Combinação de resultados tida como improvável acontece, e o tricolor, por enquanto, segue vivo
A esperança segue viva. As combinações de resultados na rodada de ontem ajudaram o Santa Cruz, que matematicamente ainda tem chance de permanecer na Série C do Campeonato Brasileiro em 2009. No entanto, o sonho tricolor pode se dissipar na próxima quarta-feira. Para isso, basta o Caxias bater o Brasil-RS, em Caxias do Sul, pelo grupo 24, único ainda defasado. Também na quarta, pela mesma chave, Marcílio Dias-SC x Toledo-PR.
Na hipótese de vitória do Caxias, o Santa não poderia mais ficar com uma das quatro melhores campanhas entre os 16 que não se classificarem à terceira fase – pois os gaúchos chegariam a 6 pontos e duas vitórias. O Marcílio Dias tem 10, e o Brasil 9 (ver quadro abaixo). Isso porque já existem três chaves com três clubes com mais de seis pontos (ou seis pontos e duas vitórias). O limite coral é de seis pontos e uma vitória – isso, se vencer o Salgueiro, sábado, no Sertão do Estado.
Outros dois grupos saíram da mira coral com os resultados de ontem. No 20, o Confiança (com 10 pontos) classificou-se ao derrotar o ASA, por 2x0. Os alagoanos seguem com 7, mesma pontuação do Itabuna, que superou o Vitória da Conquista, 2x1. Já no 21, o Mixto-MT venceu o Atlético-GO por 2x1 e foi a 7 pontos. Os goianos estacionaram nos 12. O Itumbiara bateu o Dom Pedro por 3x2 e foi para 6 pontos e duas vitórias. Vale a pena ressaltar que na chave 18, que ontem folgou, assim como os times do grupo 19 (o de Santa e Salgueiro), já têm os paraenses Paysandu (10 pontos) e Águia (9) e o maranhense Sampaio Corrêa com 7.
No momento, nove equipes já se classificaram para a terceira fase: Rio Branco-AC, Paysandu, Confiança, Atlético-GO, Duque de Caxias, Guaratinguetá, Ituiutaba-MG, Guarani e Marcílio Dias. Quinze ainda brigam pelas sete vagas restantes: Remo, Luverdense-MT, Holanda-AM, Águia-PA, Sampaio Corrêa-MA, Salgueiro, Icasa, Campinense, ASA, Itabuna, Mixto-MT, Itumbiara-GO, Dom Pedro-DF, Brasil-RS e Caxias.
Muito provavelmente, destes oito times que não passarem à terceira fase, quatro vão ocupar as vagas disponíveis para a Terceirona 2009. Para o Santa, novamente, resta apelar para a “secação”.
O “olho gordo” precisa começar na quarta, torcendo para que o Caxias não vença o Brasil-RS, e para o Marcílio bater o Toledo. No sábado, é a vez de ganhar do Salgueiro e apelar para as derrotas de Remo (para o Rio Branco), de Picos (Paysandu), de Campinense (Icasa), de Vitória da Conquista (Confiança), de D. Pedro (Mixto), de Noroeste (Ituano), Caxias (Toledo) e para os empates entre Luverdense-MT e Holanda-AM e América-MG e Boavista-RJ. Se isso não der certo, o Santa terá de disputar uma vaga na Série D no Estadual 2009.
Ex-presidentes podem ter oposição unificada
A unificação dos grupos de oposição aos ex-presidentes José Neves Filho e Romero Jatobá Filho pode ser oficializada durante esta semana. Representantes de várias facções do tricolor se reuniram no último sábado para tentar costurar a chapa para a eleição do Santa Cruz para o biênio 2009/10. Zé e Romerito têm Ricardo de Paula como pré-candidato.
“Sabíamos que não ficaria tudo acertado logo no primeiro encontro. A reunião durou mais de duas horas e contou com cerca de 100 pessoas. Houve algumas discordâncias, mas ficou acertada uma unificação entre a oposição em lançar uma chapa única”, disse Fernando Veloso, do Veneno Coral.
Após o encontro, as lideranças desses grupos seguiram para um almoço. Além de Veloso, participaram Fred Arruda, que encabeça a chapa Aliança Coral, lançada na última quinta-feira, Felipe Rego, do movimento Reconstrução, e um representante da Nova Geração, que tem o ex-jogador Ramon como pré-candidato.
“Conversamos sobre os projetos de cada um e os nomes para compor a chapa serão anunciados até o próximo fim de semana. O clube precisa de um choque de gestão, principalmente com uma reforma estatutária. O poder não pode ficar restrito na mão de uma pessoa”, disse Fred Arruda, que voltou a cobrar do presidente Edson Nogueira, Edinho, a lista dos sócios aptos a votar.
Na próxima quinta, o Conselho Deliberativo se reunirá para definir a data da eleição, que pode ser antecipada do dia 12 de dezembro para a segunda quinzena de setembro.
Na atual conjuntura, esses grupos de oposição bateriam chapa com Ricardo de Paula, pré-candidato apoiado pelos ex-presidentes José Neves Filho e Romero Jatobá Filho. No entanto, Ricardo de Paula, diz ainda acreditar em um consenso.
“Temos que ter a grandeza de pensar primeiro no Santa. Conversei com Fred Arruda e estou aguardando a resposta. O processo é difícil e prego a união, jamais o bate-chapa”, disse Ricardo de Paula.
Após a folga do fim de semana, os jogadores do Santa retornam às atividades hoje pela manhã. Com o desligamento de Ronaldo Bagé, Charlez Muniz está o responsável pelo comando técnico e ficará no banco de reservas na partida contra o Salgueiro, sábado, no Sertão pernambucano, na despedida do Santa na temporada – o time ainda luta para seguir na Série C em 2009.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Parece impossível, mas o Santa ainda respira
Marcadores:
Campeonatos,
Jornal Do Commercio,
Notícias de Jornais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário