quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Polêmica na imprensa: Bittencourt esclarece sua vinda ao Santa


Depois da expectativa, a dúvida. Os tricolores, que torciam as mãos para saber o nome do novo técnico da equipe do Santa Cruz, estão convivendo com a dúvida na tarde desta quarta-feira (15). Uma matéria exibida por uma rede de televisão mineira nesta manhã teria começado a polêmica: o futuro treinador tricolor, Márcio Bittencourt, cujo nome foi anunciado nesta terça pela diretoria do Arruda, disse que sua contratação não estava completamente formalizada. A situação será posta a limpo nesta tarde, em uma entrevista coletiva para a imprensa mineira.

As informações preliminares eram de que Bittencourt só se apresentaria no Arruda após o final da Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 7 de dezembro, pois atualmente ele está à frente do elenco do Ipatinga. Já o novo diretor de futebol, Luiz Antônio Capella, viria mais cedo. O novo homem forte do futebol tricolor se apresenta na quinta-feira, mas ainda não está resolvido quando começa a trabalhar.


Existem duas possibilidades. Na primeira, ele volta para São Paulo, pois ainda precisa resolver sua situação junto ao Santos, onde trabalha desde 2006, e começa o trabalho normalmente a partir do dia 1º de novembro. Na segunda, ele inicia sua gestão já na quinta-feira. Essa decisão está sendo negociada entre as partes.


Assim que Capella chegar, ele vai começar a montar o elenco coral junto com Márcio Bittencourt. Apesar de longe, o treinador vai indicar alguns atletas e o diretor de futebol será o responsável pelas negociações. O Santa Cruz não poderá esperar o técnico, pois como ele só deve se apresentar no dia 8 de dezembro e o Campeonato Pernambucano começa no dia 11 e não dá para formar um elenco competitivo e deixá-lo entrosado em pouco mais de um mês.


O novo cartola coral também será o responsável por receber os jogadores no próximo dia 20, quando os 13 remanescentes da atual temporada voltam aos trabalhos.


Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Santa Cruz quer tirar técnico do Ipatinga


Treinador pode deixar o Tigre antes mesmo do término do Brasileirão

Márcio Bittencourt tem feito um bom trabalho no Ipatinga

Márcio Bittencourt tem feito um bom trabalho no Ipatinga (Crédito: Divulgação)

LANCEPRESS!

Lutando para escapar da zona de rebaixamento para permanecer na Série A do Brasileirão em 2009, o Ipatinga pode perder seu comandante nesta reta final. O técnico Márcio Bittencourt recebeu uma proposta do Santa Cruz e pode deixar o clube.

Pensando na temporada do ano que vem, a diretoria do clube pernambucano quer que o treinador assuma imediatamente o cargo e comece a pensar na disputa do estadual e na Série D de 2009.

O LANCENET apurou que até o momento o treinador ainda não acertou com o Santa Cruz. No entanto, após o treino desta quarta, marcado para às 16h, Márcio Bittencourt irá se manifestar através de uma entrevista coletiva, podendo anunciar ou não seu desligamento do Ipatinga.

Dirigente do Santos acerta ida para o Santa Cruz


Do correspondente Rodrigo Martins

Santos (SP) - O Santos está à procura de um novo gerente de futebol. O cargo, que foi ocupado até setembro pelo ex- árbitro de futebol Ilton José da Costa, está novamente vago. O motivo é a saída do diretor de futebol do Peixe, Luiz Antônio Ruas Capella, que havia sido indicado como o novo profissional da área, mas que acertou na noite desta terça-feira a sua transferência para o Santa Cruz.

Com a saída de Capella, a diretoria santista cogita a possibilidade de efetivar Reinaldo Alvarez, ex-conselheiro e que ocupava atualmente a função de sub-diretor de futebol, como o novo diretor da área. Para a gerência, no entanto, o presidente Marcelo Teixeira ainda pretende estudar alguns nomes para ocupar o cargo.

A transferência do dirigente – indicado pelo treinador do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo – acontece por conta da boa proposta financeira feita pelo time pernambucano, que contará com os investimentos da empresa de investimentos em futebol Traffic. O objetivo é reerguer a agremiação pernambucana, que este ano foi rebaixada para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Luiz Antônio Ruas Capella, que é advogado, segue para Recife nesta quinta-feira, data em que se apresenta ao novo time. Em seguida, o novo gerente de futebol do Santa Cruz retorna para Santos, onde trabalhará normalmente pelo time da Vila Belmiro até o final deste mês.

Elenco do Santa Cruz começará a ser montado antes mesmo de Bittencourt chegar


A direção do Santa Cruz anunciou nessa terça-feira a contratação do técnico Márcio Bittencourt e do diretor de futebol Luiz Antônio Capella. Bittencourt só se apresentará no Arruda após o final da Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 7 de dezembro, pois atualmente ele está à frente do elenco do Ipatinga. Capella vem mais cedo. O novo homem forte do futebol tricolor se apresenta na quinta-feira, mas ainda não está resolvido quando começa a trabalhar.

Existem duas possibilidades. Na primeira, ele volta para São Paulo, pois ainda precisa resolver sua situação junto ao Santos, onde trabalha desde 2006, e começa o trabalho normalmente a partir do dia 1º de novembro. Na segunda, ele inicia sua gestão já na quinta-feira. Essa decisão está sendo negociada entre as partes.

Assim que Capella chegar, ele vai começar a montar o elenco coral junto com Márcio Bittencourt. Apesar de longe, o treinador vai indicar alguns atletas e o diretor de futebol será o responsável pelas negociações. O Santa Cruz não poderá esperar o técnico, pois como ele só deve se apresentar no dia 8 de dezembro e o Campeonato Pernambucano começa no dia 11 e não dá para formar um elenco competitivo e deixá-lo entrosado em pouco mais de um mês.

O novo cartola coral também será o responsável por receber os jogadores no próximo dia 20, quando os 13 remanescentes da atual temporada voltam aos trabalhos.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Santa Cruz anuncia Márcio Bittencourt e ex-dirigente santista

Do UOL Esporte
Em Santos


A diretoria do Santa Cruz deu seus primeiros passos para a montagem do grupo para a disputa da série D do Brasileiro de 2009. O clube pernambucano anunciou o técnico Márcio Bittencourt, atualmente no Ipatinga, e o diretor de futebol Luiz Antônio Capella, que se desligou do Santos.

Márcio Bittencourt assinará por dois anos, mas só será oficialmente apresentado após a disputa do Brasileirão da Série A. Para não interferir no rendimento do Ipatinga nesta reta final de torneio, Bittencourt prefere não confirmar o acerto, apesar do anúncio do presidente do Santa, Fernando Bezerra Coelho.

Já o diretor Luiz Antonio Capella deve se apresentar como novo diretor do Santa Cruz nesta quinta-feira.

Provisoriamente, o cargo de diretor de futebol do Santos será exercido por Reinaldo Alvarez, ex-conselheiro do clube e que ocupava o cargo de sub-diretor de Futebol alvinegro. O Santos deverá trazer um novo gerente de futebol, função deixada por Ilton José da Costa.

Santa Cruz e o fundo de investimento Traffic formalizaram acordo para desenvolvimento de projeto na área de futebol no time pernambucano. Capella teve seu nome referendado pelo técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo.

Santa Cruz anuncia Márcio Bittencourt, mas Tigre nega acerto


Recife (PE) - O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, anunciou na noite desta terça-feira o nome do próximo treinador do clube, só que nem mesmo a equipe que ele atualmente dirige confirma isso. Trata-se de Márcio Bittencourt, que está à frente do Ipatinga, que deverá – segundo o dirigente - assumir a equipe coral após o término do Brasileirão. O mandatário também divulgou o nome do diretor de futebol: Luís Antônio Ruas Capella, atualmente no Santos.

O clube mineiro admite o interesse dos recifenses, mas afirma desconhecer qualquer acerto. Além disso, a cúpula do Tigre diz que ainda é possível uma renovação com o treinador após o fim de seu contrato, no dia 7 de dezembro. Atualmente, Márcio vem tentando livrar a equipe do Vale do Aço de uma volta à segunda divisão, buscando aumentar sua estadia na Série A por mais um ano.

O treinador, que iniciou a carreira em 2005, fez uma boa campanha no comando do Corinthians, mas foi demitido para a entrada de Antônio Lopes. Dirigindo o Brasiliense e o América-SP, no entanto, ele acabou rebaixado. O Jacaré caiu para a Série B do Brasileirão, e o time do Interior de São Paulo para a Série A-2 do Paulista.

Em um caso estranho acontecido recentemente, Márcio pediu demissão do Noroeste de Bauru, alegando que estava assinando com o Goiás. Quando foi contactar os diretores esmeraldinos, no entanto, estes tinham contratado Vadão para técnico. O treinador ainda não se pronunciou sobre as declarações do dirigente pernambucano.

Santa Cruz anuncia técnico do Ipatinga e dirigente do Santos para 2009


Márcio Bittencourt assumiria após fim do Brasileirão. Gerente do Peixe e empresa parceira do Palmeiras também teriam acertado

pe360graus.com
Recife

O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, anunciou na noite desta terça-feira o nome do próximo treinador do clube. Trata-se de Márcio Bittencourt, atual técnico do Ipatinga, que deverá assumir a equipe coral após o término do Brasileirão.

O clube mineiro, por sua vez, admite o interesse dos recifenses, mas afirma desconhecer qualquer acerto e diz que ainda é possível uma renovação com o treinador após o fim de seu contrato, no dia 7 de dezembro.

O treinador, que iniciou a carreira em 2005, vive de altos e baixos. Em seu primeiro clube, o Corinthians-SP, fez uma boa campanha, mas foi demitido por conta de divergências com a diretoria. O treinador não foi muito feliz à frente do Brasilense-DF e do América-SP, que acabaram rebaixados sob seu comando. O Jacaré sofreu caiu para a Série B do Brasileirão e o time do interior de São Paulo para a Série A-2 do Paulista.

Atualmente no Ipatinga, Márcio Bittencourt teve passagens também por Fortaleza-CE, Juventus-SP. Apesar do time mineiro estar na lanterna do Brasileiro, com 27 pontos, o treinador tem um aproveitamento de 41,6%, tendo conquistado 10 dos 24 pontos que disputados.

O contrato de Bittencourto com o Santa teria duração de dois anos.

Diretor de futebol remunerado

Fernando Bezerra Coelho também anunciou o nome do novo diretor de futebol tricolor. O escolhido foi Luiz Alberto Ruas Capella, que atualmente é gerente de futebol do Santos.

Capella assumirá o cargo de diretor remunerado, tendo o papel de decidir os rumos do futebol profissional do Santa. O novo dirigente deve assumir o cargo em novembro, mas deve chegar a Pernambuco na quinta ou sexta-feira para falar com a imprensa. A duração do contrato do direitor também é de dois anos.

Durante o pronunciamento, o presidente coral informou que a Traffic, empresa de marketing esportivo, foi contratada para dar consultoria ao Santa Cruz. A empresa é a mesma que trabalha para o Palmeiras.

Interior prefere fórmula do Santa


A maioria dos times do interior de Pernambuco apóia a fórmula defendida pelo Santa Cruz – semelhante a do Campeonato Paulista – para o Pernambucano 2009. O JC ouviu os sete times confirmados na Série A1 – dois subirão este ano – e cinco deles afirmaram que a competição por pontos corridos entre os clubes, em turno e returno, com os quatro melhores colocados duelando em mata-matas, na semifinal e na final, seria a melhor opção. Porto e Náutico não vão revelar os seus posicionamentos até o Conselho Arbitral, marcado para o próximo dia 30.

Sport e Petrolina aprovam a fórmula da FPF, a mesma utilizada em 2007, com a competição dividida em dois turnos. Em cada etapa, as equipes se enfrentam em jogos de ida. O melhor classificado leva o título da fase e conquista o direito de disputar a final, com possibilidade de uma extra caso mais de um time contabilize o mesmo número de pontos. A equipe que vencer os dois turnos é considerada campeã de forma direta.

Caso a decisão fosse tomada hoje, a fórmula defendida pelo Santa Cruz teria 43 pontos contra 17 da FPF. Os votos até então desconhecidos de Náutico e Porto, além dos dois que subirem da Série A2 somam 18 pontos.

No Conselho Arbitral, os votos têm pesos proporcionais à colocação do ano anterior, com o voto do campeão (Sport) valendo 12 pontos, o do vice (Náutico) 11 e assim sucessivamente.

“Nós sugerimos esta fórmula (Paulistão) para este ano, mas o presidente da FPF alegou que não tinha data e que ela era injusta”, afirmou o presidente do Ypiranga e do G-9 (grupo dos times do interior), Flávio Pontes.

