segunda-feira, 5 de maio de 2008

Elenco coral volta de “férias” com poucas novidades

Com apenas 23 jogadores, diretoria corre atrás de reforços
GUSTAVO LUCCHESI

Após 13 dias de descanso, chegou a hora do elenco profissional do Santa Cruz voltar ao batente. Porém, além de contar com um grupo pequeno, nem todos os 23 atletas devem aparecer nas Repúblicas Independentes do Arruda. É caso de Jorge Henrique. O meia vindo do Guaratinguetá/SP teve dificuldade para conseguir passagem para Recife e teve sua apresentação agendada para esta quarta-feira, mesmo dia em que o treinador coral, Fito Neves, retorna aos trabalhos, com o preparador físico, Charles Muniz, ficando encarregado de receber os atletas hoje. Já os outros dois únicos reforços fechados até agora, o lateral-esquerdo Adeíldo e o volante Gedeíl, ambos destaque do Ypiranga no Estadual 2008, serão apresentados hoje ao torcedor coral.

Além disso, informações vinda de um dirigente coral, que preferiu não ter seu nome divulgado, dão conta de que o zagueiro Rogério Conceição deverá ser dispensado. Segundo o cartola, como o salário do defensor é considerado fora da atual realidade do clube, girando em torno de R$ 15 mil por mês, haverá uma conversa, marcada para hoje, entre a diretoria e o atleta para que se tente chegar a um acordo na redução da quantia. Porém, ainda segundo o dirigente tricolor, as chances de que Rogério continue no Mais Querido são remotas, até pelo fato de o atleta não ter conseguido pegar uma seqüência de jogo pelo Tricolor, já que se lesionou dias depois de chegar no clube, e atuou em apenas dois jogos, comprometendo a relação custo-benefício.

No quesito contratações para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, com a rodada inicial da competição marcada apenas para o dia 6 de julho, a diretoria ainda tem encontrado muita dificuldade para fechar novos reforços, até pela crise financeira que o Tricolor atravessa. O trio do Porto pretendido pelo Santa Cruz - o zagueiro Stanley, o meia Juninho e o atacante Joélson -, só deve assinar quando o Pernambucano de juniores acabar, já que Joélson está reforçando o Gavião na competição.

As posições mais carentes do atual elenco coral são as de goleiro e de meia de armação. Para o gol, Fito Neves possui apenas o jovem Jaílson à disposição. Para o setor de criação, apenas três atletas, com o recém-contratado Jorge Henrique se juntando aos pratas da casa Miller, 18, e Thiago Henrique, 19.

PLACAR

A instalação dos dois placares eletrônicos no estádio do Arruda, adquiridos junto a um patrocinador do Santa Cruz, deve acontecer em breve. Segundo informou a assessoria do clube, a instalação dos aparelhos deve ser iniciada ainda esta semana, sendo colocado um luminoso atrás de cada barra.

Thiago não aparece no Santa por enquanto

O atacante Thiago Capixaba não vai se apresentar ao Santa Cruz hoje, data marcada para o retorno aos trabalhos depois de uma antecipação de férias de 12 dias. De acordo com o seu representante, Carlos Gonzaga, o jogador está no Rio de Janeiro e se recupera de uma dengue. Mas o agente Fifa deixa claro que este não é o único motivo para a ausência, casos também do lateral-direito Rafael Mineiro e do zagueiro Rogério, igualmente vinculados a Gonzaga.

Rafael Mineiro descansa em Marília, interior de São Paulo, enquanto Rogério está na Bahia. “Os jogadores cumpriram sua parte em 100% nessa campanha do Santa Cruz no Pernambucano. O mesmo não vem ocorrendo do outro lado. Não quero especificar, mas precisamos conversar sobre várias coisas. Só que a minha conversa não é com diretores de futebol. Falo diretamente com o presidente (Édson Nogueira), quem decide as coisas de fato por lá”, declarou Gonzaga.

O agente, aliás, reclama da dificuldade que vem encontrando para falar com Edinho. Disse, inclusive, que tentou ligar para o mandatário no começo da tarde de ontem, mas não conseguiu. “Vocês conseguem falar com ele por aí?”, perguntou à reportagem do Jornal do Commercio. “Não conhecia esse presidente. Só acertei por conta do pedido de Fito Neves (técnico coral). Preciso saber como vai ficar a situação dos meninos nesses dois meses de intervalo para a Série C.”

O Santa alega ter um contrato em vigor com Thiago Capixaba até dezembro de 2009. Argumenta que possui 30% dos direitos econômicos. No andamento do Pernambucano, surgiram rumores de um suposto interesse do Cruzeiro no futebol do atleta. “Não tem nada disso. Os Perrella (família ligada ao clube mineiro) têm boa relação comigo e teriam me procurado diretamente. Quanto ao que falam sobre o contrato, digo apenas que tenho várias coisas para conversar com o presidente.”

Thiago Capixaba chegou ao clube no início do hexagonal da morte do Estadual para ajudar o time a escapar do rebaixamento, assim como Rafael Mineiro e Rogério. Em seis partidas disputadas, balançou as redes em oito oportunidades. Antes de desembarcar no Recife, havia feito 11 em dez jogos do Campeonato Paraibano com a camisa do Queimadense.

JUNIORES

A Federação Pernambucana divulgou a tabela do terceiro turno do Estadual, e o primeiro jogo será depois de amanhã, contra o Ypiranga, em Santa Cruz do Capibaribe. Náutico, Sport, Sete de Setembro e Porto também participam da etapa.

Santa Cruz inicia preparação

O Santa Cruz inicia hoje a preparação visando as disputas do Campeonato Brasileiro da Série B, que terá início em julho. Porém, a expectativa é que se apresentem apenas os atletas pratas-da-casa que se destacaram durante o Estadual e jogadores que foram contratados ao Ypiranga como o volante Gedeil e o lateral-esquerdo Adeíldo. Já o técnico Fito Neves solicitou aos dirigentes do clube mais dois dias para descansar e só deverá chegar ao Recife na próxima quarta-feira.

Sobre novos reforços, o Tricolor sonha ainda em ter o meia Juninho, do Porto, para o restante da temporada. Isso porque, o Náutico, que também havia demostrado interesse no meio-campista, saiu da parada, abrindo espaços para novas negociações entre o presidente Edson Nogueira e o tricolor do Agreste.

Outro que interessa ao clube coral é o zagueiro Onildo, do Timbu. Porém, a contratação do atleta não é considerada fácil, pois o Atlético Mineiro também já demonstrou o interesse em tê-lo no Brasileiro da Série A. Ainda virão para o Santa Cruz um goleiro, dois meias e dois atacantes, todos indicados pelo comandante coral. Também hoje, deverão ter início as obras para a colocação dos placares eletrônicos do Arruda. Ambos ficarão localizados atrás das barras do campo de jogo.