segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Charge - Folha de Pernambuco

Santa Cruz à beira do precipício

Normando/Diário do Nordeste



Tricolor perdeu para o Icasa, ontem, por 1x0, e está mais próximo da Série D
Equipe coral não sabe o que é vencer há seis partidas
GUSTAVO LUCCHESI
A cena se repete. Apesar de necessitar da vitória a todo custo, para manter viva as chances de classificação para a terceira fase do Brasileiro da Série C e assim se livrar de vez do rebaixamento para a Série D, o Santa Cruz segue escrevendo as páginas mais tristes da sua história. Mesmo lutando até o último minuto, tendo um gol anulado pelo árbitro e mandando uma bola na trave, com Edmundo, ainda no primeiro tempo, o Mais Querido continuou com seu calvário ontem, ao ser derrotado, mais uma vez, pelo Icasa/CE, por 1x0, no estádio Mauro Sampaio, no interior do Ceará.

Com o revés, o Tricolor completou a péssima marca de seis jogos sem vencer nesta Terceirona. O último triunfo aconteceu na estréia do atual treinador coral, Ronaldo Bagé, diante do Potiguar/RN, no Arruda, ainda na primeira etapa da disputa. De lá pra cá, foram quatro empates e duas derrotas, ambas para o Verdão do Cariri. Agora, a Cobra Coral ocupa, isoladamente, a lanterna do Grupo 19, com apenas dois pontos ganhos.

Em relação à partida de ontem, Bagé optou pelo esquema 3-5-2, improvisando o lateral Rafael Mineiro na zaga, ao lado de Sandro e Gonçalves. A escolha funcionou bem no primeiro tempo, com os pernambucanos conseguindo segurar os ataques adversários e saindo bem nos contra-ataques. E a primeira chance de o Santa marcar não demorou para acontecer. Logo aos 16 minutos do primeiro tempo, Gonçalves roubou a bola e tocou para Edmundo. O “Animal do Arruda” conseguiu tirar do goleiro, porém, caprichosamente, a bola beijou a trave, com Bruno não conseguindo aproveitar o rebote.

Na segunda etapa, Bagé resolveu sacar o lateral-esquerdo Camilo e promoveu a reestréia de Rosembrick, com o volante Allan passando a atuar improvisado na ala. A entrada do “Mago da Bola” até surtiu efeito, com os pernambucanos conseguindo ganhar mais velocidade no meio de campo. Querendo a vitória de qualquer forma, Bagé colocou Cléo. Porém, quem definiu a história do jogo foi o zagueiro do Icasa, Tiago. Aos 27 minutos, ele roubou a bola no meio de campo, tocou para o lateral Roberto Baiano, e recebeu cruzamento na medida, acertando um belo chute para decretar a segunda vitória dos cearenses em cima do Santa Cruz.

Alteração

Por conta dos problemas judiciais envolvendo os Grupos 20 e 24 do Brasileiro da Série C, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu alterar a tabela da competição. Com isso, o jogo entre Santa Cruz e Campinense/PB, que aconteceria quarta-feira, foi remarcado para o domingo. Já a última partida dos tricolores, contra o Salgueiro, fora de casa, passou para o dia 6 de setembro.

Icasa 1
Ari; Roberto Baiano, Tiago, Marivaldo e Joni; Marco Antônio (Jonas), Pio, Serginho e Aldair; Wescley (Dudu) e Marciano
Técnico: Raimundinho

Santa Cruz 0
Glédson; Rafael Mineiro, Gonçalves e Sandro; Bruno (Thomas Anderson), Allan, Vágner Rosa, Alexandre Oliveira e Camilo (Rosembrick); Juninho (Cléo) e Edmundo
Técnico: Bagé

Local: Mauro Sampaio (Juazeiro do Norte)
Árbitro: Fernando Assunção (AL)
Assistentes: Otávio Neto e Julian dos Santos (ambos de AL)
Gol: Tiago (aos 27 minutos do 2ºT)
Cartões amarelos: Edmundo, Rafael Mineiro, Sandro e Allan (Santa) Aldair e Roberto Baiano (Icasa)
Público e Renda: não divulgados

Calculadora entra em ação no Arruda

Com o Santa Cruz passando a segurar a lanterna do Grupo 19, a chuteira e a bola serão obrigadas a dividir as atenções dos torcedores e jogadores corais com a boa e velha calculadora. Restando apenas dois jogos para o fim da segunda fase, o Tricolor já não depende mais das próprias pernas para conseguir a classificação à etapa seguinte da Terceirona.

Três pontos atrás do terceiro colocado, o Campinense/PB, o Mais Querido precisa vencer as suas partidas restantes, contra a Raposa do Nordeste e o Salgueiro, e torcer pelo empate entre os outros times, com eles não podendo somar mais do que oito pontos, pontuação máxima que o Santa pode alcançar. Caso não consiga a classificação, a Cobra Coral precisa pontuar bem, para ficar entre os quatro melhores terceiros colocados, para só assim, livrar-se do rebaixamento para a temida Série D.

Santa perde e fica cada vez mais perto da Série D


Tricolor cai diante do Icasa e agora depende de um milagre para não escrever pior página de sua história

A esperança é a última que morre. Enquanto há vida, há esperança. Milagres existem. Ainda temos chances matemáticas. Essas e outras tantas frases batidas devem ser repetidas incessantemente pelos jogadores do Santa Cruz durante a semana. Com a derrota por 1x0 para o Icasa-CE, ontem à tarde, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, pela antepenúltima rodada do Grupo 19 da segunda fase da Série C, o tricolor fica a um passo de escrever a página mais triste em 94 anos de fundação. São dois pontos somados e a lanterna do quadrangular. Somente um capricho dos deuses do futebol salvam os corais do rebaixamento à recém-criada Série D.

Um simples empate no próximo domingo, contra o Campinense-PB, no Arruda, pela penúltima rodada da etapa, decreta algo que parece iminente. Com três pontos, o Santa Cruz não teria mais condições de alcançar a faixa de classificação. A princípio, o confronto estava marcado para quarta-feira, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou a data de uma série de jogos por conta de atrasos em outras chaves. A rodada final da segunda fase, que anteriormente ocorreria justamente no dia 24, passou para o dia 6 do mês que vem. Os corais vão fechar o quadrangular diante do também pernambucano Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros, no Sertão.

Atualmente, o Carcará está na liderança do Grupo 19, com sete pontos conquistados e dois gols de saldo positivo. O vice-líder é o Icasa-CE, com os mesmos sete pontos e zero de saldo. O Campinense vem em terceiro, somando cinco pontos. A possibilidade que resta ao Santa Cruz é vencer os dois jogos e torcer para que o Salgueiro ou o Icasa-CE não contabilizem mais de um ponto nos últimos seis em disputa. Desta forma, poderia levar uma vaga nos critérios de desempate. Embora remota, também há a chance de as quatro equipes terminarem o quadrangular empatadas com oito pontos.

Os jargões surrados cabem igualmente para descrever o confronto de ontem. Para começar, a nova derrota por 1x0 contra o mesmo time em fins de semana seguidos é a prova de que o raio cai sim duas vezes no mesmo lugar. No primeiro tempo, ainda poderia ser aplicada a frase cunhada pelo técnico Carlos Alberto Parreira: “O gol é apenas um detalhe”. Pelo menos, 14 chances foram criadas pelas duas equipes. Mas o placar não foi alterado.

Para o segundo tempo, o técnico Ronaldo Bagé e a torcida apostaram na capacidade de Rosembrik, que entrou no lugar do ala esquerdo Camilo. Talvez fosse ele o “Messias”. Mas o “santo de casa” estava atuando a 658 kms do Arruda e não conseguiu fazer milagres. E, como uma andorinha só não faz verão, no decorrer da etapa final o treinador também investiu nas entradas do atacante Thomas Anderson no lugar do ala direito Bruno e do atacante Cléo na vaga do meia Juninho.

O Santa Cruz, contudo, caiu no velho conto do “quem não faz leva”. Dominou no início e perdeu boas oportunidades. O Icasa-CE, por outro lado, marcou o seu gol na primeira investida, aos 26 minutos, com o zagueiro Tiago. Depois de uma bela jogada do lateral-direito Roberto Baiano em cima do volante Allan, que estava deslocado na esquerda da zaga, o defensor icasiano recebeu a bola na pequena área e não desperdiçou.

Por fim, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. E furou. Thomas Anderson teve duas oportunidades claras de mandar para a rede. Concluiu mal. Aos 31 minutos, foi a trave que salvou o goleiro Ari. Nos descontos, o atacante Edmundo recebeu na área e marcou, confirmando o ditado. Entretanto foi assinalado o impedimento, acabando de vez com as esperanças de empate.

Ronaldo Bagé balança no cargo

Com o retrospecto até o momento de uma vitória, quatro empates e duas derrotas desde que assumiu o comando técnico do Santa Cruz, Ronaldo Bagé corre o risco de não mais dirigir a equipe nos dois jogos restantes do quadrangular. Ainda de cabeça quente por conta da derrota, os dirigentes tricolores preferiram não comentar o assunto em Juazeiro do Norte. Hoje, porém, uma reunião pode definir o destino do comandante tricolor, o terceiro esta temporada.

O índice de aproveitamento do Santa na Era Ronaldo Bagé é de 33,3%: sete pontos conquistados em 21 disputados. Ele estreou dia 20 de julho, na vitória por 2x0 sobre o Potiguar de Mossoró, no Arruda, pela quarta rodada do Grupo 5 da primeira fase da Terceira Divisão.

O rendimento na competição é rigorosamente igual ao do time sob a batuta de Fito Neves, antecessor que permaneceu no Arruda somente nas três primeiras partidas da fase inicial. Quando Bagé desembarcou no Recife após o terceiro jogo, os tricolores acumulavam uma vitória e duas derrotas, os mesmos 33,3%.

O Santa Cruz iniciou a temporada com o técnico Zé do Carmo. Na metade da segunda fase do primeiro turno da Série A1 do Campeonato Pernambucano, o time caiu muito de produção, e a diretoria decidiu trocar o comando.

O escolhido foi justamente Fito Neves, que não conseguiu classificar o time para o hexagonal do título do segundo turno, mas passou pelo hexagonal do rebaixamento sem grandes sustos, terminando na primeira colocação. Na terceira rodada da Série C, diante de novos insucessos, Fito foi substituído por Bagé, que dirigiu o Salgueiro no Estadual e o Icasa-CE no início da competição nacional.

REGULARIZAÇÃO

Os corais vão correr contra o tempo para tentar publicar o nome de Jefferson no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até as 19h de amanhã. O meio-campista foi contratado junto ao São José-RS antes do início da segunda fase da Série C, mas ainda não tem condição legal de entrar em campo.

O armador tem vínculo com o Club General Caballero, do Paraguai, e a federação local está pedindo cerca de R$ 600 para liberar a documentação de transferência.

Vaga coral só virá com um milagre


Derrota para o Icasa por 1 x 0, ontem, em Juazeiro do Norte, deixa Santa Cruz em situação desesperadora

É levantar as mãos para o céu e rezar. Se enquanto dependia de suas próprias forças o Santa Cruz não conseguiu os pontos que precisava, agora, que depende de uma combinação de resultados, só um milagre pode manter o Tricolor na Série C do Brasileiro no próximo ano. A derrota para o Icasa, ontem, por 1 x 0, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte-CE, aumentou o desespero coral, que segue segurando a lanterna do grupo 19 da terceirona.

O gol de Tiago, aos 27 minutos da etapa final, acabou com praticamente todos os sonhos dos tricolores. Mais que isso. Fez os torcedores, jogadores, dirigentes e comissão técnica encarar uma realidade nua e crua. Mais ainda pelo fato do Campinense ter vencido o duelo contra o Salgueiro, por 1 x 0, em Campina Grande-PB. Agora, Salgueiro e Icasa somam sete pontos, contra cinco do Campinense e apenas dois do Santa Cruz.

O milagre que a equipe coral precisa passa, necessariamente, por duas vitórias nos próximos dois jogos. Por sinal, as datas foram alteradas pela CBF. O confronto com o Campinense, no Arruda, saiu da próxima quarta-feira para o domingo (24). A última rodada diante Salgueiro, no Cornélio de Barros, ficou para oo sábado (06/09). Além de vencer esses jogos e chegar aos oito pontos, o Santa ainda precisa torcer para que Icasa e Campinense somem apenas um pontos nas próximas duas rodadas.

A derrota de ontem foi uma espécie de castigo para um time limitadíssimo. A equipe coral até que jogou bem, criou algumas boas chances, colocou uma bola na trave e ainda teve um gol anulado nos acréscimos do segundo tempo. A arbitragem alegou impedimento de Edmundo, aos 46 minutos, revoltando os jogadores corais. O fato é que a equipe voltou a pecar nas finalizações e isso vem fazendo a diferença. O técnico Bagé também errou em deixar o atacante Edmundo isolado lá na frente, além de ter colocado Rosembrick apenas no intervalo da partida. Mas não é hora de lamentar. Ou se trabalha ou o clube vai passar pelo maior vexame dos seus 94 anos.

Icasa 1

Ari; Roberto Baiano, Tiago, Marivaldo e Johnny; Marco Antonio (Jonas), Serginho, Pio e Aldair; Marciano e Wescley (Dudu). Técnico: Raimundinho.

Santa Cruz 0

Gledson; Rafael Mineiro, Sandro e Gonçalves; Bruno (Thomas Anderson), Allan Reuber, Alexandre Oliveira, Vágner Rosa, Juninho (Cléo) e Camilo (Rosembrick); Edmundo. Técnico: Bagé.

Local: Estádio Romeirão (Juazeiro do Norte-CE). Árbitro: Fernando Rogério Assunção (AL). Assistentes: Otávio Correira Neto (AL) e Julian Ferino dos Santos (AL). Gol: Tiago (I). Cartões Amarelos: Aldair, Dudu e Roberto Baiano (I); Edmundo, Sandro, Allan Reuber e Rafael Mineiro (SC).

Impedimento

Já nos acréscimos do segundo tempo, o atacante Edmundo marcou um gol para o Santa Cruz, que foi anulado pela arbitragem em.