quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Interior prefere fórmula do Santa


A maioria dos times do interior de Pernambuco apóia a fórmula defendida pelo Santa Cruz – semelhante a do Campeonato Paulista – para o Pernambucano 2009. O JC ouviu os sete times confirmados na Série A1 – dois subirão este ano – e cinco deles afirmaram que a competição por pontos corridos entre os clubes, em turno e returno, com os quatro melhores colocados duelando em mata-matas, na semifinal e na final, seria a melhor opção. Porto e Náutico não vão revelar os seus posicionamentos até o Conselho Arbitral, marcado para o próximo dia 30.

Sport e Petrolina aprovam a fórmula da FPF, a mesma utilizada em 2007, com a competição dividida em dois turnos. Em cada etapa, as equipes se enfrentam em jogos de ida. O melhor classificado leva o título da fase e conquista o direito de disputar a final, com possibilidade de uma extra caso mais de um time contabilize o mesmo número de pontos. A equipe que vencer os dois turnos é considerada campeã de forma direta.

Caso a decisão fosse tomada hoje, a fórmula defendida pelo Santa Cruz teria 43 pontos contra 17 da FPF. Os votos até então desconhecidos de Náutico e Porto, além dos dois que subirem da Série A2 somam 18 pontos.

No Conselho Arbitral, os votos têm pesos proporcionais à colocação do ano anterior, com o voto do campeão (Sport) valendo 12 pontos, o do vice (Náutico) 11 e assim sucessivamente.

“Nós sugerimos esta fórmula (Paulistão) para este ano, mas o presidente da FPF alegou que não tinha data e que ela era injusta”, afirmou o presidente do Ypiranga e do G-9 (grupo dos times do interior), Flávio Pontes.

Nenhum comentário: