quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Santa Cruz dispensa nove jogadores


Do JC OnLine
Com informações da Rádio Jornal


A reapresentação do elenco do Santa Cruz nesta quinta-feira (28) marcou a dispensa de nove jogadores: Edmundo e Cleo (atacantes), Bruno Costa, Marcos Vinícius, Camilo e Rafael Mineiro (laterais), Juninho e Uésclei (meias) e Reinaldo (volante). Desse grupo, apenas Juninho não esteve no clube. Além deles, o goleiro Gledson já deixara o tricolor para defender o Náutico.

Dos dispensados, quatro deles - Edmundo, Rafael Mineiro, Camilo e Juninho - tinham presença mais forte no time considerado titular. O comando ficou com Charles Muniz e todos os trabalhos até o jogo contra o Salgueiro, no próximo dia 6, serão realizados no período da manhã.

Enquanto isso, as declarações do presidente Édson Nogueira repercutiram negativamente em parte da oposição. O fato de o dirigente ter dito que não se arrependia do que fez e que repetiria tudo renderam uma declaração irada do jornalista Fernando Veloso, líder de um dos grupos de oposição.

Ele classificou as palavras de Edinho como "estupidez" e "desamor". "É até estranho um ser humano ser tão desprovido de sentimentos. Parece que esse pesadelo de Edinho no Santa Cruz não vai acabar nunca", reclamou. Veloso esperava que o dirigente renunciasse para que o vice, Fred Arruda, conduzisse o processo sucessório.

Em crise, Santa Cruz dispensa nove jogadores


A diretoria do Santa Cruz anunciou nesta manhã os nomes dos jogadores que estão na primeira leva de dispensas do time. Praticamente rebaixado para a Série D, o Santa Cruz liberou hoje os laterais Bruno Costa, Marcos Vinícius, Rafael Mineiro e Camilo, o volante Reinaldo, os meias Juninho e Uecslei e os atacantes Cléo e Edmundo. Além desses nove nomes, outros dois também deverão sair do Santa Cruz antes do último jogo da Série C, no próximo domingo, contra o Salgueiro.

Em entrevista coletiva realizada no Arruda, onde disse que deixaria a presidência do Executivo, Edson Nogueira afirmou que a crise financeira do Santa Cruz é tão grande que não tem dinheiro para pagar a passagem de volta para casa dos jogadores dispensados e que vai pedir ajuda para a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Também ontem, o técnico Bagé e toda a comissão técnica foi demitida. O preparador físico Charles Muniz assume o comando técnico interinamente e vai comandar a equipe para o último jogo.

Quem se deu bem foi o goleiro Gledson. Ontem ele pediu sua rescisão contratual para ir defender o Náutico na Série A do Campeonato Brasileiro.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Direção do Santa anuncia primeiros nomes dispensados


Os laterais Bruno, Rafael Mineiro, Camilo e Marcos Vinícius; os meias Reinaldo, Wesley e Juninho; os atacantes Edmundo e Cléo. Esses são os primeiros nomes anunciados pela direção do Santa Cruz, entre os jogadores que faziam parte do time e foram dispensados pelo clube.

A lista de dispensas foi confirmada na última quarta (27), em entrevista coletiva do presidente Edson Nogueira, junto com a saída do técnico Bagé e de sua comissão técnica. O treinador já havia falado em tom de despedida após a partida contra o Campinense-PB, a última a ser realizada pelo Santa em seu estádio este ano.

Na entrevista, Edinho também falou, cabisbaixo, que as eleições para escolher o novo presidente do Santa devem ser realizadas em setembro, e não mais em dezembro, como ele sempre defendeu. O atual presidente decidiu ceder à pressão da oposição, em função dos maus resultados do time na série C: o Santa é lanterna do seu grupo e corre sério risco de rebaixamento à série D.

“Gostaria de pedir desculpa a torcida do Santa Cruz”, desabafou Edinho. Ele presidiu o Santa num dos piores momentos da história do clube.

