quinta-feira, 3 de julho de 2008

Santa Cruz recebe dois meio-campistas


Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal

O Santa Cruz recebeu mais dois jogadores na manhã desta quinta-feira (3) e justamente na posição que o técnico Fito Neves considerava a mais carente: o meio-de-campo. Wesley e Ribinha, anunciados durante a final da Copa Pernambuco, ontem, aportaram no Arruda.

O primeiro defendeu o Petrolina na Série A1 do Campeonato Pernambucano deste ano. O segundo defendia o Paraíba de Cajazeiras, da segunda divisão paraibana.

Uesclei de Jesus Marques, nome de batismo de Ueslei, iniciou nas divisões de base do Vitória, da Bahia; e também passou pelo Santos, Paraná Clube e Ituano. No Pernambucano, marcou os dois gols da Fera Sertaneja no empate por 2x2 com o tricolor, no Arruda. Para ele, aquela partida foi fundamental para sua contratação.

"Espero agora marcar muitos gols a favor do Santa Cruz. Sou um jogador que tenho facilidade para atuar tanto no meio-de-campo como para fazer o papel de segundo atacante. Estou com 80% do meu condicionamento físico e espero chegar ao ideal o mais rápido possível para ajudar o grupo", pontuou.

Por sua vez, José Ribamar dos Santos, o Ribinha, tem boa "quilometragem" no futebol nordestino, principalmente na Paraíba, onde defendeu o Sousa, Treze e Botafogo, além de ASA e CSA, ambos de Alagoas. O atleta tem 26 anos e chegou a ser anunciado pelo Potiguar, um dos adversários do tricolor na primeira fase da Série C.
VIAGEM - Os corais embarcam nesta quinta para Caruaru, onde trabalham até o sábado. Na manhã de domingo (6), a delegação ruma para Campina Grande-PB, quando enfrentará o Campinense, na estréia da Terceirona.

TV Universitária transmitirá jogos do Santa na Série C


A torcida do Santa Cruz promete invadir Campina Grande para a apoiar o time na estréia da Série C, contra o Campinense. Mas os torcedores que ficarem no Recife não deixarão de ver o tricolor em ação. Isso porque a TV Universitária (canal 11) em parceria com a TV Campina Grande transmitirá, ao vivo, todos os jogos do tricolor na Série C fora do Recife, a começar pela partida de domingo.

A parceria também se estende as outras fases da Série C, caso o Santa se classifique.

Além dos jogos do Santa, a TV Universitária também mostrará as partidas do Salgueiro e do Treze da Paraíba.

Sem dúvida, uma ótima iniciativa da TV Universitária. Será audiência na certa.

Por João de Andrade Neto

Santa anuncia dois meias de criação para Série C


A direção do Santa Cruz confirmou na manhã desta quinta-feira a contratação do meia-atacante Ribinha, ex-Souza/PB, e do meia Uécslei, ex-Petrolina. Os dois devem se apresentar nesta quinta-feira à tarde ao técnico Fito Neves, no Arruda.

Uesclei é um velho conhecido da torcida pernambucana. O atleta foi um dos principais destaques do Petrolina no Campeonato Pernambucano deste ano e foi pretendido por outros clubes da Série C, mas preferiu vestir a camisa do Santa Cruz.

Ribinha, de 26 anos, também chegou a ser pretendido por adversários corais no Nacional. O Potiguar do Rio Grande do Norte chegou a anunciar a contratação do atleta, mas não teve êxito.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz tem lateral e atacante regularizados


O atacante Edmundo e o lateral-direito Marcos Vinícius estão regularizados e à disposição do técnico Fito Neves para a estréia na Série C do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, contra o Campinense, em Campina Grande. O nome dos dois atletas foi publicado no Boletim Interno Diáro (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e agora só aguardam a decisão do técnico Fito Neves para saber se poderá entrar em campo ou não.

Com a regularização de Edmundo e Marcos Vinícius, a direção coral vai atrás das últimas cinco regularizações que ainda faltam, as do zagueiro Wescley, do lateral-direito Bruno, dos meias Juninho e Rafael Oliveira, e do atacante Patrick. Desses, apenas os meias Juninho e Rafael Oliveira são considerados titulares até o momento.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz conquista título e se motiva para Série C


Recife (PE) - Prestes a estrear no Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz ganhou uma motivação a mais para a competição nacional. Nesta quarta-feira, a equipe coral goleou o Atlético por 4 a 0 e garantiu o título da Copa Pernambuco.

Depois de empatar a primeira partida da decisão por 0 a 0, o Santa Cruz precisava da vitória para conquistar o torneio e Thomaz Anderson, Gonçalves, Edmundo e Gedeil marcaram os gols que garantiram o título.

Com mais uma conquista no currículo, o Santa Cruz se prepara para estrear no Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro desafio da equipe pernambucana na competição nacional será o Campinense-PB, fora de casa, no próximo domingo.

Povão volta a sorrir


Mais do que o título, a Copa Pernambuco simboliza a união entre time e torcida, que deverá marcar a campanha do Santa na Série C
Cassio Zirpoli
Da equipe do Diario

Foi uma verdadeira prova de amor. Quarta-feira, 15h20. O movimento intenso na avenida Beberibe mostrava que aquela não seria uma partida qualquer. Buzinaço, bandeiras tricolores e alegria. Centenas de torcedores do Santa Cruz correndo em busca de um ingresso para entrar no Arruda. Outros ainda arrumavam um tempinho para comprar uma camisa do clube do coração em algum camelô instalado na área. Vale lembrar ressaltar, porém, que o jogo já havia começado há 20 minutos, porque dentro do estádio um público surpreendente ocupava boa parte do anel inferior. Uma surpresa talvez para aqueles que não conheçam a fidelidade coral. Foram 8.015 tricolores, que mesmo cientes da enorme crise vivida pelo Santa, voltaram a sorrir ontem à tarde, ao ver o capitão Alexandre Oliveira erguer o troféu de campeão da Copa Pernambuco. O título veio após a goleada por 4 x 0 sobre o Atlético.

O jogo realmente mostrou o grau de confiança da torcida sobre o time, que começará a sua verdadeira missão no próximo domingo, contra o Campinense, em Campina Grande, na estréia da Série C. O volume de espectadores no Arruda impressionou aos jogadores. A própria Polícia Militar não esperava tanto, pois o efetivo de 60 PMs foi calculado para um público de 7 mil pessoas (o que já seria considerado excelente). Com o incentivo, a festa estava mesmo armada para o Santa Cruz voltar a ser campeão depois de três anos. Um hiato desde o dia 31 de maio de 2005, quando o time venceu o Petrolina por 2 x 1 e comemorou o título estadual daquele ano.

Ontem, a vitória começou aos 8 minutos. Até ali, o Atlético se apresentava mais ao ataque, mas o gol do Santa, marcado por Miller, após um bate-rebate na área, desarmou o representante de Carpina. O Santa ainda criou ótimas chances, mas só voltou a estufar as redes aos 40 minutos, quando o zagueiro Gonçalves escorou de cabeça um cruzamento na medida feita por Rafael Mineiro. Dois minutos depois, o artilheiro Edmundo aproveitou um contra-ataque e abriu 3 x 0. Os gritos de "É campeão!" jácomeçavam a ecoar no Arruda.

A expulsão de Douglas deixou o Atlético com um a menos logo no início da etapa final. Isso só fez aumentar a certeza da vitória coral, que foi referendada aos 37 minutos, numa bela troca de passes. De Alexandre Oliveira para Garrinchinha. Do volante para Everton, que acabara de entrar. E de Everton para Gedeil, que finalizou bem. Um 4 x 0, com direito a volta olímpica sob aplausos da torcida. Entre tantos presentes, o torcedor Flávio Santos, que assistiu nas sociais, resumiu bem a conquista. "Foi uma vitória que pode até não ter sido um grande teste, mas faz parte do nosso processo de reconstrução. A torcida nunca abandonará este time". E não irá mesmo, pois ele estará em um dos 25 ônibus que irão levar os cerca de 1 mil torcedores até a Paraíba, no domingo.

Santa Cruz 4

Gledson; Gonçalves, Memo (Everton) e Leandro; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha (Gedeil), Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson (Gilberto) e Edmundo. Técnico: Fito Neves

Atlético/PE 0

Delone; Lelé, Joécio, Eliel e Douglas; Washington, Xaxá, Ricardo e Fernando (Leandro); Johnny (Borja) e Camargo (Marquinho). Técnico: Bernardo Felipo

Local: Arruda. Árbitro: Sebastião Rufino Filho.

Assistentes: Élan Vieira e João Marcelo Albert.

Gols: Miller, Gonçalves, Edmundo e Gedeil.

Cartão vermelho: Douglas (A).Cartões amarelos: Gonçalves (SC); Fernando (A). Público: 8.015 torcedores. Renda: R$ 36.645.

Reforços

O Santa Cruz anunciou ontem mais dois reforços para a Série C. São dois novos meias. Wesley estava no Petrolina e chamou a atenção de Fito Neves ao marcar dois gols contra o próprio Santa no Estadual. Já Ribinha se destacou no Souza, da Paraíba. Com isso, sobe para 19 o número de reforços para a Terceirona. O elenco tricolor irá se reapresentar nesta manhã, no Arruda. À noite, o grupo irá seguir para Caruaru, onde ficará até sábado, véspera da partida contra o Campinense. Na Capital do Agreste, os tricolores irão treinar em dois períodos na sexta-feira no centro de treinamento Ninho do Gavião, do Porto. Feliz com o título, o treinador Fito Neves diz que a taça poderá aliviar um pouco a pressão sobre o time. E não tivéssemos vencido teria sido horrível. Nós temos deficiências, mas teremos tranqüilidade para melhorar", afirmou.

Tricolores matam a saudade do grito de “é campeão!”

Marcos Pastich



Pouco importou se o título era da Copa Pernambuco. A torcida só quis festejar
Diante de 8.015 pessoas, Santa Cruz venceu o Atlético/PE, por 4x0, no Arruda
GUSTAVO LUCCHESI

Após três anos sendo bombardeado por vexames, o Arruda voltou a ecoar o grito de “é campeão!” entoado pela torcida tricolor, ontem, após o Santa Cruz golear o Atlético Pernambucano por 4x0, na decisão da Copa Pernambuco 2008. A última vez que o clube tinha comemorado um título foi em 2005, no Campeonato Pernambucano. Depois disso, o que se viu foi um festival de insucessos que pode ter comprometido a estrutura feita pelos 94 anos de conquistas históricas do clube.

Sabendo que essa saudade dos títulos movia os 8.015 fiéis torcedores presentes ao estádio ontem, os atletas tricolores não tomaram conhecimento do fraco Atlético Pernambucano, clube que tem como seu mandatário o ex-vice-presidente do Santa Cruz, Alberto Lisboa. Sem o meia Juninho, poupado para a estréia na Série C, domingo, contra o Campinense, em Campina Grande, o meia Miller cumpriu bem o papel de substituir um dos destaques do Tricolor na Copa Pernambuco. Tanto que, logo aos oito minutos do primeiro tempo, Esquerdinha fez boa jogada e cruzou. O goleiro Delone deu rebote, e o próprio Miller chutou para abrir o placar da decisão. Aos 19, o Atlético tentou mostrar que podia impedir a festa coral e quase marca, com um belo chute de Xaxá.

Porém, aos 40 minutos, Rafael Mineiro cruzou para o zagueiro Gonçalves mergulhar e ampliar a vantagem para 2x0. Animado com o gol, a Cobra Coral ainda conseguiu ir para o vestiário com mais um de folga, com Edmundo. Após passe de Garrinchinha, o “Animal do Arruda” chutou para fazer 3x0.

Com a taça de campeão praticamente nas mãos, o Tricolor voltou para a etapa final administrando a vantagem que tinha no placar. Com maior posse de bola e dominando o meio de campo, o Santa Cruz chegou ao quarto gol. Após cruzamento rasteiro, o prata-da-casa Éverton ajeitou para Gedeil chegar batendo. Ao apito final, a torcida do Mais Querido soltou o grito de campeão preso por três longos anos, e os jogadores comemoraram com tudo que tinham direito, inclusive com a tão aguardada volta olímpica.

CONTRATAÇÕES

Antes da partida de ontem, a diretoria coral anunciou a contratação de mais dois reforços para a disputa da Série C. Os meias Ribinha, que estava no Souza/PB, e Uéslei, que disputou o Estadual deste ano pelo Petrolina, inclusive marcando dois gols contra o Santa Cruz, devem se apresentar ao clube ainda esta semana. Já o zagueiro Sidraílson conversou com os dirigentes corais ontem e deve ter a sua situação resolvida hoje.


Santa Cruz
Glédson; Gonçalves, Memo (Éverton) e Leandro Biton; Rafael Mineiro, Alexandre Oliveira, Garrinchinha (Gedeíl), Miller e Esquerdinha; Thomas Anderson (Gilberto) e Edmundo
Técnico: Fito Neves

Atlético/PE
Delone; Lelé, Joécio, Eliel e Douglas; Washington, Xaxá, Fernando (Leandro) e Camargo (Marquinhos); Johnny (Diego Santos) e Ricardo
Técnico: Bernardo Felipe

Local: Arruda
Árbitro: Sebastião Rufino Filho
Assistentes: Élan Vieira e João Marcelo Albert
Gols: Miller (aos sete minutos do 1°T), Gonçalves (aos 41 minutos do 1°T), Edmundo (aos 42 minutos do 1°T) e Gedeíl (aos 36 minutos do 2°T)
Cartões amarelos: Delone, Ricardo e Douglas (Atlético)
Cartão vermelho: Douglas (Atlético)
Público: 8.015
Renda: R$ 36.465

Elenco comemora, mas adota postura de pés no chão
Filipe Assis e
Gustavo Lucchesi

Não foi uma festa apoteótica, mas o elenco tricolor comemorou a conquista da Copa Pernambuco, pegando o embalo da torcida. O discurso entre os jogadores após a partida era de que a competição teria sido positiva para ajudar na preparação do time. Além disso, segundo eles, levantar a taça é sempre um motivo para fazer festa.

É o caso do atacante Edmundo, que, ontem à tarde, ficou regularizado, após resolver uma pendência de documentação com o seu clube de origem, o Cruzeiro de Itaporanga/PB.

“Eu tenho um motivo a mais para comemorar. Agora eu fico mais tranqüilo, depois de saber que chegou essa liberação”, afirmou, antes de comentar a importância de o clube ter conquistado a Copa Pernambuco. “A Série C vai ser mais ou menos assim, como esses adversários que a gente enfrentou”, acrescentou.

Segundo o técnico Fito Neves, a Copa Pernambuco não deve iludir o torcedor. Ao mesmo tempo, ele acredita que a competição foi salutar ao elenco. “Não dá para servir como parâmetro, mas serve para incentivar o elenco”, disse. “Foi uma boa partida. A equipe deles vendeu caro a derrota”, comentou, sobre o jogo decisivo.

Mais de oito mil torcedores corais prestigiaram o time

Marcos Pastich


Tricolores deram uma prévia de como será na Série C
“Mulheres que amam o Santa Cruz” apoiaram a equipe
Filipe Assis

O jogo tinha tudo para atrair um público modesto. Era um dia de semana, às 15h, contra um adversário com pouca expressão, e até ameaçava chover, como de fato aconteceu, durante a partida. Mas a torcida do Santa Cruz, outra vez, contrariou a lógica. Pouco mais oito mil pessoas estiveram no Arruda ontem. Mais do que uma prova de amor, foi um recado: não vai faltar apoio ao time, mesmo na Série C.

Faltando dez minutos para a partida começar, as bilheterias da rua das Moças estavam lotadas, e a fila para compra de ingressos chegava quase na metade da avenida Beberibe. Enquanto isso, dentro da sede, dezenas de sócios faziam outra fila, a de pagamento de mensalidades.

