segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Santa Cruz à beira do precipício

Normando/Diário do Nordeste



Tricolor perdeu para o Icasa, ontem, por 1x0, e está mais próximo da Série D
Equipe coral não sabe o que é vencer há seis partidas
GUSTAVO LUCCHESI
A cena se repete. Apesar de necessitar da vitória a todo custo, para manter viva as chances de classificação para a terceira fase do Brasileiro da Série C e assim se livrar de vez do rebaixamento para a Série D, o Santa Cruz segue escrevendo as páginas mais tristes da sua história. Mesmo lutando até o último minuto, tendo um gol anulado pelo árbitro e mandando uma bola na trave, com Edmundo, ainda no primeiro tempo, o Mais Querido continuou com seu calvário ontem, ao ser derrotado, mais uma vez, pelo Icasa/CE, por 1x0, no estádio Mauro Sampaio, no interior do Ceará.

Com o revés, o Tricolor completou a péssima marca de seis jogos sem vencer nesta Terceirona. O último triunfo aconteceu na estréia do atual treinador coral, Ronaldo Bagé, diante do Potiguar/RN, no Arruda, ainda na primeira etapa da disputa. De lá pra cá, foram quatro empates e duas derrotas, ambas para o Verdão do Cariri. Agora, a Cobra Coral ocupa, isoladamente, a lanterna do Grupo 19, com apenas dois pontos ganhos.

Em relação à partida de ontem, Bagé optou pelo esquema 3-5-2, improvisando o lateral Rafael Mineiro na zaga, ao lado de Sandro e Gonçalves. A escolha funcionou bem no primeiro tempo, com os pernambucanos conseguindo segurar os ataques adversários e saindo bem nos contra-ataques. E a primeira chance de o Santa marcar não demorou para acontecer. Logo aos 16 minutos do primeiro tempo, Gonçalves roubou a bola e tocou para Edmundo. O “Animal do Arruda” conseguiu tirar do goleiro, porém, caprichosamente, a bola beijou a trave, com Bruno não conseguindo aproveitar o rebote.

Na segunda etapa, Bagé resolveu sacar o lateral-esquerdo Camilo e promoveu a reestréia de Rosembrick, com o volante Allan passando a atuar improvisado na ala. A entrada do “Mago da Bola” até surtiu efeito, com os pernambucanos conseguindo ganhar mais velocidade no meio de campo. Querendo a vitória de qualquer forma, Bagé colocou Cléo. Porém, quem definiu a história do jogo foi o zagueiro do Icasa, Tiago. Aos 27 minutos, ele roubou a bola no meio de campo, tocou para o lateral Roberto Baiano, e recebeu cruzamento na medida, acertando um belo chute para decretar a segunda vitória dos cearenses em cima do Santa Cruz.

Alteração

Por conta dos problemas judiciais envolvendo os Grupos 20 e 24 do Brasileiro da Série C, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu alterar a tabela da competição. Com isso, o jogo entre Santa Cruz e Campinense/PB, que aconteceria quarta-feira, foi remarcado para o domingo. Já a última partida dos tricolores, contra o Salgueiro, fora de casa, passou para o dia 6 de setembro.

Icasa 1
Ari; Roberto Baiano, Tiago, Marivaldo e Joni; Marco Antônio (Jonas), Pio, Serginho e Aldair; Wescley (Dudu) e Marciano
Técnico: Raimundinho

Santa Cruz 0
Glédson; Rafael Mineiro, Gonçalves e Sandro; Bruno (Thomas Anderson), Allan, Vágner Rosa, Alexandre Oliveira e Camilo (Rosembrick); Juninho (Cléo) e Edmundo
Técnico: Bagé

Local: Mauro Sampaio (Juazeiro do Norte)
Árbitro: Fernando Assunção (AL)
Assistentes: Otávio Neto e Julian dos Santos (ambos de AL)
Gol: Tiago (aos 27 minutos do 2ºT)
Cartões amarelos: Edmundo, Rafael Mineiro, Sandro e Allan (Santa) Aldair e Roberto Baiano (Icasa)
Público e Renda: não divulgados

Calculadora entra em ação no Arruda

Com o Santa Cruz passando a segurar a lanterna do Grupo 19, a chuteira e a bola serão obrigadas a dividir as atenções dos torcedores e jogadores corais com a boa e velha calculadora. Restando apenas dois jogos para o fim da segunda fase, o Tricolor já não depende mais das próprias pernas para conseguir a classificação à etapa seguinte da Terceirona.

Três pontos atrás do terceiro colocado, o Campinense/PB, o Mais Querido precisa vencer as suas partidas restantes, contra a Raposa do Nordeste e o Salgueiro, e torcer pelo empate entre os outros times, com eles não podendo somar mais do que oito pontos, pontuação máxima que o Santa pode alcançar. Caso não consiga a classificação, a Cobra Coral precisa pontuar bem, para ficar entre os quatro melhores terceiros colocados, para só assim, livrar-se do rebaixamento para a temida Série D.

Nenhum comentário: