quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Clima de harmonia no Santa não é mais o mesmo

Maurício Coutinho/Arquivo Folha



Informações de bastidores mostram um certo mal-estar no clube
Bartolomeu Bueno nega atritos com o presidente Fernando Bezerra Coelho
GUSTAVO LUCCHESI


Apesar de ainda continuar vivendo uma bela lua-de-mel com a torcida, a nova gestão do Santa Cruz começa a dar sinais de que o casamento interno dos dirigentes não é mais o mesmo e já demonstra estar perdendo aquela harmonia e felicidade demonstrada no dia 7 do mês passado, quando Fernando Bezerra Coelho tomou posse do cargo de presidente executivo do clube. Após Célio Avelino ter solicitado seu desligamento da diretoria jurídica, alegando problemas para conciliar seus compromissos pessoais com os da Cobra Coral, um episódio envolvendo o presidente do Conselho Deliberativo, Bartolomeu Bueno, demonstra que o conto de fadas vivido pelos dirigentes está ameaçado.

De acordo com informações vindas dos bastidores do clube, o homem-forte do Deliberativo não teria gostado da escolha de Bezerra Coelho pelo nome de Miguel Moura, que também integra a sua equipe do Porto de Suape, para assumir a direção jurídica do Tricolor, quando Eduardo Lopes era o preferido de Bueno e de outros integrantes da direção coral.

Além disso, o mandatário da Cobra Coral teria repassado a Moura o caso em que o Santa Cruz tenta cancelar a criação da Série D e assegurar a sua participação na Série C do próximo ano, fato que teria chateado Bueno, que fez todo o estudo da situação e estava à frente desta ação desde o início. Procurado pela reportagem da Folha de Pernambuco, o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Bartolomeu Bueno, negou qualquer mal-estar na sua relação com Fernando Bezerra Coelho, porém, anunciou algumas medidas que demonstram o contrário. “Não houve qualquer problema meu com o Fernando, só que, a partir de agora, vou me pôr no meu lugar e responder apenas o que diz respeito ao Conselho Deliberativo, onde recebi a função de presidi-lo. Não vou responder mais nada sobre o Executivo. Em relação ao cancelamento da criação da Série D não é mais comigo, existe uma pessoa para falar sobre isso e não sou eu”, disse Bueno.

Sobre a sua ausência na reunião semanal realizada toda segunda-feira com os integrantes da diretoria coral, onde o desembargador sempre foi uma das vozes mais importantes, uma pessoa ligada ao clube, que preferiu não ter seu nome divulgado, revelou que Bueno sequer foi chamado por Bezerra Coelho para o último encontro. “Eu não pude comparecer por um problema pessoal que tive que resolver, mas a partir de agora, não irei mais a nenhuma dessas reuniões”, finalizou o desembargador.

O presidente Fernando Bezerra Coelho embarcou ontem para Dubai, onde irá cumprir sua agenda de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, retornando ao Recife daqui a 15 dias.

Reunião para definir o elenco coral

Ciente do grande desafio que será montar todo o elenco coral que irá disputar o Estadual 2009, o novo técnico do Santa Cruz, Márcio Bittencourt, reuniu-se ontem, com o diretor de futebol Antônio Capella e com o diretor das divisões de base, Fred Arruda, para traçar o perfil dos atletas que deverão ser procurados para reforçar o Mais Querido. Com 16 jogadores remanescentes da gestão passada, a grande maioria com idade inferior a 20 anos, a idéia dos dirigentes é devolver seis deles para os juniores do clube e avaliar os outros dez para saber quem será aproveitado ou emprestado.

Já sendo informados que o orçamento para todo o Departamento de Futebol será de R$ 500 mil, a intenção de Bittencourt e Capella é contratar seis nomes de qualidade já comprovadas. Com os perfis e nomes já traçados, a dupla irá começar a fazer contato com os possíveis reforços a partir de hoje, com os atletas que não estiverem atuando sendo anunciados imediatamente.

Ainda em relação à polêmica envolvendo o regulamento do Campeonato Pernambucano do próximo ano, o representante do Mais Querido no Conselho Arbitral, Fred Arruda, confirmou que o Santa Cruz foi o único a não assinar a ata aprovando a fórmula de disputa da competição. “Estamos esperando a posição do juiz Ailton Alfredo, do Jetep, que disse que o regulamento só mudaria se houvesse unanimidade para isso, o que não houve. Caso ele volte atrás e entenda que está tudo de forma legal, assinaremos sem problemas”, disse Arruda.

Centro de treinamento pode ser em Camaragibe


A aquisição de um centro de treinamento é uma obsessão da diretoria do Santa Cruz. E não poderia ser diferente. O presidente tricolor, Fernando Bezerra Coelho, já deixou claro que as divisões de base terão uma atenção especial. Além disso, o clube precisa de um local para treinamento depois que o novo gramado do Arruda for plantado e fixado. O objetivo é que o José do Rego Maciel sirva apenas para os jogos. Por isso, o Tricolor adquiriu, por comodato em um período de um ano, o estádio Ademir Cunha, em Paulista. Os trabalhos lá iniciam dia 17 deste mês.

Porém, o diretor das divisões de base do clube, Fred Arruda, quer agilizar ao máximo a aquisição do novo terreno para a construção do centro de treinamento. Amanhã, no Arruda, o dirigente encontra-se com o prefeito de Camaragibe, João Lemos, para uma reunião que o assunto como principal pauta. "A idéia de firmar uma parceria com o Santa Cruz e construir o CT aqui, em Camaragibe, é ótima. Este primeiro encontro será para conhecermos o projeto e saber os caminhospara executá-lo. Porém, é apenas a primeira conversa não tem nada definido", disse Lemos.

A idéia da diretoria coral é encontrar um terreno na região metropolitana do Recife. Camaragibe cairia como uma luva pela acessibilidade. "Queremos um terreno com acesso fácil, com ônibus na porta ou nas proximidades e que tenha escolas no seu entorno para os garotos que vamos trabalhar", disse Fred Arruda, que hoje vai visitar dois terrenos. "Já visitei alguns locais interessantes na região metropolitana, mas o valor ainda está alto", completou. O dirigente disse ainda que o objetivo é fechar o local até o final de dezembro para, em janeiro, começar os trabalhos de construção do CT tricolor.