Quando assumiu o Tricolor, o time estava na série B, depois de terminar o Brasileirão da série A, em 2006, na lanterna. No ano passado, o sonho de voltar à elite terminou com a queda para a terceira divisão. Ao fim do mandato, o Coral poderá estar na quarta divisão, a última do futebol brasileiro.

da Redação do pe360graus.com

Só falta agora o dia


Presidente Edson Nogueira confirmou que eleição acontecerá em setembro. Conselho definirá a data

Tentando não transparecer emoção alguma - em alguns momentos acabou sendo traído pelo semblante e pelo olhar -, o presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira, fez ontem um de suas últimas entrevistas coletivas, se não a última. Não trouxe nenhuma novidade prática apenas confirmou o que todos já imaginavam: a sua sucessão será antecipada de 12 de dezembro para a segunda quinzena de setembro próximo. A data ainda está aberta e só será definida na reunião do Conselho Deliberativo do clube, que está marcada para a quinta-feira (04).

"Vamos antecipar a eleição para que o próximo presidente tenha tempo de conhecer a realidade do clube e possa contribuir . Eu serei um facilitador desse processo. O clube estará aberto para todos", afirmou Edinho. O mandatário coral disse ainda que o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, será peça fundamental no processo sucessório do clube. "Vamos esperar Carlos Alberto voltar da Europa para definirmos alguns detalhes do processo", completou.

Enganou-se quem esperava um festival de caças às bruxas e culpados pelo medíocre campanha do Santa Cruz nos dois anos da atual gestão. Edson Nogueira assumiu todos os erros e pediu desculpas ao torcedor tricolor. "O regime aqui sempre foi presidencialista e eu assumo toda a culpa. Tentei fazer o máximo pelo clube, mas os resultados não vieram", comentou. O presidente coral aproveitou o momento para esclarecer sua participação no pleito eleitoral do clube. "Vou conduzir o processo, mas é bom que fique claro: não teremos chapa, não indicaremos ninguém e nem apoiaremos nenhum candidato".

Por outro lado, Edson Nogueira arriscou um conselho para os seis pré-candidatos: "Seria babaquice minha pedir a união, pois isso não existe. O que eu queria ver era um consenso. Quem perder a eleição esqueça os problemas pessoais e ajude o clube. Não deixem o presidente sozinho", completou.

Casos Omissos - O Conselho Deliberativo vai trabalhar em cima dos casos omissos do estatuto do clube e também no consenso pela antecipação da eleição para marcar a data. Um edital será publicado na sexta-feira (05) marcando a data do pleito e abrindo prazo para inscrição das chapas. A lista de sócio, segundo os dirigentes, já pode ser pedida no sede social do clube.

"Renúncia é para covarde. Isso eu não sou. O bom senso falava pela antecipação das eleições e isso eu estou fazendo. Saio pós-graduado, com mestrado e PHD em administração sem dinheiro"
Edson Nogueira

Onze atletas liberados

No retorno às atividades, o elenco do Santa Cruz estará bastante reduzido. Cerca de 11 jogadores serão informados que não fazem mais parte do grupo. Além deles, o comandante do time, o técnico Ronaldo Bagé, foi demitido ontem. Mais uma vez, Charles Muniz assume a equipe para o jogo contra o Salgueiro, no sábado, dia 6 de setembro, , no Cornélio de Barros, em Salgueiro, na despedida do Tricolor da Série C.

A relação dos jogadores que devem deixar o clube não foi divulgada pela diretoria. Porém, os nomes já estão sendo especulados: Rafael Mineiro, Marcos Vinícius e Bruno (laterais); Gedeil, Reinaldo e Vágner Rosa (volantes); Wecquisley (zagueiro); Juninho e Ucslei (meias); Cléo e Edmundo (atacantes). O número ainda sobe se contarmos com o goleiro Glédson, que ontem acertou a rescisão de contrato e se transferiu para o Náutico.

"Vamos liberar esses jogadores porque não temos mais dinheiro. A situação é essa. Não adianta tapar o sol com a peneira. O Santa Cruz não está passando por uma crise. O Santa Cruz é a própria crise", afirmou o presidente Edson Nogueira.

Fred Arruda lança chapa hoje

Marcos Pastich/Arquivo Folha



Ele será o primeiro tricolor a oficializar a sua candidatura à presidência coral
Candidato era vice-presidente na gestão atual
Filipe Assis

Os bastidores do Arruda continuam fervilhando quando o assunto é eleição. Depois do surgimento de vários nomes como possíveis postulantes à presidência, um deles resolveu oficializar a sua candidatura. Fred Arruda vai lançar hoje, às 19h30, na sede do Sindsep, a sua chapa. Ela vai ser chamada de Aliança Coral e terá, além do próprio Fred, Geraldo Lima como vice do executivo, Gerino Xavier para o Conselho Deliberativo, e Sérgio Miranda para a Comissão Patrimonial.

Geraldo Lima, o Gerrá, é auditor do Tribunal Regional Federal (TRF) e participa do Blog do Santinha. Gerino Xavier e Sérgio Murilo são empresários. Já Fred foi vice-presidente durante quase todo o primeiro mandato de Edson Nogueira, no ano passado. Alegando incompatibilidade com a maneira de governar de Edinho, licenciou-se do cargo.

Desde que começaram a ser feitas especulações a respeito da sucessão presidencial do Santa Cruz, o nome de Fred Arruda foi ventilado. A princípio, ele desconversou. Entretanto, no início da semana, disse que aceitava, com algumas condições. E agora, já na condição de presidenciável, insiste nessas condições como principais promessas de campanha.

Fred quer, entre outras coisas, proibição de antecipação de receita, divulgação constante das contas do clube e publicação, por antecipação, da lista de sócios aptos a votar. “Não tenho certeza, mas tenho a informação de que o Santa Cruz antecipou as cotas de televisionamento do Campeonato Pernambucano até 2014. E aí? Não dá para aceitar isso”, frisou.

Ao ser questionado se poderia ser aliado de algum dos pré-candidatos, ele disse que sim. “Fernando Veloso e Felipe Rêgo têm um alinhamento de princípios conosco. Por isso, estamos conversando com os dois”, antecipou.

Opositores ainda pensam em chegar a um consenso

Apesar da iniciativa de Fred Arruda de lançar uma candidatura própria, a oposição do Santa Cruz ainda não desistiu da idéia de formar uma chapa única. O assunto será discutido no próximo sábado, quando os diversos segmentos contrários à administração de Edinho estarão reunidos, tentando um consenso. O encontro será realizado na sede do grupo Veneno Coral, no Shopping ETC, nos Aflitos, a partir das 9h, e está sendo chamado de Fórum das Oposições.

Um dos pré-candidatos à presidência do Santa Cruz, o jornalista Fernando Veloso disse ter ficado surpreso ao saber que Fred Arruda havia se mobilizado para lançar uma chapa própria. “Fiquei, porque eu tive uma conversa com Fred, e ele aceitou fazer parte, como presidente do Conselho Deliberativo, de uma chapa cujo presidente do executivo seria eu. Entretanto, isso é uma coisa normal em um processo eleitoral. Política se faz conversando e costurando”, frisou.

Ainda de acordo com Veloso, a escolha do presidente não deverá ser um entrave para a montagem de uma chapa única de oposição. Segundo ele, porque a proposta é reduzir os poderes do mandatário, por meio de uma gestão compartilhada. “Não nos interessa um super presidente, com cara de dono do Santa Cruz”. Veloso declarou ainda que ele, Fred Arruda e Felipe Rêgo são os únicos candidatos de oposição lançados até o momento. “Antônio Luiz Neto não é, pois esteve sempre dentro do grupo que hoje está no clube”.

Edinho diz que faria tudo de novo


“Fiz o meu melhor para o Santa Cruz”, afirmou o atual presidente do Tricolor
GUSTAVO LUCCHESI

Antes mesmo da Era Edinho ser dada como encerrada oficialmente, o clima de despedida e melancolia tomou conta das Repúblicas Independentes do Arruda, ontem, na coletiva de imprensa que o atual presidente, Édson Nogueira, o Edinho, marcou para anunciar algumas medidas que serão tomadas antes do fim do seu mandato. Ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Alexandre Férrer, e os seus diretores de futebol, Jomar Rocha e Constantino Júnior, o mandatário coral confirmou o que já era esperado, anunciando, oficialmente, a antecipação da eleição para que seja eleito o seu sucessor, a demissão do treinador Ronaldo Bagé e a dispensa de 11 atletas, com a lista dos nomes só sendo divulgada hoje.

Porém, o que mais chamou a atenção dos presentes na sala de imprensa do Arruda foram as declarações do atual presidente nos seus últimos dias no comando da Cobra Coral. Colecionando fracassos na sua gestão, Edinho era o retrato claro de uma pessoa dominada por um misto de emoção e alívio, alternando sorrisos com feições sérias em vários momentos da coletiva, como quando falou sobre a atual crise que o seu time de coração vive e os seus últimos dias como presidente. “O clube não está em crise. Ele é a própria crise. Saio mais maduro e mais frio, com a certeza que fiz o meu melhor para o Santa Cruz. Se pudesse voltar, repetiria tudo o que fiz, pois sempre pensei no melhor para o Santa Cruz. Saio com mestrado em administração sem dinheiro”, disse Edinho.

Quanto à eleição, modificando a idéia inicial de realizar o pleito no dia 15 de outubro, Edinho informou que irá correr contra o tempo para conseguir realizar a votação para o cargo maior do executivo ainda na segunda quinzena de setembro. A data oficial deve ser decidida e divulgada apenas na próxima quinta-feira (4 de setembro), quando o Conselho Deliberativo se reunirá para decidir o dia da eleição e a data que o vencedor tomará posse da cadeira deixada por Edinho.

Outro assunto confirmado foi a demissão do treinador Ronaldo Bagé e sua comissão técnica, com Charles Muniz sendo o escolhido para comandar a equipe na despedida da Série C, contra o Salgueiro, no dia 6 de setembro. Além disso, Edinho adiantou que haverá uma lista com 11 jogadores dispensados que será anunciada hoje, na reapresentação do elenco coral. Os prováveis nomes são: o zagueiro Wecquisley; os laterais Camilo, Bruno Costa, Rafael Mineiro e Marcos Vinícius; o volante Reinaldo; os meias Juninho e Uéslei; e os atacantes Edmundo e Cléo. Os demais só deixarão o Mais Querido após o jogo contra o Carcará, com exceção dos pratas-da-casa.

Clube vai pedir dinheiro à Federação Pernambucana

Afundando em dívidas, falido e sem dinheiro para honrar os seus compromissos, o Santa Cruz irá tentar se apegar à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para conseguir, ao menos, uma quantia que possa diminuir a vergonha de não ter verba nem para conseguir passagens para os atletas retornarem aos seus estados de origem. “O Santa, por enquanto, não tem dinheiro para honrar os seus compromissos. Vou esperar o Carlos Alberto (Oliveira, presidente da FPF) retornar de viagem para conversar com ele e saber de que forma a Federação pode nos ajudar. Não tenho dinheiro nem para dar a passagem de volta para os atletas voltarem para casa”, informou Edinho. O retorno de Carlos Alberto é esperada com tanta expectativa pelos tricolores, que a eleição coral só será realizada com a presença dele no Recife.

CASO CAMPINENSE

Confirmando o que o advogado do Santa Cruz, Eduardo Lopes, havia informado na terça-feira, o Tricolor deu entrada ontem, junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com a documentação referente à queixa do clube sobre o caso do atacante do Campinense/PB, Marquinhos Marabá, que teria atuado de forma irregular no empate entre as duas equipes, no último domingo. Agora, o órgão irá analisar os documentos para decidir qual rumo o caso irá tomar. E como se desgraça pouca fosse bobagem, o mesmo STJD multou o Tricolor ontem, em R$ 1.500, por atraso dos pernambucanos no retorno para o segundo tempo na partida contra os paraibanos.

Eleição antecipada e doze demissões


O presidente Edson Nogueira, Edinho, confirmou a antecipação das eleições corais para a segunda quinzena de setembro – antes, estavam marcadas para o dia 12 de dezembro. Até agora, oito nomes já foram especulados como possíveis candidatos ao posto de presidente executivo para o próximo biênio: Fernando Veloso, Romero Jatobá Filho, Fred Arruda, Alberto Lisboa, Felipe Rêgo Barros, o ex-jogador Ramón, Antônio Luiz Neto e Ricardo de Paula. Hoje, 11 jogadores serão dispensados – o técnico Ronaldo Bagé foi avisado da sua demissão na manhã de ontem. Já o goleiro Gledson trocou o clube pelo Náutico. Após o seu comunicado, Edinho utilizou uma rota alternativa para deixar o Arruda para evitar o protesto de cerca de 30 torcedores das organizadas.

Edinho desculpa-se e marca eleição para setembro

“A culpa é única e exclusivamente de Édson Domingues Nogueira porque o regime é presidencialista”. Assim o presidente executivo do Santa Cruz pediu desculpas à torcida tricolor na que pode ser sua última entrevista coletiva à frente do cargo máximo do clube. Ontem à tarde, o dirigente anunciou a antecipação das eleições para a segunda quinzena de setembro - estavam marcadas para o dia 12 de dezembro.

No primeiro momento, por conta do estatuto, Edinho pensou em marcar o pleito para 15 de outubro. Mas depois decidiu adiantar a data. Uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo ocorrerá na próxima quinta-feira com o intuito de decidir o dia correto. “Não teremos grandes problemas para marcar essa data antes, porque ninguém deve se opor à proposta”, declarou o diretor de futebol Jomar Rocha.

Edinho estava acompanhado na sala de imprensa por fiéis parceiros. Além do próprio Jomar Rocha, também estavam presentes os diretores Constantino Júnior e Rodolfo Aguiar, além do presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Ferrer. “É preciso que entendam. Não estou renunciando, estou apenas antecipando as eleições. Até porque renunciar é coisa para covarde”.

Pelo menos oito nomes já foram especulados como possíveis candidatos ao posto de presidente executivo para o próximo biênio: Fernando Veloso, Romero Jatobá Filho, Fred Arruda, Alberto Lisboa, Felipe Rêgo Barros, o ex-jogador Ramón, Antônio Luiz Neto e Ricardo de Paula. “Quem está pronto para assumir em outubro está pronto para assumir em setembro. Não há nada errado em adiantar o processo”, explicou Edinho.

O presidente tricolor também anunciou que colocará o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) como um dos mediadores das eleições. Nos próximos dias, Carlos Alberto Oliveira deve retornar da Europa, onde participou de evento organizado pelo governo britânico. “O presidente da Federação Pernambucana é o presidente de todos os clubes do Estado. Funcionarei como um facilitador”, disse Edinho.

JUSTIÇA

O vice-presidente jurídico tricolor, Eduardo Lopes, disse que o clube entrará com um pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar retirar seis pontos do Campinense-PB. De acordo com o dirigente, o clube paraibano estaria utilizando o atacante Marquinhos Marabá de forma irregular. O mesmo jogador foi alvo de denúncia pelo Potiguar-RN após o término da primeira fase. Mas o alvirrubro não levou o caso ao STJD. “Marquinhos Marabá ultrapassou o número de transferências interestaduais e estava atuando apoiado numa liminar da Justiça do Trabalho. Acontece que essa liminar caiu e ele seguiu jogando”, disse Lopes.

Presidente escoltado pela PM

A saída do presidente Édson Nogueira do clube não foi tranqüila. Após a coletiva concedida à imprensa, o dirigente passou pelo menos mais trinta minutos na sala de entrevistas. Cerca de 30 manifestantes, alguns trajando camisa de torcidas organizadas, aguardavam o dirigente aparecer na área de estacionamento para protestar.

Por precaução, além dos seguranças corriqueiros, também foi solicitada a presença da Polícia Militar de Pernambuco. Rapidamente, três viaturas chegaram ao clube. Os policiais pediram a retirada dos torcedores que trajavam camisa de uniformizadas e foram atendidos. Restaram sócios e conselheiros no setor.

Édson Nogueira utilizou uma rota alternativa para deixar o Arruda. Em vez de sair pelo salão que dá acesso à área de imprensa, deixou o local pela concentração. Acompanhado de um de seus filhos, entrou no carro e partiu pelo portão da Avenida Beira-Canal. Geralmente, a saída normal é pela Rua das Moças.

Não foi a primeira vez que a Polícia Militar foi solicitada para proteger o dirigente. O mesmo aconteceu no final de março, quando o Conselho Deliberativo se reuniu para aprovar as contas da atual administração, relativas ao exercício financeiro de 2007. Naquela oportunidade, os manifestantes nem entraram no clube.

Os policiais também precisaram agir com rigor após o empate por 1x1 diante do Campinense-PB, domingo passado, no Arruda, que decretou a eliminação do time da Série C do Campeonato Brasileiro. Um cordão de isolamento foi feito em frente ao caminho que dá acesso à sala de imprensa e vestiários. Anteriormente, vândalos promoveram quebra-quebra na sede.


Direção coral dispensa hoje 11 jogadores


Como resta apenas um jogo nesta temporada para o time profissional do Santa Cruz e não há mais chances de classificação à terceira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, os dirigentes tricolores aproveitaram para iniciar o processo de enxugamento. Hoje, 11 jogadores serão dispensados do clube. O técnico Ronaldo Bagé já foi comunicado da sua demissão na manhã de ontem e partiu de volta para o Rio Grande do Sul.

Os corais devem ficar com o mínimo possível de atletas porque ainda precisam entrar em campo no dia 6 de setembro, para enfrentar o Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, pela última rodada do Grupo 19. Com raras exceções, ficarão apenas os jogadores oriundos das categorias de base do clube.

É provável que os nomes anunciados sejam: Wecquisley (zagueiro), Rafael Mineiro (lateral-direito), Marcos Vinícius (lateral-direito), Bruno (lateral-direito), Gedeil (cabeça-de-área), Vágner Rosa (cabeça-de-área), Juninho (meio-campista), Jefferson (meio-campista), Uésclei (meio-campista), Cléo (atacante) e Edmundo (atacante). Alguns não completaram sequer um mês trabalhando no Santa. O goleiro Glédson já negociou sua saída e acertou com o Náutico.

“Não adianta ficar mantendo os jogadores. Não temos como bancar. Nossas receitas estavam todas previstas para partidas futuras, como o arrecadado com os ingressos disponibilizados pelo Todos com a Nota. Vamos conversar com todos eles e chegar a um bom acordo para as duas partes. Também é importante deixar as portas abertas, porque outras pessoas vão assumir”, declarou o diretor de futebol Constantino Júnior.

De acordo com o próprio presidente executivo, Édson Nogueira, os corais não possuem recursos para bancar as passagens aéreas de volta desses atletas. “Não adianta ficar escondendo o que acontece. Também não podemos pagar o diesel para o gerador funcionar. Notícia mal dada vira sensacionalismo. Vamos ter de nos virar e encontrar uma saída para isso tudo”, declarou Edinho. Os salários no clube estão atrasados.
REAPRESENTAÇÃO

Quatro dias depois do empate que decretou a eliminação, os jogadores voltam a trabalhar hoje pela manhã. Mesmo que a chance seja remota, o Santa pode vencer o Salgueiro e torcer por uma combinação para permanecer na próxima edição da Terceirona. O preparador físico Charles Muniz será o técnico no último jogo.