quarta-feira, 18 de junho de 2008

Alexandre Fávaro é contratado pelo Santa

Depois do goleiro, para fechar o ciclo de contratações, diretoria busca agora um zagueiro, dois meias-atacantes e um centroavante

Das agências de notícias
Rio de Janeiro

Quando o Santa Cruz disputava o Campeonato Brasileiro da Série B, ano passado, o goleiro Alexandre Fávaro recusou o convite do Tricolor, e aceitou uma proposta do Gama-DF. Agora, que o Santa está na Terceira Divisão, o goleiro de 31 anos aceitou defender o clube, que luta para voltar à Série B do Nacional.

A vinda do arqueiro, que já defendeu a Ponte Preta, América-SP, Cruzeiro, Paysandu e Brasiliense, foi patrocinada por um grupo de beneméritos tricolores, devido ao pedido do treinador Fito Neves. Alexandre Fávaro fez um grande Campeonato Paulista este ano pelo Mirassol, clube que terminou a disputa na oitava colocação.

Para fechar o ciclo de contratações, o Santa Cruz busca agora um zagueiro, dois meias-atacantes e um atacante de área. Segundo os dirigentes corais, a prioridade é a contratação dos apoiadores, pois o elenco está carente nesta área, devido à competição longa, como é a Terceirona.

- Está cada vez mais difícil encontrar no Brasil um meia-atacante que saiba armar as jogadas e ainda decidir a partida. O fato de estarmos na Série C do Brasileiro assusta alguns jogadores e muitos se recusam a disputar esta competição - afirma Constantino Júnior, diretor de futebol do Santa Cruz.

Artilheiro Edmundo vive bom momento no Arruda

Após marcar um dos gols da vitória do Santa Cruz em cima do Porto na última terça-feira, no estádio Antônio Inácio, em Caruaru, o atacante Edmundo está feliz da vida no Arruda. O jogador, que se consagrou como um dos artilheiros do Campeonato Pernambucano deste ano, está empolgado com a possibilidade de ser o maior marcador da Série C do Campeonato Brasileiro.

“Acho que estou conseguindo fazer o que sempre fiz por onde passei, muitos gols. Espero manter o ritmo aqui no Arruda e ajudar o clube a subir para a Série B do Campeonato Brasileiro”, declarou o artilheiro.

Sobre o atual elenco tricolor, o experiente Edmundo, que tem 38 anos, acha que o clube está no caminho certo. “Só fiz um coletivo com todo o elenco até agora, mas o pessoal é gente boa e parece competente. Acho que podemos fazer uma boa campanha”, afirmou.

Por falar em elenco, o Santa Cruz ainda não fechou o grupo para a disputa da Série C. O goleiro Alexandre Favaro deve chegar até esta quinta-feira ao Arruda. Além dele, a direção coral ainda está atrás de dois zagueiros, um meia e dois atacantes. Esses nomes devem ser divulgados até a próxima semana.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Santa Cruz goleia o Sport e é tricampeão no futsal

Costa Neto




Tricolor fez 9x3 e levantou a taça da Copa Pernambuco Adulto
Atletas corais comemoraram bastante, ontem, na casa do adversário rubro-negro
Felipe Ferraz


Se no futebol de campo, o time do Santa Cruz não está muito bem das pernas, o mesmo não se pode dizer do futsal. Provando que é o papão da modalidade no Estado, a equipe tricolor se sagrou tricampeã da Copa Pernambuco de Futsal Adulto, ontem à noite, ao vencer o Sport por 9x3. A decisão foi realizada no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro.

Como um clássico, a partida começou eletrizante, com as duas equipes buscando o gol adversário. Mas foi o Tricolor que saiu na frente. Aos dois minutos, a bola sobrou para o veterano Sandro Pelé, que escapou da marcação e chutou sem chance para o goleiro rubro-negro. Após o gol, os jogadores do Sport terminaram se afobando em quadra, saindo desordenadamente para o ataque, deixando brechas para os contra-ataques do Santa, que fechou o primeiro tempo em 4x0.

Na etapa final, o Sport voltou mais calmo, trabalhando melhor a bola e chegando com força ao ataque. No entanto, os leoninos não conseguiam furar a defesa tricolor, que, bem postada em quadra, defendia-se de todas as formas. Para piorar a situação, quando a bola passava pela defesa coral, terminava nas mãos do goleiro Jean, que foi um gigante na partida. Com o tempo passando, os rubro-negros voltaram a se afobar. Aproveitando as saídas erradas, o time coral não teve dificuldades para ampliar o marcador, chegando a abrir 9x1 de vantagem. No final do jogo, os leoninos ainda esboçaram uma reação, marcando dois gols de bola parada. A reação, no entanto, não foi suficiente. O Santa terminou vencendo por 9x3.

