sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Marcelo Ramos é ausência na reapresentação do Santa. Direção anuncia mais uma contratação


Na base do pinga-pinga, o elenco tricolor vem se reapresentando nesta sexta-feira, no Arruda. Desde a manhã, aos poucos, os jogadores chegam ao José do Rego Maciel e são recepcionados pelo técnico Marcio Bittencourt. A ausência do dia fica por conta do atacante Marcelo Ramos, que alegou imprevistos particulares e só desembarca no Recife neste sábado.

Ainda esta tarde, o ônibus com a maior parte da delegação segue para a cidade de Ipojuca, onde será realizada a pré-temporada tricolor até o dia 9, dia em que os corais seguirão para Garanhuns, local da estréia contra o Sete de Setembro, no domingo, dia 11 de janeiro.

Nesta sexta, o Santa anunciou mais uma contratação. Trata-se de Emanuel Rodrigues Filho, o Manu, que já passou pelo Corinthians, Palmeiras e Juventus, de São Paulo.

Confira a lista do elenco coral:

Goleiros: Adriano Santos, Alex Balvino e André Zuba
Zagueiros: Daniel Host, Bruno, Gilson, Leandro Camilo, Sandro e Thiago Matias
Laterais Direitos: Parral e Rafael Martins
Laterais Esquerdos: Adilson, Juca e Max
Volantes: Allan, Anderson, Bilica, Elder, Húdson, Manu, Memo e Wagner
Meias: Juan Felipe, Leandro Gobatto, Miller, Thiago Henrique e William
Atacantes: João Paulo, Marcelo Ramos, Márcio, Roger, Thomas Anderson e Yuri Savaroni

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Elenco do Santa inicia pré-temporada em Porto de Galinhas


Fonte: Globoesporte.com

Depois do recesso de fim de ano, o elenco do Santa Cruz iniciou, nesta sexta-feira (2), a pré-temporada oficial visando a disputa do Campeonato Pernambucano de 2009. O elenco do Santo, incluindo os novos contratados, se reapresentou no estáduo do Arruda.

Uma delegação com 14 atletas deixou o Arruda por volta das 14h rumo a um hotel na praia de Porto de Galinhas, município de Ipojuca, no litoral Sul do estado.

Segundo o site oficial do clube, aqueles atletas que chegarem ao Recife depois desse horário seguirão direto do aeroporto para o local da pré-temporada.

O grupo permanecerá concentrado até o dia da estréia, marcada para domingo, contra o Sete de Setembro, em Garanhuns.

Da Redação do pe360graus.com

Santa e Náutico voltam ao trabalho

Robert Fabisak/Arquivo Folha



Clubes iniciam hoje a preparação para o Estadual, que começa no próximo dia 10
Já conhecido pelos tricolores, Marcelo Ramos está de volta
BRENNO COSTA e PAULO FAZIO

A temporada 2009 começa hoje para Náutico e Santa Cruz, que largam na frente no aspecto físico pelo fato de alguns atletas terem realizado uma minipreparação durante pouco mais de um mês no final do ano passado. Com a presença de novas caras, os elencos do Tricolor do Arruda e do Timbu dão o pontapé inicial na preparação para tentar impedir a conquista do tetracampeonato pernambucano pelo rival Sport. Além disso, estão de olho no caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores da América: a Copa do Brasil.

O Santa Cruz inicia uma temporada que é encarada como um recomeço para o clube. Sob o comando do técnico Márcio Bittencourt, os encarregados de reerguer o Mais Querido se apresentam no Arruda, hoje, às 8h30, e depois seguem para Ipojuca, local onde será realizada a pré-temporada. No Campeonato Pernambucano, o Tricolor terá que ficar entre os cinco primeiros colocados para garantir uma vaga na recém-criada Série D do Brasileiro. A reapresentação tricolor será marcada pelas novas caras. Foram anunciadas 20 contratações, além da renovação do zagueiro Sandro. A volta do atacante Marcelo Ramos, que defendeu o clube em 2007, foi a principal aquisição do clube até o momento. Ainda são esperadas mais três contratações: um goleiro, um zagueiro e um meio-campista.

Apesar de ser o primeiro dia da pré-temporada, hoje já serão tomadas algumas decisões importantes para fechar o elenco que iniciará a disputa do Estadual, diante do Sete de Setembro, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, no dia 11 de janeiro. O treinador Márcio Bittencourt definirá quais dos 17 garotos da base Coral serão aproveitados na preparação do time principal em Ipojuca. Provavelmente, nove jogadores serão escolhidos, já que a intenção do comandante tricolor é ter um elenco com 30 atletas.

No Náutico, a nova temporada começa com sinais de evolução em relação aos últimos anos. A reapresentação do elenco alvirrubro, hoje, nos Aflitos, às 9h, é o marco do começo dos trabalhos para um 2009 onde o objetivo principal do Timbu será voltar a conquistar títulos. Impedir o tetracampeonato estadual do Sport e erguer novamente a taça do Campeonato Pernambucano seria o início de temporada mais desejado pela torcida alvirrubra nesta virada de ano. Todas essas ambições são resultados de uma mudança de doutrina de contratações por parte da diretoria do clube.

A equipe pernambucana resolveu se reforçar prezando por jogadores com passagens pela Série A e um bom nível técnico. O resultado disso é a aquisição do lateral Carlinhos, o zagueiro Asprilla e o volante Leandro Salino. Além das novas peças, a diretoria alvirrubra também trabalha na manutenção do elenco de 2008. Apesar de algumas perdas, atletas importantes para a temporada passada do Náutico podem ficar por mais um ano, como o atacante Kuki, que deve assinar a renovação de contrato com o clube hoje.

Grupo vai para Ipojuca hoje e só volta dia 15


A partir de hoje, o Santa Cruz transfere o seu “quartel-general” para o município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Depois de um recesso de dez dias, o elenco de profissionais do clube reapresenta-se ao técnico Márcio Bittencourt e segue viagem direto para terminar a fase final da pré-temporada longe de casa. Os tricolores vão ficar hospedados no Hotel Dorisol, na praia de Porto de Galinhas. Os treinamentos serão realizados no Estádio Municipal de Ipojuca.

De Porto de Galinhas, o time segue para Garanhuns, município do Agreste pernambucano, em 10 de janeiro. No dia seguinte, a equipe estreia na Série A1 do Campeonato Pernambucano contra o Sete de Setembro, no Estádio Gigante do Agreste. Logo depois, emenda uma viagem para Caruaru, também no Agreste, onde enfrenta o Porto no dia 14, no Estádio Luiz Lacerda. O retorno aos treinamentos no novo gramado do Arruda será dia 15. O reencontro com a torcida é dia 18, contra o Central.

Embora o grosso do grupo siga para Porto de Galinhas às 14h de hoje, boa parte dos reforços chegará aos poucos ao Litoral Sul. Haverá jogadores desembarcando no Aeroporto Internacional do Recife às 12h30, 15h30, 18h e 22h. Os corais já anunciaram 20 reforços e a reintegração do zagueiro Sandro. Das novas caras, oito voltam a Olinda na segunda-feira para realizar exames cardiológicos e assinar de vez o contrato.

Até o início da competição, o diretor do Departamento de Futebol Profissional tricolor, Luiz Antônio Ruas Capella, ainda pretende trazer mais um goleiro, um zagueiro e um atacante. Outros 16 jogadores que já estavam no Arruda completam o grupo atualmente, mas uma parte vai voltar para os juniores.

Retorno aos gramados


Reapresentação // Náutico e Santa Cruz começam hoje a preparação para a temporada 2009 que tem como primeiro desafio o Campeonato Pernambucano

Em 31 de março de 2005, o Santa Cruz comemorou um título pernambucano pela última vez, quando venceu o Petrolina por 2 x 1, no Sertão do São Francisco. O Náutico, por sua vez, ergueu a sua última taça em 18 de abril do ano anterior, quando bateu o Tricolor por 3 x 0, de maneira incontestável no Arruda. Desde então, os dois times viram o Sport conquistar o tricampeonato estadual, e, ainda por cima, a Copa do Brasil. Por isso, os dois rivais começam o ano com o mesmo objetivo de acabar a seqüência rubro-negra. Terminado o recesso com as festas de Natal e réveillon, agora a palavra é uma só: trabalho. Os dois elencos voltam hoje às atividades, já visando o Campeonato Pernambucano, que começará no próximo dia 11 de janeiro. Uma corrida contra o tempo, com apenas nove dias de preparação.

O Sport, porém, terá ainda menos tempo, pois o time se reapresentará amanhã. Santa e Náutico têm programações bem diferentes para a próxima semana. Enquanto o Alvirrubro seguirá uma rotina intensa no Centro de Treinamento Wilson Campos, na Guarabiraba, os tricolores irão para o aconchego de um hotel em Porto de Galinhas, onde os 21 reforços do grupo comandado pelo técnico Márcio Bittencourt deverão passar uma semana. Vários deles chegarão ao Recife de avião, e o traslado do Aeroporto dos Guararapes será imediato para o Litoral Sul. A expectativa é de que 30 jogadores sigam para a nova "concentração" coral. Outros três novos nomes, que poderão ser anunciados hoje, também têm chegada prevista para esse final de semana.

Os treinamentos serão realizados no estádio municipal de Ipojuca. Em dezembro, o time coral utilizou o estádio Ademir Cunha, em Paulista. Os treinos no Arruda estão vetados até a segunda quinzena deste mês, já que a reabertura do estádio está marcada para o dia 18, contra o Central, pela 3ª rodada do primeiro turno. Esse tempo reduzido preocupa bastante Márcio Bittencourt. "Minha maior preocupação é o prazo curto que teremos para trabalhar. Não vou querer enganar. Vamos montar uma equipe forte, competitiva, mas ela não estará pronta ainda no início do campeonato. Vamos usar a pré-temporada para trabalhar o time física e taticamente, mas não adianta criar grandes expectativas. Estamos engatinhando. Vamos iniciar no dia 2, trabalhar com humildade, até por que os outros já estão prontos", afirmou. No dia 10, o Santa viaja para Garanhuns, onde o Tricolor irá estrear, contra o Sete de Setembro, no domingo.

O pouco tempo entre a reapresentação também é a maior queixa do técnico timbu, Roberto Fernandes. Tanto que ele vetou uma viagem para uma pré-temporada. Por sinal, ele nega até mesmo a expressão "pré-temporada". "Nós temos que aproveitar o maior tempo possível. Tanto que não teremos uma pré-temporada, mas sim uma mini-temporada", disse. O Alvirrubro irá treinar diariamente durante dois períodos. No entanto, nenhum dos cinco jogadores anunciados pelo Náutico para esta temporada (o zagueiro Asprilla, os laterias Carlinhos e Edson Miolo e os volantes Jonny e Leandro Salino) deverão participar do treino desta manhã, nos Aflitos (somente hoje a preparação será em Rosa e Silva). À tarde, pelo menos dois deles deverão se apresentar.

Saiba Mais

Santa Cruz

Local de treino: Estádio Municipal de Ipojuca
Concentração: Hotel Dorisol
Estréia no Estadual: Sete de Setembro x Santa Cruz, em Garanhuns (11/01)
Reforços: todos os 21 contratados irão se reapresentar hoje
Amistoso programado: um jogo-treino contra a seleção de Ipojuca, na próxima quarta-feira

Náutico

Local de treino: CT da Guabiraba
Concentração: não definida
Estréia no Estadual: Náutico x Cabense, nos Aflitos (11/01)
Reforços: apenas dois deverão se reapresentar hoje
Nenhum amistoso programado