terça-feira, 8 de abril de 2008

Santa Cruz 'embala' no Estadual

Postado por André Albuquerque

O Santa Cruz parece que começou a se encontrar neste ano. Após fazer um Primeiro Turno medíocre, os tricolores entraram com tudo Hexagonal do Rebaixamento do Campeonato Pernambucano.

Das sete rodadas disputadas até o momento, os corais perderam apenas uma, empataram três e venceram outras três. Dos 21 pontos disputados, os tricolores conseguiram 12, uma média melhor do que a do primeiro turno, quando os corais chegaram aos 15 pontos de 36.

O desempenho coral é ainda mais impressionante quando se olha para o número de modificações que o técnico Fito Neves é obrigado a realizar de uma partida para outra. Neste Hexagonal da Morte, o treinador não conseguiu repetir a escalação em nenhum dos sete jogos. Muito pelo contrário. Ele sempre precisou mudar, no mínimo, três atletas.

Para o próximo jogo não será diferente. Chiquinho, Leandro Biton, Alexandre Aguiar e Thiago Capixaba estão suspensos. Rosembrik e Marcelo Heleno retornam após cumprir suspensão. Isso significa uma mudança de quase metade do time.

Para mim os corais estão conseguindo dar uma cara ao time. É evidente que o elenco ainda não pode ser considerado bom, mas Fito Neves está realizando um trabalho dedicado e de qualidade com os garotos.

O torcedor tem que saber que uma nova geração de campeões pode estar surgindo no Arruda, mas para isso acontecer é necessário muito apoio, paciência e responsabilidade por parte de todos.

Thiago Capixaba assume artilharia do Coral

Após saída de Rafael Rebelo, atacante tem média de mais de um gol por jogo

GLOBOESPORTE.COM

Recife

A saída de Rafael Rebelo do Santa Cruz gerou incerteza na torcida Coral. Desconfiados de como o ataque tricolor se sairia dali em diante, os torcedores temeram a perda de poder de fogo na reta final do campeonato. A atual dupla titular, porém, vem dando conta do recado. Juntos, Thomas Anderson e Thiago Capixaba marcaram onze vezes.

Até a rodada de domingo, Thomas era o artilheiro da equipe, com cinco gols. Na partida contra o Porto, porém, Thiago marcou dois e chegou à marca de seis gols desde sua entrada na equipe. O atacante, porém, leva vantagem em relação ao seu companheiro: enquanto Thomas Anderson teve oportunidade de atuar 19 vezes esse ano (média de 0,26 gols por jogo), Thiago Capixaba entrou em campo apenas cinco vezes com a camisa tricolor (média de 1,2 gols por jogo).

- É uma ótima média, mas o importante mesmo é a vitória. Não adiantaria de nada eu marcar se o Santa não tivesse vencido. O principal é garantir os três pontos para essa torcida maravilhosa, que está do nosso lado sempre – diz Thiago em entrevista ao site do clube.

A força de recuperação do Santa na fase final do campeonato dá esperanças ao jogador para um bom restante de temporada do Tricolor.

- Essa dedicação do grupo é que está mudando a fase do clube. Essa garotada está de parabéns. Vamos aproveitar o momento e nos preparar para entrar com força na Série C – afirma.

Fito Neves liberado para ficar no banco de reserva

Após cumprir os 30 dias de punição impostos pelo Tribunal de Justiça Desportiva, o técnico Fito Neves vai poder voltar a comandar a equipe do Santa Cruz na beira do gramado. O retorno do treinador é muito bem vindo pelo elenco, que, apesar de ter fugido do rebaixamento, permanece motivado, pois agora o objetivo agora passou a ser a terceira colocação no Pernambucano e por conseqüência a classificação para a Copa do Brasil do próximo ano.

Além de Fito Neves, que também está de volta é o meia Rosembrik e o zagueiro Marcelo Heleno. Os dois cumpriram suspensão e estão à disposição do treinador tricolor.

Por outro lado, Fito não poderá contar com os laterais-esquerdo Chiquinho e Alexandre Aguiar, com o artilheiro Thiago Capixaba e com o volante que vinha sendo improvisado na zaga Leandro Biton. Os quatro estão suspensos.

Como está fora da Copa do Brasil, Fito Neves terá toda a semana para trabalhar e definir a equipe que enfrenta o Vera Cruz no próximo domingo, às 16h, no Arruda.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Edinho repensa gestão para últimos nove meses

Presidente comanda reunião hoje à noite com um grupo de tricolores, que vai se integrar à administração

Com a permanência na Série A1 do Campeonato Pernambucano assegurada no último fim de semana, o presidente executivo do Santa Cruz, Édson Nogueira, mexe-se para programar os nove meses restantes de sua gestão. Esta noite, a partir das 19h, um grupo de 11 tricolores participa de reunião com integrantes da atual cúpula coral, com o intuito de colher o máximo de informações sobre as condições do clube e identificar onde podem ser úteis até 31 de dezembro.

Vão traçar o raio-x os membros das áreas: Jurídica, com o advogado Eduardo Lopes, Administrativa, por intermédio do superintendente Luís Cláudio, Financeira, tendo Armando Santos como interlocutor, Social, contando com Marcos Mendes, e, por fim, do Futebol, sob responsabilidade do diretor Jomar Rocha. A reunião será no auditório localizado na sede coral.

O grupo que está se integrando à direção é formado por José Nivaldo Júnior, Tácio Maciel, Ricardo de Paula, Antônio Luiz Neto, Tonico Araújo, Clóvis Neves, João de Deus, Henrique Melo, Alberto Lisboa, Nelson Morais e Eduardo Esteves. “Estamos animados com a reunião. O primeiro contato com eles, semana passada, foi bom. Esperamos dar continuidade ao processo”, declarou Jomar Rocha.

A inclusão de nomes conhecidos nos bastidores do clube vem em momento importante do ponto de vista político. O presidente está sendo pressionado por grupos de oposição organizados há algum tempo, que inclusive o apoiaram nas últimas eleições. O conselheiro colaborador Fernando Veloso, por exemplo, convocou Assembléia Geral Extraordinária para o dia 12 de maio e tentará destituir o mandatário.

Entre os que devem estar presentes ao Arruda esta noite, há figuras que podem oferecer sustentação política a Edinho junto a líderes de outras correntes. Alberto Lisboa foi o adversário do atual presidente nas últimas eleições, apoiado pelo ex-presidente Romero Jatobá Filho. Henrique Melo, Ricardo de Paula e Clóvis Neves eram componentes da gestão de Romerito. Tonico Araújo representa a Confraria Ninho das Cobras, uma das articulações de oposição.

Mesmo assim, Fernando Veloso e seus seguidores não devem oferecer descanso até o fim do ano. Nos dias 13 e 23 deste mês, vão publicar mais dois editais de convocação para a Assembléia Geral Extraordinária. O conselheiro garante ter apoio suficiente – um total de 275 assinaturas de sócios em dia há pelo menos um ano e nascidos até 1990 – e embasamento legal.

CONTRATAÇÕES

Com o término da primeira fase de vários Estaduais de peso no Brasil, como o Paulista, o Mineiro e o Gaúcho, o mercado volta a esquentar. O Santa Cruz tem contato com alguns jogadores de clubes que foram eliminados em São Paulo. Mesmo assim, a diretoria mantém a cautela e não anuncia ninguém.

Na próxima semana, o empresário do meia Jorge Henrique, jogador do semifinalista Guaratinguetá, em São Paulo, estará no Recife para conversar com os dirigentes do Santa. “Não podemos errar. Temos de achar jogadores que queiram jogar aqui”, disse Jomar Rocha.

Time repete a sua melhor seqüência no Pernambucano


A vitória por 2x1 sobre o Porto, domingo passado, no Estádio Antônio Inácio, em Caruaru, pela sétima rodada da Série A1 do Campeonato Pernambucano, confirma o retorno da confiança do elenco do Santa Cruz. O time comandado por Fito Neves igualou nas cinco partidas mais recentes seu melhor momento na competição, quando co-liderou o primeiro turno, ao lado do Sport.

A seqüência de três vitórias e dois empates entre a terceira e a sétima rodadas do hexagonal da morte é rigorosamente equivalente ao desempenho nos cinco primeiros confrontos do Pernambucano. No início, o Santa empatou com Petrolina e Vera Cruz e venceu Petrolina, Vera Cruz e Ypiranga. Agora, empatou com Petrolina e Vera Cruz e bateu Sete de Setembro, Porto e Centro Limoeirense.

Como o regulamento da competição permite que os integrantes do hexagonal da morte terminem até na segunda colocação geral, o Santa Cruz vai brigar para ser o terceiro melhor. Os corais não podem mais alcançar Sport, vencedor do primeiro turno e com 45 pontos, e Náutico, que contabiliza no momento 40 pontos.

Atualmente, o Santa está na quarta colocação. Tem os mesmos 27 pontos do terceiro colocado, Central, mas perde no número de vitórias, primeiro critério de desempate estabelecido no regulamento da competição. Como os centralinos disputam o hexagonal do segundo turno, não haverá cruzamento entre os dois times nas três rodadas finais do Estadual.

Santa prata-da-casa

Renovado com garotada dos juniores, Tricolor deu reviravolta no quadrangular da morte e forma base para terceirona

Na partida diante do Porto, domingo passado, em que conseguiu exorcizar, definitivamente, o fantasma do rebaixamento a segunda divisão do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz tinha 13 jogadores com menos de 21 anos. Desses, apenas o goleiro Jaílson não era prata-da-casa. Todos os outros, inclusive, os sete que estavam no banco de reservas foram revelados pela categoria de base do clube. A garotada teve uma participação decisiva na reviravolta do Tricolor na competição. Hoje, a equipe coral vem de cinco partidas sem saber o que uma derrota.

É claro que sozinhos os jovens valores do Santa Cruz não poderiam fazer muita coisa. E também é bom o torcedor ter o bom senso que eles não serão a solução de todos os problemas do clube, que vai disputar uma Série C do Brasileiro a partir de julho próximo. Mas que, no quadrangular da morte, a meninada vem dando conta do recado isso é um fato. Para se ter uma idéia da força da juventude coral eles correspondem a mais de 50% do atual elenco profissional do clube. O grupo tricolor conta com 26 jogadores sendo 15 com menos de 21 anos (veja quadro ao lado).

Dos 18 jogadores que foram para a partida contra o Porto, por exemplo, 13 eram garotos. As exceções foram Chiquinho, Alexandre Aguiar e William (laterais); Alexandre Oliveira (volante), Thiago Capixaba (atacante). É claro que esses meninos entraram em uma verdadeiro fogueira para substituir alguns jogadores mais experientes e que não deram conta do recado. Porém, a dedicação e o respeito ao clube dentro de campo acabaram superando todas as adversidades e, alguns deles, já pintam com possibilidade de permanecer entre os titulares na Série C.

O bom exemplo é o futebol do atacante Thomas Anderson, 19 anos, que já marcou cinco gols neste Estadual, mesmo se firmando como titular apenas no início do hexagonal da morte. O técnico Fito Neves já deixou claro que a necessidade levou o clube a utilizar tanto a prata-da-casa. "O ideal seria ir lançando os garotos aos poucos e não jogá-los na fogueira. Mas a grande maioria está dando umgrande exemplo de amadurecimento e merece crédito sim", destacou o treinador.

Fito é um grande incentivador da garotada coral. Em 2006, quando pegou o barco afundando da Série A para a Série B lançou alguns destes atletas. O lateral-esquerdo Max, por exemplo, estreou entre os profissionais contra o Santos, na Vila Belmiro.