Dentro de campo, havia gente no setor de arquibancada, nas sociais, e até nas cadeiras. Apesar da má fase do time, os tricolores demonstravam orgulho pelo clube do coração. Um exemplo disso foi a presença das “mulheres que amam o Santa Cruz”. O grupo surgiu esse ano, na reta final do Pernambucano.

Elas vestem uma camisa branca, com o nome do grupo, e abusam nos adereços tricolores - brincos, colares, pulseiras e relógios. “É uma prova de amor. Um amor eterno. O Santa Cruz é maior do que tudo. É maior do que o presidente, do que a Primeira Divisão, a Segunda e a Terceira”, disse Maria Fátima de Matos. “Vemos uma luz no túnel, para que volte a ser como era antes”, completou Emília Rosina.

CARPINA

Na arquibancada do lado do canal, um pequeno grupo de torcedores apoiava o Atlético Pernambucano. Eram moradores de Carpina, onde o clube manda seus jogos. “Foram mais ou menos 60 pessoas, mas uns eram tricolores, e foram lá para a torcida do Santa Cruz”, disse o carpinense Edmílson João dos Santos.

Corais devem invadir Campina Grande
FILIPE ASSIS

O torcedor que pensa em viajar a Campina Grande para apoiar o time na estréia da Série C deve se apressar. As várias excursões criadas para o confronto contra o Campinense, no próximo domingo, estão praticamente lotadas. Até o momento, 35 ônibus estão cheios, podendo chegar a 55. Segundo os tricolores, esta deve ser a maior caravana já montada pela torcida na história do clube.

Existem ônibus disponibilizados pela Santapaz, pela Força Jovem, pela Turma da Tesoura, pelos Corais do Orkut, pela Avante Santa, pelo Veneno Coral e pela Inferno Coral, além de outras independentes. A maioria deles sairá do Arruda, no domingo de manhã, e retornam ao Recife após o jogo.

O presidente da Associação das Torcidas Organizadas do Santa Cruz, Geraldo Arruda, é um dos mais animados. “Faz 31 anos que eu trabalho com isso, e nunca vi nada igual. A maior caravana que a gente tinha organizado foi em 1981, quando levamos 23 ônibus para Campina Grande, em um jogo contra o Treze, pelo Brasileiro da Primeira Divisão. Agora, já temos 35 ônibus lotados, e a expectativa é chegar a 55”, frisou.

Somente juntando as caravanas da Força Jovem com a da Santapaz, já são nove ônibus lotados. A Turma da Tesoura tem mais quatro. A Inferno Coral estima ter mais dez veículos cheios. Alguns grupos de tricolores montaram caravanas sem ligação com torcidas organizadas. Uma das maiores foi a da tricolor Danielle Leal, que lotou três ônibus, um deles com 71 lugares, e dois com 55 vagas.

Torcida coral vai com o Santa aonde o Santa for


Mesmo com o time na Terceira Divisão do Brasileiro, os tricolores prometem não abandonar o clube. Assim, já organizaram uma grande caravana para a estréia na competição. Domingo, para o jogo contra o Campinense, em Campina Grande, 31 ônibus já foram contratados para levar a massa tricolor à Paraíba. Ontem, mais de oito mil corais compareceram ao Arruda e tiveram um bom estímulo com a conquista da Copa Pernambuco, após goleada por 4x0, sobre o Atlético Pernambucano.

Corais prometem apoio total e irrestrito

Torcida organiza caravanas para acompanhar o time na Série C. Domingo, na Paraíba, 31 ônibus já estão garantidos

No seu pior momento em 94 anos de vida, o Santa Cruz não será abandonado pelo seu torcedor. Para a estréia na Série C do Campeonato Brasileiro, contra o Campinense, domingo, em Campina Grande, várias facções da torcida coral estão promovendo caravanas para a cidade paraibana. Só de grupos organizados partirão 31 ônibus (ver quadro abaixo). Alguns ainda têm vagas a serem preenchidas e não custa nada o torcedor ligar até sábado à noite – todos os ônibus saem no domingo pela manhã –, para saber se houve alguma desistência nas conduções com lugares esgotados.

Se todas as vagas nesses 31 ônibus forem ocupadas, aproximadamente 1,5 mil tricolores vão estar presentes no estádio Amigão. Este número será alavancado, pois muitos torcedores vão em carros particulares ou em lotações de Pernambuco e de outros Estados – sem contar os que já moram na Paraíba. A empolgação aumentou após a goleada por 4x0 sobre o Atlético Pernambucano, ontem à tarde, no Arruda, na final da Copa Pernambuco. Mais de oito mil compareceram ao estádio.

“Tivemos uma reunião ontem à noite (terça) e soubemos que além dos ônibus das torcidas, alguns torcedores estão organizando caravanas em outras cidades, como Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Bezerros. Apoio das arquibancadas não vai faltar”, comentou Jadiel Sobral Júnior, do grupo Avante, Santa Cruz, que está disponibilizando um ônibus para 50 pessoas, cuja passagem custa R$ 20 – ida e volta. A saída é às 8h, do Arruda.

A torcida uniformizada Inferno Coral é quem está ofertando a maior quantidade de conduções. Oito dos 12 ônibus à disposição já estão com todas as vagas ocupadas. Os interessados em garantir presença terão que desembolsar R$ 25. Entretanto, quem quiser viajar em um clima mais família, o pessoal do Blog do Santinha está com três ônibus para levar a torcida coral à Campina Grande ao preço de R$ 40.

“Os viajantes vão ter direito a refrigerante e alguns brindes, como chaveiros do Santa Cruz. Também estamos pretendendo sortear uma camisa do Santa. Estamos viabilizando esta caravana desde maio e será uma viagem bem família, com 25 crianças e também idosos”, disse Daniele Leal, que pretende organizar caravanas para Mossoró e Caruaru também, nesta primeira fase. O Santa enfrenta o Potiguar no dia 13 de julho, e o Central no dia 23.

“A torcida está desconfiada com a equipe, mas é hora de apoiar acima de tudo. A esperança é a última que morre. Vamos invadir Campina Grande, torcer pelo Santa e voltar em paz”, afirmou o supervisor de vendas Kiliano Vitorino Castro, 36 anos, que vai levar a esposa, a filha e a sobrinha ao jogo.

“A torcida está ansiosa para ver o time disputar novamente uma partida oficial. Acho que é hora de esquecer os resultados ruins dos últimos dois anos e apoiar o time. Até porque esta primeira fase tem apenas seis jogos. É hora de superação, da torcida, dos jogadores e da comissão técnica”, destacou o administrador André Coutinho, 30 anos.

A última partida oficial do Santa Cruz ocorreu no dia 19 de abril, quando os corais venceram o Centro Limoeirense, por 3x0, pelo hexagonal que decidiu os dois rebaixados para a Segunda Divisão Estadual em 2009.

Vale a pena ressaltar que, para não ser rebaixado para a Série D, que será disputada pela primeira vez em 2009, o Santa Cruz precisa estar, no mínimo, entre os 20 melhores da Terceirona – ou ser dono das quatro melhores campanhas entre os 47 eliminados das primeira e segunda fases.

Edmundo finalmente regularizado

O Santa Cruz temia que a Federação Paraibana de Futebol não entregasse o liberatório do atacante Edmundo a tempo de o clube regularizar o jogador para a estréia da Série C. O interesse seria óbvio. Na primeira rodada do Grupo 5, domingo que vem, o time comandado pelo técnico Fito Neves enfrenta o paraibano Campinense, no Estádio Ernani Sátyro (Amigão), em Campina Grande. Ontem à tarde, entretanto, tudo foi resolvido e já à noite o nome do jogador constava no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O lateral reserva Marcos Vinícius também ganhou condições.

O impasse começou quando o presidente do Paraíba, último clube de Edmundo, argumentou que o atleta estava devendo R$ 3 mil por conta da rescisão de contrato para defender o Santa Cruz. Desta forma, solicitou que a Federação local não enviasse a documentação para a Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Ontem à tarde, o presidente da Federação Pernambucana, Carlos Alberto Oliveira, ligou para a mandatária da Federação Paraibana, Rosilene de Araújo Gomes, prometendo os R$ 3 mil, mas sobretudo como uma forma de pressionar a entidade do Estado vizinho a não adiar mais a entrega da documentação. “Vamos entregar esse dinheiro e depois nos resolvemos com o Santa Cruz”, declarou Carlos Alberto Oliveira à rádio JC/CBN.

O superintendente do departamento de futebol tricolor, Luís Cláudio, explicava ainda à tarde que, se a Federação Pernambucana recebesse o documento, não haveria problema com a regularização de Edmundo para a estréia. O registro do contrato assinado entre o Santa Cruz e o atacante já estava na CBF. Um pouco mais tarde, a tranqüilidade do funcionário ao tratar sobre o assunto estava justificada, apesar do temor da diretoria.

A situação seria ainda mais grave porque o reserva imediato de Edmundo não está regularizado na CBF. Patrick, que participou do amistoso contra o Centro Sportivo Paraibano e marcou um gol, é o único no elenco familiarizado com a função de centroavante. Do setor de ataque, estão disponíveis ainda os pratas da casa Gilberto e Thomas Anderson, uma vez que Cléo se recupera de uma lesão no joelho direito e dificilmente joga.

O zagueiro Wecquisley, o lateral-direito Bruno e o atacante Rafael Oliveira também vivem a expectativa da regularização. Os dois últimos chegaram anteontem e não ganharão condições legais de atuar contra o Campinense-PB.

CONTRATAÇÕES

Pouco antes do início da segunda e decisiva partida do Santa Cruz na final da Copa Pernambuco, o técnico Fito Neves informou a imprensa que o clube acertou com os meias Ribinha, ex-jogador do Souza-PB, e Wesley, que defendeu o Petrolina durante a Série A1 do Campeonato Pernambucano e marcou duas vezes no Arruda.

A diretoria ainda está tentando fechar com o meia Éder, ex-Sport. “Os dois contratados são meias que trabalham por trás dos atacantes e chegam muito bem para finalizar. Agora está faltando somente um jogador canhoto para o setor, justamente por conta do revezamento e das exigências da Série C”, avaliou o comandante coral.

Time goleia e levanta Copa Pernambuco

O Santa não desperdiçou a chance de decidir a Copa Pernambuco em casa e goleou o Atlético Pernambucano, por 4x0, ontem à tarde, no Arruda. O primeiro encontro havia terminado 0x0, no Estádio Municipal de Carpina, domingo passado. Foi a primeira vez que os corais conquistaram a competição. Dos grandes do Estado, somente o Náutico ainda não levantou a taça do torneio semi-amador, organizado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Marcaram os gols do título o meia Miller, o zagueiro Gonçalves, o atacante Edmundo e o volante Gedeil. “Fizemos uma boa partida porque conseguimos marcar o adversário em cima. A equipe se mostrou mais coordenada”, avaliou o técnico Fito Neves. “Esse título era o que estava faltando para nos dar moral e poder chegar à estréia da Série C confiantes”, resumiu o volante e capitão Alexandre.

JOGO

O Santa Cruz matou a partida praticamente no primeiro tempo. Logo aos oito minutos, depois de uma jogada confusa na área do Atlético Pernambucano, Miller mandou para a rede. Aos 40, Gonçalves, de cabeça, ampliou. Edmundo, aos 42, garantiu o terceiro gol na etapa inicial. Com um jogador a mais, os corais fecharam a goleada aos 37 do segundo, com Gedeil.

O grupo volta aos treinamentos esta manhã. Somente os jogadores que não atuaram ontem fazem trabalhos mais fortes. À noite, a delegação segue para Caruaru, Agreste do Estado. Os tricolores vão finalizar a preparação para a Série C no Ninho do Gavião, o Centro de Treinamento do Porto.