“Foi um jogo muito complicado, mas conseguimos aproveitar as nossas chances. O placar foi atípico para uma decisão e não mostra a realidade do jogo, que foi uma verdadeira batalha, mas conseguimos vencer com humildade”, destacou o técnico tricolor André Pacheco. Depois de quase três meses de competição, a equipe do Santa conseguiu, finalmente, soltar o grito de campeão. “Foi uma conquista da vontade. Tivemos que enfrentar todas as dificuldades e, mesmo sem uma boa estrutura, conseguimos levar essa taça para casa”, comemorou o atleta Sandro Pelé.

Para completar a festa tricolor, o goleiro Jean foi eleito o menos vazado da competição, e o atleta Vinício foi o destaque do torneio. Zanata, do Sport, foi o artilheiro da copa, com 14 gols.

Santa contrata outro goleiro

O Santa Cruz finalmente fechou com aquele que deverá ser o goleiro titular e um dos homens de confiança do técnico Fito Neves durante a Série C do Campeonato Brasileiro. No começo da noite de ontem, o clube anunciou o nome de Alexandre Fávaro para defender as cores corais na competição. O jogador é bastante conhecido no cenário nacional, com experiência em grandes clubes do futebol brasileiro e passagem pelo exterior.

O paraense Alexandre Fávaro Correia tem 31 anos, 1,89 m e 79 kg. Apareceu bem no cenário nacional defendendo a Ponte Preta, entre os anos de 1997 e 2002, época em que a Macaca disputava a Série A do Campeonato Brasileiro. Ainda no interior de São Paulo, defendeu o América de Rio Preto. O maior clube pelo qual jogou foi o Cruzeiro, em 2004 e 2005. Depois disso, esteve no Paysandu e no Brasiliense, antes de seguir para Portugal.

A sua última passagem foi pelo Mirassol, do interior de São Paulo. A equipe disputou a Série A1 do Campeonato Paulista e terminou na oitava colocação, entre 20 participantes. No critério de gols tomados ficou na 12ª colocação, com 28. Fávaro desembarca na mesma condição de Jean, com total confiança do treinador. Até as relações de experiência e idade são semelhantes. A diferença é que o antecessor sofria com problemas clínicos e não deu certo.

Faltam quatro jogadores para o Santa Cruz fechar de vez o processo de contratações para a disputa da Terceira Divisão. Ainda esta semana, os dirigentes esperam trazer mais um zagueiro, dois meias e um atacante de referência. Desde o dia 23 de abril, quando terminou a Série A1 do Campeonato Pernambucano, 16 novas peças foram anunciadas.

De acordo com o diretor de futebol Constantino Júnior, a posição mais difícil de suprir é a meia de armação. “Precisamos daquele atleta que venha para armar o jogo e decidir alguns jogos. No Brasil, é muito difícil. Quem tem está resguardando muito bem. Além disso, a presença na Série C ainda espanta um pouco os jogadores quando nós os procuramos.”

COPA PERNAMBUCO

O Santa Cruz venceu a sétima partida consecutiva na Copa Pernambuco. Ontem à tarde, a vítima da vez foi o Porto, em Caruaru, no Estádio Antônio Inácio de Souza, pela terceira rodada da segunda fase da competição. Os tricolores superaram o adversário por 2x1, com gols de Edmundo e Gedeil. O resultado levou os corais a nove pontos e meio caminho andado para conquistar o quadrangular semifinal e, conseqüentemente, a vaga na final.

O time entrou em campo com uma mistura de jogadores considerados titulares, alguns reservas e outros integrantes das categorias de base do clube. O próximo compromisso será amanhã, diante do Salgueiro, em Salgueiro, no Estádio Cornélio de Barros. A equipe volta a atuar no Arruda domingo que vem, contra o América, quando a vaga na decisão deverá estar garantida. Com os titulares, é difícil que os adversários ainda ultrapassem.

Santa acerta goleiro para A Série C

Ele chegou a ser pretendido pelo Santa Cruz durante a Série B de 2007, mas as negociações não avançaram. Mas ontem, finalmente, o experiente goleiro Alexandre Fávaro fechou com o Tricolor e irá reforçar o time coral na Série C. Fávaro, de 31 anos, disputou o último Campeonato Paulista pelo Mirassol, que fez boa campanha e acabou na 8ª colocação. A sua contratação só aconteceu por causa de um grupo de tricoloes, que bancou a sua vinda. O goleiro de 1,89m e 79 quilos inicou a sua carreira como profissional em 1997, na Ponte Preta, onde ficou até 2002. Também passou pelo Cruzeiro (2002/2004), Paysandu (2004/2006) e Brasiliense. Alexandre Fávaro já conquistou os campeonatos Paraense, em 2005, e Brasiliense, em 2006.

Pela Copa Pernambuco, o Santa Cruz chegou a sua terceira vitória seguida na competição ao bater o Porto por 2 x 1, ontem à tarde, no estádio Antônio Inácio, em Caruaru. O Santa abriu o placar com o centroavante Edmundo, aos 24 minutos do primeiro tempo. Caio empatou aos 6 da etapa final, mas Gedeil marcou o gol da vitória dez minutos depois. Os corais seguem na liderança, agora com 9 pontos. O próximo adversário será o Salgueiro, fora de casa, amanhã.

Anel superior é setor fundamental

Clemilson Campos/Arquivo Folha
Reforma do local é essencial para o Todos Com a Nota
GUSTAVO LUCCHESI


Não bastasse a corrida contra o tempo para conseguir fechar e preparar o elenco para a estréia no Brasileiro da Série C, marcada para o dia 6 de julho, contra o Campinense, em Campina Grande, o Santa Cruz vai precisar vencer o relógio para obter a liberação total do Arruda para a primeira partida diante de sua torcida, na segunda rodada da Terceirona, frente ao Central, no dia 9 de julho. Apesar do último laudo de vistorias dos estádios, publicado anteontem pela CBF, considerar o José do Rego Maciel apto a sediar jogos, o anel superior do estádio não entrou na avaliação, pelo fato de ainda estar interditado pela Codecir desde dezembro do ano passado.

Apesar de ter passado todo o Estadual 2008 sem utilizar o setor, o que passou a ser um grande problema para os tricolores é o fato de o clube precisar do anel para acomodar os 30 mil torcedores que desejarem acionar o programa Todos Com a Nota. Como no Pernambucano a cota para usufruir desta ação governamental era de apenas 10 mil ingressos, o anel inferior, com capacidade para cerca de 25 mil pessoas, era o suficiente para garantir o programa.

De acordo com o vice-presidente Patrimonial, João Braga, são 11 pontos de vulnerabilidade na parte superior do Arruda, onde as ferragens estão expostas, que apesar de não apresentarem nenhum risco estrutural, podem ocasionar pequenos incidentes. “O risco é que algum pedaço do concreto dessas áreas se solte e machuque algum torcedor que está na parte de baixo do anel superior. A nossa grande dificuldade é para a execução logística da reforma, pois esses pontos são localizados numa parte muito alta, onde o acesso é complicado, exigindo um trabalho mais delicado”, explicou Braga, que terá um orçamento da obra hoje. O presidente coral, Édson Nogueira, disponibilizou os R$ 10 mil pagos pelo Náutico (pelo aluguel do Arruda) para que os reparos sejam feitos.

O prazo para entrega dos relatórios para equipes que desejam contar com seus estádios na segunda rodada, caso do Santa Cruz, é até o dia 27 deste mês. Já os que estréiam em casa, tem até esta sexta-feira para a entrega dos laudos. Caso não consiga a liberação do anel superior, João Braga adiantou que o Mais Querido irá utilizar todo o anel inferior para o Todos Com a Nota e alojará os sócios e pagantes numa área das cadeiras.

Santa vence Porto e continua 100%


Se as coisas não andaram muito bem no Estadual deste ano, a Copa Pernambuco começa a surgir como alento para os torcedores corais começarem a sorrir. Ontem, no Antônio Inácio de Souza, o Santa Cruz bateu o Porto, por 2x1, e manteve o aproveitamento de 100% na segunda fase da competição. Depois de ter conseguido a classificação na primeira fase apenas na última rodada, o Mais Querido parece ter engrenado de vez na disputa. Atuando com os seus principais atletas, o Tricolor abriu o placar com o Animal do Arruda, Edmundo, aos 24 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, logo aos seis minutos, Caio deixou tudo igual. Aos 14, Gedeíl chutou para dar a vitória aos tricolores.

Com o resultado, a Cobra Coral disparou na liderança do Grupo F, com nove pontos ganhos, cinco a mais que o Porto, vice-líder. Apenas uma equipe dos dois grupos restantes passam para a grande final da Copa Pernambuco. Sem descanso, o Santa Cruz volta a campo amanhã, contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros.

REFORÇO

A diretoria coral anunciou a contratação do goleiro Alexandre Fávaro, 31 anos e 1,89 metro de altura. Tendo no currículo clubes como Cruzeiro, Ponte Preta e Coritiba, o arqueiro estava no Mirassol/SP.