Márcio Bittencourt é o novo treinador tricolor

Fábio Motta/AE/Arquivo




Nome do técnico do Santa Cruz foi confirmado ontem à noite
Atualmente, Márcio está comandando a equipe do Ipatinga, na Série A
GUSTAVO LUCCHESI

Fim da novela. Após criar um cenário de muito mistério, recheado de especulações que ferviam os bastidores do clube, a nova diretoria do Santa Cruz escreveu o último capítulo da história sobre os nomes do novo treinador e do diretor de futebol para a temporada 2009. Sem muita surpresa e confirmando todas as evidências, o atual técnico do Ipatinga, Márcio Bittencourt, foi anunciado. Apesar de ter apenas 44 anos, Bittencourt já rodou por vários clubes do futebol brasileiro. Em 2005, comandou o Corinthians por grande parte da campanha da conquista do título brasileiro daquela temporada, deixando o Timão por divergências com os dirigentes da época.

Já para assumir a diretoria de futebol, Luiz Antônio Capella foi o escolhido. Ele já foi responsável pelas divisões de base do Santos e, atualmente, ocupava o cargo de gerente de futebol profissional do Peixe. Vale ressaltar que ele será remunerado como funcionário do Santa Cruz, medida que faz parte da profissionalização de todo o Departamento de Futebol tricolor, como já havia anunciado o presidente do clube, Fernando Bezerra Coelho. Porém, ao contrário do que havia sido anunciado pelo mandatário coral, os dois profissionais nunca trabalharam juntos. “Foram dois processos distintos de contratação. Nós queríamos nomes de peso no mercado do futebol brasileiro, e os dois nomes anunciados preenchem a nossa vontade”, comentou Bezerra Coelho.

Como ainda tem compromisso como o Ipatinga até o final da Série A, que tem sua última rodada no dia 7 de dezembro, Bittencourt deve fazer uma visita aos tricolores até o fim deste mês, porém, só deve começar a exercer o seu novo cargo em dezembro. Capella, no entanto, já se desligou do Santos e deve ser apresentado amanhã, no mais tardar, na sexta-feira. Entretanto, o presidente da Cobra Coral fez questão de afirmar que o vínculo do novo técnico do Mais Querido com a equipe mineira não o impedirá de ir indicando e aceitando nomes para reforçar o Tricolor. “O contrato dos dois começa a valer a partir de novembro. Já conversamos com a diretoria do Ipatinga, e eles autorizaram o Márcio a já ir adiantando alguns processos da formação da equipe. No caso do Capella, ele já começa a trabalhar, de fato, a partir da semana que vem. Já temos alguns nomes para nos reforçar, mas vamos deixar isso para os profissionais que irão assumir essa função”, finalizou Bezerra Coelho, informando ainda que a intenção é fechar os dois contratos para duração de dois anos.

CONSULTORIA

Como a palavra novidade parece ser um integrante da nova direção do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho anunciou, ontem, que terá um encontro, ainda sem data definida, com a Traffic. A intenção é fechar um acordo para que a empresa preste uma consultoria de atletas para o Mais Querido, trabalho que já exerce em clubes como o Palmeiras.

Santa Cruz traz técnico do Ipatinga


Até agora, os anúncios realizados pelo presidente do Santa Cruz eram relacionados apenas às áreas administrativa e estrutural. No começo da noite de ontem, entretanto, Fernando Bezerra Coelho acabou com uma grande ansiedade do torcedor. Anunciou a contratação do técnico do Ipatinga, Márcio Bittencourt. Com o comandante, vem o homem forte do futebol do Santos, Luiz Antônio Ruas Capella, 46 anos, para ocupar o cargo de diretor remunerado no Arruda.

De acordo com o presidente, Márcio Bittencourt, que faz 44 anos no domingo, vai terminar a Série A pela equipe mineira. A última rodada do Brasileirão está marcada para 7 de dezembro. Mas garantiu que uma possível permanência do Ipatinga na elite nacional não mudaria os planos do profissional. No momento, o time está na lanterna. A pretensão de FBC é fechar acordos de pelos menos dois anos com os profissionais.

Capella, que ocupa o cargo de diretor de futebol do Santos desde 2006, fará uma visita de apresentação à torcida no fim desta semana e vem de vez para tocar o trabalho em novembro. “A ausência de Márcio Bittencourt no Recife não significa que ele não vá participar da montagem do elenco. Estaremos sempre em contato pelo telefone”, explicou o presidente.

Outro anúncio importante foi a possibilidade de fechar uma parceria com a Traffic, empresa de gerenciamento comercial de futebol e que também tem participação em direitos econômicos de vários jogadores. Está investindo cerca de R$ 40 milhões no Palmeiras. “Seria uma espécie de consultoria para formar um elenco forte. Queremos fazer um ano excelente”, complementou FBC.

A reportagem do JC tentou contato com Márcio Bittencourt, mas ele estava em reunião com a presidência do Ipatinga.

VIRADA DE MESA

O diretor jurídico, Célio Avelino, confirmou que o clube pode tentar uma manobra na Justiça Desportiva para manter a equipe na Série C do Brasileiro. No momento, o Santa precisa ganhar na Série A1 do Pernambucano o direito de entrar na nova Série D. “Fizemos uma consulta à CBF. Dependendo da resposta, estamos estudando juridicamente a estratégia que deveremos adotar”, declarou o presidente do Deliberativo, Bartolomeu Bueno.

Conselho propõe reajuste de 100%


A primeira reunião do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, marcada para amanhã à noite, promete pegar fogo. O novo presidente do órgão, Bartolomeu Bueno, pretende aumentar a mensalidade em 100%. Com isso, a contribuição dos 250 conselheiros tricolores passaria de R$ 100 para R$ 200. Alguns integrantes que preferiram não se expor confidenciaram que devem fazer forte resistência à proposta.

Vale ressaltar que os conselheiros tricolores não estão isentos das mensalidades de sócio. Por isso uma contraproposta aumentando a quantidade de benefícios, como número de entradas e convites para acompanhantes em jogos, será apresentada ao comando do Conselho. No formato atual, o órgão renderia R$ 25 mil por mês aos cofres tricolores.

As mensalidades dos associados contribuintes também serão objeto de análise do Conselho Deliberativo. “O Santa Cruz contava com 430 conselheiros. Reduzimos esse número para 250. Cai significativamente a quantia arrecadada. Por isso queremos conversar sobre o reajuste. Obviamente haverá espaço para todos se manifestarem”, declarou Bartolomeu Bueno.

A discussão em torno da mensalidade pode travar o assunto considerado prioridade pelo presidente executivo coral, Fernando Bezerra Coelho.

A intenção é que neste primeiro encontro o Conselho já adiante as primeiras providências para tornar viável a criação do Santa Cruz S.A. O clube quer abrir um fundo de investimento e vender cotas que custarão no mínimo R$ 10 mil.

Hoje, os corais iniciam a reforma no Arruda. Serão reestruturados o gramado, as arquibancadas e os sistemas elétrico e hidráulico, além da troca dos refletores. Ontem, o trator que fará a remoção do gramado já estava no campo de jogo.

Bittencourt é o técnico


Nome mais cotado a assumir o Santa Cruz foi confirmado ontem à noite pela diretoria
Ao assumir a presidência do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, disse que montaria um elenco forte, com jogadores que vêm atuando nas Séries A e B e com uma folha orçada em R$ 500 mil. O primeiro passo foi dado ontem à noite com o anúncio do técnico. O treinador será o paulista Márcio Bittencourt, que atualmente comanda o Ipatinga, que briga na Primeira Divisão para escapar do rebaixamento. Ele irá permanecer no time mineiro até 7 dezembro, data da última rodada da Série A.

No entanto, Bittencourt - que irá assinar um contrato de dois anos - deverá vir ao Recife ainda neste mês, para formalizar toda a documentação. "A nossa idéia era ter um nome de peso no mercado do futebol, e Márcio tem esse predicado", afirmou Bezerra Coelho. O treinador começou a carreira, de forma arrasadora, no Corinthians, em 2005.

Bittencourt comandou o Alvinegro durante 24 rodadas no Brasileirão de 2005, conseguindo um excepcional aproveitamento de 72,2% (16 vitórias, 4 empates e 4 derrotas). Apesar da liderança na competição, ele acabou sendo demitido, dando lugar a Antônio Lopes, que conquistou a Série A. No Ipatinga, onde chegou no dia 21 de agosto, ele encontrou o time mineiro com apenas 26,9% de aproveitamento, nas 21 primeiras rodadas. Nos 9 jogos comandando a equipe, o treinador obteve um índice bem superior: 41,6%.

Gerente - Além do nome do novo técnico, FBC também confirmou que Luiz Antônio Ruas Capella, diretor de futebol do Santos, também acertou um vínculo de dois anos com o Mais Querido para ser o novo gerente de futebol. Capella ser apresentará em 1° de novembro, já para iniciar a série de contratações. Outra novidade ontem foi o acerto com a empresa Traffic, que fará uma consultoria ao Tricolor, indicando jogadores.