segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Chapa de oposição praticamente fechada


Do JC OnLine

A chapa que congregará quase todos os grupos de oposição do Santa Cruz para as eleições - cuja data será definida nesta quinta-feira (4) em reunião do Conselho Deliberativo - está quase completa. O jornalista Fernando Veloso será o candidato à presidência executiva, tendo como vice Osmundo Bezerra.

O atual vice-presidente licenciado, Fred Arruda, encabeça o Conselho Deliberativo. Outro nome está sendo trabalhado para assumir a Comissão Patrimonial e será definido depois de outras reuniões menores entre os comandantes dos oposicionistas. Outro grupo, também de oposição, mas isolado da chapa quase formada, tem o engenheiro Ricardo de Paula na presidência executiva.

De acordo com Fernando Veloso, os nomes são o que menos importa nesse momento. Ele comemorou o resultado do fórum realizado

no último sábado, quando as diversas correntes entraram em sintonia de idéias. "Tivemos a participação de mais de cem pessoas e todos concordaram que o Santa Cruz precisa de um modelo gestor sem intransigência e sem arrogância", pontuou.

Sobre a data da eleição, especula-se que o Conselho estipulará o dia 30 deste mês para o pleito, com a lista de sócios aptos a votar sendo divulgada no dia 11 - podem votar os sócios pertencentes ao quadro há pelo menos um ano e que estejam em dia com suas obrigações. Veloso considerou os prazos razoáveis.

"Quanto antes a eleição acontecer, melhor. Hoje, como o clube está parado, cada dia que passa sem uma nova diretoria significa prejuízo", pontuou.

TIME

Depois do fim de semana de folga, os atletas voltaram a trabalhar na manhã desta segunda-feira (1), na preparação para o jogo contra o Salgueiro, sábado (6), em Salgueiro. Os zagueiros Gonçalves e Stanley foram as ausências, sendo que o primeiro alegou estar em Sergipe cuidando de assuntos particulares. O segundo não deu satisfação.

Os atletas trabalham somente pela manhã até sexta-feira (5). Após o almoço, a delegação já ruma para o interior pernambucano.

Com o Santa ainda na C, opositores se unem

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Após consenso, bloco será formado por Fernando Veloso e Fred Arruda
segundo o jornalista Fernando Veloso, o Santa Cruz precisa de gente nova para comandar o clube
GUSTAVO LUCCHESI

Enquanto ainda espera o milagre de continuar na Série C do próximo ano - os resultados de ontem deixaram uma mínima esperança -, o Santa Cruz vê os seus bastidores políticos esquentando cada vez mais. Unido, um grupo começa a aparecer como favorito para sair vitorioso nas eleições, que devem acontecer na segunda quinzena deste mês, segundo o atual presidente Édson Nogueira, o Edinho. Tendo passado praticamente todo o fim de semana reunida, uma parte da oposição tricolor conseguiu chegar a um consenso e bateu o martelo dos nomes que formarão a chapa Aliança Coral.

Crítico feroz da atual gestão coral comandada por Edinho, o jornalista Fernando Veloso sairá como candidato ao cargo de presidente do executivo, enquanto que Fred Arruda concorrerá ao tão almejado cargo maior do Conselho Deliberativo, ocupado atualmente por Alexandre Férrer.

As outras duas escolhas que a chapa ainda terá que fazer são em relação aos candidatos para exercer as funções de presidente da Comissão Patrimonial e de vice-presidente do executivo, com o nome de Osmundo Bezerra, da Veneno Coral, sendo apontado como o mais provável para ocupar o último cargo, faltando apenas um “sim” do próprio Osmundo. Sobre o embate que deverá travar com a outra metade da oposição, que provavelmente lançará uma chapa formada pelo ex-mandatário da Comissão Patrimonial, Ricardo de Paula, e pelo ex-presidente do executivo, Romerito Jatobá, o candidato Fernando Veloso não poupou críticas aos ex-dirigentes corais, deixando claro o seu otimismo para faturar as eleições e comandar a Cobra Coral no biênio 2009/2010. “O Santa Cruz precisa de gente nova no comando. Todos eles já tiveram as suas oportunidades para fazerem algo pelo clube e chegou a nossa vez”, declarou. O anúncio oficial da chapa Aliança Coral deve ser feito hoje à tarde, só dependendo do surgimento de um nome para assumir a Patrimonial.

REAPRESENTAÇÃO

Depois de ganhar o fim de semana de folga, o elenco coral se reapresenta hoje, no Arruda, ao preparador físico Charles Muniz.

Resultados mantiveram vivas as esperanças do Tricolor
Léo Lisbôa

A primeira semana de setembro promete demorar a passar para os torcedores do Santa Cruz. Existia a possibilidade do Tricolor do Arruda ser rebaixado para a Série D já ontem, mas os resultados da quinta rodada da Segunda Fase da Série C foram favoráveis aos pernambucanos. Com exceção do Ituano, que ainda não pontuou, todos os outros times continuam com chance de permanecer na Terceirona na próxima temporada. Apesar de muitos não poderem se classificar para a etapa seguinte, resta torcer para ficar entre os quatro clubes que não serão rebaixados devido ao índice técnico.

Mesmo podendo ficar na Série C, as chances dos tricolores são remotas. Dos quatro times que não serão rebaixados, mas somente eliminados, três já não podem ser ultrapassados pela Cobra Coral. Hoje, o Santa possui a terceira pior campanha desta fase, e para não ser rebaixado, terá que torcer por uma combinação de resultados de nove adversários. Mas antes de torcer por tropeços de seus concorrentes, o Santa Cruz terá que golear o Salgueiro - que ainda não garantiu vaga na Terceira Fase - sábado, no Sertão do Estado. Em 11 partidas na competição, o Mais Querido venceu apenas duas vezes, ambas no Arruda. Nesta fase, o time coral ainda não sentiu o gostinho da vitória. Foram três empates e duas derrotas.

Faltando uma rodada para o término desta etapa, sete clubes já se classificaram para a fase seguinte. Os Grupos 22 e 23 estão com os classificados definidos, faltando apenas decidir quem ficará na primeira e segunda colocação de cada chave. Já o 24, por causa de Justiça, está com uma rodada de atraso em relação aos demais.

Parece impossível, mas o Santa ainda respira

Combinação de resultados tida como improvável acontece, e o tricolor, por enquanto, segue vivo

A esperança segue viva. As combinações de resultados na rodada de ontem ajudaram o Santa Cruz, que matematicamente ainda tem chance de permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro em 2009. No entanto, o sonho tricolor pode se dissipar na próxima quarta-feira. Para isso, basta o Caxias bater o Brasil-RS, em Caxias do Sul, pelo grupo 24, único ainda defasado. Também na quarta, pela mesma chave, Marcílio Dias-SC x Toledo-PR.

Na hipótese de vitória do Caxias, o Santa não poderia mais ficar com uma das quatro melhores campanhas entre os 16 que não se classificarem à terceira fase – pois os gaúchos chegariam a 6 pontos e duas vitórias. O Marcílio Dias tem 10, e o Brasil 9 (ver quadro abaixo). Isso porque já existem três chaves com três clubes com mais de seis pontos (ou seis pontos e duas vitórias). O limite coral é de seis pontos e uma vitória – isso, se vencer o Salgueiro, sábado, no Sertão do Estado.

Outros dois grupos saíram da mira coral com os resultados de ontem. No 20, o Confiança (com 10 pontos) classificou-se ao derrotar o ASA, por 2x0. Os alagoanos seguem com 7, mesma pontuação do Itabuna, que superou o Vitória da Conquista, 2x1. Já no 21, o Mixto-MT venceu o Atlético-GO por 2x1 e foi a 7 pontos. Os goianos estacionaram nos 12. O Itumbiara bateu o Dom Pedro por 3x2 e foi para 6 pontos e duas vitórias. Vale a pena ressaltar que na chave 18, que ontem folgou, assim como os times do grupo 19 (o de Santa e Salgueiro), já têm os paraenses Paysandu (10 pontos) e Águia (9) e o maranhense Sampaio Corrêa com 7.

No momento, nove equipes já se classificaram para a terceira fase: Rio Branco-AC, Paysandu, Confiança, Atlético-GO, Duque de Caxias, Guaratinguetá, Ituiutaba-MG, Guarani e Marcílio Dias. Quinze ainda brigam pelas sete vagas restantes: Remo, Luverdense-MT, Holanda-AM, Águia-PA, Sampaio Corrêa-MA, Salgueiro, Icasa, Campinense, ASA, Itabuna, Mixto-MT, Itumbiara-GO, Dom Pedro-DF, Brasil-RS e Caxias.

Muito provavelmente, destes oito times que não passarem à terceira fase, quatro vão ocupar as vagas disponíveis para a Terceirona 2009. Para o Santa, novamente, resta apelar para a “secação”.

O “olho gordo” precisa começar na quarta, torcendo para que o Caxias não vença o Brasil-RS, e para o Marcílio bater o Toledo. No sábado, é a vez de ganhar do Salgueiro e apelar para as derrotas de Remo (para o Rio Branco), de Picos (Paysandu), de Campinense (Icasa), de Vitória da Conquista (Confiança), de D. Pedro (Mixto), de Noroeste (Ituano), Caxias (Toledo) e para os empates entre Luverdense-MT e Holanda-AM e América-MG e Boavista-RJ. Se isso não der certo, o Santa terá de disputar uma vaga na Série D no Estadual 2009.

Ex-presidentes podem ter oposição unificada

A unificação dos grupos de oposição aos ex-presidentes José Neves Filho e Romero Jatobá Filho pode ser oficializada durante esta semana. Representantes de várias facções do tricolor se reuniram no último sábado para tentar costurar a chapa para a eleição do Santa Cruz para o biênio 2009/10. Zé e Romerito têm Ricardo de Paula como pré-candidato.

“Sabíamos que não ficaria tudo acertado logo no primeiro encontro. A reunião durou mais de duas horas e contou com cerca de 100 pessoas. Houve algumas discordâncias, mas ficou acertada uma unificação entre a oposição em lançar uma chapa única”, disse Fernando Veloso, do Veneno Coral.

Após o encontro, as lideranças desses grupos seguiram para um almoço. Além de Veloso, participaram Fred Arruda, que encabeça a chapa Aliança Coral, lançada na última quinta-feira, Felipe Rego, do movimento Reconstrução, e um representante da Nova Geração, que tem o ex-jogador Ramon como pré-candidato.

“Conversamos sobre os projetos de cada um e os nomes para compor a chapa serão anunciados até o próximo fim de semana. O clube precisa de um choque de gestão, principalmente com uma reforma estatutária. O poder não pode ficar restrito na mão de uma pessoa”, disse Fred Arruda, que voltou a cobrar do presidente Edson Nogueira, Edinho, a lista dos sócios aptos a votar.

Na próxima quinta, o Conselho Deliberativo se reunirá para definir a data da eleição, que pode ser antecipada do dia 12 de dezembro para a segunda quinzena de setembro.

Na atual conjuntura, esses grupos de oposição bateriam chapa com Ricardo de Paula, pré-candidato apoiado pelos ex-presidentes José Neves Filho e Romero Jatobá Filho. No entanto, Ricardo de Paula, diz ainda acreditar em um consenso.

“Temos que ter a grandeza de pensar primeiro no Santa. Conversei com Fred Arruda e estou aguardando a resposta. O processo é difícil e prego a união, jamais o bate-chapa”, disse Ricardo de Paula.

Após a folga do fim de semana, os jogadores do Santa retornam às atividades hoje pela manhã. Com o desligamento de Ronaldo Bagé, Charlez Muniz está o responsável pelo comando técnico e ficará no banco de reservas na partida contra o Salgueiro, sábado, no Sertão pernambucano, na despedida do Santa na temporada – o time ainda luta para seguir na Série C em 2009.

Só resta uma vaga


Exclusão do Santa Cruz da Série C do Campeonato Brasileiro pode ser confirmada na rodada da próxima quarta-feira

Pode-se dizer que o torcedor tricolor avistou uma luz no fim do túnel. A equipe, que há nove dias deu adeus à disputa pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, teve as esperanças de permanecer na terceira divisão "renovadas" após os resultados da rodada de ontem. Apesar da sobrevida, é importante ressaltar que o Santa Cruz permanece sem depender dos próprios placares para evitar o vexame do rebaixamento. E os dois últimos jogos de ontem complicaram a situação da equipe pernambucana. Isso porque o Mixto-MT venceu por 2 x 1 o até então invicto Atlético-GO. Com isso, os corais lutam agora por apenas uma vaga entre os quatro melhores eliminados. O rebaixamento pode ser confimado na quarta-feira, quando acontecem os próximos jogos.

Depois da vitória de ontem, a equipe mato-grossense chegou aos sete pontos e pulou para a 2ª posição do Grupo 21. Assim, o Itumbiara-GO, que também ganhou, caiu para a 3ª colocação, com seis pontos e duas vitórias e não pode mais ser alcançado pelos corais. O Santa, por sua vez,só pode atingir os seis pontos e somar uma vitória ao fraco histórico na competição.

Pelo grupo 17, o Luverdense-MT venceu o Rio Branco-AC por 5 x 2, fechando a 5ª rodada. Com isso, o time do Mato Grosso chegou aos cinco pontos, mesmo resultado do Holanda-AM, 4º colocado. Nesse caso, é preciso abrir um parêntese: as duas equipes jogarão no próximo sábado entre si. Uma vitória para um dos lados acabará de vez qualquer chance remota de permanência do Santa na Série C.

Mas o coração do tricolor pode ficar mais apertado a partir desta quarta-feira. A data pode abrigar o capítulo mais triste da história do Santa Cruz. No dia será disputada a 5ª rodada do grupo 24, um dos mais fracos do Campeonato. Uma vitória do Caxias-RS em cima do conterrâneo Brasil de Pelotas-RS, em casa, seria suficiente para confirmar a queda. Isso porque o time de Caxias ficaria na 3ª posição da chave, com seis pontos e duas vitórias na 2ª fase.

Caso o Brasil vença ou empate, o Santa continua com chances matemáticas. Para alcançar esse milagre, o time pernambucano precisaria "secar" os nove times que estão a sua frente, além de vencer o Salgueiro-PE, no Sertão, por uma larga diferença de gols. Realmente, algo quase impossível.