sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Santa e Náutico voltam ao trabalho

Robert Fabisak/Arquivo Folha



Clubes iniciam hoje a preparação para o Estadual, que começa no próximo dia 10
Já conhecido pelos tricolores, Marcelo Ramos está de volta
BRENNO COSTA e PAULO FAZIO

A temporada 2009 começa hoje para Náutico e Santa Cruz, que largam na frente no aspecto físico pelo fato de alguns atletas terem realizado uma minipreparação durante pouco mais de um mês no final do ano passado. Com a presença de novas caras, os elencos do Tricolor do Arruda e do Timbu dão o pontapé inicial na preparação para tentar impedir a conquista do tetracampeonato pernambucano pelo rival Sport. Além disso, estão de olho no caminho mais curto para chegar à Copa Libertadores da América: a Copa do Brasil.

O Santa Cruz inicia uma temporada que é encarada como um recomeço para o clube. Sob o comando do técnico Márcio Bittencourt, os encarregados de reerguer o Mais Querido se apresentam no Arruda, hoje, às 8h30, e depois seguem para Ipojuca, local onde será realizada a pré-temporada. No Campeonato Pernambucano, o Tricolor terá que ficar entre os cinco primeiros colocados para garantir uma vaga na recém-criada Série D do Brasileiro. A reapresentação tricolor será marcada pelas novas caras. Foram anunciadas 20 contratações, além da renovação do zagueiro Sandro. A volta do atacante Marcelo Ramos, que defendeu o clube em 2007, foi a principal aquisição do clube até o momento. Ainda são esperadas mais três contratações: um goleiro, um zagueiro e um meio-campista.

Apesar de ser o primeiro dia da pré-temporada, hoje já serão tomadas algumas decisões importantes para fechar o elenco que iniciará a disputa do Estadual, diante do Sete de Setembro, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, no dia 11 de janeiro. O treinador Márcio Bittencourt definirá quais dos 17 garotos da base Coral serão aproveitados na preparação do time principal em Ipojuca. Provavelmente, nove jogadores serão escolhidos, já que a intenção do comandante tricolor é ter um elenco com 30 atletas.

No Náutico, a nova temporada começa com sinais de evolução em relação aos últimos anos. A reapresentação do elenco alvirrubro, hoje, nos Aflitos, às 9h, é o marco do começo dos trabalhos para um 2009 onde o objetivo principal do Timbu será voltar a conquistar títulos. Impedir o tetracampeonato estadual do Sport e erguer novamente a taça do Campeonato Pernambucano seria o início de temporada mais desejado pela torcida alvirrubra nesta virada de ano. Todas essas ambições são resultados de uma mudança de doutrina de contratações por parte da diretoria do clube.

A equipe pernambucana resolveu se reforçar prezando por jogadores com passagens pela Série A e um bom nível técnico. O resultado disso é a aquisição do lateral Carlinhos, o zagueiro Asprilla e o volante Leandro Salino. Além das novas peças, a diretoria alvirrubra também trabalha na manutenção do elenco de 2008. Apesar de algumas perdas, atletas importantes para a temporada passada do Náutico podem ficar por mais um ano, como o atacante Kuki, que deve assinar a renovação de contrato com o clube hoje.

Nenhum comentário: