenta, pois aceitou a documentação de Thiago dos Santos Cunha, inscrito na CBF. Nessa documentação, Thiago nasceu no dia 25 de abril de 1985, no Rio de Janeiro. A suspeita, porém, começou após uma reportagem no jornal Correio Popular, de Campinas, com uma foto do jogador, mas anunciando uma revelação do Guarani, então com 18 anos, em 2005.

Nesta matéria, no entanto, ele estava com o nome Fábio dos Santos Cunha, conhecido como 'Fabinho', e nascido em 25 de março de 1987. A última partida de Fabinho foi em 2006. Logo depois, Thiago retornou ao país, mesmo sem documentos comprovando a sua saída do Brasil. "Não temos como afirmar quem assinou com o Santa, se foiThaigo ou esse Fábio. Caso se prove isso, teríamos que suspender o contrato dele", disse Lopes.

Segundo a CBF, Fábio dos Santos naceu em Volta Redonda, mesmo local onde nasceu Thiago, de acordo com o site oficial do Santa. Se for comprovada a irregularidade, Thiago seria indiciado por falsidade ideológica.

Alheio à confusão, o presidente tricolor, Edson Nogueira, viajou para São Paulo em busca de reforços. Ele também negociará com um empresa para tentar firmar uma nova parceria. Na sexta, ele segue para Fortaleza, para tentar acertar a contratação do experiente atacante Jardel, de 34 anos.