quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Santa Cruz embala e vence a segunda


jneto@jc.com.br

SALGUEIRO - Com direito ao primeiro gol do atacante Marcelo Ramos após seu retorno ao Arruda, o Santa Cruz conseguiu sua segunda vitória consecutiva no Pernambucano ao bater ontem à noite o Salgueiro por 2x1, no Cornélio de Barros. O outro tento coral foi anotado pelo raçudo atacante Márcio Barros. O zagueiro Henrique (ex-Náutico) diminuiu para o Carcará. Com o resultado, o tricolor sobe para a 4ª colocação, com 9 pontos, 3 a menos que os líderes Porto e Sport. O Salgueiro cai para a 7ª posição, com 4. Domingo, o Santa joga no Arruda contra o Ypiranga. O Carcará visita a Acadêmica Vitória.

"Sabíamos que seria um jogo complicado. Essa vitória foi importante para dar moral ao grupo. Além disso estamos evoluindo na parte física e no entrosamento. Voltar a marcar pelo Santa Cruz é muito bom", destacou Marcelo Ramos.

Tocando bem a bola e sem afobação, o tricolor por alguns momentos chegou a envolver a boa equipe do Salgueiro. Aos quatro minutos, Márcio Barros obrigou o goleiro Luciano a fazer uma ótima defesa, após um chute forte, de fora da área. Aos oito, em boa movimentação do ataque, William cruzou rasteiro para o artilheiro Marcelo Ramos se reencontrar com as redes, escorando para a meta do Salgueiro.

Porém, quando se imaginava que a vantagem no placar pudesse dar ainda mais tranquilidade ao Santa, ocorreu o contrário. Notando que estava perdendo a disputa no meio-de-campo, o técnico do Carcará, Neco, adiantou a marcação da sua equipe. Com isso, o Santa, que estava bem no toque de bola, passou a fazer ligação direta entre a defesa e o ataque, facilitando a vida dos sertanejos. Por sua vez, aproveitando um dos maiores calos do atual time tricolor, as laterais, o Salgueiro cresceu.

O gol de empate saiu aos 20 minutos, após uma falha da defesa coral. Depois de cobrar o escanteio e do corte da zaga tricolor, o lateral-esquerdo Marcos Mendes recebeu a bola e teve tempo para cruzar novamente na área. O zagueiro Henrique subiu mais alto e cabeceou para a rede: 1x1.

O tricolor só voltou a assustar aos 44 minutos, graças a uma falta cobrada com violência pelo zagueiro Sandro, que parou na defesa segura de Luciano. O primeiro tempo acabou sob escuridão devido a uma queda de energia.

No segundo tempo , o cenário em campo mudou. Para recuperar o domínio no meio-de-campo, o técnico Márcio Bittencourt promoveu a estreia do meia Leandro Gobatto. O Santa melhorou, porém não tanto. Ainda sem ritmo e desentrosado, o jogador pouco criou. Porém ajudou a ajustar o posicionamento coral. Tanto que durante toda a etapa o Salgueiro pouco voltou a ameaçar a meta de André Zuba.

O Santa chegava com mais facilidade à meta do Salgueiro. O gol da vitória veio aos 16 minutos, após outra boa jogada de linha de fundo de William, que cruzou na área para Márcio Barros. Como um legítimo matador, o atacante girou sobre o marcador e fuzilou Luciano.

O Santa soube aproveitar a vantagem no placar. O volante Anderson, que substituiu William, ainda teve tempo de mandar um petardo de fora da área, no travessão de Luciano.

Atacantes do Santa Cruz em noite inspirada


Em uma noite inspirada dos seus atacantes, o Santa Cruz conseguiu uma importante vitória, por 2 x 1, ontem diante do Salgueiro, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. Marcelo Ramos e Márcio Barros foram os heróis da partida, enquanto Henrique descontou para o time da casa. Com o resultado, a equipe coral passou a somar 9 pontos e subiu um degrau- ocupa a 4ª posição - na tabela de classificação do Campeonato Pernambucano.

O resultado também foi significativo por outros motivos. O primeiro deles é que começa a marcar uma nova era no clube. Há pelo menos duas temporadas, o Santa Cruz não iniciava o Estadual tão bem jogando fora da casa. Em três partidas longe do Arruda, o Tricolor venceu duas - Sete de Setembro e Salgueiro - e perdeu uma - Porto. Além disso, a equipe coral mostrou uma nítida evolução dentro de campo, principalmente, no seu setor defensivo.

A opção de começar com o meia Leandro Gobatto, que ficou regularizado, no banco de reservas, foi a mais coerente para o treinador coral. E mostrouresultado sim. Apesar da correria do Salgueiro no início da partida, o time coral postou-se muito bem no seu setor de marcação. E não demorou para abrir o placar. Na primeira bola bem trabalhada pelo seu meio-campo, o gol saiu. William recebeu na direita, foi à linha de fundo e cruzou para Marcelo Ramos tocar na saída do goleiro. 1 x 0.

A partir daí, o Salgueiro passou a pressionar e, sempre em velocidade, conseguia criar algumas boas chances pelo lado esquerdo, em cima de Adilson. O empate aconteceu aos 19 minutos. Depois de um bate-rebate na área tricolor, a zaga cortou errado a bola que foi levantada para o zagueiro Henrique, sozinho, cabecear no chão e empatar o jogo.

Aos 16 minutos, Parral lançou William, que invadiu a área e cruzou para o "gigante" Márcio Barros. O atacante, com muita calma, dominou a bola e girou para fuzilar o gol de Luciano. Santa 2 x 1.

Salgueiro 1

Luciano, Rogério, Alisson, Henrique e Marcos Mendes; Wendel, Vitor Caicó, Renato Frota (Thiago) e Leonardo (Rodrigo); Patrick e Inho Baiano (Oliveira).
Técnico: Neco

Santa Cruz 2

André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Wágner, Elder (Gobatto), William (Anderson); M. Ramos (Memo) e Márcio Barros.
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Estádio Cornélio de Barros.
Árbitro: Emerson Batista.
Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley.
Gols: Henrique (S); Marcelo e Márcio Barros (SC).
Cartões Amarelos: Renato Frota, Marcos Frota, Alisson, Wendell e Patrick (S); Adilson, William e André Zuba (SC).
Público: 4.735 (total).
Renda: R$ 6.567,00.

Tricolor traz boa vitória de Salgueiro

Vandinho Dias/Supramax Tecnologia/Divulgação
Corais ocupam o quarto lugar, com nove pontos
GUSTAVO PAES

Parece que o Santa Cruz realmente encontrou o caminho das vitórias no Campeonato Pernambucano. O Tricolor venceu o Salgueiro ontem, por 2x1, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, conseguindo mais um resultado precioso fora de casa. Os gols do Mais Querido foram marcados pela dupla de ataque Marcelo Ramos e Márcio. A equipe coral continua a sua escalada rumo às primeiras colocações, ocupando agora o quarto posto, com nove pontos.

Assim como no último domingo, diante do Central, o Santa Cruz foi eficiente logo nos minutos iniciais. Primeiro, o atacante Márcio fez o goleiro Luciano trabalhar com um bom chute de canhota. Aos oito minutos, foi o momento do artilheiro Marcelo Ramos, que, finalmente, desencantou no Campeonato Pernambucano. O atacante finalizou com precisão uma jogada do meia Willian pelo lado direito, abrindo o marcador em Salgueiro.

Apesar de sofrer um tento nos minutos iniciais, a equipe sertaneja não acusou o golpe e equilibrou as forças com os tricolores. O jogo seguiu bem disputado, com muita ação no meio-campo, até que, aos 19 minutos, pintou o empate do Carcará. A cobrança de escanteio não funcionou, mas a bola ficou limpa para Marcos Mendes cruzar pelo lado esquerdo. Henrique subiu bem e cabeceou no canto esquerdo do goleiro André Zuba, que nada pôde fazer para impedir o gol.

Na segunda etapa, o técnico Márcio Bittencourt promoveu a estreia do meia Leandro Gobatto. O jogador teve uma participação tímida, preso na forte marcação. William, o outro meia da equipe, foi quem conseguiu criar a jogada do desempate tricolor. Ele deixou Márcio em boas condições de marcar, e o atacante, destaque do Santa Cruz nesse início de torneio, foi preciso para garantir a vitória fora de casa.

Ainda ontem à noite, a Cabense se manteve na terceira colocação ao ganhar, em casa, do Petrolina, por 2x0. No outro jogo da rodada, o Serrano venceu a primeira (2x1 no Vitória).

Salgueiro 1

Luciano; Rogério, Alisson, Henrique e Marcos Mendes; Victor Caicó, Wendell, Renato Frota (Tiago) e Leonardo (Rodrigo); Inho Baiano (Oliveira) e Patrick
Técnico: Neco

Santa Cruz 2

André Zuba; Parral, Sandro, Thiago Matias e Adilson; Bilica, Vágner, William (Anderson) e Elder (Leandro Gobatto); Márcio e Marcelo Ramos (Memo)
Técnico: Márcio Bittencourt

Local: Cornélio de Barros (Salgueiro)
Árbitro: Emerson Batista
Assistentes: Erich Bandeira e Pedro Wanderley
Gols: Marcelo Ramos (aos 8 do 1°T), Henrique (aos 19 do 1°T), Márcio (aos 16 do 2°T)
Cartões amarelos: Renato Frota, Patrick, Wendell e Tiago (Salgueiro); Adilson e André Zuba (Santa Cruz)
Público: 4.735
Renda: R$ 6.670
Preliminar: Salgueiro 0x1 Santa Cruz (juniores).