Garotos do Santa

Goleiros

Jaílson: 20 anos, 1m83, 77kg (contratado)

Rafael: 15 anos, 1m86, 78kg (prata da casa)

Zagueiros

Bruno: 19 anos, 1m84, 73kg (prata da casa)

Eneíldo: 17 anos, 1m80, 79kg (prata da casa)

Laterais

George: 19 anos, 1m78, 75kg (prata da casa)

Max: 20 anos, 1m73, 70kg (prata da casa)

Volantes

Allan Reuber: 20 anos, 1m73, 63kg (prata da casa)

Leandro Biton: 20 anos, 1m74, 66kg (prata da casa)

Memo: 20 anos, 1m79, 71kg (prata da casa)

Meias

Miller: 18 anos, 1m64, 57 kg (prata da casa)

Thiago Henrique: 19 anos, 1m80, 65kg (prata da casa)

Atacantes

Gilberto: 18 anos, 1m78, 70 kg (prata da casa)

Thomas Anderson: 19 anos, 1m72, 67kg (prata da casa)

Yuri Savaroni: 17 anos, 69kg (prata da casa)

Obs: Felipe (meia), 19 anos, vinha se firmando como titular, mas optou em jogar Futsal na Rússia e Paulo Vítor (zagueiro), contratado junto ao São Paulo, 19 anos, vem treinando entre os profissionais, mas atuando no Juniores.

Thiago Capixaba vira o novo xodó da torcida coral

Aguinaldo Lima/Arquivo Folha


Jogador marcou seis gols em cinco partidas disputadas pelo Santa
Atacante balançou as redes adversárias em todos os jogos que participou, exceção ao do Sete de Setembro
GUSTAVO LUCCHESI

Carente de um grande ídolo desde que Marcelo Ramos deixou o clube, no início do Brasileiro da Série B do ano passado, os torcedores do Santa Cruz parecem, finalmente, ter achado o seu novo grande amor. Tendo passado por uma grande desilusão no início da temporada, com o atacante Rafael Rebelo, talvez iludidos pela carência, aliada aos quatro, e únicos, gols marcados nos cinco primeiros jogos do atleta com a camisa coral, a torcida parece estar conhecendo o seu novo grande e verdadeiro ídolo para a temporada 2008. Apesar de curto, já que a relação ainda não completou nem um mês, com o atleta tendo aportado no Arruda no dia 12 do mês passado, o relacionamento com o atacante Thiago Capixaba, 22, anda as mil maravilhas e continua caminhando para se tornar inesquecível.

Com seis gols marcados em apenas cinco jogos pelo Tricolor, o centroavante já é o artilheiro do clube em 2008, com a excelente média de 1,2 gol por jogo, ou seja, um tento a cada 75 minutos. “É uma excelente marca, mas o mais importante é ajudar o Santa Cruz”, disse Thiago.

Mesmo tendo chegado como artilheiro provisório do Campeonato Paraibano deste ano, pelo Queimadense, com a excelente marca de 11 gols marcados em dez jogos disputados, o atleta teve que vencer as explicáveis desconfianças dos torcedores tricolores, até pelo péssimo momento que, o ainda xodó, Rebelo atravessava. E mesmo com o primeiro encontro acontecendo à distância, contra o Vera Cruz, no dia 16 de março, em Vitória de Santo Antão, não demorou para Capixaba mostrar que queria algo sério e que não veio ao Recife a passeio. Com apenas 18 minutos representando as cores do Santa, o atacante já marcou o seu primeiro gol, diante do Galo das Tabocas, não parando por aí. Das cinco partidas que disputou, o atleta só não deixou sua marca na vitória por 1x0, diante do Sete de Setembro.

Mesmo com a excelente fase, o artilheiro tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo, diante do Porto, e não estará à disposição do treinador coral, Fito Neves. Mesmo caso dos laterais-esquerdos Chiquinho e Alexandre Aguiar. Já o volante Leandro Biton foi expulso e também desfalca o Tricolor diante do Vera Cruz, domingo, no Arruda.

REUNIÃO
Está marcada para hoje, às 18h30, no auditório da sede do Santa Cruz, a reunião do grupo de trabalho formado na semana passada, por 17 tricolores, entre atuais e ex-dirigentes. O atual presidente da Cobra Coral, também membro do grupo, Édson Nogueira, o Edinho, irá apresentar um material atualizado sobre a situação real dos nove departamentos do clube.